Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA DE PESQUISA INTERVENÇÃO COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÃO DE BAIXA FREQUÊNCIA ESCOLAR

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM ESCOLAR;, AUTO PERCEPÇÃO, MOTIVAÇÃO, ADAPTAÇÃO ATIVA A REALIDADE;, ADOLESCÊNCIA Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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      ESTE ARTIGO VISA ABORDAR A PESQUISA INTERVENÇÃO DESENVOLVIDA PELA EQUIPE DO PIBID — PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO PEDAGOGIA NA LINHA DE AÇÃO GESTÃO PEDAGÓGICA ENSINO MÉDIO/UESB/CAPES, EM UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA. A AÇÃO FOI REALIZADA TENDO EM VISTA PARTE SIGNIFICATIVA DE DISCENTES APRESENTAREM UM NÚMERO EXPRESSIVO DE FALTAS ÀS AULAS, JÁ NA PRIMEIRA UNIDADE DO ANO LETIVO EM CURSO. ESTA SITUAÇÃO FOI CONSIDERADA PELA GESTORA ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO, COMO RELEVANTE PARA UMA AÇÃO INTERVENTORA, POR ESTA REALIDADE COMPROMETER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS MESMOS, POIS AINDA NÃO ESTAVA CLARO PARA A GESTORA NEM PARA OS PROFESSORES, AS REAIS CAUSAS. A PARTIR DESTE CONTEXTO, SURGE A QUESTÃO-PROBLEMA A SER INVESTIGADA, MEDIANTE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO. DIANTE DO EXPOSTO, CONSIDERANDO A REALIDADE DA MAIORIA DOS ADOLESCENTES E JOVENS ALUNOS/ALUNAS DO ENSINO MÉDIO DO ENSINO PÚBLICO, NO CASO ESPECÍFICO DA ESCOLA CAMPO DE ESTUDO: ORIUNDOS DE FAMÍLIAS TRABALHADORAS, MUITOS DIRIGEM-SE A PÉ PARA A ESCOLA, OUTROS ASSUMEM TAREFAS EM CASA, ALÉM DE LIDAR COM OS CONFLITOS E TRANSFORMAÇÕES NATURAIS GERADAS PELAS EBULIÇÕES HORMONAIS E EM VIRTUDE DAS DIFICULDADES DO PRÓPRIO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DEVIDO À DEFASAGEM DA APRENDIZAGEM, ASPECTOS QUE PODEM INTERFERIR E/OU DIFICULTAR ESSES JOVENS NA TAREFA DE ACOMPANHAR OS CONTEÚDOS DA SÉRIE EM CURSO, ALÉM DAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE VÍNCULOS E O CONSEQUENTE NO SENTIMENTO DE PERTENÇA AO GRUPO ESCOLAR, ASSIM COMO A FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA, DE CONSTITUIR-SE ENQUANTO PESSOA, CIDADÃO E SUJEITO DO SEU CONHECIMENTO. DIANTE DESTA REALIDADE, UM DOS PROPÓSITOS FOI IDENTIFICAR OS REAIS MOTIVOS PARA O PROBLEMA APRESENTADO, ANALISÁ-LO EM CONJUNTO COM OS EDUCANDOS, AO TEMPO EM QUE OPORTUNIZA AOS MESMOS UMA MAIOR PERCEPÇÃO DOS REAIS MOTIVOS DA NÃO ASSIDUIDADE ÀS AULAS E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DOS MESMOS. PARA TANTO, BUSCAMOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA SOCIAL PICHONIANA (1988), NO QUE SE REFERE AO CONCEITO DE VÍNCULO, INTEGRAÇÃO DO PENSAR, SENTIR E FAZER E OS PAPÉIS QUE DESEMPENHAMOS; NOS CONCEITOS SÓCIO INTERACIONISTAS DE JEAN PIAGET, (1990), QUANTO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL; ERIKSON (1976), AO PONTUAR AS FORÇAS BÁSICAS QUE SUSTENTAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE; HENRI-WALLON (1975), AO ABORDAR A RELEVÂNCIA DA EMOÇÃO NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DO SER E BECKER (2003), EM SUA OBRA “O QUE É ADOLESCÊNCIA”, POR PONTUAR ASPECTOS BIOPSICO SÓCIO CULTURAL DA ADOLESCÊNCIA. TAIS CONCEITOS TEÓRICOS SUBSIDIARAM AS DISCUSSÕES NA RODA DE CONVERSA E ANÁLISE DO VIVENCIADO AO LONGO DA INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO. COMO PRINCÍPIO METODOLÓGICO FOI UTILIZADA A PESQUISA INTERVENÇÃO MEDIADA POR LEVANTAMENTO DE DADOS DOS DISCENTES NOS DIÁRIOS E FICHAS DE MATRÍCULA, ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E RODA DE CONVERSA, ASSOCIADA ÀS ATIVIDADES DE DESENHOS. O MOMENTO DA RODA DE CONVERSA FOI OPORTUNIZADO AOS DISCENTES A FALA E ESCUTA COMPARTILHADA, PERMITINDO, ASSIM, COMPREENDER AS QUESTÕES E OS FATORES QUE TÊM INTERFERIDO PARA A PRESENÇA EFETIVA NA ESCOLA E NAS AULAS. A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA OPORTUNIZOU IDENTIFICAR ALGUNS DE SEUS INTERESSES E MOTIVOS PELOS QUAIS ESTUDAM E AS REAIS CAUSAS DAS AUSÊNCIAS ÀS AULAS. ENTRE AS CAUSAS FORAM PONTUADAS: O FATO DE NÃO DISPOR DE UM ADULTO PARA ACORDÁ-LOS, CHEGANDO ATRASADO E SENDO IMPEDIDO DE ENTRAR PELO PORTEIRO; A DISTÂNCIA RESIDÊNCIA X ESCOLA; PRECISAR CUIDAR DE FAMILIAR DOENTE; O NÃO VÍNCULO COM O PROFESSOR; DESATENÇÃO DURANTE A CHAMADA; O NÃO SENTIMENTO DE PERTENÇA COM O ESPAÇO ESCOLAR E COM A TURMA, ALÉM DA NÃO PERSPECTIVA QUANTO À CONTINUIDADE DOS ESTUDOS ENQUANTO ESCOLHA PROFISSIONAL. OS RELATOS EVIDENCIAM COMO A MAIORIA DOS DISCENTES PARTICIPANTES DA VIVÊNCIA INVESTIGATIVA ASSUMIRAM RESPONSABILIDADES PRECOCE E AINDA SÃO RESPONSÁVEIS POR PAPÉIS QUE DEVERIA SER DOS ADULTOS/RESPONSÁVEIS DIRETOS. FOI IDENTIFICADO QUE ESSES ADOLESCENTES, ANTES MESMO DE RECONHECEREM AS SUAS FORÇAS DE SUSTENTAÇÃO DO EU, PASSARAM A ASSUMIR TAREFAS ALÉM DE SUA ESTRUTURA. ALGUNS DELES JÁ APRESENTAM SINTOMA DE ANSIEDADE E DE ESTRESSE. OUTRO ASPECTO SIGNIFICATIVO FOI O OLHAR DA PROFESSORA/GESTORA AO ESCUTAR AS JUSTIFICATIVAS DOS DISCENTES QUANTO À AUSÊNCIA ÀS AULAS E SUAS REAIS DEMANDAS EM RELAÇÃO AOS SEUS ANSEIOS E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS E HUMANAS. A AÇÃO DESENVOLVIDA, OPORTUNIZOU AO GRUPO DE DISCENTE DESENVOLVER MAIOR PERCEPÇÃO QUANTO AOS VÍNCULOS FAMILIARES, SUAS EXPECTATIVAS FORMATIVAS EM VISTA DA PROFISSIONALIZAÇÃO E O COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, EVIDENCIANDO, ASSIM, AMPLIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE SI, DOS PROCESSOS DE AUTO CRESCIMENTO E DA BUSCA PELO SABER SISTEMATIZADO. ESSAS REFLEXÕES SE TRADUZEM EM ELEVAÇÃO DA AUTO ESTIMA, AUTO IMAGEM, MAIOR CONSCIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DO PENSAR, SENTIR E FAZER E CAPACIDADE DE RESILIÊNCIA FRENTE AOS DESAFIOS CONSTATADO EM SUAS HISTÓRIAS PESSOAIS E FAMILIARES.\r\n
