UM ESTUDO SOBRE A NÃO INCLUSÃO DA MULHER COMO SUJEITO DE DIREITO NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799) EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA REDE
PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MARINGÁ/PR
0 of 0"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 85147 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 1899 "titulo" => """ UM ESTUDO SOBRE A NÃO INCLUSÃO DA MULHER COMO SUJEITO DE DIREITO NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799) EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA REDE\r\n PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MARINGÁ/PR """ "resumo" => """ RESUMO\r\n A HISTÓRIA DAS MULHERES VEM GANHANDO VISIBILIDADE NO CAMPO HISTORIOGRÁFICO NOS ÚLTIMOS ANOS. DESTA\r\n FORMA, COM A FINALIDADE DE CONTRIBUIR PARA O REFINAMENTO DAS ABORDAGENS ACERCA DESSE TEMA TÃO\r\n IMPORTANTE NOS DIAS ATUAIS, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR A NÃO INCLUSÃO DA MULHER COMO\r\n SUJEITO DE DIREITO NA REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799), EM LIVROS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA,\r\n UTILIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, NA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ. OS LIVROS SELECIONADOS -“HISTÓRIA\r\n GERAL E DO BRASIL” (COTRIM, 1999), “ESTUDAR HISTÓRIA” (BRAICK, 2015), “HISTÓRIA: SOCIEDADE E\r\n CIDADANIA” (BOULOS, 2015), “TODA A HISTÓRIA” (ARRUDA, 2003), FAZEM PARTE DE COLEÇÕES EXAMINADAS\r\n E APROVADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ATRAVÉS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO\r\n (PNLD). DIANTE DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH/2012) QUE FORAM\r\n ESTABELECIDAS PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EM 2012, OPTAMOS POR TRABALHAR COM DOIS LIVROS\r\n ANTERIORES AO ANO DE 2012 E DOIS LIVROS POSTERIORES A ESSE ANO, VISTO QUE, O OBJETIVO CENTRAL DA EDH É A\r\n FORMAÇÃO PARA A VIDA E PARA A CONVIVÊNCIA, NO EXERCÍCIO COTIDIANO DOS DIREITOS HUMANOS COMO FORMA DE\r\n ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA, ECONÔMICA E CULTURAL. O INTERESSE PELO TEMA SE DÁ COM O OBJETIVO DE\r\n COMPREENDER AS HERANÇAS HISTÓRICAS QUE MARCAM E PERPETUAM A DESIGUALDADE NAS REPRESENTAÇÕES DAS\r\n MULHERES. O REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO É PERTINENTE AO MOVIMENTO CONHECIDO COMO “ANNALES”, QUE\r\n DESCONSTRÓI A PRETENSÃO DA UNILATERALIDADE TEXTUAL DO DOCUMENTO, PROPONDO E CONTRIBUINDO PARA\r\n AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS, ALÉM DO CONCEITO COMO APORTE TEXTUAL, USADO POR VÁRIAS\r\n CORRENTES HISTORIOGRÁFICAS AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DA “HISTÓRIA CONHECIMENTO”, HISTÓRIA-CIÊNCIA.