Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

METODOLOGIA POE COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO DE SISTEMA NERVOSO

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, CIÊNCIAS, MÉTODO POE, , Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85124
    "edicao_id" => 205
    "trabalho_id" => 326
    "inscrito_id" => 1974
    "titulo" => "METODOLOGIA POE COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO DE SISTEMA NERVOSO"
    "resumo" => "NO CONTEXTO PANDÊMICO, A EDUCAÇÃO REMOTA PASSOU A SER A ALTERNATIVA MAIS PRUDENTE, PORÉM TROUXE SEUS DESAFIOS, TANTO PARA OS EDUCANDOS QUANTO PARA OS EDUCADORES, FOI DESAFIADOR TORNAR O ENSINO REMOTO MAIS INTERATIVO E ATRATIVO PARA OS DISCENTES. NESTA PERSPECTIVA, O USO DE TECNOLOGIAS COM O AUXÍLIO DE METODOLOGIAS ATIVAS TORNOU-SE INDISPENSÁVEL PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PERMITINDO DINAMIZAR SUAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. DENTRE ESSAS METODOLOGIAS DESTACA-SE O MÉTODO DO PREDIZER, OBSERVAR E EXPLICAR - POE, NO QUAL O ALUNO É ESTIMULADO COGNITIVAMENTE, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTENDO ETAPAS NAS QUAIS CADA UMA PROPORCIONA UM APRENDIZADO DIFERENTE. NO MOMENTO DO PREDIZER, O ALUNO ACESSA UM VÍDEO, TEXTO OU UMA REPORTAGEM, SENDO ESTIMULADO A RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES CONTENDO SITUAÇÕES PROBLEMA, A FIM DE VERIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. NO OBSERVAR, O PROFESSOR PODE DISPONIBILIZAR UMA ATIVIDADE PRÁTICA OU EXPERIMENTO QUE TENTA SOLUCIONAR OU INVESTIGAR O QUE SE PEDE DE ACORDO COM O ASSUNTO. NO MOMENTO DO EXPLICAR, É FEITO TODA A DISCUSSÃO, SOCIALIZAÇÃO E FECHAMENTO DO CONHECIMENTO. SABENDO DAS CONTRIBUIÇÕES DESSA, DECIDIU-SE APLICÁ-LA AO CONTEÚDO DO SISTEMA NERVOSO, UMA VEZ QUE ESSA TEMÁTICA TEM SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTANDO RELACIONADO DIRETAMENTE COM A ASSIMILAÇÃO DOS ESTÍMULOS CAPTADOS PELOS SENTIDOS E COORDENAÇÃO DAS DIVERSAS ATIVIDADES DO ORGANISMO. NESSA PERSPECTIVA, OS ACADÊMICOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PROPORCIONADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, DEVEM BUSCAR FERRAMENTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS, COMO MANEIRA DE AUXILIÁ-LOS NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E DINÂMICA DE SALA DE AULA. DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR AS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO MÉTODO PREVISÃO, OBSERVAÇÃO E EXPLICAÇÃO - POE VISANDO CRIAR UMA POSTURA CRÍTICA NO ALUNO, TORNANDO-O PROTAGONISTA DO SEU APRENDIZADO. ESSA POSTURA TEM SIDO MELHORADA E APRIMORADA ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES APONTADAS PELAS EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, A QUAL INSERE OS ACADÊMICOS NA DINÂMICA DIÁRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO AUXÍLIO DO PROFESSOR DA ESCOLA. A METODOLOGIA FOI APLICADA AOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA (CEIPEV), NO ANO DE 2021. AS INTERVENÇÕES FORAM REALIZADAS EM ETAPAS, SENDO A PRIMEIRA CORRESPONDENTE À DO PREDIZER, EM QUE FOI DISPONIBILIZADO PARA A TURMA UM LINK COM ACESSO A UM JOGO PRODUZIDO PELOS PIBIDIANOS NA PLATAFORMA DIGITAL QUIZIZZ, ONDE OS ALUNOS TERIAM QUE RESPONDER UM QUESTIONÁRIO PRÉVIO CONSTITUÍDO DE 3 QUESTÕES SUBJETIVAS E 2 OBJETIVAS, RELATIVAS AO SISTEMA NERVOSO E SUAS FUNÇÕES NO ORGANISMO. SEGUIDAMENTE, O SEGUNDO MOMENTO, CORRESPONDENTE A ETAPA DE OBSERVAÇÃO, CONSISTIU  EM UMA ATIVIDADE PRÁTICA, ONDE OS DISCENTES TERIAM QUE DIVIDIR UMA TIRA DE PAPEL OU CARTOLINA EM 6 PARTES E ENUMERÁ-LAS, RESPECTIVAMENTE, ALÉM DE PEDIR PARA UM AJUDANTE SEGURÁ-LA E SOLTÁ-LA SEM AVISO. O ALUNO ENTÃO, DEVERIA  TENTAR IMPEDIR QUE ESSA TIRA CAÍSSE NO CHÃO PEGANDO-A COM OS DEDOS,  PODENDO OBSERVAR O TEMPO ENTRE A PERCEPÇÃO DE UM ESTÍMULO E A EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO COMO RESPOSTA A ESTE. POR FIM, APÓS A REALIZAÇÃO, OS DISCENTES DEVERIAM CRIAR ALGUMAS HIPÓTESES PARA EXPLICAR OS FENÔMENOS OBSERVADOS NA ATIVIDADE E RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS RELACIONADAS AO EXPERIMENTO. O TERCEIRO MOMENTO, CORRESPONDENDO AO EXPLICAR, OCORREU DE MANEIRA SÍNCRONA ATRAVÉS DO GOOGLE MEET. PODE-SE RELATAR QUE, INICIALMENTE, OS PIBIDIANOS, APÓS SONDAREM AS RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PASSADAS, PROMOVERAM UM DIÁLOGO COM OS ALUNOS A RESPEITO DOS RESULTADOS TANTO DA FASE DO PREDIZER QUANTO DO OBSERVAR, APONTANDO OS PRINCIPAIS ERROS E POSSÍVEIS ALTERNATIVAS  PARA QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM DISCUSSÕES SOBRE AS ATIVIDADES ANTERIORES E, ASSIM, TORNAREM-SE PROTAGONISTAS DO PRÓPRIO ENSINO. SEGUIDAMENTE, FOI TRANSMITIDA NA SALA UMA IMAGEM INTERATIVA NA PLATAFORMA DIGITAL GENIALLY COM ALGUMAS QUESTÕES. A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NÃO SE DEU DE FORMA CONTINUADA, FOI OBSERVADO UM NÚMERO DE ALUNOS CONSIDERAVELMENTE INFERIOR NA ETAPA DE OBSERVAÇÃO, QUE CONSISTIA NO EXPERIMENTO PRÁTICO SOBRE OS REFLEXOS, JÁ QUE A PRIMEIRA INTERVENÇÃO APRESENTOU UM RESULTADO DE NOVE CONSTITUINTES, MAS NA SEGUNDA SOMENTE DOIS PARTICIPARAM E, POR FIM, 7 ALUNOS CONTRIBUÍRAM PARA O DISCORRER DA DISCUSSÃO. AINDA ASSIM, FOI ALCANÇADA PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA NOS MOMENTOS DO PREDIZER E EXPLICAR. NO QUESTIONÁRIO PRÉVIO, FORAM OBTIDAS RESPOSTAS COERENTES, ISSO É EVIDENCIADO QUANDO UM ALUNO RELATA QUE AO TOCAR EM UMA PANELA QUENTE, O SISTEMA NERVOSO IDENTIFICA QUE AQUELA AÇÃO É PREJUDICIAL AO CORPO E PROVOCA UM MOVIMENTO INVOLUNTÁRIO COMO FORMA DE DEFESA, E POR OUTRO QUANDO DESTACA QUE O SISTEMA NERVOSO É IMPORTANTE PARA REALIZAR AÇÕES COMO RESPIRAR, ANDAR E DIGERIR O ALIMENTO. NO MOMENTO DE DISCUSSÃO, NA ETAPA DO EXPLICAR, APESAR DE UM BOM NÚMERO DE PARTICIPANTES, OS ALUNOS AINDA APRESENTARAM CERTA CAUTELA EM EXPRESSAREM SUAS OPINIÕES, NECESSITANDO DO ESTÍMULO DOS PIBIDIANOS E TAMBÉM DA PROFESSORA ORIENTADORA RESPONSÁVEL PELA TURMA. DIANTE DISSO, É NOTÁVEL QUE OS ALUNOS AINDA ASSUMEM UMA POSIÇÃO PASSIVA, PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS DE DISCUSSÕES. ASSIM, TORNA-SE EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PELOS EDUCADORES, COMPREENDENDO QUE ENSINAR NÃO SIGNIFICA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS, MAS SIM A CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DESTE. O ESTÍMULO PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ALUNO DEVE SER ATUANTE COTIDIANAMENTE PELO PROFESSOR, CONTRIBUINDO PARA UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICO E EFETIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, CIÊNCIAS, MÉTODO POE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID197416122021154704.pdf"
    "created_at" => "2022-04-11 11:23:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA GABRIELA DE OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WANESSA"
    "autor_email" => "gabrielaos.18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-viii-enalic"
    "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13"
    "publicacao_id" => 97
    "publicacao_nome" => "E-book ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85124
    "edicao_id" => 205
    "trabalho_id" => 326
    "inscrito_id" => 1974
    "titulo" => "METODOLOGIA POE COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO DE SISTEMA NERVOSO"
    "resumo" => "NO CONTEXTO PANDÊMICO, A EDUCAÇÃO REMOTA PASSOU A SER A ALTERNATIVA MAIS PRUDENTE, PORÉM TROUXE SEUS DESAFIOS, TANTO PARA OS EDUCANDOS QUANTO PARA OS EDUCADORES, FOI DESAFIADOR TORNAR O ENSINO REMOTO MAIS INTERATIVO E ATRATIVO PARA OS DISCENTES. NESTA PERSPECTIVA, O USO DE TECNOLOGIAS COM O AUXÍLIO DE METODOLOGIAS ATIVAS TORNOU-SE INDISPENSÁVEL PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PERMITINDO DINAMIZAR SUAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. DENTRE ESSAS METODOLOGIAS DESTACA-SE O MÉTODO DO PREDIZER, OBSERVAR E EXPLICAR - POE, NO QUAL O ALUNO É ESTIMULADO COGNITIVAMENTE, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTENDO ETAPAS NAS QUAIS CADA UMA PROPORCIONA UM APRENDIZADO DIFERENTE. NO MOMENTO DO PREDIZER, O ALUNO ACESSA UM VÍDEO, TEXTO OU UMA REPORTAGEM, SENDO ESTIMULADO A RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES CONTENDO SITUAÇÕES PROBLEMA, A FIM DE VERIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. NO OBSERVAR, O PROFESSOR PODE DISPONIBILIZAR UMA ATIVIDADE PRÁTICA OU EXPERIMENTO QUE TENTA SOLUCIONAR OU INVESTIGAR O QUE SE PEDE DE ACORDO COM O ASSUNTO. NO MOMENTO DO EXPLICAR, É FEITO TODA A DISCUSSÃO, SOCIALIZAÇÃO E FECHAMENTO DO CONHECIMENTO. SABENDO DAS CONTRIBUIÇÕES DESSA, DECIDIU-SE APLICÁ-LA AO CONTEÚDO DO SISTEMA NERVOSO, UMA VEZ QUE ESSA TEMÁTICA TEM SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTANDO RELACIONADO DIRETAMENTE COM A ASSIMILAÇÃO DOS ESTÍMULOS CAPTADOS PELOS SENTIDOS E COORDENAÇÃO DAS DIVERSAS ATIVIDADES DO ORGANISMO. NESSA PERSPECTIVA, OS ACADÊMICOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PROPORCIONADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, DEVEM BUSCAR FERRAMENTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS, COMO MANEIRA DE AUXILIÁ-LOS NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E DINÂMICA DE SALA DE AULA. DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR AS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO MÉTODO PREVISÃO, OBSERVAÇÃO E EXPLICAÇÃO - POE VISANDO CRIAR UMA POSTURA CRÍTICA NO ALUNO, TORNANDO-O PROTAGONISTA DO SEU APRENDIZADO. ESSA POSTURA TEM SIDO MELHORADA E APRIMORADA ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES APONTADAS PELAS EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, A QUAL INSERE OS ACADÊMICOS NA DINÂMICA DIÁRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO AUXÍLIO DO PROFESSOR DA ESCOLA. A METODOLOGIA FOI APLICADA AOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA (CEIPEV), NO ANO DE 2021. AS INTERVENÇÕES FORAM REALIZADAS EM ETAPAS, SENDO A PRIMEIRA CORRESPONDENTE À DO PREDIZER, EM QUE FOI DISPONIBILIZADO PARA A TURMA UM LINK COM ACESSO A UM JOGO PRODUZIDO PELOS PIBIDIANOS NA PLATAFORMA DIGITAL QUIZIZZ, ONDE OS ALUNOS TERIAM QUE RESPONDER UM QUESTIONÁRIO PRÉVIO CONSTITUÍDO DE 3 QUESTÕES SUBJETIVAS E 2 OBJETIVAS, RELATIVAS AO SISTEMA NERVOSO E SUAS FUNÇÕES NO ORGANISMO. SEGUIDAMENTE, O SEGUNDO MOMENTO, CORRESPONDENTE A ETAPA DE OBSERVAÇÃO, CONSISTIU  EM UMA ATIVIDADE PRÁTICA, ONDE OS DISCENTES TERIAM QUE DIVIDIR UMA TIRA DE PAPEL OU CARTOLINA EM 6 PARTES E ENUMERÁ-LAS, RESPECTIVAMENTE, ALÉM DE PEDIR PARA UM AJUDANTE SEGURÁ-LA E SOLTÁ-LA SEM AVISO. O ALUNO ENTÃO, DEVERIA  TENTAR IMPEDIR QUE ESSA TIRA CAÍSSE NO CHÃO PEGANDO-A COM OS DEDOS,  PODENDO OBSERVAR O TEMPO ENTRE A PERCEPÇÃO DE UM ESTÍMULO E A EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO COMO RESPOSTA A ESTE. POR FIM, APÓS A REALIZAÇÃO, OS DISCENTES DEVERIAM CRIAR ALGUMAS HIPÓTESES PARA EXPLICAR OS FENÔMENOS OBSERVADOS NA ATIVIDADE E RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS RELACIONADAS AO EXPERIMENTO. O TERCEIRO MOMENTO, CORRESPONDENDO AO EXPLICAR, OCORREU DE MANEIRA SÍNCRONA ATRAVÉS DO GOOGLE MEET. PODE-SE RELATAR QUE, INICIALMENTE, OS PIBIDIANOS, APÓS SONDAREM AS RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PASSADAS, PROMOVERAM UM DIÁLOGO COM OS ALUNOS A RESPEITO DOS RESULTADOS TANTO DA FASE DO PREDIZER QUANTO DO OBSERVAR, APONTANDO OS PRINCIPAIS ERROS E POSSÍVEIS ALTERNATIVAS  PARA QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM DISCUSSÕES SOBRE AS ATIVIDADES ANTERIORES E, ASSIM, TORNAREM-SE PROTAGONISTAS DO PRÓPRIO ENSINO. SEGUIDAMENTE, FOI TRANSMITIDA NA SALA UMA IMAGEM INTERATIVA NA PLATAFORMA DIGITAL GENIALLY COM ALGUMAS QUESTÕES. A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NÃO SE DEU DE FORMA CONTINUADA, FOI OBSERVADO UM NÚMERO DE ALUNOS CONSIDERAVELMENTE INFERIOR NA ETAPA DE OBSERVAÇÃO, QUE CONSISTIA NO EXPERIMENTO PRÁTICO SOBRE OS REFLEXOS, JÁ QUE A PRIMEIRA INTERVENÇÃO APRESENTOU UM RESULTADO DE NOVE CONSTITUINTES, MAS NA SEGUNDA SOMENTE DOIS PARTICIPARAM E, POR FIM, 7 ALUNOS CONTRIBUÍRAM PARA O DISCORRER DA DISCUSSÃO. AINDA ASSIM, FOI ALCANÇADA PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA NOS MOMENTOS DO PREDIZER E EXPLICAR. NO QUESTIONÁRIO PRÉVIO, FORAM OBTIDAS RESPOSTAS COERENTES, ISSO É EVIDENCIADO QUANDO UM ALUNO RELATA QUE AO TOCAR EM UMA PANELA QUENTE, O SISTEMA NERVOSO IDENTIFICA QUE AQUELA AÇÃO É PREJUDICIAL AO CORPO E PROVOCA UM MOVIMENTO INVOLUNTÁRIO COMO FORMA DE DEFESA, E POR OUTRO QUANDO DESTACA QUE O SISTEMA NERVOSO É IMPORTANTE PARA REALIZAR AÇÕES COMO RESPIRAR, ANDAR E DIGERIR O ALIMENTO. NO MOMENTO DE DISCUSSÃO, NA ETAPA DO EXPLICAR, APESAR DE UM BOM NÚMERO DE PARTICIPANTES, OS ALUNOS AINDA APRESENTARAM CERTA CAUTELA EM EXPRESSAREM SUAS OPINIÕES, NECESSITANDO DO ESTÍMULO DOS PIBIDIANOS E TAMBÉM DA PROFESSORA ORIENTADORA RESPONSÁVEL PELA TURMA. DIANTE DISSO, É NOTÁVEL QUE OS