Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

FORMAÇÃO HUMANA DE BEBÊS E PROFESSORES EM AÇÕES DE EXTENSÃO: ESTUDOS E APROPRIAÇÕES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO HUMANA DE PROFESSORES E BEBÊS, APROPRIAÇÃO TEÓRICO-CIENTÍFICA, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, AÇÕES DE EXTENSÃO Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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EM TEMPOS DE PANDEMIA, O DESAFIO FOI A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A EFETIVIDADE DOS ESTUDOS E REFLEXÕES PARA FOMENTAR CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À ATIVIDADE DOCENTE, PERSPECTIVANDO QUALIFICAR OS MODOS DE SENTIR, AGIR E PENSAR DOS PROFISSIONAIS TRABALHADORES EM ESCOLAS DE BEBÊS E AQUELES EM FORMAÇÃO INICIAL, NO CASO GRADUANDOS DE UM DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNESP. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS, DESTACAM-SE: COMPREENDER O VALOR DA EDUCAÇÃO INTENCIONALMENTE VOLTADA À FORMAÇÃO HUMANA NA INFÂNCIA E REVISITAR\u{AD} AÇÕES VIVIDAS EM SITUAÇÕES DE RELAÇÕES COM BEBÊS À LUZ DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. A PRESENTE EXPOSIÇÃO TRAZ ASPECTOS DO PERCURSO VIVIDO, PARTICULARMENTE EXPLICITANDO O EXERCÍCIO DESCRITIVO E ARGUMENTATIVO EVIDENCIADO A PARTIR DOS ENCONTROS FORMATIVOS REALIZADOS COM A EQUIPE ESCOLAR, DA APROPRIAÇÃO DE FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA ADVINDA DE PRINCÍPIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DE REFLEXÕES SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES PRESENCIAIS ANTERIORES E TAMBÉM BASEADAS EM PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS ENVIADAS ÀS FAMÍLIAS. AO LONGO DE ENCONTROS FORMATIVOS SEMANAIS, REALIZADOS ENTRE OS MESES DE MARÇO E SETEMBRO DE 2021, FOI POSSÍVEL COMPOR TEMPOS EM AMBIENTES VIRTUAIS PARA DIÁLOGOS DIRIGIDOS À REFLEXÃO SOBRE O PAPEL E O LUGAR DO PROFESSOR E DEMAIS EDUCADORES ATUANTES NA ESCOLA DE BEBÊS, CONSIDERANDO A ATIVIDADE DE ESTUDOS COMO ESSENCIAL PARA QUALIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE. NESSES MOMENTOS, AS AÇÕES DE LEITURA, DISCUSSÕES, REFLEXÕES E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS VIVIDOS FOMENTARAM NOVOS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO LUGAR AUTORAL E ATIVO DE PROFESSORES, BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENINAS E SE REVELARAM COMO ESSENCIAIS PARA PLANEJAMENTOS E ORGANIZAÇÕES SISTEMÁTICAS E INTENCIONAIS DE ESPAÇOS E TEMPOS PARA A GARANTIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS DA INFÂNCIA BRASILEIRA: BRINCAR; TER ATENÇÃO INDIVIDUAL; CONVIVER EM AMBIENTES ACONCHEGANTES,  SEGUROS E ESTIMULANTES;  TER CONTATO COM A NATUREZA;  DESENVOLVER CURIOSIDADE,  IMAGINAÇÃO E FORMAS DE EXPRESSÃO; EXPRESSAR SENTIMENTOS; VIVENCIAR ESPECIAL ATENÇÃO DURANTE O PERÍODO DE RETORNO PRESENCIAL ÀS ESCOLAS PÓS-PANDEMIA; PARTICIPAR DE SITUAÇÕES PROPÍCIAS À PROTEÇÃO,  AO AFETO E À AMIZADE, POR EXEMPLO. UM DOS ARGUMENTOS TEÓRICOS ORIENTADORES DOS TRABALHOS REALIZADOS É QUE A RELAÇÃO ATIVA DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENINAS COM AS PESSOAS DO ENTORNO E COM MATERIAIS DIVERSOS PARA MANIPULAÇÃO TORNA-SE POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DE MODOS DE EXPLORAÇÃO OBJETAL E RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS E DELAS COM OS ADULTOS DE SEU ENTORNO, CONTRIBUINDO, DECISIVA E EFICAZMENTE, PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA NO INÍCIO DA VIDA. ISSO SIGNIFICOU REVISITAR CONCEITOS, AÇÕES E CONDUTAS EDUCATIVAS ATENTANDO-SE PARA O VALOR ÚNICO E ESPECIAL DA EDUCAÇÃO DA PESSOA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA VIDA. NESTA LÓGICA, CONHECER DE QUE FORMA AS CRIANÇAS MENORES DE TRÊS ANOS APRENDEM E SE DESENVOLVEM PODE ORIENTAR AS ESCOLHAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA CRIAR CONDIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, CAPAZ DE TORNAR CADA UMA DELAS UM SUJEITO ATIVO NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS E VIVIDAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA. ESSE PROCESSO EDUCATIVO DIRIGIDO À HUMANIZAÇÃO NESSE MOMENTO DA VIDA, VOLTA-SE AO DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES TAIS COMO A FALA, FORMAS CADA VEZ MAIS SOFISTICADAS DE ATENÇÃO, PERCEPÇÃO E MEMÓRIA, A CONCENTRAÇÃO, AS EMOÇÕES, FORMANDO, ASSIM, A INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS PEQUENININHAS. OS ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS TRADUZIRAM-SE EM AÇÕES PERIÓDICAS FUNDAMENTADAS EM LEITURAS E REFLEXÕES INDIVIDUAIS DE TEXTOS FOCADOS EM ESPECIFICIDADES DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA E TAMBÉM NAQUELAS RELACIONADAS ÀS PARTICULARIDADES DA DOCÊNCIA NESSE MOMENTO DA INFÂNCIA. ESSAS AÇÕES FORAM SOMADAS E AMPLIADAS EM EVENTOS FORMATIVOS ORGANIZADOS EM SESSÕES REMOTAS SEMANAIS COM O GRUPO DE PROFISSIONAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR, PROFESSORA ORIENTADORA DA UNIVERSIDADE E PELAS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIAS DO NÚCLEO DE ENSINO E RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESSES MOMENTOS FORAM CONDUZIDOS PELA APROXIMAÇÃO E APROFUNDAMENTOS ACERCA DE PRINCÍPIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E EM DIREITOS FUNDAMENTAIS DA INFÂNCIA BRASILEIRA. VALE RESSALTAR TAMBÉM QUE AS VIVÊNCIAS DESENVOLVERAM-SE PAUTADAS EM POEMAS, IMAGENS E VÍDEOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM AS CRIANÇAS, DENTRE OUTRAS METÁFORAS SUBSTANCIAIS PARA REFLEXÕES DE CONCEITOS TAIS COMO DESENVOLVIMENTO HUMANO, FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES, AÇÕES MEDIADORAS, ACOLHIMENTO, ESCUTA, DOCÊNCIA, ATIVIDADE HUMANA. TODO O PERCURSO REVELOU-SE COMO POTENTE POSSIBILIDADE PARA TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PAPEL VITAL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE MARCAS DO HUMANO EM CADA PESSOA, CONSIDERANDO A ATIVIDADE DE QUEM EDUCA E QUEM APRENDE E A DIALETICIDADE DESSE COMPLEXO PROCESSO DIRIGIDO À FORMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE INFANTIL EM SUAS MÁXIMAS POSSIBILIDADES E A COMPOSIÇÃO DE CONTEXTOS PARA RELAÇÕES HUMANAS COM AS CRIANÇAS E DELAS COM OS OBJETOS DA CULTURA. EM ACRÉSCIMO, OS RESULTADOS APONTAM PARA UM TRAJETO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ORIENTADOR DE APROPRIAÇÕES E OBJETIVAÇÕES DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS CAPAZES DE ELEVAR AS CONDIÇÕES DE AUTORIA DOCENTE, TRADUZIDA EM SITUAÇÕES EDUCATIVAS MOBILIZADORAS DE PROCESSOS DE HUMANIZAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA. FIRMA-SE, PORTANTO, POR MEIO DESSAS AÇÕES, O EFETIVO VALOR DA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEDIANTE PROJETOS DE EXTENSÃO E DE ENSINO POSSÍVEIS PELO NÚCLEO DE ENSINO E PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
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                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
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                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

TRATA-SE DE ARTIGO BASEADO EM VIVÊNCIAS JUNTO AO NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP. AS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS E AQUELAS EM ANDAMENTO TÊM A PARCERIA DE PROFESSORES, EDUCADORES E EQUIPE GESTORA DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DEDICADA À EDUCAÇÃO DE BEBÊS DE ATÉ DOIS ANOS LOCALIZADA NA ZONA SUL DA CIDADE. O OBJETIVO DAS AÇÕES FOI CONSTITUIR TEMPOS E CONDIÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO TEÓRICA-CIENTÍFICA DOS ENVOLVIDOS, CONSIDERANDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE BOLSISTAS ATUANTES NO PROJETO, EM ANDAMENTO, INTITULADO: AMBIENTES ACONCHEGANTES E ESTIMULANTES COMO POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE CRIANÇAS DE ATÉ DOIS ANOS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. EM TEMPOS DE PANDEMIA, O DESAFIO FOI A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A EFETIVIDADE DOS ESTUDOS E REFLEXÕES PARA FOMENTAR CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À ATIVIDADE DOCENTE, PERSPECTIVANDO QUALIFICAR OS MODOS DE SENTIR, AGIR E PENSAR DOS PROFISSIONAIS TRABALHADORES EM ESCOLAS DE BEBÊS E AQUELES EM FORMAÇÃO INICIAL, NO CASO GRADUANDOS DE UM DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNESP. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS, DESTACAM-SE: COMPREENDER O VALOR DA EDUCAÇÃO INTENCIONALMENTE VOLTADA À FORMAÇÃO HUMANA NA INFÂNCIA E REVISITAR­ AÇÕES VIVIDAS EM SITUAÇÕES DE RELAÇÕES COM BEBÊS À LUZ DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. A PRESENTE EXPOSIÇÃO TRAZ ASPECTOS DO PERCURSO VIVIDO, PARTICULARMENTE EXPLICITANDO O EXERCÍCIO DESCRITIVO E ARGUMENTATIVO EVIDENCIADO A PARTIR DOS ENCONTROS FORMATIVOS REALIZADOS COM A EQUIPE ESCOLAR, DA APROPRIAÇÃO DE FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA ADVINDA DE PRINCÍPIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DE REFLEXÕES SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES PRESENCIAIS ANTERIORES E TAMBÉM BASEADAS EM PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS ENVIADAS ÀS FAMÍLIAS. AO LONGO DE ENCONTROS FORMATIVOS SEMANAIS, REALIZADOS ENTRE OS MESES DE MARÇO E SETEMBRO DE 2021, FOI POSSÍVEL COMPOR TEMPOS EM AMBIENTES VIRTUAIS PARA DIÁLOGOS DIRIGIDOS À REFLEXÃO SOBRE O PAPEL E O LUGAR DO PROFESSOR E DEMAIS EDUCADORES ATUANTES NA ESCOLA DE BEBÊS, CONSIDERANDO A ATIVIDADE DE ESTUDOS COMO ESSENCIAL PARA QUALIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE. NESSES MOMENTOS, AS AÇÕES DE LEITURA, DISCUSSÕES, REFLEXÕES E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS VIVIDOS FOMENTARAM NOVOS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO LUGAR AUTORAL E ATIVO DE PROFESSORES, BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENINAS E SE REVELARAM COMO ESSENCIAIS PARA PLANEJAMENTOS E ORGANIZAÇÕES SISTEMÁTICAS E INTENCIONAIS DE ESPAÇOS E TEMPOS PARA A GARANTIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS DA INFÂNCIA BRASILEIRA: BRINCAR; TER ATENÇÃO INDIVIDUAL; CONVIVER EM AMBIENTES ACONCHEGANTES, SEGUROS E ESTIMULANTES; TER CONTATO COM A NATUREZA; DESENVOLVER CURIOSIDADE, IMAGINAÇÃO E FORMAS DE EXPRESSÃO; EXPRESSAR SENTIMENTOS; VIVENCIAR ESPECIAL ATENÇÃO DURANTE O PERÍODO DE RETORNO PRESENCIAL ÀS ESCOLAS PÓS-PANDEMIA; PARTICIPAR DE SITUAÇÕES PROPÍCIAS À PROTEÇÃO, AO AFETO E À AMIZADE, POR EXEMPLO. UM DOS ARGUMENTOS TEÓRICOS ORIENTADORES DOS TRABALHOS REALIZADOS É QUE A RELAÇÃO ATIVA DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENINAS COM AS PESSOAS DO ENTORNO E COM MATERIAIS DIVERSOS PARA MANIPULAÇÃO TORNA-SE POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DE MODOS DE EXPLORAÇÃO OBJETAL E RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS E DELAS COM OS ADULTOS DE SEU ENTORNO, CONTRIBUINDO, DECISIVA E EFICAZMENTE, PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA NO INÍCIO DA VIDA. ISSO SIGNIFICOU REVISITAR CONCEITOS, AÇÕES E CONDUTAS EDUCATIVAS ATENTANDO-SE PARA O VALOR ÚNICO E ESPECIAL DA EDUCAÇÃO DA PESSOA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA VIDA. NESTA LÓGICA, CONHECER DE QUE FORMA AS CRIANÇAS MENORES DE TRÊS ANOS APRENDEM E SE DESENVOLVEM PODE ORIENTAR AS ESCOLHAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA CRIAR CONDIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, CAPAZ DE TORNAR CADA UMA DELAS UM SUJEITO ATIVO NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS E VIVIDAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA. ESSE PROCESSO EDUCATIVO DIRIGIDO À HUMANIZAÇÃO NESSE MOMENTO DA VIDA, VOLTA-SE AO DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES TAIS COMO A FALA, FORMAS CADA VEZ MAIS SOFISTICADAS DE ATENÇÃO, PERCEPÇÃO E MEMÓRIA, A CONCENTRAÇÃO, AS EMOÇÕES, FORMANDO, ASSIM, A INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS PEQUENININHAS. OS ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS TRADUZIRAM-SE EM AÇÕES PERIÓDICAS FUNDAMENTADAS EM LEITURAS E REFLEXÕES INDIVIDUAIS DE TEXTOS FOCADOS EM ESPECIFICIDADES DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA E TAMBÉM NAQUELAS RELACIONADAS ÀS PARTICULARIDADES DA DOCÊNCIA NESSE MOMENTO DA INFÂNCIA. ESSAS AÇÕES FORAM SOMADAS E AMPLIADAS EM EVENTOS FORMATIVOS ORGANIZADOS EM SESSÕES REMOTAS SEMANAIS COM O GRUPO DE PROFISSIONAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR, PROFESSORA ORIENTADORA DA UNIVERSIDADE E PELAS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIAS DO NÚCLEO DE ENSINO E RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 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EM ACRÉSCIMO, OS RESULTADOS APONTAM PARA UM TRAJETO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ORIENTADOR DE APROPRIAÇÕES E OBJETIVAÇÕES DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS CAPAZES DE ELEVAR AS CONDIÇÕES DE AUTORIA DOCENTE, TRADUZIDA EM SITUAÇÕES EDUCATIVAS MOBILIZADORAS DE PROCESSOS DE HUMANIZAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA. FIRMA-SE, PORTANTO, POR MEIO DESSAS AÇÕES, O EFETIVO VALOR DA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEDIANTE PROJETOS DE EXTENSÃO E DE ENSINO POSSÍVEIS PELO NÚCLEO DE ENSINO E PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

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