ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: OBSERVANDO EXPERIÊNCIAS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85109 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 996 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: OBSERVANDO EXPERIÊNCIAS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA" "resumo" => "O SURGIMENTO DA COVID-19 OCASIONOU UMA PANDEMIA MUNDIAL QUE CONSEQUENTEMENTE AFETOU DIVERSAS ÁREAS, DENTRE ELAS, A EDUCAÇÃO. ISSO FEZ COM QUE DOCENTES UTILIZASSEM MÚLTIPLOS SUPORTES DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO PARA PROPORCIONAR AOS ALUNOS CONTINUIDADE AOS ESTUDOS. ASSIM, UM DOS DESAFIOS QUE O EDUCADOR PRECISOU ENFRENTAR, FOI QUEBRAR OS PARADIGMAS DO ENSINO PRESENCIAL, QUANDO NA MAIORIA DAS VEZES CONTAVA COM A UTILIZAÇÃO DA LOUSA E DOS LIVROS FÍSICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OFICINAS, PASSANDO A FAZER USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM O INTUITO DE FAVORECER A APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, ESTÁ INSERIDO O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), QUE PASSOU A OFERTAR AS DISCIPLINAS NO FORMATO REMOTO, INCLUINDO O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. ISSO JUSTIFICA O ESTUDO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL: OBSERVAR E ANALISAR AS ATIVIDADES COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ, NO FORMATO REMOTO, POR ESTAGIÁRIOS DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIFESSPA. DENTRE OS AUTORES QUE ESTUDAM A TEMÁTICA QUE FORAM UTILIZADOS PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO, DESTACAM-SE: CALLEJA (2008), POMPEU (2013), PONTES (2018), VIEIRA E SILVA (2020), SANTOS ET AL. (2020), CAZAL (2021), DIAS (2021) E SANTANA E SALES (2021). É IMPORTANTE FRISAR QUE O FORMATO REMOTO SE TORNOU DESAFIADOR TANTO PARA ALUNOS COMO PARA PROFESSORES QUE FORAM DESAFIADOS A APRENDER OS CONTEÚDOS E A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARALELAMENTE. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA NA QUAL A COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM BASE EM MINAYO (2007), POR MEIO DE REGISTROS EM DIÁRIOS DE BORDO. FORAM ACOMPANHADAS OITO OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DESTINADOS A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, REALIZADAS PELOS ESTAGIÁRIOS, NO DECORRER DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, NO CURSO E NA UNIVERSIDADE SUPRACITADOS. AS OFICINAS OBSERVADAS ABRANGERAM AS UNIDADES TEMÁTICAS DE NÚMEROS E ÁLGEBRA, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE FORAM REALIZADAS COM VINTE ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, SENDO ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO E PELO PROFESSOR DE UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ESTÁGIO. DENTRE OS PRECÍPUOS RESULTADOS E DISCUSSÕES, EVIDENCIA-SE QUE TODAS AS OFICINAS FORAM REALIZADAS POR MEIO DE ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS EM DIVERSAS PLATAFORMAS ONLINE, COM OS APLICATIVOS: WHATSAPP, GOOGLE MEET, GOOGLE CLASSROOM, ADOBE READER, E O PACOTE OFFICE (WORD E ONENOTE DA MICROSOFT). ASSIM, EM ALGUMAS OFICINAS, PÔDE-SE OBSERVAR A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS, COM OS CONTEÚDOS: A NOÇÃO DE CONJUNTO; PROPRIEDADES, CONDIÇÕES E CONJUNTOS; IGUALDADE DE CONJUNTOS; CONJUNTO VAZIO, UNITÁRIO E UNIVERSO; SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO; CONJUNTO DAS PARTES E COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO. EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS: CONJUNTOS, SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO, UMA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS FOI A EXEMPLIFICAÇÃO DA LOCALIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS OS ALUNOS, OU SEJA, A CIDADE DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). ALÉM DISSO, COMO DINÂMICA DE INTERAÇÃO, OS ESTAGIÁRIOS SOLICITARAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POR MEIO DA LEITURA DE ALGUNS ASSUNTOS, REFERENTES AOS CONTEÚDOS PROPOSTOS. SEGUIDAMENTE, OS ASSUNTOS QUE FIZERAM PARTE DA UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA FORAM: PRINCÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO OU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, PERMUTAÇÕES SIMPLES E FATORIAL DE UM NÚMERO, ARRANJO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. DENTRE OS ASSUNTOS SUPRAMENCIONADOS, ALGUNS ELEMENTOS: UMA CANETA, UM LÁPIS E UMA RÉGUA, FORAM UTILIZADOS COMO EXEMPLOS PARA AS EXPLICAÇÕES SOBRE ARRANJO SIMPLES, COMBINAÇÃO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. A CRIATIVIDADE, COMO FORMA DE SUPRIR AS EXIGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO CONTRIBUÍRAM PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. PORÉM, A FALTA DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, SEJA POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS, QUE ESTAVAM SE ADAPTANDO À NOVA FORMA DE ENSINO, OU DOS ALUNOS, QUE NUNCA HAVIAM TIDO OFICINAS NO FORMATO REMOTO, E A INSTABILIDADE DE CONEXÃO CONTRIBUÍRAM PARA IMPACTOS A TODOS EM ALGUM MOMENTO. ESSES FATORES INFLUENCIARAM PARA A VARIABILIDADE DE PERMANÊNCIA POR PARTE DOS ALUNOS NA SALA VIRTUAL, APESAR DAS REINVENÇÕES FEITAS PELOS ESTAGIÁRIOS QUANTO AO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS. ADEMAIS, NO ANDAMENTO DE CADA OFICINA, OS ESTAGIÁRIOS REALIZARAM ALGUMAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES REFERENTES ÀS TEMÁTICAS APRESENTADAS, PARA QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRASSEM SEU RENDIMENTO. ALÉM DISSO, OS ESTAGIÁRIOS, TAMBÉM, DISPONIBILIZARAM ALGUNS FEEDBACKS EM RELAÇÃO ÀS OFICINAS PROPOSTAS, A FORMA DE ENSINO E A METODOLOGIA APLICADA, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS DISCENTES MAIS LIBERDADE E SEGURANÇA AO EXPRESSAREM OPINIÕES E QUESTIONAMENTOS. CONCLUI-SE QUE NO DECORRER DAS OFICINAS PÔDE-SE CONSTATAR QUE AOS POUCOS, ALGUNS DISCENTES SENTIRAM-SE CONFORTÁVEIS PARA ATIVAREM A CÂMERA OU LIGAREM O MICROFONE, O QUE FACILITOU A VISUALIZAÇÃO DE ALGUNS ROSTOS ATENCIOSOS OU CURIOSOS EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS. ALÉM DO MAIS, AS TECNOLOGIAS FORAM UTILIZADAS COM O PROPÓSITO DE EXPLORAR E USUFRUIR DOS RECURSOS EDUCACIONAIS, CONVERTENDO-SE EM UM MEIO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. ESSAS EXPERIÊNCIAS TORNARAM-SE POSSÍVEIS, PORQUE HOUVE O ACOLHIMENTO POR PARTE DAS ESCOLAS, ALUNOS, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS, EM UM TRABALHO CONJUNTO, COM PLANEJAMENTOS, ORDENAÇÃO, ACOMPANHAMENTOS E OUTROS. PRESUMIVELMENTE, OS ESTAGIÁRIOS UTILIZARAM SUAS CRIATIVIDADES, INCORPORARAM NOVAS DINÂMICAS E SEMPRE ESTAVAM PERGUNTANDO AOS DISCENTES SE TINHAM DÚVIDAS OU QUESTIONAMENTOS, COM O OBJETIVO DE MELHORAR CADA VEZ MAIS A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E AS EXPLICAÇÕES. OUTROSSIM, AS OFICINAS MINISTRADAS PELOS ESTAGIÁRIOS APRESENTARAM ASPECTOS ESSENCIAIS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE INCORPORARAM EXEMPLOS DO COTIDIANO, COM EXPERIÊNCIAS DO MUNDO EXTERIOR E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. TAMBÉM, VALE RESSALTAR QUE O AMBIENTE VIRTUAL, POR INTERMÉDIO DE OFICINAS SIMULTÂNEAS, PREDISPÔS OPORTUNIDADES AOS ALUNOS DE LOCALIDADES DIFERENTES, ESTUDAREM CONTEÚDOS QUE SERIAM TRABALHADOS PRESENCIALMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENSINO REMOTO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID99601032022095124.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUAME GOMES LIZARDO" "autor_nome_curto" => "SUAME LIZARDO" "autor_email" => "suame.lizardo@unifesspa.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - FACULDADE DE MATEMÁTICA-FAMAT/ICE." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85109 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 996 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: OBSERVANDO EXPERIÊNCIAS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA" "resumo" => "O SURGIMENTO DA COVID-19 OCASIONOU UMA PANDEMIA MUNDIAL QUE CONSEQUENTEMENTE AFETOU DIVERSAS ÁREAS, DENTRE ELAS, A EDUCAÇÃO. ISSO FEZ COM QUE DOCENTES UTILIZASSEM MÚLTIPLOS SUPORTES DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO PARA PROPORCIONAR AOS ALUNOS CONTINUIDADE AOS ESTUDOS. ASSIM, UM DOS DESAFIOS QUE O EDUCADOR PRECISOU ENFRENTAR, FOI QUEBRAR OS PARADIGMAS DO ENSINO PRESENCIAL, QUANDO NA MAIORIA DAS VEZES CONTAVA COM A UTILIZAÇÃO DA LOUSA E DOS LIVROS FÍSICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OFICINAS, PASSANDO A FAZER USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM O INTUITO DE FAVORECER A APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, ESTÁ INSERIDO O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), QUE PASSOU A OFERTAR AS DISCIPLINAS NO FORMATO REMOTO, INCLUINDO O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. ISSO JUSTIFICA O ESTUDO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL: OBSERVAR E ANALISAR AS ATIVIDADES COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ, NO FORMATO REMOTO, POR ESTAGIÁRIOS DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIFESSPA. DENTRE OS AUTORES QUE ESTUDAM A TEMÁTICA QUE FORAM UTILIZADOS PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO, DESTACAM-SE: CALLEJA (2008), POMPEU (2013), PONTES (2018), VIEIRA E SILVA (2020), SANTOS ET AL. (2020), CAZAL (2021), DIAS (2021) E SANTANA E SALES (2021). É IMPORTANTE FRISAR QUE O FORMATO REMOTO SE TORNOU DESAFIADOR TANTO PARA ALUNOS COMO PARA PROFESSORES QUE FORAM DESAFIADOS A APRENDER OS CONTEÚDOS E A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARALELAMENTE. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA NA QUAL A COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM BASE EM MINAYO (2007), POR MEIO DE REGISTROS EM DIÁRIOS DE BORDO. FORAM ACOMPANHADAS OITO OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DESTINADOS A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, REALIZADAS PELOS ESTAGIÁRIOS, NO DECORRER DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, NO CURSO E NA UNIVERSIDADE SUPRACITADOS. AS OFICINAS OBSERVADAS ABRANGERAM AS UNIDADES TEMÁTICAS DE NÚMEROS E ÁLGEBRA, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE FORAM REALIZADAS COM VINTE ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, SENDO ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO E PELO PROFESSOR DE UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ESTÁGIO. DENTRE OS PRECÍPUOS RESULTADOS E DISCUSSÕES, EVIDENCIA-SE QUE TODAS AS OFICINAS FORAM REALIZADAS POR MEIO DE ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS EM DIVERSAS PLATAFORMAS ONLINE, COM OS APLICATIVOS: WHATSAPP, GOOGLE MEET, GOOGLE CLASSROOM, ADOBE READER, E O PACOTE OFFICE (WORD E ONENOTE DA MICROSOFT). ASSIM, EM ALGUMAS OFICINAS, PÔDE-SE OBSERVAR A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS, COM OS CONTEÚDOS: A NOÇÃO DE CONJUNTO; PROPRIEDADES, CONDIÇÕES E CONJUNTOS; IGUALDADE DE CONJUNTOS; CONJUNTO VAZIO, UNITÁRIO E UNIVERSO; SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO; CONJUNTO DAS PARTES E COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO. EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS: CONJUNTOS, SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO, UMA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS FOI A EXEMPLIFICAÇÃO DA LOCALIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS OS ALUNOS, OU SEJA, A CIDADE DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). ALÉM DISSO, COMO DINÂMICA DE INTERAÇÃO, OS ESTAGIÁRIOS SOLICITARAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POR MEIO DA LEITURA DE ALGUNS ASSUNTOS, REFERENTES AOS CONTEÚDOS PROPOSTOS. SEGUIDAMENTE, OS ASSUNTOS QUE FIZERAM PARTE DA UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA FORAM: PRINCÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO OU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, PERMUTAÇÕES SIMPLES E FATORIAL DE UM NÚMERO, ARRANJO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. DENTRE OS ASSUNTOS SUPRAMENCIONADOS, ALGUNS ELEMENTOS: UMA CANETA, UM LÁPIS E UMA RÉGUA, FORAM UTILIZADOS COMO EXEMPLOS PARA AS EXPLICAÇÕES SOBRE ARRANJO SIMPLES, COMBINAÇÃO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. A CRIATIVIDADE, COMO FORMA DE SUPRIR AS EXIGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO CONTRIBUÍRAM PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. PORÉM, A FALTA DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, SEJA POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS, QUE ESTAVAM SE ADAPTANDO À NOVA FORMA DE ENSINO, OU DOS ALUNOS, QUE NUNCA HAVIAM TIDO OFICINAS NO FORMATO REMOTO, E A INSTABILIDADE DE CONEXÃO CONTRIBUÍRAM PARA IMPACTOS A TODOS EM ALGUM MOMENTO. ESSES FATORES INFLUENCIARAM PARA A VARIABILIDADE DE PERMANÊNCIA POR PARTE DOS ALUNOS NA SALA VIRTUAL, APESAR DAS REINVENÇÕES FEITAS PELOS ESTAGIÁRIOS QUANTO AO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS. ADEMAIS, NO ANDAMENTO DE CADA OFICINA, OS ESTAGIÁRIOS REALIZARAM ALGUMAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES REFERENTES ÀS TEMÁTICAS APRESENTADAS, PARA QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRASSEM SEU RENDIMENTO. ALÉM DISSO, OS ESTAGIÁRIOS, TAMBÉM, DISPONIBILIZARAM ALGUNS FEEDBACKS EM RELAÇÃO ÀS OFICINAS PROPOSTAS, A FORMA DE ENSINO E A METODOLOGIA APLICADA, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS DISCENTES MAIS LIBERDADE E SEGURANÇA AO EXPRESSAREM OPINIÕES E QUESTIONAMENTOS. CONCLUI-SE QUE NO DECORRER DAS OFICINAS PÔDE-SE CONSTATAR QUE AOS POUCOS, ALGUNS DISCENTES SENTIRAM-SE CONFORTÁVEIS PARA ATIVAREM A CÂMERA OU LIGAREM O MICROFONE, O QUE FACILITOU A VISUALIZAÇÃO DE ALGUNS ROSTOS ATENCIOSOS OU CURIOSOS EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS. ALÉM DO MAIS, AS TECNOLOGIAS FORAM UTILIZADAS COM O PROPÓSITO DE EXPLORAR E USUFRUIR DOS RECURSOS EDUCACIONAIS, CONVERTENDO-SE EM UM MEIO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. ESSAS EXPERIÊNCIAS TORNARAM-SE POSSÍVEIS, PORQUE HOUVE O ACOLHIMENTO POR PARTE DAS ESCOLAS, ALUNOS, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS, EM UM TRABALHO CONJUNTO, COM PLANEJAMENTOS, ORDENAÇÃO, ACOMPANHAMENTOS E OUTROS. PRESUMIVELMENTE, OS ESTAGIÁRIOS UTILIZARAM SUAS CRIATIVIDADES, INCORPORARAM NOVAS DINÂMICAS E SEMPRE ESTAVAM PERGUNTANDO AOS DISCENTES SE TINHAM DÚVIDAS OU QUESTIONAMENTOS, COM O OBJETIVO DE MELHORAR CADA VEZ MAIS A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E AS EXPLICAÇÕES. OUTROSSIM, AS OFICINAS MINISTRADAS PELOS ESTAGIÁRIOS APRESENTARAM ASPECTOS ESSENCIAIS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE INCORPORARAM EXEMPLOS DO COTIDIANO, COM EXPERIÊNCIAS DO MUNDO EXTERIOR E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. TAMBÉM, VALE RESSALTAR QUE O AMBIENTE VIRTUAL, POR INTERMÉDIO DE OFICINAS SIMULTÂNEAS, PREDISPÔS OPORTUNIDADES AOS ALUNOS DE LOCALIDADES DIFERENTES, ESTUDAREM CONTEÚDOS QUE SERIAM TRABALHADOS PRESENCIALMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENSINO REMOTO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID99601032022095124.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUAME GOMES LIZARDO" "autor_nome_curto" => "SUAME LIZARDO" "autor_email" => "suame.lizardo@unifesspa.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - FACULDADE DE MATEMÁTICA-FAMAT/ICE." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }