UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA DE PESQUISA INTERVENÇÃO COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÃO DE BAIXA FREQUÊNCIA ESCOLAR
0 of 0"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 85144 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 622 "inscrito_id" => 2114 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA DE PESQUISA INTERVENÇÃO COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÃO DE BAIXA FREQUÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => """ ESTE ARTIGO VISA ABORDAR A PESQUISA INTERVENÇÃO DESENVOLVIDA PELA EQUIPE DO PIBID — PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO PEDAGOGIA NA LINHA DE AÇÃO GESTÃO PEDAGÓGICA ENSINO MÉDIO/UESB/CAPES, EM UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA. A AÇÃO FOI REALIZADA TENDO EM VISTA PARTE SIGNIFICATIVA DE DISCENTES APRESENTAREM UM NÚMERO EXPRESSIVO DE FALTAS ÀS AULAS, JÁ NA PRIMEIRA UNIDADE DO ANO LETIVO EM CURSO. ESTA SITUAÇÃO FOI CONSIDERADA PELA GESTORA ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO, COMO RELEVANTE PARA UMA AÇÃO INTERVENTORA, POR ESTA REALIDADE COMPROMETER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS MESMOS, POIS AINDA NÃO ESTAVA CLARO PARA A GESTORA NEM PARA OS PROFESSORES, AS REAIS CAUSAS. A PARTIR DESTE CONTEXTO, SURGE A QUESTÃO-PROBLEMA A SER INVESTIGADA, MEDIANTE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO. DIANTE DO EXPOSTO, CONSIDERANDO A REALIDADE DA MAIORIA DOS ADOLESCENTES E JOVENS ALUNOS/ALUNAS DO ENSINO MÉDIO DO ENSINO PÚBLICO, NO CASO ESPECÍFICO DA ESCOLA CAMPO DE ESTUDO: ORIUNDOS DE FAMÍLIAS TRABALHADORAS, MUITOS DIRIGEM-SE A PÉ PARA A ESCOLA, OUTROS ASSUMEM TAREFAS EM CASA, ALÉM DE LIDAR COM OS CONFLITOS E TRANSFORMAÇÕES NATURAIS GERADAS PELAS EBULIÇÕES HORMONAIS E EM VIRTUDE DAS DIFICULDADES DO PRÓPRIO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DEVIDO À DEFASAGEM DA APRENDIZAGEM, ASPECTOS QUE PODEM INTERFERIR E/OU DIFICULTAR ESSES JOVENS NA TAREFA DE ACOMPANHAR OS CONTEÚDOS DA SÉRIE EM CURSO, ALÉM DAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE VÍNCULOS E O CONSEQUENTE NO SENTIMENTO DE PERTENÇA AO GRUPO ESCOLAR, ASSIM COMO A FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA, DE CONSTITUIR-SE ENQUANTO PESSOA, CIDADÃO E SUJEITO DO SEU CONHECIMENTO. DIANTE DESTA REALIDADE, UM DOS PROPÓSITOS FOI IDENTIFICAR OS REAIS MOTIVOS PARA O PROBLEMA APRESENTADO, ANALISÁ-LO EM CONJUNTO COM OS EDUCANDOS, AO TEMPO EM QUE OPORTUNIZA AOS MESMOS UMA MAIOR PERCEPÇÃO DOS REAIS MOTIVOS DA NÃO ASSIDUIDADE ÀS AULAS E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DOS MESMOS. PARA TANTO, BUSCAMOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA SOCIAL PICHONIANA (1988), NO QUE SE REFERE AO CONCEITO DE VÍNCULO, INTEGRAÇÃO DO PENSAR, SENTIR E FAZER E OS PAPÉIS QUE DESEMPENHAMOS; NOS CONCEITOS SÓCIO INTERACIONISTAS DE JEAN PIAGET, (1990), QUANTO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL; ERIKSON (1976), AO PONTUAR AS FORÇAS BÁSICAS QUE SUSTENTAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE; HENRI-WALLON (1975), AO ABORDAR A RELEVÂNCIA DA EMOÇÃO NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DO SER E BECKER (2003), EM SUA OBRA “O QUE É ADOLESCÊNCIA”, POR PONTUAR ASPECTOS BIOPSICO SÓCIO CULTURAL DA ADOLESCÊNCIA. TAIS CONCEITOS TEÓRICOS SUBSIDIARAM AS DISCUSSÕES NA RODA DE CONVERSA E ANÁLISE DO VIVENCIADO AO LONGO DA INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO. COMO PRINCÍPIO METODOLÓGICO FOI UTILIZADA A PESQUISA INTERVENÇÃO MEDIADA POR LEVANTAMENTO DE DADOS DOS DISCENTES NOS DIÁRIOS E FICHAS DE MATRÍCULA, ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E RODA DE CONVERSA, ASSOCIADA ÀS ATIVIDADES DE DESENHOS. O MOMENTO DA RODA DE CONVERSA FOI OPORTUNIZADO AOS DISCENTES A FALA E ESCUTA COMPARTILHADA, PERMITINDO, ASSIM, COMPREENDER AS QUESTÕES E OS FATORES QUE TÊM INTERFERIDO PARA A PRESENÇA EFETIVA NA ESCOLA E NAS AULAS. A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA OPORTUNIZOU IDENTIFICAR ALGUNS DE SEUS INTERESSES E MOTIVOS PELOS QUAIS ESTUDAM E AS REAIS CAUSAS DAS AUSÊNCIAS ÀS AULAS. ENTRE AS CAUSAS FORAM PONTUADAS: O FATO DE NÃO DISPOR DE UM ADULTO PARA ACORDÁ-LOS, CHEGANDO ATRASADO E SENDO IMPEDIDO DE ENTRAR PELO PORTEIRO; A DISTÂNCIA RESIDÊNCIA X ESCOLA; PRECISAR CUIDAR DE FAMILIAR DOENTE; O NÃO VÍNCULO COM O PROFESSOR; DESATENÇÃO DURANTE A CHAMADA; O NÃO SENTIMENTO DE PERTENÇA COM O ESPAÇO ESCOLAR E COM A TURMA, ALÉM DA NÃO PERSPECTIVA QUANTO À CONTINUIDADE DOS ESTUDOS ENQUANTO ESCOLHA PROFISSIONAL. OS RELATOS EVIDENCIAM COMO A MAIORIA DOS DISCENTES PARTICIPANTES DA VIVÊNCIA INVESTIGATIVA ASSUMIRAM RESPONSABILIDADES PRECOCE E AINDA SÃO RESPONSÁVEIS POR PAPÉIS QUE DEVERIA SER DOS ADULTOS/RESPONSÁVEIS DIRETOS. FOI IDENTIFICADO QUE ESSES ADOLESCENTES, ANTES MESMO DE RECONHECEREM AS SUAS FORÇAS DE SUSTENTAÇÃO DO EU, PASSARAM A ASSUMIR TAREFAS ALÉM DE SUA ESTRUTURA. ALGUNS DELES JÁ APRESENTAM SINTOMA DE ANSIEDADE E DE ESTRESSE. OUTRO ASPECTO SIGNIFICATIVO FOI O OLHAR DA PROFESSORA/GESTORA AO ESCUTAR AS JUSTIFICATIVAS DOS DISCENTES QUANTO À AUSÊNCIA ÀS AULAS E SUAS REAIS DEMANDAS EM RELAÇÃO AOS SEUS ANSEIOS E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS E HUMANAS. A AÇÃO DESENVOLVIDA, OPORTUNIZOU AO GRUPO DE DISCENTE DESENVOLVER MAIOR PERCEPÇÃO QUANTO AOS VÍNCULOS FAMILIARES, SUAS EXPECTATIVAS FORMATIVAS EM VISTA DA PROFISSIONALIZAÇÃO E O COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, EVIDENCIANDO, ASSIM, AMPLIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE SI, DOS PROCESSOS DE AUTO CRESCIMENTO E DA BUSCA PELO SABER SISTEMATIZADO. ESSAS REFLEXÕES SE TRADUZEM EM ELEVAÇÃO DA AUTO ESTIMA, AUTO IMAGEM, MAIOR CONSCIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DO PENSAR, SENTIR E FAZER E CAPACIDADE DE RESILIÊNCIA FRENTE AOS DESAFIOS CONSTATADO EM SUAS HISTÓRIAS PESSOAIS E FAMILIARES.\r\n ◀ESTE ARTIGO VISA ABORDAR A PESQUISA INTERVENÇÃO DESENVOLVIDA PELA EQUIPE DO PIBID — PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO PEDAGOGI ▶ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:\r\n BECKER, DANIEL. O QUE É ADOLESCÊNCIA. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 2003.\r\n ERIKSON, E. H. IDENTIDADE, JUVENTUDE E CRISE. RIO DE JANEIRO: ZAHAR EDITORES, 1976.\r\n LUCCHESE, R. E BARROS, S. GRUPO OPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM UM CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM CONTINENTE PARA AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS QUARTANISTAS. REVISTA ESCOLA DE ENFERMAGEM. USP 2002; 36. (1): 66.74.