ESTE ARTIGO VISA ABORDAR A PESQUISA INTERVENÇÃO DESENVOLVIDA PELA EQUIPE DO PIBID — PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO PEDAGOGIA NA LINHA DE AÇÃO GESTÃO PEDAGÓGICA ENSINO MÉDIO/UESB/CAPES, EM UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA. A AÇÃO FOI REALIZADA TENDO EM VISTA PARTE SIGNIFICATIVA DE DISCENTES APRESENTAREM UM NÚMERO EXPRESSIVO DE FALTAS ÀS AULAS, JÁ NA PRIMEIRA UNIDADE DO ANO LETIVO EM CURSO. ESTA SITUAÇÃO FOI CONSIDERADA PELA GESTORA ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO, COMO RELEVANTE PARA UMA AÇÃO INTERVENTORA, POR ESTA REALIDADE COMPROMETER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS MESMOS, POIS AINDA NÃO ESTAVA CLARO PARA A GESTORA NEM PARA OS PROFESSORES, AS REAIS CAUSAS. A PARTIR DESTE CONTEXTO, SURGE A QUESTÃO-PROBLEMA A SER INVESTIGADA, MEDIANTE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO. DIANTE DO EXPOSTO, CONSIDERANDO A REALIDADE DA MAIORIA DOS ADOLESCENTES E JOVENS ALUNOS/ALUNAS DO ENSINO MÉDIO DO ENSINO PÚBLICO, NO CASO ESPECÍFICO DA ESCOLA CAMPO DE ESTUDO: ORIUNDOS DE FAMÍLIAS TRABALHADORAS, MUITOS DIRIGEM-SE A PÉ PARA A ESCOLA, OUTROS ASSUMEM TAREFAS EM CASA, ALÉM DE LIDAR COM OS CONFLITOS E TRANSFORMAÇÕES NATURAIS GERADAS PELAS EBULIÇÕES HORMONAIS E EM VIRTUDE DAS DIFICULDADES DO PRÓPRIO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DEVIDO À DEFASAGEM DA APRENDIZAGEM, ASPECTOS QUE PODEM INTERFERIR E/OU DIFICULTAR ESSES JOVENS NA TAREFA DE ACOMPANHAR OS CONTEÚDOS DA SÉRIE EM CURSO, ALÉM DAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE VÍNCULOS E O CONSEQUENTE NO SENTIMENTO DE PERTENÇA AO GRUPO ESCOLAR, ASSIM COMO A FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA, DE CONSTITUIR-SE ENQUANTO PESSOA, CIDADÃO E SUJEITO DO SEU CONHECIMENTO. DIANTE DESTA REALIDADE, UM DOS PROPÓSITOS FOI IDENTIFICAR OS REAIS MOTIVOS PARA O PROBLEMA APRESENTADO, ANALISÁ-LO EM CONJUNTO COM OS EDUCANDOS, AO TEMPO EM QUE OPORTUNIZA AOS MESMOS UMA MAIOR PERCEPÇÃO DOS REAIS MOTIVOS DA NÃO ASSIDUIDADE ÀS AULAS E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DOS MESMOS. PARA TANTO, BUSCAMOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA SOCIAL PICHONIANA (1988), NO QUE SE REFERE AO CONCEITO DE VÍNCULO, INTEGRAÇÃO DO PENSAR, SENTIR E FAZER E OS PAPÉIS QUE DESEMPENHAMOS; NOS CONCEITOS SÓCIO INTERACIONISTAS DE JEAN PIAGET, (1990), QUANTO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL; ERIKSON (1976), AO PONTUAR AS FORÇAS BÁSICAS QUE SUSTENTAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE; HENRI-WALLON (1975), AO ABORDAR A RELEVÂNCIA DA EMOÇÃO NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DO SER E BECKER (2003), EM SUA OBRA “O QUE É ADOLESCÊNCIA”, POR PONTUAR ASPECTOS BIOPSICO SÓCIO CULTURAL DA ADOLESCÊNCIA. TAIS CONCEITOS TEÓRICOS SUBSIDIARAM AS DISCUSSÕES NA RODA DE CONVERSA E ANÁLISE DO VIVENCIADO AO LONGO DA INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO. COMO PRINCÍPIO METODOLÓGICO FOI UTILIZADA A PESQUISA INTERVENÇÃO MEDIADA POR LEVANTAMENTO DE DADOS DOS DISCENTES NOS DIÁRIOS E FICHAS DE MATRÍCULA, ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E RODA DE CONVERSA, ASSOCIADA ÀS ATIVIDADES DE DESENHOS. O MOMENTO DA RODA DE CONVERSA FOI OPORTUNIZADO AOS DISCENTES A FALA E ESCUTA COMPARTILHADA, PERMITINDO, ASSIM, COMPREENDER AS QUESTÕES E OS FATORES QUE TÊM INTERFERIDO PARA A PRESENÇA EFETIVA NA ESCOLA E NAS AULAS. A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA OPORTUNIZOU IDENTIFICAR ALGUNS DE SEUS INTERESSES E MOTIVOS PELOS QUAIS ESTUDAM E AS REAIS CAUSAS DAS AUSÊNCIAS ÀS AULAS. ENTRE AS CAUSAS FORAM PONTUADAS: O FATO DE NÃO DISPOR DE UM ADULTO PARA ACORDÁ-LOS, CHEGANDO ATRASADO E SENDO IMPEDIDO DE ENTRAR PELO PORTEIRO; A DISTÂNCIA RESIDÊNCIA X ESCOLA; PRECISAR CUIDAR DE FAMILIAR DOENTE; O NÃO VÍNCULO COM O PROFESSOR; DESATENÇÃO DURANTE A CHAMADA; O NÃO SENTIMENTO DE PERTENÇA COM O ESPAÇO ESCOLAR E COM A TURMA, ALÉM DA NÃO PERSPECTIVA QUANTO À CONTINUIDADE DOS ESTUDOS ENQUANTO ESCOLHA PROFISSIONAL. OS RELATOS EVIDENCIAM COMO A MAIORIA DOS DISCENTES PARTICIPANTES DA VIVÊNCIA INVESTIGATIVA ASSUMIRAM RESPONSABILIDADES PRECOCE E AINDA SÃO RESPONSÁVEIS POR PAPÉIS QUE DEVERIA SER DOS ADULTOS/RESPONSÁVEIS DIRETOS. FOI IDENTIFICADO QUE ESSES ADOLESCENTES, ANTES MESMO DE RECONHECEREM AS SUAS FORÇAS DE SUSTENTAÇÃO DO EU, PASSARAM A ASSUMIR TAREFAS ALÉM DE SUA ESTRUTURA. ALGUNS DELES JÁ APRESENTAM SINTOMA DE ANSIEDADE E DE ESTRESSE. OUTRO ASPECTO SIGNIFICATIVO FOI O OLHAR DA PROFESSORA/GESTORA AO ESCUTAR AS JUSTIFICATIVAS DOS DISCENTES QUANTO À AUSÊNCIA ÀS AULAS E SUAS REAIS DEMANDAS EM RELAÇÃO AOS SEUS ANSEIOS E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS E HUMANAS. A AÇÃO DESENVOLVIDA, OPORTUNIZOU AO GRUPO DE DISCENTE DESENVOLVER MAIOR PERCEPÇÃO QUANTO AOS VÍNCULOS FAMILIARES, SUAS EXPECTATIVAS FORMATIVAS EM VISTA DA PROFISSIONALIZAÇÃO E O COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, EVIDENCIANDO, ASSIM, AMPLIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE SI, DOS PROCESSOS DE AUTO CRESCIMENTO E DA BUSCA PELO SABER SISTEMATIZADO. ESSAS REFLEXÕES SE TRADUZEM EM ELEVAÇÃO DA AUTO ESTIMA, AUTO IMAGEM, MAIOR CONSCIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DO PENSAR, SENTIR E FAZER E CAPACIDADE DE RESILIÊNCIA FRENTE AOS DESAFIOS CONSTATADO EM SUAS HISTÓRIAS PESSOAIS E FAMILIARES.
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