      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:\r\n
      BECKER, DANIEL. O QUE É ADOLESCÊNCIA. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 2003.\r\n
      ERIKSON, E. H. IDENTIDADE, JUVENTUDE E CRISE. RIO DE JANEIRO: ZAHAR EDITORES, 1976.\r\n
      LUCCHESE, R. E BARROS, S. GRUPO OPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM UM CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM CONTINENTE PARA AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS QUARTANISTAS. REVISTA ESCOLA DE ENFERMAGEM. USP 2002; 36. (1): 66.74.\r\n
      MAHONEY, A. A. EMOÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HUMANISTA. TEMAS EM PSICOLOGIA. Nº 03, 1993.\r\n
      PIAGET, J. SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA. SÃO PAULO. FORENSE UNIVERSITÁRIA LTDA. 17 ED., 1990.\r\n
      PICHON-RIVIÈRE, E. TEORIA DO VÍNCULO. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1988.\r\n
      ______. O PROCESSO GRUPAL. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1998.\r\n
      SUARÉZ, A. S. CRISE DE IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA: BREVE ANÁLISE E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁXIS RELIGIOSA SEGUNDO A TEORIA DE ERIK ERIKSON. ACTA CIENTÍFICA - CIÊNCIAS HUMANAS,2005.\r\n
      VIEIRA, N. F. R. O PROCESSO DE SEPARAÇÃO-INDIVIDUAÇÃO E AS EXPERIÊNCIAS DEPRESSIVAS NA ADOLESCÊNCIA. UNIVERSIDADE DE LISBOA, 2013. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.\r\n
      WALLON, H. P. H. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. LISBOA: ESTAMPA, 1975.
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO VISA ABORDAR A PESQUISA INTERVENÇÃO DESENVOLVIDA PELA EQUIPE DO PIBID — PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO PEDAGOGIA NA LINHA DE AÇÃO GESTÃO PEDAGÓGICA ENSINO MÉDIO/UESB/CAPES, EM UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA. A AÇÃO FOI REALIZADA TENDO EM VISTA PARTE SIGNIFICATIVA DE DISCENTES APRESENTAREM UM NÚMERO EXPRESSIVO DE FALTAS ÀS AULAS, JÁ NA PRIMEIRA UNIDADE DO ANO LETIVO EM CURSO. ESTA SITUAÇÃO FOI CONSIDERADA PELA GESTORA ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO, COMO RELEVANTE PARA UMA AÇÃO INTERVENTORA, POR ESTA REALIDADE COMPROMETER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS MESMOS, POIS AINDA NÃO ESTAVA CLARO PARA A GESTORA NEM PARA OS PROFESSORES, AS REAIS CAUSAS. A PARTIR DESTE CONTEXTO, SURGE A QUESTÃO-PROBLEMA A SER INVESTIGADA, MEDIANTE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO. DIANTE DO EXPOSTO, CONSIDERANDO A REALIDADE DA MAIORIA DOS ADOLESCENTES E JOVENS ALUNOS/ALUNAS DO ENSINO MÉDIO DO ENSINO PÚBLICO, NO CASO ESPECÍFICO DA ESCOLA CAMPO DE ESTUDO: ORIUNDOS DE FAMÍLIAS TRABALHADORAS, MUITOS DIRIGEM-SE A PÉ PARA A ESCOLA, OUTROS ASSUMEM TAREFAS EM CASA, ALÉM DE LIDAR COM OS CONFLITOS E TRANSFORMAÇÕES NATURAIS GERADAS PELAS EBULIÇÕES HORMONAIS E EM VIRTUDE DAS DIFICULDADES DO PRÓPRIO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DEVIDO À DEFASAGEM DA APRENDIZAGEM, ASPECTOS QUE PODEM INTERFERIR E/OU DIFICULTAR ESSES JOVENS NA TAREFA DE ACOMPANHAR OS CONTEÚDOS DA SÉRIE EM CURSO, ALÉM DAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE VÍNCULOS E O CONSEQUENTE NO SENTIMENTO DE PERTENÇA AO GRUPO ESCOLAR, ASSIM COMO A FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA, DE CONSTITUIR-SE ENQUANTO PESSOA, CIDADÃO E SUJEITO DO SEU CONHECIMENTO. DIANTE DESTA REALIDADE, UM DOS PROPÓSITOS FOI IDENTIFICAR OS REAIS MOTIVOS PARA O PROBLEMA APRESENTADO, ANALISÁ-LO EM CONJUNTO COM OS EDUCANDOS, AO TEMPO EM QUE OPORTUNIZA AOS MESMOS UMA MAIOR PERCEPÇÃO DOS REAIS MOTIVOS DA NÃO ASSIDUIDADE ÀS AULAS E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DOS MESMOS. PARA TANTO, BUSCAMOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA SOCIAL PICHONIANA (1988), NO QUE SE REFERE AO CONCEITO DE VÍNCULO, INTEGRAÇÃO DO PENSAR, SENTIR E FAZER E OS PAPÉIS QUE DESEMPENHAMOS; NOS CONCEITOS SÓCIO INTERACIONISTAS DE JEAN PIAGET, (1990), QUANTO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL; ERIKSON (1976), AO PONTUAR AS FORÇAS BÁSICAS QUE SUSTENTAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE; HENRI-WALLON (1975), AO ABORDAR A RELEVÂNCIA DA EMOÇÃO NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DO SER E BECKER (2003), EM SUA OBRA “O QUE É ADOLESCÊNCIA”, POR PONTUAR ASPECTOS BIOPSICO SÓCIO CULTURAL DA ADOLESCÊNCIA. TAIS CONCEITOS TEÓRICOS SUBSIDIARAM AS DISCUSSÕES NA RODA DE CONVERSA E ANÁLISE DO VIVENCIADO AO LONGO DA INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO. COMO PRINCÍPIO METODOLÓGICO FOI UTILIZADA A PESQUISA INTERVENÇÃO MEDIADA POR LEVANTAMENTO DE DADOS DOS DISCENTES NOS DIÁRIOS E FICHAS DE MATRÍCULA, ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E RODA DE CONVERSA, ASSOCIADA ÀS ATIVIDADES DE DESENHOS. O MOMENTO DA RODA DE CONVERSA FOI OPORTUNIZADO AOS DISCENTES A FALA E ESCUTA COMPARTILHADA, PERMITINDO, ASSIM, COMPREENDER AS QUESTÕES E OS FATORES QUE TÊM INTERFERIDO PARA A PRESENÇA EFETIVA NA ESCOLA E NAS AULAS. A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA OPORTUNIZOU IDENTIFICAR ALGUNS DE SEUS INTERESSES E MOTIVOS PELOS QUAIS ESTUDAM E AS REAIS CAUSAS DAS AUSÊNCIAS ÀS AULAS. ENTRE AS CAUSAS FORAM PONTUADAS: O FATO DE NÃO DISPOR DE UM ADULTO PARA ACORDÁ-LOS, CHEGANDO ATRASADO E SENDO IMPEDIDO DE ENTRAR PELO PORTEIRO; A DISTÂNCIA RESIDÊNCIA X ESCOLA; PRECISAR CUIDAR DE FAMILIAR DOENTE; O NÃO VÍNCULO COM O PROFESSOR; DESATENÇÃO DURANTE A CHAMADA; O NÃO SENTIMENTO DE PERTENÇA COM O ESPAÇO ESCOLAR E COM A TURMA, ALÉM DA NÃO PERSPECTIVA QUANTO À CONTINUIDADE DOS ESTUDOS ENQUANTO ESCOLHA PROFISSIONAL. OS RELATOS EVIDENCIAM COMO A MAIORIA DOS DISCENTES PARTICIPANTES DA VIVÊNCIA INVESTIGATIVA ASSUMIRAM RESPONSABILIDADES PRECOCE E AINDA SÃO RESPONSÁVEIS POR PAPÉIS QUE DEVERIA SER DOS ADULTOS/RESPONSÁVEIS DIRETOS. FOI IDENTIFICADO QUE ESSES ADOLESCENTES, ANTES MESMO DE RECONHECEREM AS SUAS FORÇAS DE SUSTENTAÇÃO DO EU, PASSARAM A ASSUMIR TAREFAS ALÉM DE SUA ESTRUTURA. ALGUNS DELES JÁ APRESENTAM SINTOMA DE ANSIEDADE E DE ESTRESSE. OUTRO ASPECTO SIGNIFICATIVO FOI O OLHAR DA PROFESSORA/GESTORA AO ESCUTAR AS JUSTIFICATIVAS DOS DISCENTES QUANTO À AUSÊNCIA ÀS AULAS E SUAS REAIS DEMANDAS EM RELAÇÃO AOS SEUS ANSEIOS E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS E HUMANAS. A AÇÃO DESENVOLVIDA, OPORTUNIZOU AO GRUPO DE DISCENTE DESENVOLVER MAIOR PERCEPÇÃO QUANTO AOS VÍNCULOS FAMILIARES, SUAS EXPECTATIVAS FORMATIVAS EM VISTA DA PROFISSIONALIZAÇÃO E O COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, EVIDENCIANDO, ASSIM, AMPLIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE SI, DOS PROCESSOS DE AUTO CRESCIMENTO E DA BUSCA PELO SABER SISTEMATIZADO. ESSAS REFLEXÕES SE TRADUZEM EM ELEVAÇÃO DA AUTO ESTIMA, AUTO IMAGEM, MAIOR CONSCIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DO PENSAR, SENTIR E FAZER E CAPACIDADE DE RESILIÊNCIA FRENTE AOS DESAFIOS CONSTATADO EM SUAS HISTÓRIAS PESSOAIS E FAMILIARES. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BECKER, DANIEL. O QUE É ADOLESCÊNCIA. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 2003. ERIKSON, E. H. IDENTIDADE, JUVENTUDE E CRISE. RIO DE JANEIRO: ZAHAR EDITORES, 1976. LUCCHESE, R. E BARROS, S. GRUPO OPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM UM CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM CONTINENTE PARA AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS QUARTANISTAS. REVISTA ESCOLA DE ENFERMAGEM. USP 2002; 36. (1): 66.74. MAHONEY, A. A. EMOÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HUMANISTA. TEMAS EM PSICOLOGIA. Nº 03, 1993. PIAGET, J. SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA. SÃO PAULO. FORENSE UNIVERSITÁRIA LTDA. 17 ED., 1990. PICHON-RIVIÈRE, E. TEORIA DO VÍNCULO. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1988. ______. O PROCESSO GRUPAL. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1998. SUARÉZ, A. S. CRISE DE IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA: BREVE ANÁLISE E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁXIS RELIGIOSA SEGUNDO A TEORIA DE ERIK ERIKSON. ACTA CIENTÍFICA - CIÊNCIAS HUMANAS,2005. VIEIRA, N. F. R. O PROCESSO DE SEPARAÇÃO-INDIVIDUAÇÃO E AS EXPERIÊNCIAS DEPRESSIVAS NA ADOLESCÊNCIA. UNIVERSIDADE DE LISBOA, 2013. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. WALLON, H. P. H. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. LISBOA: ESTAMPA, 1975.

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