\r\n ◀LUCCHESE, R. E BARROS, S. GRUPO OPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM UM CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM CONTINENTE PARA AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS QUARTANISTA ▶ MAHONEY, A. A. EMOÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HUMANISTA. TEMAS EM PSICOLOGIA. Nº 03, 1993.\r\n PIAGET, J. SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA. SÃO PAULO. FORENSE UNIVERSITÁRIA LTDA. 17 ED., 1990.\r\n PICHON-RIVIÈRE, E. TEORIA DO VÍNCULO. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1988.\r\n ______. O PROCESSO GRUPAL. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1998.\r\n SUARÉZ, A. S. CRISE DE IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA: BREVE ANÁLISE E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁXIS RELIGIOSA SEGUNDO A TEORIA DE ERIK ERIKSON. ACTA CIENTÍFICA - CIÊNCIAS HUMANAS,2005.\r\n ◀SUARÉZ, A. S. CRISE DE IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA: BREVE ANÁLISE E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁXIS RELIGIOSA SEGUNDO A TEORIA DE ERIK ERIKSON. ACTA CIENTÍFICA - CIÊNC ▶ VIEIRA, N. F. R. O PROCESSO DE SEPARAÇÃO-INDIVIDUAÇÃO E AS EXPERIÊNCIAS DEPRESSIVAS NA ADOLESCÊNCIA. UNIVERSIDADE DE LISBOA, 2013. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.\r\n WALLON, H. P. H. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. LISBOA: ESTAMPA, 1975. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM ESCOLAR;, AUTO PERCEPÇÃO, MOTIVAÇÃO, ADAPTAÇÃO ATIVA A REALIDADE;, ADOLESCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID211403022022000207.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE MATOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCIENE" "autor_email" => "lucimatos@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 85144 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 622 "inscrito_id" => 2114 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA DE PESQUISA INTERVENÇÃO COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÃO DE BAIXA FREQUÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => """ ESTE ARTIGO VISA ABORDAR A PESQUISA INTERVENÇÃO DESENVOLVIDA PELA EQUIPE DO PIBID — PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO PEDAGOGIA NA LINHA DE AÇÃO GESTÃO PEDAGÓGICA ENSINO MÉDIO/UESB/CAPES, EM UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA. A AÇÃO FOI REALIZADA TENDO EM VISTA PARTE SIGNIFICATIVA DE DISCENTES APRESENTAREM UM NÚMERO EXPRESSIVO DE FALTAS ÀS AULAS, JÁ NA PRIMEIRA UNIDADE DO ANO LETIVO EM CURSO. ESTA SITUAÇÃO FOI CONSIDERADA PELA GESTORA ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO, COMO RELEVANTE PARA UMA AÇÃO INTERVENTORA, POR ESTA REALIDADE COMPROMETER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS MESMOS, POIS AINDA NÃO ESTAVA CLARO PARA A GESTORA NEM PARA OS PROFESSORES, AS REAIS CAUSAS. A PARTIR DESTE CONTEXTO, SURGE A QUESTÃO-PROBLEMA A SER INVESTIGADA, MEDIANTE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO. DIANTE DO EXPOSTO, CONSIDERANDO A REALIDADE DA MAIORIA DOS ADOLESCENTES E JOVENS ALUNOS/ALUNAS DO ENSINO MÉDIO DO ENSINO PÚBLICO, NO CASO ESPECÍFICO DA ESCOLA CAMPO DE ESTUDO: ORIUNDOS DE FAMÍLIAS TRABALHADORAS, MUITOS DIRIGEM-SE A PÉ PARA A ESCOLA, OUTROS ASSUMEM TAREFAS EM CASA, ALÉM DE LIDAR COM OS CONFLITOS E TRANSFORMAÇÕES NATURAIS GERADAS PELAS EBULIÇÕES HORMONAIS E EM VIRTUDE DAS DIFICULDADES DO PRÓPRIO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DEVIDO À DEFASAGEM DA APRENDIZAGEM, ASPECTOS QUE PODEM INTERFERIR E/OU DIFICULTAR ESSES JOVENS NA TAREFA DE ACOMPANHAR OS CONTEÚDOS DA SÉRIE EM CURSO, ALÉM DAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE VÍNCULOS E O CONSEQUENTE NO SENTIMENTO DE PERTENÇA AO GRUPO ESCOLAR, ASSIM COMO A FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA, DE CONSTITUIR-SE ENQUANTO PESSOA, CIDADÃO E SUJEITO DO SEU CONHECIMENTO. DIANTE DESTA REALIDADE, UM DOS PROPÓSITOS FOI IDENTIFICAR OS REAIS MOTIVOS PARA O PROBLEMA APRESENTADO, ANALISÁ-LO EM CONJUNTO COM OS EDUCANDOS, AO TEMPO EM QUE OPORTUNIZA AOS MESMOS UMA MAIOR PERCEPÇÃO DOS REAIS MOTIVOS DA NÃO ASSIDUIDADE ÀS AULAS E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DOS MESMOS. PARA TANTO, BUSCAMOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA SOCIAL PICHONIANA (1988), NO QUE SE REFERE AO CONCEITO DE VÍNCULO, INTEGRAÇÃO DO PENSAR, SENTIR E FAZER E OS PAPÉIS QUE DESEMPENHAMOS; NOS CONCEITOS SÓCIO INTERACIONISTAS DE JEAN PIAGET, (1990), QUANTO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL; ERIKSON (1976), AO PONTUAR AS FORÇAS BÁSICAS QUE SUSTENTAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE; HENRI-WALLON (1975), AO ABORDAR A RELEVÂNCIA DA EMOÇÃO NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DO SER E BECKER (2003), EM SUA OBRA “O QUE É ADOLESCÊNCIA”, POR PONTUAR ASPECTOS BIOPSICO SÓCIO CULTURAL DA ADOLESCÊNCIA. TAIS CONCEITOS TEÓRICOS SUBSIDIARAM AS DISCUSSÕES NA RODA DE CONVERSA E ANÁLISE DO VIVENCIADO AO LONGO DA INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO. COMO PRINCÍPIO METODOLÓGICO FOI UTILIZADA A PESQUISA INTERVENÇÃO MEDIADA POR LEVANTAMENTO DE DADOS DOS DISCENTES NOS DIÁRIOS E FICHAS DE MATRÍCULA, ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E RODA DE CONVERSA, ASSOCIADA ÀS ATIVIDADES DE DESENHOS. O MOMENTO DA RODA DE CONVERSA FOI OPORTUNIZADO AOS DISCENTES A FALA E ESCUTA COMPARTILHADA, PERMITINDO, ASSIM, COMPREENDER AS QUESTÕES E OS FATORES QUE TÊM INTERFERIDO PARA A PRESENÇA EFETIVA NA ESCOLA E NAS AULAS. A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA OPORTUNIZOU IDENTIFICAR ALGUNS DE SEUS INTERESSES E MOTIVOS PELOS QUAIS ESTUDAM E AS REAIS CAUSAS DAS AUSÊNCIAS ÀS AULAS. ENTRE AS CAUSAS FORAM PONTUADAS: O FATO DE NÃO DISPOR DE UM ADULTO PARA ACORDÁ-LOS, CHEGANDO ATRASADO E SENDO IMPEDIDO DE ENTRAR PELO PORTEIRO; A DISTÂNCIA RESIDÊNCIA X ESCOLA; PRECISAR CUIDAR DE FAMILIAR DOENTE; O NÃO VÍNCULO COM O PROFESSOR; DESATENÇÃO DURANTE A CHAMADA; O NÃO SENTIMENTO DE PERTENÇA COM O ESPAÇO ESCOLAR E COM A TURMA, ALÉM DA NÃO PERSPECTIVA QUANTO À CONTINUIDADE DOS ESTUDOS ENQUANTO ESCOLHA PROFISSIONAL. OS RELATOS EVIDENCIAM COMO A MAIORIA DOS DISCENTES PARTICIPANTES DA VIVÊNCIA INVESTIGATIVA ASSUMIRAM RESPONSABILIDADES PRECOCE E AINDA SÃO RESPONSÁVEIS POR PAPÉIS QUE DEVERIA SER DOS ADULTOS/RESPONSÁVEIS DIRETOS. FOI IDENTIFICADO QUE ESSES ADOLESCENTES, ANTES MESMO DE RECONHECEREM AS SUAS FORÇAS DE SUSTENTAÇÃO DO EU, PASSARAM A ASSUMIR TAREFAS ALÉM DE SUA ESTRUTURA. ALGUNS DELES JÁ APRESENTAM SINTOMA DE ANSIEDADE E DE ESTRESSE. OUTRO ASPECTO SIGNIFICATIVO FOI O OLHAR DA PROFESSORA/GESTORA AO ESCUTAR AS JUSTIFICATIVAS DOS DISCENTES QUANTO À AUSÊNCIA ÀS AULAS E SUAS REAIS DEMANDAS EM RELAÇÃO AOS SEUS ANSEIOS E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS E HUMANAS. A AÇÃO DESENVOLVIDA, OPORTUNIZOU AO GRUPO DE