Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

TRABALHANDO LITERATURA DE CORDEL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: LITERATURA DE CORDEL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LEITURA E ESCRITA., Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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NO CONTEXTO ESCOLAR, ESSA LITERATURA SE APRESENTA COMO UMA PROPOSTA PARA EDUCANDOS E EDUCADORES TRABALHAREM COM A POESIA POPULAR NAS ESCOLAS, ALÉM DE ABORDAREM DETERMINADOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS, QUE DE ACORDO MARQUES E SILVA (2020), SÃO NARRADOS NA PERSPECTIVA DAS MINORIAS, DAS CLASSES SUBALTERNAS E POUCO ESCOLARIZADAS. DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL POSSIBILITA FORMAR EDUCANDOS CAPAZES DE COMPREENDER QUE AS MANIFESTAÇÕES POPULARES CONSTITUEM UM IMPORTANTE VETOR NO CAMPO DE ATUAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIO. NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), O TRABALHO COM O CORDEL PODE CONTRIBUIR COMO INSTRUMENTO DE LEITURA E LETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (SANTANA, 2014). O PRESENTE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO DISCUTE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO COM JOVENS E ADULTOS COMO RECURSO PARA TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS. SEGUNDO SILVA (2020) COMO PROPOSTO POR FONSECA (2012), ENTENDE-SE POR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS, COMO A AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A UM SUJEITO DE ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA INCOMPLETA OU JAMAIS INICIADA E QUE RETORNA AO CONTEXTO ESCOLAR NA IDADE ADULTA OU NA JUVENTUDE. NESTE TRABALHO, CONSIDERANDO QUE “A EDUCAÇÃO AUTÊNTICA, REPITAMOS, NÃO SE FAZ DE A PARA B OU DE A SOBRE B, MAS DE A COM B, MEDIATIZADOS PELO MUNDO” (FREIRE, 2000, P. 97, GRIFO DO AUTOR), APRESENTA SE ENTÃO, NESSE TRABALHO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS. POR MEIO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA (GUSMÃO, FONT; 2020), FOI CRIADO UM AMBIENTE DIALÓGICO QUE POSSIBILITOU QUE OS EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS DISCUTISSEM A RESPEITO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS QUE APARECERAM NOS VERSOS DE UM CORDEL INTITULADO O “ABC DO PÉ DA CERCA”. UTILIZANDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, OS DADOS DESSE ESTUDO FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA EM UMA TURMA DE MATEMÁTICA, NO ENSINO MÉDIO DA EJA, COMPOSTA POR 11 EDUCANDOS, COM FAIXA ETÁRIA DE 18 A 40 ANOS, DO COLÉGIO ESTADUAL EDVALDO FLORES, SITUADO NA CIDADE DE MAETINGA SITUADA ACERCA DE 608 QUILOMETRO DA CAPITAL SALVADOR – BAHIA. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, A OFICINA FOI DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, UTILIZANDO A PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. PARA ISSO, A REALIZAÇÃO DA OFICINA TEVE 4 HORAS DE CARGA HORÁRIA TOTAL, SENDO DISTRIBUÍDA EM DOIS MOMENTOS SÍNCRONOS DE 2 HORAS CADA EM DIAS ALTERNADOS. OS REGISTROS FORAM PRODUZIDOS POR MEIO DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DA OFICINA NOS ENCONTO SÍNCRONOS, DAS GRAVAÇÕES DESSES MOMENTOS, ALÉM DAS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO. O TRABALHO ANALISOU COMO UMA TAREFA PODE PROPORCIONAR A DISCUSSÃO SOBRE MATEMÁTICA DE DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL POSSIBILITOU CONSTRUIR UMA PONTE PARA OS EDUCANDOS DISCUTIREM CONCEITOS FORMAIS E INFORMAIS NO ÂMBITO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, TRAZENDO O CONHECIMENTO DESTE QUE FORAM ADQUIRIDOS EM SUAS VIDAS COTIDIANAS, ALÉM DE PERMITIR QUE O EDUCADOR PENSAR EM SUA PRÁTICA, APRESENTANDO UMA PROPOSTA DE TRABALHAR A MATEMÁTICA COM MATERIAL ACESSÍVEL, POSSIBILITANDO TAMBÉM O CONTATO COM DIVERSAS EXPRESSÕES REGIONAIS, SOBRETUDO DA CULTURA NORDESTINA, ALÉM DE ABORDAR A LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ACREDITA-SE QUE ESSE TRABALHO PODE CONTRIBUIR PARA NORTEAR FUTURAS AÇÕES CONCRETAS, PARTIR DE EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E, COMO AFIRMAM AUTORES COMO FLECHA (2014), APLICAR O QUE PESQUISAS RIGOROSAS TÊM MOSTRADO FUNCIONAR E FAZER SUCESSO. NO CONTEXTO DA EJA, ESSE ESTUDO PERMITE REFLETIR SOBRE O TRABALHO NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS, TENDO QUE PENSAR SOBRE O ENSINAR E APRENDER, ANALISANDO MÚLTIPLOS ASPECTOS, ALÉM DE TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICAS DOS EDUCADORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NESSA MODALIDADE DE ENSINO. DESSA FORMA, ESSE ARTIGO PODERÁ CONTRIBUIR TEORICAMENTE COM A ÁREA CIENTIFICA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE AS PESQUISAS, AS QUAIS RELACIONAM EJA E ENSINO DE MATEMÁTICA AINDA SÃO INCIPIENTES, COMO JÁ APONTAVA BORBA (2004) E OS ESTUDOS RECENTES DE SOARES (2011), FREITAS (2013), RIBEIRO (2014) E SILVA (2020). SEGUNDO BRAGA E FERNANDES (2015), EXISTE UM SILÊNCIO SOBRE ESTUDOS RELACIONADOS A DETERMINADAS TEMÁTICAS DA EJA DE FORMA GERAL."
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
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                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
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                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
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                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO VISA APRESENTAR UM ESTUDO QUE ANALISOU O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS. O CORDEL É UM GÊNERO LITERÁRIO POPULAR EM FORMATO DE FOLHETOS QUE SÃO EXPOSTOS E RECITADOS EM PRAÇAS OU NAS FEIRAS LIVRES, E SERVEM COMO MEIO DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO ÀS CLASSES POPULARES. SEGUNDO MARQUES E SILVA (2020), OS FOLHETOS DE CORDEL QUE SÃO ORIGINADOS DO PERÍODO COLONIAL, MESCLAM O HUMOR E A IRONIA COM A ABORDAGEM CRÍTICA APRESENTANDO EPISÓDIOS HISTÓRICOS, TEMÁTICAS RELIGIOSAS, LENDAS, E FATOS DO COTIDIANO, SOBRETUDO DO POVO NORDESTINO, QUE SÃO ESCRITOS EM FORMA DE RIMA E ALGUNS SÃO ILUSTRADOS COM XILOGRAVURAS. ESSE GÊNERO LITERÁRIO SE DIFUNDIU FORTEMENTE NO NORDESTE DO BRASIL, E FOI CONSTITUINDO PELA INFLUÊNCIA POÉTICA DOS INDÍGENAS, PELAS HISTÓRIAS E TRADIÇÕES DOS NEGROS, PELOS VAQUEIROS E TROPEIROS. NO CONTEXTO ESCOLAR, ESSA LITERATURA SE APRESENTA COMO UMA PROPOSTA PARA EDUCANDOS E EDUCADORES TRABALHAREM COM A POESIA POPULAR NAS ESCOLAS, ALÉM DE ABORDAREM DETERMINADOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS, QUE DE ACORDO MARQUES E SILVA (2020), SÃO NARRADOS NA PERSPECTIVA DAS MINORIAS, DAS CLASSES SUBALTERNAS E POUCO ESCOLARIZADAS. DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL POSSIBILITA FORMAR EDUCANDOS CAPAZES DE COMPREENDER QUE AS MANIFESTAÇÕES POPULARES CONSTITUEM UM IMPORTANTE VETOR NO CAMPO DE ATUAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIO. NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), O TRABALHO COM O CORDEL PODE CONTRIBUIR COMO INSTRUMENTO DE LEITURA E LETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (SANTANA, 2014). O PRESENTE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO DISCUTE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO COM JOVENS E ADULTOS COMO RECURSO PARA TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS. SEGUNDO SILVA (2020) COMO PROPOSTO POR FONSECA (2012), ENTENDE-SE POR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS, COMO A AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A UM SUJEITO DE ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA INCOMPLETA OU JAMAIS INICIADA E QUE RETORNA AO CONTEXTO ESCOLAR NA IDADE ADULTA OU NA JUVENTUDE. NESTE TRABALHO, CONSIDERANDO QUE “A EDUCAÇÃO AUTÊNTICA, REPITAMOS, NÃO SE FAZ DE A PARA B OU DE A SOBRE B, MAS DE A COM B, MEDIATIZADOS PELO MUNDO” (FREIRE, 2000, P. 97, GRIFO DO AUTOR), APRESENTA SE ENTÃO, NESSE TRABALHO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS. POR MEIO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA (GUSMÃO, FONT; 2020), FOI CRIADO UM AMBIENTE DIALÓGICO QUE POSSIBILITOU QUE OS EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS DISCUTISSEM A RESPEITO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS QUE APARECERAM NOS VERSOS DE UM CORDEL INTITULADO O “ABC DO PÉ DA CERCA”. UTILIZANDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, OS DADOS DESSE ESTUDO FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA EM UMA TURMA DE MATEMÁTICA, NO ENSINO MÉDIO DA EJA, COMPOSTA POR 11 EDUCANDOS, COM FAIXA ETÁRIA DE 18 A 40 ANOS, DO COLÉGIO ESTADUAL EDVALDO FLORES, SITUADO NA CIDADE DE MAETINGA SITUADA ACERCA DE 608 QUILOMETRO DA CAPITAL SALVADOR – BAHIA. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, A OFICINA FOI DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, UTILIZANDO A PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. PARA ISSO, A REALIZAÇÃO DA OFICINA TEVE 4 HORAS DE CARGA HORÁRIA TOTAL, SENDO DISTRIBUÍDA EM DOIS MOMENTOS SÍNCRONOS DE 2 HORAS CADA EM DIAS ALTERNADOS. OS REGISTROS FORAM PRODUZIDOS POR MEIO DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DA OFICINA NOS ENCONTO SÍNCRONOS, DAS GRAVAÇÕES DESSES MOMENTOS, ALÉM DAS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO. O TRABALHO ANALISOU COMO UMA TAREFA PODE PROPORCIONAR A DISCUSSÃO SOBRE MATEMÁTICA DE DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL POSSIBILITOU CONSTRUIR UMA PONTE PARA OS EDUCANDOS DISCUTIREM CONCEITOS FORMAIS E INFORMAIS NO ÂMBITO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, TRAZENDO O CONHECIMENTO DESTE QUE FORAM ADQUIRIDOS EM SUAS VIDAS COTIDIANAS, ALÉM DE PERMITIR QUE O EDUCADOR PENSAR EM SUA PRÁTICA, APRESENTANDO UMA PROPOSTA DE TRABALHAR A MATEMÁTICA COM MATERIAL ACESSÍVEL, POSSIBILITANDO TAMBÉM O CONTATO COM DIVERSAS EXPRESSÕES REGIONAIS, SOBRETUDO DA CULTURA NORDESTINA, ALÉM DE ABORDAR A LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ACREDITA-SE QUE ESSE TRABALHO PODE CONTRIBUIR PARA NORTEAR FUTURAS AÇÕES CONCRETAS, PARTIR DE EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E, COMO AFIRMAM AUTORES COMO FLECHA (2014), APLICAR O QUE PESQUISAS RIGOROSAS TÊM MOSTRADO FUNCIONAR E FAZER SUCESSO. NO CONTEXTO DA EJA, ESSE ESTUDO PERMITE REFLETIR SOBRE O TRABALHO NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS, TENDO QUE PENSAR SOBRE O ENSINAR E APRENDER, ANALISANDO MÚLTIPLOS ASPECTOS, ALÉM DE TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICAS DOS EDUCADORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NESSA MODALIDADE DE ENSINO. DESSA FORMA, ESSE ARTIGO PODERÁ CONTRIBUIR TEORICAMENTE COM A ÁREA CIENTIFICA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE AS PESQUISAS, AS QUAIS RELACIONAM EJA E ENSINO DE MATEMÁTICA AINDA SÃO INCIPIENTES, COMO JÁ APONTAVA BORBA (2004) E OS ESTUDOS RECENTES DE SOARES (2011), FREITAS (2013), RIBEIRO (2014) E SILVA (2020). SEGUNDO BRAGA E FERNANDES (2015), EXISTE UM SILÊNCIO SOBRE ESTUDOS RELACIONADOS A DETERMINADAS TEMÁTICAS DA EJA DE FORMA GERAL.

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