ALUNOS AINDA ASSUMEM UMA POSIÇÃO PASSIVA, PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS DE DISCUSSÕES. ASSIM, TORNA-SE EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PELOS EDUCADORES, COMPREENDENDO QUE ENSINAR NÃO SIGNIFICA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS, MAS SIM A CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DESTE. O ESTÍMULO PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ALUNO DEVE SER ATUANTE COTIDIANAMENTE PELO PROFESSOR, CONTRIBUINDO PARA UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICO E EFETIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, CIÊNCIAS, MÉTODO POE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID197416122021154704.pdf"
    "created_at" => "2022-04-11 11:23:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA GABRIELA DE OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WANESSA"
    "autor_email" => "gabrielaos.18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-viii-enalic"
    "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13"
    "publicacao_id" => 97
    "publicacao_nome" => "E-book ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 205
        "publicacao_id" => 97
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-viii-enalic"
        "nome" => "E-book VIII ENALIC"
        "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
        "descricao" => """
          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          &nbsp;
          """
        "pasta" => "ebooks/enalic/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
        "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-07"
        "final_evento" => "2021-12-11"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
        "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 205
        "publicacao_id" => 97
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-viii-enalic"
        "nome" => "E-book VIII ENALIC"
        "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
        "descricao" => """
          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          &nbsp;
          """
        "pasta" => "ebooks/enalic/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
        "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-07"
        "final_evento" => "2021-12-11"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
        "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 100
                "edicao_id" => 205
                "codigo" => "978-65-86901-58-0"
                "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg"
                "titulo" => "E-book VIII ENALIC"
                "prefacio" => """
                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
                  """
                "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf"
                "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
                "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 100
                "edicao_id" => 205
                "codigo" => "978-65-86901-58-0"
                "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg"
                "titulo" => "E-book VIII ENALIC"
                "prefacio" => """
