AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NAS EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - ENALIC
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85136 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 1620 "titulo" => "AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NAS EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - ENALIC" "resumo" => "A INVESTIGAÇÃO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÃO É RECENTE E APRESENTA, AINDA NA ATUALIDADE, DIVERSAS POSSIBILIDADES DE INVESTIGAÇÃO. O TRABALHO EXPÕE O RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA NAS EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS – ENALIC, FAZENDO UM RECORTE PARA A DISCUSSÃO DAS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES (LI). CONFORME LUZ (2018) “AS LI SÃO CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EM NÍVEL SUPERIOR, CONSTITUÍDOS POR ÁREAS DO CONHECIMENTO E TÊM COMO PREMISSA A INTERDISCIPLINARIDADE”. NESSE SENTIDO, INTERESSOU SABER: COMO TÊM SIDO DISCUTIDAS AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NESSE ESPAÇO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, QUE É O ENALIC? QUE ASPECTOS TÊM SIDO OBSERVADOS SOBRE ESTA TEMÁTICA NESSES ESTUDOS E PESQUISAS? OS OBJETIVOS PARA A REALIZAÇÃO DA PRESENTE PESQUISA CONSISTIRAM EM SISTEMATIZAR E ANALISAR O ESPAÇO DA TEMÁTICA NAS EDIÇÕES DO EVENTO, BEM COMO IDENTIFICAR AS LACUNAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA. ADEMAIS, ESSES MAPEAMENTOS SÃO IMPORTANTES PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DO CAMPO DE CONHECIMENTO, ALÉM DE FORNECER ELEMENTOS PARA APERFEIÇOAR A PESQUISA NO CAMPO DO SABER. (ANDRÉ, 2009). ESTE TRABALHO AINDA, DE FORMA PRELIMINAR, BUSCA APRESENTAR UM BREVE CONTEXTO HISTÓRICO DO EVENTO. O CAMINHO METODOLÓGICO SEGUIDO PARA DESENVOLVER O ESTUDO ORA APRESENTADO REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS, A SABER: INICIALMENTE, DEFINIU-SE OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS A SEREM ANALISADOS. PARA ISSO, DELIMITOU-SE QUATRO PALAVRAS-CHAVE OU TERMOS, JUSTIFICADAS A SEGUIR: A) “LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR”- A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE POR SER A TERMINOLOGIA MAIS COMUM DOS CURSOS INVESTIGADOS PELO PRESENTE TRABALHO; B) “LICENCIATURA INTE” – A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO DEVE-SE AO FATO DE BUSCAR CAPTURAR OUTROS TRABALHOS QUE NÃO TENHAM SIDO APONTADOS NA PRIMEIRA BUSCA; C) “LICENCIATURA PLENA” – A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE NA CONSTATAÇÃO DE ENCONTRÁ-LO CITADO EM TRABALHOS DO EVENTO, POR VEZES REFERINDO-SE ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES E, D) “LICENCIATURA EM”- A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE NA CONSTATAÇÃO DE ENCONTRÁ-LO CITADO EM TRABALHOS DO EVENTO, POR VEZES REFERINDO-SE ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. FORAM ANALISADOS SOMENTE OS TRABALHOS QUE SE REFERIAM ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES OFERTADAS PELAS UNIVERSIDADES, ESTAS FUNDADAS NO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, E, NESTE TRABALHO, ENTENDIDAS COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DEFINIDO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS, PASSOU-SE, NUM SEGUNDO MOMENTO, PARA O LEVANTAMENTO DOCUMENTAL (BRZEZINSKI, 2006). O LEVANTAMENTO DOCUMENTAL CONSISTIU NA SELEÇÃO DE TODOS OS TRABALHOS QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS. PARA EMPREENDER O LEVANTAMENTO DOCUMENTAL, FOI REALIZADA UMA AMPLA CONSULTA AOS SITES E ANAIS DAS EDIÇÕES DO EVENTO. FORAM CONSULTADOS TÍTULOS E RESUMOS DA APRESENTAÇÃO DO EVENTO, DA PROGRAMAÇÃO, DAS OFICINAS E DOS TRABALHOS APRESENTADOS. COM RELAÇÃO AO PRIMEIRO ENCONTRO, REALIZADO EM 2010, NÃO ENCONTRAMOS SITE, SOMENTE MENÇÃO AO TEMA DO ENCONTRO QUE CENTROU SUAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES NAS ESTRUTURAS CURRICULARES, PRIORIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO. O SEGUNDO ENALIC, REALIZADO EM 2011, TEVE COMO TEMA OS “AVANÇOS, IMPASSES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL”. EMBORA TENHAMOS ENCONTRADO O SITE DO EVENTO, FOI DISPONIBILIZADA SOMENTE A PROGRAMAÇÃO COM OS TÍTULOS DOS TRABALHOS E DAS ATIVIDADES REALIZADAS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO, CONSTA A REALIZAÇÃO DE UMA MESA TEMÁTICA ESPECÍFICA SOBRE AS LICENCIATURAS. JÁ NA ANÁLISE DOS TÍTULOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS, ENCONTROU-SE APENAS UM TRABALHO. NA TERCEIRA EDIÇÃO, REALIZADA EM 2012, TEVE COMO TEMA “DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR”. NO TERCEIRO ENALIC, ASSIM COMO NO SEGUNDO, DISPONIBILIZARAM NO SITE SOMENTE A PROGRAMAÇÃO COM OS TÍTULOS DOS TRABALHOS E DAS ATIVIDADES REALIZADAS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO, CONSTA A REALIZAÇÃO DE UM GRUPO DE TRABALHO ESPECÍFICO SOBRE AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. JÁ NA ANÁLISE DOS TÍTULOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS, ENCONTROU-SE SOMENTE UM TRABALHO. O QUARTO ENALIC, REALIZADO EM 2013, O TEMA FOI “A BONITEZA DE ENSINAR E A IDENTIDADE DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS. NESSE EVENTO, ENCONTROU-SE 15 TRABALHOS. A QUINTA EDIÇÃO REALIZADA EM 2014 TEVE COMO TEMA “PROFESSORES EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO: MEDIAÇÕES, PRÁXIS E SABERES DOCENTES”. NO SITE DESSA EDIÇÃO FOI POSSÍVEL ENCONTRAR A PROGRAMAÇÃO, O CADERNO DE RESUMOS E OS ANAIS COM OS TRABALHOS COMPLETOS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO DO V ENALIC, APARECERAM DUAS MESAS-REDONDAS QUE DISCUTIRAM AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. NESSA EDIÇÃO, ENCONTRAMOS 53 TRABALHOS QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS. DESSES, 42 TRABALHOS TROUXERAM ANÁLISES DE RELATOS DE PRÁTICAS REALIZADAS POR ALUNOS DE CURSOS INTERDISCIPLINARES INTEGRANTES DO PIBID. DENTRE ELES, SOMENTE DOIS PROCURARAM ANALISAR OS CURSOS DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR. NO SEXTO ENALIC, REALIZADO EM 2016, O TEMA FOI “DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DOS ESPAÇOSTEMPOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS E A LISTAGEM DAS OFICINAS REALIZADAS. A PARTIR DESSA EDIÇÃO, O EVENTO PASSA A CONTAR COM A OFERTA DE OFICINAS. NA OITAVA EDIÇÃO, REALIZADA EM 2018, FOI AGREGRADO AO EVENTO, ALÉM DO VI SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, O I SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. NESTA EDIÇÃO, O TEMA DO EVENTO FOI “EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS E A LISTAGEM DAS OFICINAS REALIZADAS. AO ANALISAR AS EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS – ENALIC BUSCOU-SE ENCONTRAR EVIDÊNCIAS DE COMO TÊM SIDO DISCUTIDAS AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NESSE ESPAÇO, OU MESMO QUE ASPECTOS TÊM SIDO OBSERVADOS SOBRE ESTA TEMÁTICA. É PRECISO SALIENTAR QUE A DIFICULDADE DE ACESSO ÀS PRIMEIRAS EDIÇÕES DO EVENTO FRAGILIZA AS ANÁLISES REALIZADAS, ENTRETANTO, ISSO NÃO COMPROMETE O PANORAMA DO EVENTO SOBRE A TEMÁTICA. SEM ESGOTAR A ANÁLISE, É POSSÍVEL ANUNCIAR ALGUNS CONSENSOS PROVISÓRIOS, TAIS COMO: É UM EVENTO RELATIVAMENTE NOVO NO MEIO ACADÊMICO, MAS QUE TEM GANHADO NOTORIEDADE, POIS A CADA EDIÇÃO O NÚMERO DE TRABALHOS TEM AUMENTADO; OS POUCOS ESTUDOS SOBRE AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES EVIDENCIAM UMA LACUNA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AO ESTUDO DO PRÓPRIO CURSO. FICA EVIDENTE TAMBÉM UMA PLURALIDADE DE NOMENCLATURAS, DIVERGÊNCIAS DE NOMENCLATURAS E DE ORGANIZAÇÕES CURRICULARES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => "LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA103_ID162025022022090828.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SOUZA DA LUZ" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alineluz.ufrgs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIPAMPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85136 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 1620 "titulo" => "AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NAS EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - ENALIC" "resumo" => "A INVESTIGAÇÃO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÃO É RECENTE E APRESENTA, AINDA NA ATUALIDADE, DIVERSAS POSSIBILIDADES DE INVESTIGAÇÃO. O TRABALHO EXPÕE O RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA NAS EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS – ENALIC, FAZENDO UM RECORTE PARA A DISCUSSÃO DAS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES (LI). CONFORME LUZ (2018) “AS LI SÃO CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EM NÍVEL SUPERIOR, CONSTITUÍDOS POR ÁREAS DO CONHECIMENTO E TÊM COMO PREMISSA A INTERDISCIPLINARIDADE”. NESSE SENTIDO, INTERESSOU SABER: COMO TÊM SIDO DISCUTIDAS AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NESSE ESPAÇO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, QUE É O ENALIC? QUE ASPECTOS TÊM SIDO OBSERVADOS SOBRE ESTA TEMÁTICA NESSES ESTUDOS E PESQUISAS? OS OBJETIVOS PARA A REALIZAÇÃO DA PRESENTE PESQUISA CONSISTIRAM EM SISTEMATIZAR E ANALISAR O ESPAÇO DA TEMÁTICA NAS EDIÇÕES DO EVENTO, BEM COMO IDENTIFICAR AS LACUNAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA. ADEMAIS, ESSES MAPEAMENTOS SÃO IMPORTANTES PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DO CAMPO DE CONHECIMENTO, ALÉM DE FORNECER ELEMENTOS PARA APERFEIÇOAR A PESQUISA NO CAMPO DO SABER. (ANDRÉ, 2009). ESTE TRABALHO AINDA, DE FORMA PRELIMINAR, BUSCA APRESENTAR UM BREVE CONTEXTO HISTÓRICO DO EVENTO. O CAMINHO METODOLÓGICO SEGUIDO PARA DESENVOLVER O ESTUDO ORA APRESENTADO REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS, A SABER: INICIALMENTE, DEFINIU-SE OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS A SEREM ANALISADOS. PARA ISSO, DELIMITOU-SE QUATRO PALAVRAS-CHAVE OU TERMOS, JUSTIFICADAS A SEGUIR: A) “LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR”- A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE POR SER A TERMINOLOGIA MAIS COMUM DOS CURSOS INVESTIGADOS PELO PRESENTE TRABALHO; B) “LICENCIATURA INTE” – A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO DEVE-SE AO FATO DE BUSCAR CAPTURAR OUTROS TRABALHOS QUE NÃO TENHAM SIDO APONTADOS NA PRIMEIRA BUSCA; C) “LICENCIATURA PLENA” – A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE NA CONSTATAÇÃO DE ENCONTRÁ-LO CITADO EM TRABALHOS DO EVENTO, POR VEZES REFERINDO-SE ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES E, D) “LICENCIATURA EM”- A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE NA CONSTATAÇÃO DE ENCONTRÁ-LO CITADO EM TRABALHOS DO EVENTO, POR VEZES REFERINDO-SE ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. FORAM ANALISADOS SOMENTE OS TRABALHOS QUE SE REFERIAM ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES OFERTADAS PELAS UNIVERSIDADES, ESTAS FUNDADAS NO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, E, NESTE TRABALHO, ENTENDIDAS COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DEFINIDO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS, PASSOU-SE, NUM SEGUNDO MOMENTO, PARA O LEVANTAMENTO DOCUMENTAL (BRZEZINSKI, 2006). O LEVANTAMENTO DOCUMENTAL CONSISTIU NA SELEÇÃO DE TODOS OS TRABALHOS QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS. PARA EMPREENDER O LEVANTAMENTO DOCUMENTAL, FOI REALIZADA UMA AMPLA CONSULTA AOS SITES E ANAIS DAS EDIÇÕES DO EVENTO. FORAM CONSULTADOS TÍTULOS E RESUMOS DA APRESENTAÇÃO DO EVENTO, DA PROGRAMAÇÃO, DAS OFICINAS E DOS TRABALHOS APRESENTADOS. COM RELAÇÃO AO PRIMEIRO ENCONTRO, REALIZADO EM 2010, NÃO ENCONTRAMOS SITE, SOMENTE MENÇÃO AO TEMA DO ENCONTRO QUE CENTROU SUAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES NAS ESTRUTURAS CURRICULARES, PRIORIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO. O SEGUNDO ENALIC, REALIZADO EM 2011, TEVE COMO TEMA OS “AVANÇOS, IMPASSES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL”. EMBORA TENHAMOS ENCONTRADO O SITE DO EVENTO, FOI DISPONIBILIZADA SOMENTE A PROGRAMAÇÃO COM OS TÍTULOS DOS TRABALHOS E DAS ATIVIDADES REALIZADAS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO, CONSTA A REALIZAÇÃO DE UMA MESA TEMÁTICA ESPECÍFICA SOBRE AS LICENCIATURAS. JÁ NA ANÁLISE DOS TÍTULOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS, ENCONTROU-SE APENAS UM TRABALHO. NA TERCEIRA EDIÇÃO, REALIZADA EM 2012, TEVE COMO TEMA “DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR”. NO TERCEIRO ENALIC, ASSIM COMO NO SEGUNDO, DISPONIBILIZARAM NO SITE SOMENTE A PROGRAMAÇÃO COM OS TÍTULOS DOS TRABALHOS E DAS ATIVIDADES REALIZADAS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO, CONSTA A REALIZAÇÃO DE UM GRUPO DE TRABALHO ESPECÍFICO SOBRE AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. JÁ NA ANÁLISE DOS TÍTULOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS, ENCONTROU-SE SOMENTE UM TRABALHO. O QUARTO ENALIC, REALIZADO EM 2013, O TEMA FOI “A BONITEZA DE ENSINAR E A IDENTIDADE DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS. NESSE EVENTO, ENCONTROU-SE 15 TRABALHOS. A QUINTA EDIÇÃO REALIZADA EM 2014 TEVE COMO TEMA “PROFESSORES EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO: MEDIAÇÕES, PRÁXIS E SABERES DOCENTES”. NO SITE DESSA EDIÇÃO FOI POSSÍVEL ENCONTRAR A PROGRAMAÇÃO, O CADERNO DE RESUMOS E OS ANAIS COM OS TRABALHOS COMPLETOS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO DO V ENALIC, APARECERAM DUAS MESAS-REDONDAS QUE DISCUTIRAM AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. NESSA EDIÇÃO, ENCONTRAMOS 53 TRABALHOS QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS. DESSES, 42 TRABALHOS TROUXERAM ANÁLISES DE RELATOS DE PRÁTICAS REALIZADAS POR ALUNOS DE CURSOS INTERDISCIPLINARES INTEGRANTES DO PIBID. DENTRE ELES, SOMENTE DOIS PROCURARAM ANALISAR OS CURSOS DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR. NO SEXTO ENALIC, REALIZADO EM 2016, O TEMA FOI “DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DOS ESPAÇOSTEMPOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS E A LISTAGEM DAS OFICINAS REALIZADAS. A PARTIR DESSA EDIÇÃO, O EVENTO PASSA A CONTAR COM A OFERTA DE OFICINAS. NA OITAVA EDIÇÃO, REALIZADA EM 2018, FOI AGREGRADO AO EVENTO, ALÉM DO VI SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, O I SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. NESTA EDIÇÃO, O TEMA DO EVENTO FOI “EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS E A LISTAGEM DAS OFICINAS REALIZADAS. AO ANALISAR AS EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS – ENALIC BUSCOU-SE ENCONTRAR EVIDÊNCIAS DE COMO TÊM SIDO DISCUTIDAS AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NESSE ESPAÇO, OU MESMO QUE ASPECTOS TÊM SIDO OBSERVADOS SOBRE ESTA TEMÁTICA. É PRECISO SALIENTAR QUE A DIFICULDADE DE ACESSO ÀS PRIMEIRAS EDIÇÕES DO EVENTO FRAGILIZA AS ANÁLISES REALIZADAS, ENTRETANTO, ISSO NÃO COMPROMETE O PANORAMA DO EVENTO SOBRE A TEMÁTICA. SEM ESGOTAR A ANÁLISE, É POSSÍVEL ANUNCIAR ALGUNS CONSENSOS PROVISÓRIOS, TAIS COMO: É UM EVENTO RELATIVAMENTE NOVO NO MEIO ACADÊMICO, MAS QUE TEM GANHADO NOTORIEDADE, POIS A CADA EDIÇÃO O NÚMERO DE TRABALHOS TEM AUMENTADO; OS POUCOS ESTUDOS SOBRE AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES EVIDENCIAM UMA LACUNA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AO ESTUDO DO PRÓPRIO CURSO. FICA EVIDENTE TAMBÉM UMA PLURALIDADE DE NOMENCLATURAS, DIVERGÊNCIAS DE NOMENCLATURAS E DE ORGANIZAÇÕES CURRICULARES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => "LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA103_ID162025022022090828.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SOUZA DA LUZ" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alineluz.ufrgs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIPAMPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }