Artigo E-book VIII ENALIC

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ISBN: 978-65-86901-58-0

A POTENCIALIDADE DAS LINGUAGENS TECNOLÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O USO DO APLICATIVO TIKTOK

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, TDCI, PRÁTICAS ESCOLARES, TIKTOK, Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
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DENTRO DESTES DISPOSITIVOS, ENCONTRAMOS UM LEQUE DE APLICATIVOS, QUE S?O VISITADOS PELOS ESTUDANTES DURANTE BOAS HORAS DE SEUS DIAS. UM DOS APLICATIVOS QUE MAIS VEM FAZENDO SUCESSO ? O TIKTOK, QUE EST? DISPON?VEL PARA SISTEMAS OPERACIONAIS ANDROID E IOS E PERMITE A CRIA??O DE V?DEO ENTRE 15 A 60 SEGUNDA, OU SEJA, V?DEOS CURTOS.. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021A) O TIKTOK SE TORNOU, ATUALMENTE, O APLICADO MAIS BAIXADO NO MUNDO, SUPERANDO O FACEBOOK E O INSTAGRAM, E CONTA COM MAIS DE 800 MILH?ES DE USU?RIOS ATIVOS, QUE S?O CONHECIDOS COMO TIKTOKER?S. O APLICATIVO, QUE CHEGOU AO BRASIL EM 2019, TEM COMO USU?RIOS, EM SUA MAIORIA (CERCA DE 70%), JOVENS ENTRE 13 E 25 ANOS, QUE GRAVAM E ASSISTEM A V?DEOS DE HUMOR, DUBLAGEM, M?SICAS, FILMES, S?RIES E CURIOSIDADES. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021B), COM A PANDEMIA CAUSADA PELA CORONA V?RUS, A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL POTENCIALIZOU O USO DE TDIC?S, ASSIM COMO OS AMBIENTES ESCOLARES PRECISARAM SE ADAPTAR REPENTINAMENTE PARA AMBIENTES VIRTUAIS, O CONSUMO DE APLICATIVOS DE FOTOS E V?DEOS SE INTENSIFICOU, POIS O, O AMBIENTE VIRTUAL SE TORNOU A ?NICA MANEIRA POSS?VEL DE SOCIALIZA??O. DE ACORDO COM LIMA (2020), DIANTE DESTE CEN?RIO, SE TORNOU NECESS?RIO E AINDA MAIS URGENTE RESSIGNIFICAR O FAZER PEDAG?GICO. ATRAV?S DO USO DE APLICATIVOS COMO O TIKTOK, ALIADOS AOS COMPONENTES CURRICULARES, ? POSS?VEL TRAZER O PROTAGONISMO E A AUTONOMIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, OPORTUNIZANDO DI?LOGOS COM A LINGUAGEM TECNOL?GICA QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. ENTENDE-SE QUE O USO DE DISPOSITIVOS TECNOL?GICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PROPORCIONA E POTENCIALIZA A BUSCA E A COMPREENS?O DE NOVOS CONHECIMENTOS, VISTO QUE PROMOVE UM AMBIENTE INTERATIVO QUE OPORTUNIZA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NOVAS FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO GEOGR?FICO EM SALA DE AULA. TONINI (2014), AFIRMA QUE O USO DE APLICATIVOS ATRAV?S DOS SMARTPHONES RESULTARAM EM UMA NOVA MANEIRA DE VIVER E PROCESSAR INFORMA??ES, SUBJETIVIDADES E PENSAMENTOS, N?O S? NO AMBIENTE FAMILIAR MAS TAMB?M NA MANEIRA EM QUE SE APRENDE NA ESCOLA. APLICATIVOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS, COMO O TIKTOK, PODEM SER UTILIZADAS EM SALA DE AULA E NO AMBIENTE ESCOLAR DE MODO QUE CORROBOREM PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, N?O APENAS PARA COMPLEMENTAR ATIVIDADES E PROPOSTAS ESCOLARES. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDCI) FAVORECEM AS POSSIBILIDADES E NOVAS FORMAS DE APRENDER GEOGRAFIA, ESTABELECEM E CONSTROEM NOVAS LINGUAGENS QUE COMPLETAM E AMPLIAM AS DIVERSIDADES PRESENTES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA.  SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO EXP?E UMA PR?TICA REALIZADA NO NONO ANO, DURANTE O ANO DE 2021, EM UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE BLUMENAU. SEGUNDO MONTEIRO (2020), O TIKTOK PODE SER UTILIZADO MUITO AL?M DE APENAS PARA A DIVERS?O, L?, PODEMOS ENCONTRAMOS CONTE?DOS CRIATIVOS QUE PODEM PROPORCIONAR AOS SEUS USU?RIOS INTEGRA??O E DESENVOLVIMENTO CRIATIVO. O TIKTOK PODE AINDA, SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE AVALIA??O DE APRENDIZAGEM, SENDO ASSIM, BUSCANDO ALCAN?AR E MOTIVAR OS ESTUDANTES, TRAZEMOS EM ESTE TRABALHO, UMA PROPOSTA DE OFICINA QUE TEVE COMO OBJETIVO A CRIA??O DE V?DEOS DENTRO DO APLICATIVO TIKTOK. FAZENDO A NECESS?RIA PONTE COM OS COMPONENTES CURRICULARES, ALIAMOS O O CONTE?DO CURRICULAR DE SOBRE O CONTINENTE ASI?TICO, PROPONDO AOS MESMOS QUE CRIASSEM V?DEOS CURTOS TRAZENDO CURIOSIDADES SOBRE ALGUNS DOS PA?SES QUE COMP?E O CONTINENTE ASI?TICO. OS ESTUDANTES SE SEPARARAM EM GRUPO DE NO M?XIMO 4 PARTICIPANTES, SORTEARAM UM DOS PA?SES ASI?TICOS E COME?ARAM SUAS CRIA??ES. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, UTILIZARAM SEUS CELULARES SMATPHONES PARA FAZER UMA BUSCA NA INTERNET DE CURIOSIDADES E CARACTER?STICAS DOS PA?SES QUE HAVIAM SORTEADO.  COM SUAS PESQUISAS, DISCUTIMOS ACERCA DA IMPORT?NCIA DE SE MONTAR UM ROTEIRO QUANDO ABORDAMOS A PRODU??O DE MATERIAIS ?UDIO VISUAIS, ENT?O, INICIAMOS O MOMENTO EM QUE OS GRUPOS SOCIALIZAVAM AS CURIOSIDADES ENCONTRADAS SOBRE SEUS PA?SES E DECIDIAM O QUE ENTRARIA NO V?DEO, BEM COMO, QUAIS SERIAM OS ELEMENTOS DO V?DEO (CEN?RIO, LUZ, PARTICIPANTES, ORDEM DAS FALAS). EM SEGUIDA, DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, E N?O S? NA SALA DE AULA, TIVEMOS A GRAVA??O DOS V?DEOS CONFORME PLANEJAMENTO NOS ROTEIROS, OS ESTUDANTES FICARAM LIVRES PARA EXPLORAR TODO O AMBIENTE ESCOLAR E DECIDIR QUAL SERIA MAIS ADEQUADO PARA SUAS PRODU??ES. SEGUINDO O TRABALHO, OS ESTUDANTES TIVERAM UMA SEMANA PARA FAZEREM AJUSTES DE EDI??O, TENDO EM VISTA QUE O TEMPO FINAL DOS V?DEOS S?O CURTOS, A GRANDE MAIORIA USA TRUQUES DE EDI??O EM SEU ANDAMENTO. AO RETORNAREM COM O V?DEO, NA SEMANA SEGUINTE AO AMBIENTE ESCOLAR, FIZERAM O ENVIO DO V?DEO. COM OS V?DEOS, MONTAMOS UMA SESS?O DE EXPOSI??O, NA QUAL OS ESTUDANTES VISUALIZARAM OS TRABALHOS DE TODA A TURMA. COMO RESULTADO, COMPREENDEU-SE QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC), COMO OS CELULARES, S?O FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS QUE FAZEM PARTE, COTIDIANAMENTE, DA VIDA DE DIVERSOS ESTUDANTES E PROPORCIONAM DIFERENTES FORMAS DE COMUNICA??O, INTERA??O E AT? MESMO RESOLU??O DE PROBLEMAS. NA ERA DIGITAL E TECNOL?GICA, QUE VEMOS EMERGIR NA CONTEMPORANEIDADE, ? NECESS?RIO SUPERAR AS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DA MEMORIZA??O DE INFORMA??ES SOLTAS SOBRE OS ASPECTOS F?SICOS E HUMANOS DOS CONTE?DOS ABORDADOS, MAS SIM CONSIDERANDO A CI?NCIA E O ESPA?O GEOGR?FICO DE UMA FORMA MAIS COMPLEXA, RECHEADO DE RELA??ES SOCIAIS, POL?TICAS, CULTURAIS E ECON?MICAS. ? PRECISO ENT?O, PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONDI??ES E INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAM CONSTRUIR CONHECIMENTOS A PARTIR DOS CONTEXTOS REAIS E DAS DIN?MICAS SOCIOESPACIAIS QUE ELES PR?PRIOS VIVENCIAM NO ESPA?O."
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
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                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

AS TDIC EST?O CADA VEZ MAIS PRESENTES EM DIVERSOS ?MBITOS DE NOSSA SOCIEDADE. NA EDUCA??O, SUA INCLUS?O PASSA DE UMA NECESSIDADE PARA UMA URG?NCIA, FAZENDO COM QUE, SEJA NECESS?RIA UMA ADEQUA??O NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DE ACORDO JUNIOR, MARTINS E VOIGT (2021) CABE A N?S, EDUCANDOS, REFLETIR SOBRE A INSER??O DAS TDIC NEM NOSSAS PR?TICAS EDUCATIVAS. CONSIDERANDO AS MUDAN?AS QUE VEM OCORRENDO NO AMBIENTE ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE, PODEMOS AFIRMAR QUE, O USO DOS CELULARES EST? CADA VEZ MAIS PRESENTE EM SALA DE AULA. NEGAR SUA EXIST?NCIA OU COIBIR O USO DESTE DISPOSITIVO EM SALA DE AULA, N?O ? MAIS UMA OP??O VI?VEL. DE ACORDO COM MACEDO (2019), OS CELULARES SMARTPHONES PODEM SER COMPREENDIDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL COMO UMA DAS DIFERENTES LINGUAGENS A SEREM TRABALHADAS E EXPLORADAS EM SALA DE AULA, TENDO EM VISTA QUE, ? UM DISPOSITIVO QUE FAZ PARTE DA LINGUAGEM E DO COTIDIANO DAS CRIAN?AS E ADOLESCENTES. DENTRO DESTES DISPOSITIVOS, ENCONTRAMOS UM LEQUE DE APLICATIVOS, QUE S?O VISITADOS PELOS ESTUDANTES DURANTE BOAS HORAS DE SEUS DIAS. UM DOS APLICATIVOS QUE MAIS VEM FAZENDO SUCESSO ? O TIKTOK, QUE EST? DISPON?VEL PARA SISTEMAS OPERACIONAIS ANDROID E IOS E PERMITE A CRIA??O DE V?DEO ENTRE 15 A 60 SEGUNDA, OU SEJA, V?DEOS CURTOS.. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021A) O TIKTOK SE TORNOU, ATUALMENTE, O APLICADO MAIS BAIXADO NO MUNDO, SUPERANDO O FACEBOOK E O INSTAGRAM, E CONTA COM MAIS DE 800 MILH?ES DE USU?RIOS ATIVOS, QUE S?O CONHECIDOS COMO TIKTOKER?S. O APLICATIVO, QUE CHEGOU AO BRASIL EM 2019, TEM COMO USU?RIOS, EM SUA MAIORIA (CERCA DE 70%), JOVENS ENTRE 13 E 25 ANOS, QUE GRAVAM E ASSISTEM A V?DEOS DE HUMOR, DUBLAGEM, M?SICAS, FILMES, S?RIES E CURIOSIDADES. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021B), COM A PANDEMIA CAUSADA PELA CORONA V?RUS, A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL POTENCIALIZOU O USO DE TDIC?S, ASSIM COMO OS AMBIENTES ESCOLARES PRECISARAM SE ADAPTAR REPENTINAMENTE PARA AMBIENTES VIRTUAIS, O CONSUMO DE APLICATIVOS DE FOTOS E V?DEOS SE INTENSIFICOU, POIS O, O AMBIENTE VIRTUAL SE TORNOU A ?NICA MANEIRA POSS?VEL DE SOCIALIZA??O. DE ACORDO COM LIMA (2020), DIANTE DESTE CEN?RIO, SE TORNOU NECESS?RIO E AINDA MAIS URGENTE RESSIGNIFICAR O FAZER PEDAG?GICO. ATRAV?S DO USO DE APLICATIVOS COMO O TIKTOK, ALIADOS AOS COMPONENTES CURRICULARES, ? POSS?VEL TRAZER O PROTAGONISMO E A AUTONOMIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, OPORTUNIZANDO DI?LOGOS COM A LINGUAGEM TECNOL?GICA QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. ENTENDE-SE QUE O USO DE DISPOSITIVOS TECNOL?GICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PROPORCIONA E POTENCIALIZA A BUSCA E A COMPREENS?O DE NOVOS CONHECIMENTOS, VISTO QUE PROMOVE UM AMBIENTE INTERATIVO QUE OPORTUNIZA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NOVAS FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO GEOGR?FICO EM SALA DE AULA. TONINI (2014), AFIRMA QUE O USO DE APLICATIVOS ATRAV?S DOS SMARTPHONES RESULTARAM EM UMA NOVA MANEIRA DE VIVER E PROCESSAR INFORMA??ES, SUBJETIVIDADES E PENSAMENTOS, N?O S? NO AMBIENTE FAMILIAR MAS TAMB?M NA MANEIRA EM QUE SE APRENDE NA ESCOLA. APLICATIVOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS, COMO O TIKTOK, PODEM SER UTILIZADAS EM SALA DE AULA E NO AMBIENTE ESCOLAR DE MODO QUE CORROBOREM PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, N?O APENAS PARA COMPLEMENTAR ATIVIDADES E PROPOSTAS ESCOLARES. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDCI) FAVORECEM AS POSSIBILIDADES E NOVAS FORMAS DE APRENDER GEOGRAFIA, ESTABELECEM E CONSTROEM NOVAS LINGUAGENS QUE COMPLETAM E AMPLIAM AS DIVERSIDADES PRESENTES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO EXP?E UMA PR?TICA REALIZADA NO NONO ANO, DURANTE O ANO DE 2021, EM UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE BLUMENAU. SEGUNDO MONTEIRO (2020), O TIKTOK PODE SER UTILIZADO MUITO AL?M DE APENAS PARA A DIVERS?O, L?, PODEMOS ENCONTRAMOS CONTE?DOS CRIATIVOS QUE PODEM PROPORCIONAR AOS SEUS USU?RIOS INTEGRA??O E DESENVOLVIMENTO CRIATIVO. O TIKTOK PODE AINDA, SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE AVALIA??O DE APRENDIZAGEM, SENDO ASSIM, BUSCANDO ALCAN?AR E MOTIVAR OS ESTUDANTES, TRAZEMOS EM ESTE TRABALHO, UMA PROPOSTA DE OFICINA QUE TEVE COMO OBJETIVO A CRIA??O DE V?DEOS DENTRO DO APLICATIVO TIKTOK. FAZENDO A NECESS?RIA PONTE COM OS COMPONENTES CURRICULARES, ALIAMOS O O CONTE?DO CURRICULAR DE SOBRE O CONTINENTE ASI?TICO, PROPONDO AOS MESMOS QUE CRIASSEM V?DEOS CURTOS TRAZENDO CURIOSIDADES SOBRE ALGUNS DOS PA?SES QUE COMP?E O CONTINENTE ASI?TICO. OS ESTUDANTES SE SEPARARAM EM GRUPO DE NO M?XIMO 4 PARTICIPANTES, SORTEARAM UM DOS PA?SES ASI?TICOS E COME?ARAM SUAS CRIA??ES. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, UTILIZARAM SEUS CELULARES SMATPHONES PARA FAZER UMA BUSCA NA INTERNET DE CURIOSIDADES E CARACTER?STICAS DOS PA?SES QUE HAVIAM SORTEADO. COM SUAS PESQUISAS, DISCUTIMOS ACERCA DA IMPORT?NCIA DE SE MONTAR UM ROTEIRO QUANDO ABORDAMOS A PRODU??O DE MATERIAIS ?UDIO VISUAIS, ENT?O, INICIAMOS O MOMENTO EM QUE OS GRUPOS SOCIALIZAVAM AS CURIOSIDADES ENCONTRADAS SOBRE SEUS PA?SES E DECIDIAM O QUE ENTRARIA NO V?DEO, BEM COMO, QUAIS SERIAM OS ELEMENTOS DO V?DEO (CEN?RIO, LUZ, PARTICIPANTES, ORDEM DAS FALAS). EM SEGUIDA, DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, E N?O S? NA SALA DE AULA, TIVEMOS A GRAVA??O DOS V?DEOS CONFORME PLANEJAMENTO NOS ROTEIROS, OS ESTUDANTES FICARAM LIVRES PARA EXPLORAR TODO O AMBIENTE ESCOLAR E DECIDIR QUAL SERIA MAIS ADEQUADO PARA SUAS PRODU??ES. SEGUINDO O TRABALHO, OS ESTUDANTES TIVERAM UMA SEMANA PARA FAZEREM AJUSTES DE EDI??O, TENDO EM VISTA QUE O TEMPO FINAL DOS V?DEOS S?O CURTOS, A GRANDE MAIORIA USA TRUQUES DE EDI??O EM SEU ANDAMENTO. AO RETORNAREM COM O V?DEO, NA SEMANA SEGUINTE AO AMBIENTE ESCOLAR, FIZERAM O ENVIO DO V?DEO. COM OS V?DEOS, MONTAMOS UMA SESS?O DE EXPOSI??O, NA QUAL OS ESTUDANTES VISUALIZARAM OS TRABALHOS DE TODA A TURMA. COMO RESULTADO, COMPREENDEU-SE QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC), COMO OS CELULARES, S?O FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS QUE FAZEM PARTE, COTIDIANAMENTE, DA VIDA DE DIVERSOS ESTUDANTES E PROPORCIONAM DIFERENTES FORMAS DE COMUNICA??O, INTERA??O E AT? MESMO RESOLU??O DE PROBLEMAS. NA ERA DIGITAL E TECNOL?GICA, QUE VEMOS EMERGIR NA CONTEMPORANEIDADE, ? NECESS?RIO SUPERAR AS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DA MEMORIZA??O DE INFORMA??ES SOLTAS SOBRE OS ASPECTOS F?SICOS E HUMANOS DOS CONTE?DOS ABORDADOS, MAS SIM CONSIDERANDO A CI?NCIA E O ESPA?O GEOGR?FICO DE UMA FORMA MAIS COMPLEXA, RECHEADO DE RELA??ES SOCIAIS, POL?TICAS, CULTURAIS E ECON?MICAS. ? PRECISO ENT?O, PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONDI??ES E INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAM CONSTRUIR CONHECIMENTOS A PARTIR DOS CONTEXTOS REAIS E DAS DIN?MICAS SOCIOESPACIAIS QUE ELES PR?PRIOS VIVENCIAM NO ESPA?O.

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