                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
                  """
                "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf"
                "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
                "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

NO CONTEXTO PANDÊMICO, A EDUCAÇÃO REMOTA PASSOU A SER A ALTERNATIVA MAIS PRUDENTE, PORÉM TROUXE SEUS DESAFIOS, TANTO PARA OS EDUCANDOS QUANTO PARA OS EDUCADORES, FOI DESAFIADOR TORNAR O ENSINO REMOTO MAIS INTERATIVO E ATRATIVO PARA OS DISCENTES. NESTA PERSPECTIVA, O USO DE TECNOLOGIAS COM O AUXÍLIO DE METODOLOGIAS ATIVAS TORNOU-SE INDISPENSÁVEL PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PERMITINDO DINAMIZAR SUAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. DENTRE ESSAS METODOLOGIAS DESTACA-SE O MÉTODO DO PREDIZER, OBSERVAR E EXPLICAR - POE, NO QUAL O ALUNO É ESTIMULADO COGNITIVAMENTE, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTENDO ETAPAS NAS QUAIS CADA UMA PROPORCIONA UM APRENDIZADO DIFERENTE. NO MOMENTO DO PREDIZER, O ALUNO ACESSA UM VÍDEO, TEXTO OU UMA REPORTAGEM, SENDO ESTIMULADO A RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES CONTENDO SITUAÇÕES PROBLEMA, A FIM DE VERIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. NO OBSERVAR, O PROFESSOR PODE DISPONIBILIZAR UMA ATIVIDADE PRÁTICA OU EXPERIMENTO QUE TENTA SOLUCIONAR OU INVESTIGAR O QUE SE PEDE DE ACORDO COM O ASSUNTO. NO MOMENTO DO EXPLICAR, É FEITO TODA A DISCUSSÃO, SOCIALIZAÇÃO E FECHAMENTO DO CONHECIMENTO. SABENDO DAS CONTRIBUIÇÕES DESSA, DECIDIU-SE APLICÁ-LA AO CONTEÚDO DO SISTEMA NERVOSO, UMA VEZ QUE ESSA TEMÁTICA TEM SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTANDO RELACIONADO DIRETAMENTE COM A ASSIMILAÇÃO DOS ESTÍMULOS CAPTADOS PELOS SENTIDOS E COORDENAÇÃO DAS DIVERSAS ATIVIDADES DO ORGANISMO. NESSA PERSPECTIVA, OS ACADÊMICOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PROPORCIONADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, DEVEM BUSCAR FERRAMENTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS, COMO MANEIRA DE AUXILIÁ-LOS NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E DINÂMICA DE SALA DE AULA. DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR AS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO MÉTODO PREVISÃO, OBSERVAÇÃO E EXPLICAÇÃO - POE VISANDO CRIAR UMA POSTURA CRÍTICA NO ALUNO, TORNANDO-O PROTAGONISTA DO SEU APRENDIZADO. ESSA POSTURA TEM SIDO MELHORADA E APRIMORADA ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES APONTADAS PELAS EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, A QUAL INSERE OS ACADÊMICOS NA DINÂMICA DIÁRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO AUXÍLIO DO PROFESSOR DA ESCOLA. A METODOLOGIA FOI APLICADA AOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA (CEIPEV), NO ANO DE 2021. AS INTERVENÇÕES FORAM REALIZADAS EM ETAPAS, SENDO A PRIMEIRA CORRESPONDENTE À DO PREDIZER, EM QUE FOI DISPONIBILIZADO PARA A TURMA UM LINK COM ACESSO A UM JOGO PRODUZIDO PELOS PIBIDIANOS NA PLATAFORMA DIGITAL QUIZIZZ, ONDE OS ALUNOS TERIAM QUE RESPONDER UM QUESTIONÁRIO PRÉVIO CONSTITUÍDO DE 3 QUESTÕES SUBJETIVAS E 2 OBJETIVAS, RELATIVAS AO SISTEMA NERVOSO E SUAS FUNÇÕES NO ORGANISMO. SEGUIDAMENTE, O SEGUNDO MOMENTO, CORRESPONDENTE A ETAPA DE OBSERVAÇÃO, CONSISTIU EM UMA ATIVIDADE PRÁTICA, ONDE OS DISCENTES TERIAM QUE DIVIDIR UMA TIRA DE PAPEL OU CARTOLINA EM 6 PARTES E ENUMERÁ-LAS, RESPECTIVAMENTE, ALÉM DE PEDIR PARA UM AJUDANTE SEGURÁ-LA E SOLTÁ-LA SEM AVISO. O ALUNO ENTÃO, DEVERIA TENTAR IMPEDIR QUE ESSA TIRA CAÍSSE NO CHÃO PEGANDO-A COM OS DEDOS, PODENDO OBSERVAR O TEMPO ENTRE A PERCEPÇÃO DE UM ESTÍMULO E A EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO COMO RESPOSTA A ESTE. POR FIM, APÓS A REALIZAÇÃO, OS DISCENTES DEVERIAM CRIAR ALGUMAS HIPÓTESES PARA EXPLICAR OS FENÔMENOS OBSERVADOS NA ATIVIDADE E RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS RELACIONADAS AO EXPERIMENTO. O TERCEIRO MOMENTO, CORRESPONDENDO AO EXPLICAR, OCORREU DE MANEIRA SÍNCRONA ATRAVÉS DO GOOGLE MEET. PODE-SE RELATAR QUE, INICIALMENTE, OS PIBIDIANOS, APÓS SONDAREM AS RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PASSADAS, PROMOVERAM UM DIÁLOGO COM OS ALUNOS A RESPEITO DOS RESULTADOS TANTO DA FASE DO PREDIZER QUANTO DO OBSERVAR, APONTANDO OS PRINCIPAIS ERROS E POSSÍVEIS ALTERNATIVAS PARA QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM DISCUSSÕES SOBRE AS ATIVIDADES ANTERIORES E, ASSIM, TORNAREM-SE PROTAGONISTAS DO PRÓPRIO ENSINO. SEGUIDAMENTE, FOI TRANSMITIDA NA SALA UMA IMAGEM INTERATIVA NA PLATAFORMA DIGITAL GENIALLY COM ALGUMAS QUESTÕES. A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NÃO SE DEU DE FORMA CONTINUADA, FOI OBSERVADO UM NÚMERO DE ALUNOS CONSIDERAVELMENTE INFERIOR NA ETAPA DE OBSERVAÇÃO, QUE CONSISTIA NO EXPERIMENTO PRÁTICO SOBRE OS REFLEXOS, JÁ QUE A PRIMEIRA INTERVENÇÃO APRESENTOU UM RESULTADO DE NOVE CONSTITUINTES, MAS NA SEGUNDA SOMENTE DOIS PARTICIPARAM E, POR FIM, 7 ALUNOS CONTRIBUÍRAM PARA O DISCORRER DA DISCUSSÃO. AINDA ASSIM, FOI ALCANÇADA PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA NOS MOMENTOS DO PREDIZER E EXPLICAR. NO QUESTIONÁRIO PRÉVIO, FORAM OBTIDAS RESPOSTAS COERENTES, ISSO É EVIDENCIADO QUANDO UM ALUNO RELATA QUE AO TOCAR EM UMA PANELA QUENTE, O SISTEMA NERVOSO IDENTIFICA QUE AQUELA AÇÃO É PREJUDICIAL AO CORPO E PROVOCA UM MOVIMENTO INVOLUNTÁRIO COMO FORMA DE DEFESA, E POR OUTRO QUANDO DESTACA QUE O SISTEMA NERVOSO É IMPORTANTE PARA REALIZAR AÇÕES COMO RESPIRAR, ANDAR E DIGERIR O ALIMENTO. NO MOMENTO DE DISCUSSÃO, NA ETAPA DO EXPLICAR, APESAR DE UM BOM NÚMERO DE PARTICIPANTES, OS ALUNOS AINDA APRESENTARAM CERTA CAUTELA EM EXPRESSAREM SUAS OPINIÕES, NECESSITANDO DO ESTÍMULO DOS PIBIDIANOS E TAMBÉM DA PROFESSORA ORIENTADORA RESPONSÁVEL PELA TURMA. DIANTE DISSO, É NOTÁVEL QUE OS ALUNOS AINDA ASSUMEM UMA POSIÇÃO PASSIVA, PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS DE DISCUSSÕES. ASSIM, TORNA-SE EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PELOS EDUCADORES, COMPREENDENDO QUE ENSINAR NÃO SIGNIFICA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS, MAS SIM A CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DESTE. O ESTÍMULO PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ALUNO DEVE SER ATUANTE COTIDIANAMENTE PELO PROFESSOR, CONTRIBUINDO PARA UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICO E EFETIVO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.