DISCENTE DESENVOLVER MAIOR PERCEPÇÃO QUANTO AOS VÍNCULOS FAMILIARES, SUAS EXPECTATIVAS FORMATIVAS EM VISTA DA PROFISSIONALIZAÇÃO E O COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, EVIDENCIANDO, ASSIM, AMPLIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE SI, DOS PROCESSOS DE AUTO CRESCIMENTO E DA BUSCA PELO SABER SISTEMATIZADO. ESSAS REFLEXÕES SE TRADUZEM EM ELEVAÇÃO DA AUTO ESTIMA, AUTO IMAGEM, MAIOR CONSCIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DO PENSAR, SENTIR E FAZER E CAPACIDADE DE RESILIÊNCIA FRENTE AOS DESAFIOS CONSTATADO EM SUAS HISTÓRIAS PESSOAIS E FAMILIARES.\r\n ◀ESTE ARTIGO VISA ABORDAR A PESQUISA INTERVENÇÃO DESENVOLVIDA PELA EQUIPE DO PIBID — PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO PEDAGOGI ▶ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:\r\n BECKER, DANIEL. O QUE É ADOLESCÊNCIA. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 2003.\r\n ERIKSON, E. H. IDENTIDADE, JUVENTUDE E CRISE. RIO DE JANEIRO: ZAHAR EDITORES, 1976.\r\n LUCCHESE, R. E BARROS, S. GRUPO OPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM UM CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM CONTINENTE PARA AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS QUARTANISTAS. REVISTA ESCOLA DE ENFERMAGEM. USP 2002; 36. (1): 66.74.\r\n ◀LUCCHESE, R. E BARROS, S. GRUPO OPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM UM CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM CONTINENTE PARA AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS QUARTANISTA ▶ MAHONEY, A. A. EMOÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HUMANISTA. TEMAS EM PSICOLOGIA. Nº 03, 1993.\r\n PIAGET, J. SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA. SÃO PAULO. FORENSE UNIVERSITÁRIA LTDA. 17 ED., 1990.\r\n PICHON-RIVIÈRE, E. TEORIA DO VÍNCULO. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1988.\r\n ______. O PROCESSO GRUPAL. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1998.\r\n SUARÉZ, A. S. CRISE DE IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA: BREVE ANÁLISE E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁXIS RELIGIOSA SEGUNDO A TEORIA DE ERIK ERIKSON. ACTA CIENTÍFICA - CIÊNCIAS HUMANAS,2005.\r\n ◀SUARÉZ, A. S. CRISE DE IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA: BREVE ANÁLISE E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁXIS RELIGIOSA SEGUNDO A TEORIA DE ERIK ERIKSON. ACTA CIENTÍFICA - CIÊNC ▶ VIEIRA, N. F. R. O PROCESSO DE SEPARAÇÃO-INDIVIDUAÇÃO E AS EXPERIÊNCIAS DEPRESSIVAS NA ADOLESCÊNCIA. UNIVERSIDADE DE LISBOA, 2013. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.\r\n WALLON, H. P. H. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. LISBOA: ESTAMPA, 1975. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM ESCOLAR;, AUTO PERCEPÇÃO, MOTIVAÇÃO, ADAPTAÇÃO ATIVA A REALIDADE;, ADOLESCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID211403022022000207.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE MATOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCIENE" "autor_email" => "lucimatos@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ▶ <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ▶ <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e p&acir ▶ Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e p&acir ▶ Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }