O PRESENTE ARTIGO VISA APRESENTAR UM ESTUDO QUE ANALISOU O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS. O CORDEL É UM GÊNERO LITERÁRIO POPULAR EM FORMATO DE FOLHETOS QUE SÃO EXPOSTOS E RECITADOS EM PRAÇAS OU NAS FEIRAS LIVRES, E SERVEM COMO MEIO DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO ÀS CLASSES POPULARES. SEGUNDO MARQUES E SILVA (2020), OS FOLHETOS DE CORDEL QUE SÃO ORIGINADOS DO PERÍODO COLONIAL, MESCLAM O HUMOR E A IRONIA COM A ABORDAGEM CRÍTICA APRESENTANDO EPISÓDIOS HISTÓRICOS, TEMÁTICAS RELIGIOSAS, LENDAS, E FATOS DO COTIDIANO, SOBRETUDO DO POVO NORDESTINO, QUE SÃO ESCRITOS EM FORMA DE RIMA E ALGUNS SÃO ILUSTRADOS COM XILOGRAVURAS. ESSE GÊNERO LITERÁRIO SE DIFUNDIU FORTEMENTE NO NORDESTE DO BRASIL, E FOI CONSTITUINDO PELA INFLUÊNCIA POÉTICA DOS INDÍGENAS, PELAS HISTÓRIAS E TRADIÇÕES DOS NEGROS, PELOS VAQUEIROS E TROPEIROS. NO CONTEXTO ESCOLAR, ESSA LITERATURA SE APRESENTA COMO UMA PROPOSTA PARA EDUCANDOS E EDUCADORES TRABALHAREM COM A POESIA POPULAR NAS ESCOLAS, ALÉM DE ABORDAREM DETERMINADOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS, QUE DE ACORDO MARQUES E SILVA (2020), SÃO NARRADOS NA PERSPECTIVA DAS MINORIAS, DAS CLASSES SUBALTERNAS E POUCO ESCOLARIZADAS. DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL POSSIBILITA FORMAR EDUCANDOS CAPAZES DE COMPREENDER QUE AS MANIFESTAÇÕES POPULARES CONSTITUEM UM IMPORTANTE VETOR NO CAMPO DE ATUAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIO. NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), O TRABALHO COM O CORDEL PODE CONTRIBUIR COMO INSTRUMENTO DE LEITURA E LETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (SANTANA, 2014). O PRESENTE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO DISCUTE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO COM JOVENS E ADULTOS COMO RECURSO PARA TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS. SEGUNDO SILVA (2020) COMO PROPOSTO POR FONSECA (2012), ENTENDE-SE POR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS, COMO A AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A UM SUJEITO DE ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA INCOMPLETA OU JAMAIS INICIADA E QUE RETORNA AO CONTEXTO ESCOLAR NA IDADE ADULTA OU NA JUVENTUDE. NESTE TRABALHO, CONSIDERANDO QUE “A EDUCAÇÃO AUTÊNTICA, REPITAMOS, NÃO SE FAZ DE A PARA B OU DE A SOBRE B, MAS DE A COM B, MEDIATIZADOS PELO MUNDO” (FREIRE, 2000, P. 97, GRIFO DO AUTOR), APRESENTA SE ENTÃO, NESSE TRABALHO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS. POR MEIO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA (GUSMÃO, FONT; 2020), FOI CRIADO UM AMBIENTE DIALÓGICO QUE POSSIBILITOU QUE OS EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS DISCUTISSEM A RESPEITO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS QUE APARECERAM NOS VERSOS DE UM CORDEL INTITULADO O “ABC DO PÉ DA CERCA”. UTILIZANDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, OS DADOS DESSE ESTUDO FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA EM UMA TURMA DE MATEMÁTICA, NO ENSINO MÉDIO DA EJA, COMPOSTA POR 11 EDUCANDOS, COM FAIXA ETÁRIA DE 18 A 40 ANOS, DO COLÉGIO ESTADUAL EDVALDO FLORES, SITUADO NA CIDADE DE MAETINGA SITUADA ACERCA DE 608 QUILOMETRO DA CAPITAL SALVADOR – BAHIA. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, A OFICINA FOI DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, UTILIZANDO A PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. PARA ISSO, A REALIZAÇÃO DA OFICINA TEVE 4 HORAS DE CARGA HORÁRIA TOTAL, SENDO DISTRIBUÍDA EM DOIS MOMENTOS SÍNCRONOS DE 2 HORAS CADA EM DIAS ALTERNADOS. OS REGISTROS FORAM PRODUZIDOS POR MEIO DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DA OFICINA NOS ENCONTO SÍNCRONOS, DAS GRAVAÇÕES DESSES MOMENTOS, ALÉM DAS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO. O TRABALHO ANALISOU COMO UMA TAREFA PODE PROPORCIONAR A DISCUSSÃO SOBRE MATEMÁTICA DE DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL POSSIBILITOU CONSTRUIR UMA PONTE PARA OS EDUCANDOS DISCUTIREM CONCEITOS FORMAIS E INFORMAIS NO ÂMBITO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, TRAZENDO O CONHECIMENTO DESTE QUE FORAM ADQUIRIDOS EM SUAS VIDAS COTIDIANAS, ALÉM DE PERMITIR QUE O EDUCADOR PENSAR EM SUA PRÁTICA, APRESENTANDO UMA PROPOSTA DE TRABALHAR A MATEMÁTICA COM MATERIAL ACESSÍVEL, POSSIBILITANDO TAMBÉM O CONTATO COM DIVERSAS EXPRESSÕES REGIONAIS, SOBRETUDO DA CULTURA NORDESTINA, ALÉM DE ABORDAR A LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ACREDITA-SE QUE ESSE TRABALHO PODE CONTRIBUIR PARA NORTEAR FUTURAS AÇÕES CONCRETAS, PARTIR DE EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E, COMO AFIRMAM AUTORES COMO FLECHA (2014), APLICAR O QUE PESQUISAS RIGOROSAS TÊM MOSTRADO FUNCIONAR E FAZER SUCESSO. NO CONTEXTO DA EJA, ESSE ESTUDO PERMITE REFLETIR SOBRE O TRABALHO NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS, TENDO QUE PENSAR SOBRE O ENSINAR E APRENDER, ANALISANDO MÚLTIPLOS ASPECTOS, ALÉM DE TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICAS DOS EDUCADORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NESSA MODALIDADE DE ENSINO. DESSA FORMA, ESSE ARTIGO PODERÁ CONTRIBUIR TEORICAMENTE COM A ÁREA CIENTIFICA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE AS PESQUISAS, AS QUAIS RELACIONAM EJA E ENSINO DE MATEMÁTICA AINDA SÃO INCIPIENTES, COMO JÁ APONTAVA BORBA (2004) E OS ESTUDOS RECENTES DE SOARES (2011), FREITAS (2013), RIBEIRO (2014) E SILVA (2020). SEGUNDO BRAGA E FERNANDES (2015), EXISTE UM SILÊNCIO SOBRE ESTUDOS RELACIONADOS A DETERMINADAS TEMÁTICAS DA EJA DE FORMA GERAL.