\r\n DESTA FORMA, JUSTIFICA-SE O LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE DOCUMENTAL, PORQUE PROVÉM DE UM TEMPO E DE UM\r\n ESPAÇO DETERMINADOS. NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO FRANCESA FILÓSOFOS ILUMINISTAS COMO JOHN LOCK (1986\r\n [1693]), JEAN JACQUES ROUSSEAU (1995 [1762]) E DENIS DIDEROT (1991 [1772]), CRÍTICOS DO PENSAMENTO\r\n CONSERVADOR E DE UMA SOCIEDADE DESIGUAL, NÃO PENSARAM EM INCLUIR AS MULHERES COMO PARTICIPANTES DA\r\n SOCIEDADE CIVIL. ESSA EXCLUSÃO POUCO CONDIZ COM A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO\r\n APROVADA PELA ASSEMBLEIA FRANCESA EM 1789, QUE PROCLAMA A IGUALDADE ENTRE TODOS OS INDIVÍDUOS.\r\n MESMO SE MOSTRANDO EM GUERRA CONTRA PRECONCEITOS E AS TRADIÇÕES, NÃO SE CONSTITUIU PARTE DO UNIVERSO DE ESTUDOS DESSES PENSADORES, QUE NÃO PAUTARAM ANÁLISE DA PRESENÇA E DO LUGAR DAS MULHERES NA\r\n ◀MESMO SE MOSTRANDO EM GUERRA CONTRA PRECONCEITOS E AS TRADIÇÕES, NÃO SE CONSTITUIU PARTE DO UNIVERSO DE ESTUDOS DESSES PENSADORES, QUE NÃO PAUTARAM ANÁLISE DA P ▶ SOCIEDADE FRANCESA NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO APESAR DE RESSALTAR SEUS OBJETIVOS POR IGUALDADE, LIBERDADE\r\n E AUTONOMIA, CONTINUANDO A DEFENDER QUE AS MULHERES ERAM INFERIORES E DEPENDENTES (MIRANDA, 2010).\r\n A PARTIR DE DISCUSSÕES DE CRISTIANI BERETA DA SILVA (2007) ENTENDEMOS QUE A MULHER TENDE A SER DESCRITA\r\n NA HISTÓRIA, E CONSEQUENTEMENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS, COMO COADJUVANTES. DESTE MODO, MICHELLE PERROT\r\n (2017) QUESTIONA SE AS MULHERES ENTÃO NÃO SERIAM “INDIVÍDUOS". PARA O FILOSOFO FRANCÊS MICHAEL FOUCAULT\r\n (1995) É NECESSÁRIO TRAZER PARA A “SUPERFÍCIE” TODOS AQUELES SABERES QUE POR VEZES FICARAM OBSCURECIDOS\r\n PELA HISTORIOGRAFIA E INVESTIGAR OS MECANISMOS DO PORQUÊ DETERMINADOS SABERES SE CONSOLIDAM ENQUANTO\r\n OUTROS NÃO. DESTA FORMA, A METODOLOGIA ADOTADA CONSISTE NA ANÁLISE DO CONTEÚDO DO TIPO CATEGORIAL\r\n (BARDIN, 2011), AO INVESTIGARMOS COMO OS LIVROS DIDÁTICOS ORGANIZAM E ABORDAM OS CONTEÚDOS SOBRE\r\n A REVOLUÇÃO FRANCESA E A PARTICIPAÇÃO OU EXCLUSÃO DAS MULHERES, AS QUAIS NÃO FORAM ENTENDIDAS COMO\r\n SUJEITO DE DIREITO PELA HISTORIOGRAFIA PRODUZIDA DESDE O SÉCULO XVIII ATÉ TEMPOS BEM RECENTES. ESSA NÃO\r\n REPRESENTAÇÃO FEMININA COMO FIGURAS DE DIREITO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS SE TORNA UM PROBLEMA, QUANDO\r\n CONSIDERAMOS QUE TAIS OBRAS COLABORAM PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. ASSIM, OPTAMOS POR\r\n TRABALHAR COM DUAS OBRAS ANTERIORES ÀS EDH (2012) E DUAS OBRAS POSTERIORES, AFIM DE TRAÇAR COMPARATIVOS\r\n MEDIANTE AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS, JÁ QUE IMPLEMENTAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS UMA EDUCAÇÃO EM\r\n DIREITOS HUMANOS REQUER A CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES PARA QUE O ENSINO, NESTE CASO O DE HISTÓRIA, SEJA\r\n COMPROMETIDO COM TODOS OS SUJEITOS HISTÓRICOS E NÃO APENAS COM ALGUNS. OU SEJA, A HISTÓRIA DAS MULHERES\r\n E O ENSINO DA DISCIPLINA HISTÓRIA PRECISAM ESTAR VINCULADOS, POIS É ESSENCIAL LEGITIMAR A HISTÓRIA DAS\r\n MULHERES COMO UMA CONSTRUÇÃO HUMANA IGUALMENTE IMPORTANTE. JOESSANE DE FREITAS SCHIMIDT (2012)\r\n ELUCIDA CONCEITOS REFERENTES AO LUGAR DA MULHER NA REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799), COMPREENDENDO OS\r\n DIFERENTES ESPAÇOS QUE ELAS OCUPARAM. DENTRO DESTE MOVIMENTO IDENTIFICAM-SE ALGUMAS DEFENSORAS DAS\r\n IGUALDADES DE GÊNERO, COMO OLYMPE DE GOUGES AUTORA DA “DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER E DA\r\n CIDADÔ (1791) EM SUA OBRA EXIGE STATUS DE COMPLETA ASSIMILAÇÃO JURÍDICA, POLÍTICA E SOCIAL PARA AS\r\n MULHERES. NESSE CONTEXTO, MARY WOLLSTONECRAFT TAMBÉM CONTRIBUI COM A “REIVINDICAÇÃO DOS DIREITOS\r\n DA MULHER” (2000 [1792]), ONDE CRIA AS BASES DA LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNERO EM 1792. TAIS AUTORAS\r\n NOS DÃO FUNDAMENTAÇÕES PARA CONCLUIR QUE HOUVE PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES NO MOVIMENTO DA\r\n REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799). ASSIM ESSE TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR COMO E SE O PAPEL FEMININO É\r\n ABORDADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, TAL IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA É FUNDAMENTAL VISTO QUE, O\r\n AMBIENTE ESCOLAR SE PRETENDE FORMADOR, HUMANO E CIDADÃO.\r\n \r\n REFERÊNCIAS:\r\n ARRUDA, JOSÉ JOBSON DE A. TODA A HISTÓRIA: HISTÓRIA GERAL E HISTÓRIA DO BRASIL. ED.12. SÃO PAULO:\r\n ÁTICA, 2003.\r\n BARDIN, L. (1977). ANÁLISE DE CONTEÚDO (LA RETO & A. PINHEIRO, TRADS.). LISBOA: EDIÇÕES 70.\r\n FERNANDES, 1998.\r\n BRAICK, PATRÍCIA RAMOS. ESTUDAR HISTÓRIA: DAS ORIGENS DO HOMEM À ERA DIGITAL. ED.2. SÃO PAULO:\r\n MODERNA, 2015.\r\n BOULOS, ALFREDO JUNIOR. HISTÓRIA: SOCIEDADE E CIDADANIA. ED.2. SÃO PAULO: FTD, 2016. \r\n COTRIM, GILBERTO. SABER E FAZER HISTÓRIA: HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL. ED.1. SÃO PAULO: SARAIVA, 1999.\r\n DIDEROT, DENIS DE. “SOBRE AS MULHERES”. IN: BADINTER, ELISABETH. O QUE É UMA MULHER? RIO DE\r\n JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 1991.\r\n FOUCAULT, MICHEL. AS PALAVRAS E AS COISAS. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1995.\r\n GOUGES, OLYMPE DE. DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER E DA CIDADÃ. IN: BIBLIOTECA VIRTUAL EM DIREITOS\r\n HUMANOS- USP. DISPONÍVEL EM:<BIBLIOTECA VIRTUAL DE DIREITOS HUMANOS DA USP - DECLARAÇÃO DOS\r\n DIREITOS DA MULHER E DA CIDADà - 1791 | DOCUMENTOS ANTERIORES À CRIAÇÃO DA SOCIEDADE DAS NAÇÕES (ATÉ\r\n 1919)> ACESSO EM 13 NOV. 2021.\r\n LOCKE, JOHN. PENSAMIENTOS SOBRE LA EDUCACIÓN. MADRID: EDICIONES AKAL, 1986.\r\n MIRANDA, DOS REIS, ANAIR. MARY WOLLSTONECRAFT E A REFLEXÃO SOBRE OS LIMITES DO PENSAMENTO LIBERAL\r\n E DEMOCRÁTICO A RESPEITO DOS DIREITOS FEMININOS (1759-1797). SÃO PAULO, 2010.\r\n PERROT, MICHELLE. OS EXCLUÍDOS DA HISTÓRIA: OPERÁRIOS, MULHERES E PRISIONEIROS. ED.7. RIO DE JANEIRO:\r\n PAZ E TERRA, 2017.