Artigo E-book VIII ENALIC

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ISBN: 978-65-86901-58-0

AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NAS EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - ENALIC

Palavra-chaves: LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, , Comunicação Oral (CO) ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
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ADEMAIS, ESSES MAPEAMENTOS SÃO IMPORTANTES PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DO CAMPO DE CONHECIMENTO, ALÉM DE FORNECER ELEMENTOS PARA APERFEIÇOAR A PESQUISA NO CAMPO DO SABER. (ANDRÉ, 2009). ESTE TRABALHO AINDA, DE FORMA PRELIMINAR, BUSCA APRESENTAR UM BREVE CONTEXTO HISTÓRICO DO EVENTO. O CAMINHO METODOLÓGICO SEGUIDO PARA DESENVOLVER O ESTUDO ORA APRESENTADO REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS, A SABER: INICIALMENTE, DEFINIU-SE OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS A SEREM ANALISADOS. PARA ISSO, DELIMITOU-SE QUATRO PALAVRAS-CHAVE OU TERMOS, JUSTIFICADAS A SEGUIR: A) “LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR”- A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE POR SER A TERMINOLOGIA MAIS COMUM DOS CURSOS INVESTIGADOS PELO PRESENTE TRABALHO; B) “LICENCIATURA INTE” – A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO DEVE-SE AO FATO DE BUSCAR CAPTURAR OUTROS TRABALHOS QUE NÃO TENHAM SIDO APONTADOS NA PRIMEIRA BUSCA; C) “LICENCIATURA PLENA” – A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE NA CONSTATAÇÃO DE ENCONTRÁ-LO CITADO EM TRABALHOS DO EVENTO, POR VEZES REFERINDO-SE ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES E, D) “LICENCIATURA EM”- A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE NA CONSTATAÇÃO DE ENCONTRÁ-LO CITADO EM TRABALHOS DO EVENTO, POR VEZES REFERINDO-SE ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. FORAM ANALISADOS SOMENTE OS TRABALHOS QUE SE REFERIAM ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES OFERTADAS PELAS UNIVERSIDADES, ESTAS FUNDADAS NO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, E, NESTE TRABALHO, ENTENDIDAS COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 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EMBORA TENHAMOS ENCONTRADO O SITE DO EVENTO, FOI DISPONIBILIZADA SOMENTE A PROGRAMAÇÃO COM OS TÍTULOS DOS TRABALHOS E DAS ATIVIDADES REALIZADAS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO, CONSTA A REALIZAÇÃO DE UMA MESA TEMÁTICA ESPECÍFICA SOBRE AS LICENCIATURAS. JÁ NA ANÁLISE DOS TÍTULOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS, ENCONTROU-SE APENAS UM TRABALHO. NA TERCEIRA EDIÇÃO, REALIZADA EM 2012, TEVE COMO TEMA “DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR”. NO TERCEIRO ENALIC, ASSIM COMO NO SEGUNDO, DISPONIBILIZARAM NO SITE SOMENTE A PROGRAMAÇÃO COM OS TÍTULOS DOS TRABALHOS E DAS ATIVIDADES REALIZADAS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO, CONSTA A REALIZAÇÃO DE UM GRUPO DE TRABALHO ESPECÍFICO SOBRE AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. JÁ NA ANÁLISE DOS TÍTULOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS, ENCONTROU-SE SOMENTE UM TRABALHO. O QUARTO ENALIC, REALIZADO EM 2013, O TEMA FOI “A BONITEZA DE ENSINAR E A IDENTIDADE DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS. NESSE EVENTO, ENCONTROU-SE 15 TRABALHOS. A QUINTA EDIÇÃO REALIZADA EM 2014 TEVE COMO TEMA “PROFESSORES EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO: MEDIAÇÕES, PRÁXIS E SABERES DOCENTES”. NO SITE DESSA EDIÇÃO FOI POSSÍVEL ENCONTRAR A PROGRAMAÇÃO, O CADERNO DE RESUMOS E OS ANAIS COM OS TRABALHOS COMPLETOS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO DO V ENALIC, APARECERAM DUAS MESAS-REDONDAS QUE DISCUTIRAM AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. NESSA EDIÇÃO, ENCONTRAMOS 53 TRABALHOS QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS. DESSES, 42 TRABALHOS TROUXERAM ANÁLISES DE RELATOS DE PRÁTICAS REALIZADAS POR ALUNOS DE CURSOS INTERDISCIPLINARES INTEGRANTES DO PIBID. DENTRE ELES, SOMENTE DOIS PROCURARAM ANALISAR OS CURSOS DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR. NO SEXTO ENALIC, REALIZADO EM 2016, O TEMA FOI “DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DOS ESPAÇOSTEMPOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS E A LISTAGEM DAS OFICINAS REALIZADAS.  A PARTIR DESSA EDIÇÃO, O EVENTO PASSA A CONTAR COM A OFERTA DE OFICINAS. NA OITAVA EDIÇÃO, REALIZADA EM 2018, FOI AGREGRADO AO EVENTO, ALÉM DO VI SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, O I SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. NESTA EDIÇÃO, O TEMA DO EVENTO FOI “EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS E A LISTAGEM DAS OFICINAS REALIZADAS. 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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
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                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
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                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

A INVESTIGAÇÃO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÃO É RECENTE E APRESENTA, AINDA NA ATUALIDADE, DIVERSAS POSSIBILIDADES DE INVESTIGAÇÃO. O TRABALHO EXPÕE O RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA NAS EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS – ENALIC, FAZENDO UM RECORTE PARA A DISCUSSÃO DAS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES (LI). CONFORME LUZ (2018) “AS LI SÃO CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EM NÍVEL SUPERIOR, CONSTITUÍDOS POR ÁREAS DO CONHECIMENTO E TÊM COMO PREMISSA A INTERDISCIPLINARIDADE”. NESSE SENTIDO, INTERESSOU SABER: COMO TÊM SIDO DISCUTIDAS AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NESSE ESPAÇO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, QUE É O ENALIC? QUE ASPECTOS TÊM SIDO OBSERVADOS SOBRE ESTA TEMÁTICA NESSES ESTUDOS E PESQUISAS? OS OBJETIVOS PARA A REALIZAÇÃO DA PRESENTE PESQUISA CONSISTIRAM EM SISTEMATIZAR E ANALISAR O ESPAÇO DA TEMÁTICA NAS EDIÇÕES DO EVENTO, BEM COMO IDENTIFICAR AS LACUNAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA. ADEMAIS, ESSES MAPEAMENTOS SÃO IMPORTANTES PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DO CAMPO DE CONHECIMENTO, ALÉM DE FORNECER ELEMENTOS PARA APERFEIÇOAR A PESQUISA NO CAMPO DO SABER. (ANDRÉ, 2009). ESTE TRABALHO AINDA, DE FORMA PRELIMINAR, BUSCA APRESENTAR UM BREVE CONTEXTO HISTÓRICO DO EVENTO. O CAMINHO METODOLÓGICO SEGUIDO PARA DESENVOLVER O ESTUDO ORA APRESENTADO REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS, A SABER: INICIALMENTE, DEFINIU-SE OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS A SEREM ANALISADOS. PARA ISSO, DELIMITOU-SE QUATRO PALAVRAS-CHAVE OU TERMOS, JUSTIFICADAS A SEGUIR: A) “LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR”- A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE POR SER A TERMINOLOGIA MAIS COMUM DOS CURSOS INVESTIGADOS PELO PRESENTE TRABALHO; B) “LICENCIATURA INTE” – A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO DEVE-SE AO FATO DE BUSCAR CAPTURAR OUTROS TRABALHOS QUE NÃO TENHAM SIDO APONTADOS NA PRIMEIRA BUSCA; C) “LICENCIATURA PLENA” – A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE NA CONSTATAÇÃO DE ENCONTRÁ-LO CITADO EM TRABALHOS DO EVENTO, POR VEZES REFERINDO-SE ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES E, D) “LICENCIATURA EM”- A DELIMITAÇÃO DESSE TERMO RESPALDA-SE NA CONSTATAÇÃO DE ENCONTRÁ-LO CITADO EM TRABALHOS DO EVENTO, POR VEZES REFERINDO-SE ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. FORAM ANALISADOS SOMENTE OS TRABALHOS QUE SE REFERIAM ÀS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES OFERTADAS PELAS UNIVERSIDADES, ESTAS FUNDADAS NO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, E, NESTE TRABALHO, ENTENDIDAS COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DEFINIDO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS, PASSOU-SE, NUM SEGUNDO MOMENTO, PARA O LEVANTAMENTO DOCUMENTAL (BRZEZINSKI, 2006). O LEVANTAMENTO DOCUMENTAL CONSISTIU NA SELEÇÃO DE TODOS OS TRABALHOS QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS. PARA EMPREENDER O LEVANTAMENTO DOCUMENTAL, FOI REALIZADA UMA AMPLA CONSULTA AOS SITES E ANAIS DAS EDIÇÕES DO EVENTO. FORAM CONSULTADOS TÍTULOS E RESUMOS DA APRESENTAÇÃO DO EVENTO, DA PROGRAMAÇÃO, DAS OFICINAS E DOS TRABALHOS APRESENTADOS. COM RELAÇÃO AO PRIMEIRO ENCONTRO, REALIZADO EM 2010, NÃO ENCONTRAMOS SITE, SOMENTE MENÇÃO AO TEMA DO ENCONTRO QUE CENTROU SUAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES NAS ESTRUTURAS CURRICULARES, PRIORIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO. O SEGUNDO ENALIC, REALIZADO EM 2011, TEVE COMO TEMA OS “AVANÇOS, IMPASSES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL”. EMBORA TENHAMOS ENCONTRADO O SITE DO EVENTO, FOI DISPONIBILIZADA SOMENTE A PROGRAMAÇÃO COM OS TÍTULOS DOS TRABALHOS E DAS ATIVIDADES REALIZADAS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO, CONSTA A REALIZAÇÃO DE UMA MESA TEMÁTICA ESPECÍFICA SOBRE AS LICENCIATURAS. JÁ NA ANÁLISE DOS TÍTULOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS, ENCONTROU-SE APENAS UM TRABALHO. NA TERCEIRA EDIÇÃO, REALIZADA EM 2012, TEVE COMO TEMA “DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR”. NO TERCEIRO ENALIC, ASSIM COMO NO SEGUNDO, DISPONIBILIZARAM NO SITE SOMENTE A PROGRAMAÇÃO COM OS TÍTULOS DOS TRABALHOS E DAS ATIVIDADES REALIZADAS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO, CONSTA A REALIZAÇÃO DE UM GRUPO DE TRABALHO ESPECÍFICO SOBRE AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. JÁ NA ANÁLISE DOS TÍTULOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS, ENCONTROU-SE SOMENTE UM TRABALHO. O QUARTO ENALIC, REALIZADO EM 2013, O TEMA FOI “A BONITEZA DE ENSINAR E A IDENTIDADE DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS. NESSE EVENTO, ENCONTROU-SE 15 TRABALHOS. A QUINTA EDIÇÃO REALIZADA EM 2014 TEVE COMO TEMA “PROFESSORES EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO: MEDIAÇÕES, PRÁXIS E SABERES DOCENTES”. NO SITE DESSA EDIÇÃO FOI POSSÍVEL ENCONTRAR A PROGRAMAÇÃO, O CADERNO DE RESUMOS E OS ANAIS COM OS TRABALHOS COMPLETOS. NA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO DO V ENALIC, APARECERAM DUAS MESAS-REDONDAS QUE DISCUTIRAM AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES. NESSA EDIÇÃO, ENCONTRAMOS 53 TRABALHOS QUE CONTINHAM UMA OU OUTRA DAS PALAVRAS-CHAVES OU TERMOS. DESSES, 42 TRABALHOS TROUXERAM ANÁLISES DE RELATOS DE PRÁTICAS REALIZADAS POR ALUNOS DE CURSOS INTERDISCIPLINARES INTEGRANTES DO PIBID. DENTRE ELES, SOMENTE DOIS PROCURARAM ANALISAR OS CURSOS DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR. NO SEXTO ENALIC, REALIZADO EM 2016, O TEMA FOI “DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DOS ESPAÇOSTEMPOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS E A LISTAGEM DAS OFICINAS REALIZADAS. A PARTIR DESSA EDIÇÃO, O EVENTO PASSA A CONTAR COM A OFERTA DE OFICINAS. NA OITAVA EDIÇÃO, REALIZADA EM 2018, FOI AGREGRADO AO EVENTO, ALÉM DO VI SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, O I SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. NESTA EDIÇÃO, O TEMA DO EVENTO FOI “EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA”. NO ACESSO AO SITE DO EVENTO, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO, ENCONTRAMOS O CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS E A LISTAGEM DAS OFICINAS REALIZADAS. AO ANALISAR AS EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS – ENALIC BUSCOU-SE ENCONTRAR EVIDÊNCIAS DE COMO TÊM SIDO DISCUTIDAS AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NESSE ESPAÇO, OU MESMO QUE ASPECTOS TÊM SIDO OBSERVADOS SOBRE ESTA TEMÁTICA. É PRECISO SALIENTAR QUE A DIFICULDADE DE ACESSO ÀS PRIMEIRAS EDIÇÕES DO EVENTO FRAGILIZA AS ANÁLISES REALIZADAS, ENTRETANTO, ISSO NÃO COMPROMETE O PANORAMA DO EVENTO SOBRE A TEMÁTICA. SEM ESGOTAR A ANÁLISE, É POSSÍVEL ANUNCIAR ALGUNS CONSENSOS PROVISÓRIOS, TAIS COMO: É UM EVENTO RELATIVAMENTE NOVO NO MEIO ACADÊMICO, MAS QUE TEM GANHADO NOTORIEDADE, POIS A CADA EDIÇÃO O NÚMERO DE TRABALHOS TEM AUMENTADO; OS POUCOS ESTUDOS SOBRE AS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES EVIDENCIAM UMA LACUNA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AO ESTUDO DO PRÓPRIO CURSO. FICA EVIDENTE TAMBÉM UMA PLURALIDADE DE NOMENCLATURAS, DIVERGÊNCIAS DE NOMENCLATURAS E DE ORGANIZAÇÕES CURRICULARES.

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