\r\n ROUSSEAU, JEAN JACQUES. EMÍLIO; OU, DA EDUCAÇÃO. TRADUÇÃO DE SÉRGIO MILLIET. RIO DE BRASIL. ED.3.\r\n 1995.\r\n SILVA, CRISTIANI BERETA DA. O SABER HISTÓRICO ESCOLAR SOBRE AS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO NOS LIVROS\r\n DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. CADERNO ESPAÇO FEMININO. DISPONÍVEL EM:\r\n HTTPS://WWW.RESEARCHGATE.NET/PUBLICATION/277986746_O_SABER_HISTORICO_ESCOLAR_SOBRE_AS_MULHERES_\r\n E_RELACOES_DE_GENERO_NOS_LIVROS_DIDATICOS_DE_HISTORIA. ACESSO EM: 1 JAN. 2021.\r\n SCHMIDT, JOESSANE DE FREITAS. AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FRANCESA. REVISTA TTHEMA, [S. L.], 9 FEV.2002.\r\n WOLLTONECRAFT, MARY. VINDICACIÓN DE LOS DERECHOS DE LA MUJER. TRADUCIÓN DE CARMEN MARTINEZ\r\n GIMENO. MADRI: CÁTEDRA, 2000. DISPONÍVEL EM:\r\n HTTP://JZB.COM.ES/RESOURCES/VINDICACION_DERECHOS_MUJER_1792.PDF. ACESSO EM: 10 NOV. DE 2021. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DAS MULHERES, LIVRO DIDÁTICO, REVOLUÇÃO FRANCESA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA104_ID189921022022194511.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA ARAUJO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "ra111426@uem.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 85147 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 1899 "titulo" => """ UM ESTUDO SOBRE A NÃO INCLUSÃO DA MULHER COMO SUJEITO DE DIREITO NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799) EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA REDE\r\n PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MARINGÁ/PR """ "resumo" => """ RESUMO\r\n A HISTÓRIA DAS MULHERES VEM GANHANDO VISIBILIDADE NO CAMPO HISTORIOGRÁFICO NOS ÚLTIMOS ANOS. DESTA\r\n FORMA, COM A FINALIDADE DE CONTRIBUIR PARA O REFINAMENTO DAS ABORDAGENS ACERCA DESSE TEMA TÃO\r\n IMPORTANTE NOS DIAS ATUAIS, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR A NÃO INCLUSÃO DA MULHER COMO\r\n SUJEITO DE DIREITO NA REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799), EM LIVROS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA,\r\n UTILIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, NA REDE PÚBLICA DE MARINGÁ. OS LIVROS SELECIONADOS -“HISTÓRIA\r\n GERAL E DO BRASIL” (COTRIM, 1999), “ESTUDAR HISTÓRIA” (BRAICK, 2015), “HISTÓRIA: SOCIEDADE E\r\n CIDADANIA” (BOULOS, 2015), “TODA A HISTÓRIA” (ARRUDA, 2003), FAZEM PARTE DE COLEÇÕES EXAMINADAS\r\n E APROVADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ATRAVÉS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO\r\n (PNLD). DIANTE DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH/2012) QUE FORAM\r\n ESTABELECIDAS PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EM 2012, OPTAMOS POR TRABALHAR COM DOIS LIVROS\r\n ANTERIORES AO ANO DE 2012 E DOIS LIVROS POSTERIORES A ESSE ANO, VISTO QUE, O OBJETIVO CENTRAL DA EDH É A\r\n FORMAÇÃO PARA A VIDA E PARA A CONVIVÊNCIA, NO EXERCÍCIO COTIDIANO DOS DIREITOS HUMANOS COMO FORMA DE\r\n ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA, ECONÔMICA E CULTURAL. O INTERESSE PELO TEMA SE DÁ COM O OBJETIVO DE\r\n COMPREENDER AS HERANÇAS HISTÓRICAS QUE MARCAM E PERPETUAM A DESIGUALDADE NAS REPRESENTAÇÕES DAS\r\n MULHERES. O REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO É PERTINENTE AO MOVIMENTO CONHECIDO COMO “ANNALES”, QUE\r\n DESCONSTRÓI A PRETENSÃO DA UNILATERALIDADE TEXTUAL DO DOCUMENTO, PROPONDO E CONTRIBUINDO PARA\r\n AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS, ALÉM DO CONCEITO COMO APORTE TEXTUAL, USADO POR VÁRIAS\r\n CORRENTES HISTORIOGRÁFICAS AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DA “HISTÓRIA CONHECIMENTO”, HISTÓRIA-CIÊNCIA.\r\n DESTA FORMA, JUSTIFICA-SE O LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE DOCUMENTAL, PORQUE PROVÉM DE UM TEMPO E DE UM\r\n ESPAÇO DETERMINADOS. NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO FRANCESA FILÓSOFOS ILUMINISTAS COMO JOHN LOCK (1986\r\n [1693]), JEAN JACQUES ROUSSEAU (1995 [1762]) E DENIS DIDEROT (1991 [1772]), CRÍTICOS DO PENSAMENTO\r\n CONSERVADOR E DE UMA SOCIEDADE DESIGUAL, NÃO PENSARAM EM INCLUIR AS MULHERES COMO PARTICIPANTES DA\r\n SOCIEDADE CIVIL. ESSA EXCLUSÃO POUCO CONDIZ COM A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO\r\n APROVADA PELA ASSEMBLEIA FRANCESA EM 1789, QUE PROCLAMA A IGUALDADE ENTRE TODOS OS INDIVÍDUOS.\r\n MESMO SE MOSTRANDO EM GUERRA CONTRA PRECONCEITOS E AS TRADIÇÕES, NÃO SE CONSTITUIU PARTE DO UNIVERSO DE ESTUDOS DESSES PENSADORES, QUE NÃO PAUTARAM ANÁLISE DA PRESENÇA E DO LUGAR DAS MULHERES NA\r\n ◀MESMO SE MOSTRANDO EM GUERRA CONTRA PRECONCEITOS E AS TRADIÇÕES, NÃO SE CONSTITUIU PARTE DO UNIVERSO DE ESTUDOS DESSES PENSADORES, QUE NÃO PAUTARAM ANÁLISE DA P ▶ SOCIEDADE FRANCESA NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO APESAR DE RESSALTAR SEUS OBJETIVOS POR IGUALDADE, LIBERDADE\r\n E AUTONOMIA, CONTINUANDO A DEFENDER QUE AS MULHERES ERAM INFERIORES E DEPENDENTES (MIRANDA, 2010).\r\n A PARTIR DE DISCUSSÕES DE CRISTIANI BERETA DA SILVA (2007) ENTENDEMOS QUE A MULHER TENDE A SER DESCRITA\r\n NA HISTÓRIA, E CONSEQUENTEMENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS, COMO COADJUVANTES. DESTE MODO, MICHELLE PERROT\r\n (2017) QUESTIONA SE AS MULHERES ENTÃO NÃO SERIAM “INDIVÍDUOS". PARA O FILOSOFO FRANCÊS MICHAEL FOUCAULT\r\n (1995) É NECESSÁRIO TRAZER PARA A “SUPERFÍCIE” TODOS AQUELES SABERES QUE POR VEZES FICARAM OBSCURECIDOS\r\n PELA HISTORIOGRAFIA E INVESTIGAR OS MECANISMOS DO PORQUÊ DETERMINADOS SABERES SE CONSOLIDAM ENQUANTO\r\n OUTROS NÃO. DESTA FORMA, A METODOLOGIA ADOTADA CONSISTE NA ANÁLISE DO CONTEÚDO DO TIPO CATEGORIAL\r\n (BARDIN, 2011), AO INVESTIGARMOS COMO OS LIVROS DIDÁTICOS ORGANIZAM E ABORDAM OS CONTEÚDOS SOBRE\r\n A REVOLUÇÃO FRANCESA E A PARTICIPAÇÃO OU EXCLUSÃO DAS MULHERES, AS QUAIS NÃO FORAM ENTENDIDAS COMO\r\n SUJEITO DE DIREITO PELA HISTORIOGRAFIA PRODUZIDA DESDE O SÉCULO XVIII ATÉ TEMPOS BEM RECENTES. ESSA NÃO\r\n REPRESENTAÇÃO FEMININA COMO FIGURAS DE DIREITO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS SE TORNA UM PROBLEMA, QUANDO\r\n CONSIDERAMOS QUE TAIS OBRAS COLABORAM PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. ASSIM, OPTAMOS POR\r\n TRABALHAR COM DUAS OBRAS ANTERIORES ÀS EDH (2012) E DUAS OBRAS POSTERIORES, AFIM DE TRAÇAR COMPARATIVOS\r\n MEDIANTE AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS, JÁ QUE IMPLEMENTAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS UMA EDUCAÇÃO EM\r\n DIREITOS HUMANOS REQUER A CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES PARA QUE O ENSINO, NESTE CASO O DE HISTÓRIA, SEJA\r\n COMPROMETIDO COM TODOS OS SUJEITOS HISTÓRICOS E NÃO APENAS COM ALGUNS. OU SEJA, A HISTÓRIA DAS MULHERES\r\n E O ENSINO DA DISCIPLINA HISTÓRIA PRECISAM ESTAR VINCULADOS, POIS É ESSENCIAL LEGITIMAR A HISTÓRIA DAS\r\n MULHERES COMO UMA CONSTRUÇÃO HUMANA IGUALMENTE IMPORTANTE. JOESSANE DE FREITAS SCHIMIDT (2012)\r\n ELUCIDA CONCEITOS REFERENTES AO LUGAR DA MULHER NA REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799), COMPREENDENDO OS\r\n DIFERENTES ESPAÇOS QUE ELAS OCUPARAM. DENTRO DESTE MOVIMENTO IDENTIFICAM-SE ALGUMAS DEFENSORAS DAS\r\n IGUALDADES DE GÊNERO, COMO OLYMPE DE GOUGES AUTORA DA “DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER E DA\r\n CIDADÔ (1791) EM SUA OBRA EXIGE STATUS DE COMPLETA ASSIMILAÇÃO JURÍDICA, POLÍTICA E SOCIAL PARA AS\r\n MULHERES. NESSE CONTEXTO, MARY WOLLSTONECRAFT TAMBÉM CONTRIBUI COM A “REIVINDICAÇÃO DOS DIREITOS\r\n DA MULHER” (2000 [1792]), ONDE CRIA AS BASES DA LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNERO EM 1792. TAIS AUTORAS\r\n NOS DÃO FUNDAMENTAÇÕES PARA CONCLUIR QUE HOUVE PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES NO MOVIMENTO DA\r\n REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799). ASSIM ESSE TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR COMO E SE O PAPEL FEMININO É\r\n ABORDADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, TAL IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA É FUNDAMENTAL VISTO QUE, O\r\n AMBIENTE ESCOLAR SE PRETENDE FORMADOR, HUMANO E CIDADÃO.\r\n \r\n REFERÊNCIAS:\r\n ARRUDA, JOSÉ JOBSON DE A. TODA A HISTÓRIA: HISTÓRIA GERAL E HISTÓRIA DO BRASIL. ED.12. SÃO PAULO:\r\n ÁTICA, 2003.\r\n BARDIN, L. (1977). ANÁLISE DE CONTEÚDO (LA RETO & A. PINHEIRO, TRADS.). LISBOA: EDIÇÕES 70.\r\n FERNANDES, 1998.\r\n BRAICK, PATRÍCIA RAMOS. ESTUDAR HISTÓRIA: DAS ORIGENS DO HOMEM À ERA DIGITAL. ED.2. SÃO PAULO:\r\n MODERNA, 2015.\r\n BOULOS, ALFREDO JUNIOR. HISTÓRIA: SOCIEDADE E CIDADANIA. ED.2. SÃO PAULO: FTD, 2016. \r\n COTRIM, GILBERTO. SABER E FAZER HISTÓRIA: HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL. ED.1. SÃO PAULO: SARAIVA, 1999.\r\n DIDEROT, DENIS DE. “SOBRE AS MULHERES”. IN: BADINTER, ELISABETH. O QUE É UMA MULHER? RIO DE\r\n JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 1991.\r\n FOUCAULT, MICHEL. AS PALAVRAS E AS COISAS. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1995.\r\n GOUGES, OLYMPE DE. DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER E DA CIDADÃ. IN: BIBLIOTECA VIRTUAL EM DIREITOS\r\n HUMANOS- USP. DISPONÍVEL EM:<BIBLIOTECA VIRTUAL DE DIREITOS HUMANOS DA USP - DECLARAÇÃO DOS\r\n DIREITOS DA MULHER E DA CIDADà - 1791 | DOCUMENTOS ANTERIORES À CRIAÇÃO DA SOCIEDADE DAS NAÇÕES (ATÉ\r\n 1919)> ACESSO EM 13 NOV. 2021.\r\n LOCKE, JOHN. PENSAMIENTOS SOBRE LA EDUCACIÓN. MADRID: EDICIONES AKAL, 1986.\r\n MIRANDA, DOS REIS, ANAIR. MARY WOLLSTONECRAFT E A REFLEXÃO SOBRE OS LIMITES DO PENSAMENTO LIBERAL\r\n E DEMOCRÁTICO A RESPEITO DOS DIREITOS FEMININOS (1759-1797). SÃO PAULO, 2010.\r\n PERROT, MICHELLE. OS EXCLUÍDOS DA HISTÓRIA: OPERÁRIOS, MULHERES E PRISIONEIROS. ED.7. RIO DE JANEIRO:\r\n PAZ E TERRA, 2017.\r\n ROUSSEAU, JEAN JACQUES. EMÍLIO; OU, DA EDUCAÇÃO. TRADUÇÃO DE SÉRGIO MILLIET. RIO DE BRASIL. ED.3.\r\n 1995.\r\n SILVA, CRISTIANI BERETA DA. O SABER HISTÓRICO ESCOLAR SOBRE AS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO NOS LIVROS\r\n DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. CADERNO ESPAÇO FEMININO. DISPONÍVEL EM:\r\n HTTPS://WWW.RESEARCHGATE.NET/PUBLICATION/277986746_O_SABER_HISTORICO_ESCOLAR_SOBRE_AS_MULHERES_\r\n E_RELACOES_DE_GENERO_NOS_LIVROS_DIDATICOS_DE_HISTORIA. ACESSO EM: 1 JAN. 2021.\r\n SCHMIDT, JOESSANE DE FREITAS. AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FRANCESA. REVISTA TTHEMA, [S. L.], 9 FEV.2002.\r\n WOLLTONECRAFT, MARY. VINDICACIÓN DE LOS DERECHOS DE LA MUJER. TRADUCIÓN DE CARMEN MARTINEZ\r\n GIMENO. MADRI: CÁTEDRA, 2000. DISPONÍVEL EM:\r\n HTTP://JZB.COM.ES/RESOURCES/VINDICACION_DERECHOS_MUJER_1792.PDF. ACESSO EM: 10 NOV. DE 2021. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DAS MULHERES, LIVRO DIDÁTICO, REVOLUÇÃO FRANCESA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA104_ID189921022022194511.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA ARAUJO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "ra111426@uem.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ▶ <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ▶ <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e p&acir ▶ Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n ◀A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e p&acir ▶ Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n ◀Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições mat ▶ É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n ◀É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da ▶ A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n ◀A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de ▶ Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }