Artigo E-book VIII ENALIC

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ISBN: 978-65-86901-58-0

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: OBSERVANDO EXPERIÊNCIAS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENSINO REMOTO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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ISSO JUSTIFICA O ESTUDO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL: OBSERVAR E ANALISAR AS ATIVIDADES COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ, NO FORMATO REMOTO, POR ESTAGIÁRIOS DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIFESSPA. DENTRE OS AUTORES QUE ESTUDAM A TEMÁTICA QUE FORAM UTILIZADOS PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO, DESTACAM-SE: CALLEJA (2008), POMPEU (2013), PONTES (2018), VIEIRA E SILVA (2020), SANTOS ET AL. (2020), CAZAL (2021), DIAS (2021) E SANTANA E SALES (2021). É IMPORTANTE FRISAR QUE O FORMATO REMOTO SE TORNOU DESAFIADOR TANTO PARA ALUNOS COMO PARA PROFESSORES QUE FORAM DESAFIADOS A APRENDER OS CONTEÚDOS E A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARALELAMENTE. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA NA QUAL A COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM BASE EM MINAYO (2007), POR MEIO DE REGISTROS EM DIÁRIOS DE BORDO. FORAM ACOMPANHADAS OITO OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DESTINADOS A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, REALIZADAS PELOS ESTAGIÁRIOS, NO DECORRER DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, NO CURSO E NA UNIVERSIDADE SUPRACITADOS. AS OFICINAS OBSERVADAS ABRANGERAM AS UNIDADES TEMÁTICAS DE NÚMEROS E ÁLGEBRA, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE FORAM REALIZADAS COM VINTE ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, SENDO ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO E PELO PROFESSOR DE UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ESTÁGIO. DENTRE OS PRECÍPUOS RESULTADOS E DISCUSSÕES, EVIDENCIA-SE QUE TODAS AS OFICINAS FORAM REALIZADAS POR MEIO DE ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS EM DIVERSAS PLATAFORMAS ONLINE, COM OS APLICATIVOS: WHATSAPP, GOOGLE MEET, GOOGLE CLASSROOM, ADOBE READER, E O PACOTE OFFICE (WORD E ONENOTE DA MICROSOFT). ASSIM, EM ALGUMAS OFICINAS, PÔDE-SE OBSERVAR A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS, COM OS CONTEÚDOS: A NOÇÃO DE CONJUNTO; PROPRIEDADES, CONDIÇÕES E CONJUNTOS; IGUALDADE DE CONJUNTOS; CONJUNTO VAZIO, UNITÁRIO E UNIVERSO; SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO; CONJUNTO DAS PARTES E COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO. EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS: CONJUNTOS, SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO, UMA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS FOI A EXEMPLIFICAÇÃO DA LOCALIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS OS ALUNOS, OU SEJA, A CIDADE DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). ALÉM DISSO, COMO DINÂMICA DE INTERAÇÃO, OS ESTAGIÁRIOS SOLICITARAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POR MEIO DA LEITURA DE ALGUNS ASSUNTOS, REFERENTES AOS CONTEÚDOS PROPOSTOS. SEGUIDAMENTE, OS ASSUNTOS QUE FIZERAM PARTE DA UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA FORAM: PRINCÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO OU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, PERMUTAÇÕES SIMPLES E FATORIAL DE UM NÚMERO, ARRANJO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. DENTRE OS ASSUNTOS SUPRAMENCIONADOS, ALGUNS ELEMENTOS: UMA CANETA, UM LÁPIS E UMA RÉGUA, FORAM UTILIZADOS COMO EXEMPLOS PARA AS EXPLICAÇÕES SOBRE ARRANJO SIMPLES, COMBINAÇÃO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. A CRIATIVIDADE, COMO FORMA DE SUPRIR AS EXIGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO CONTRIBUÍRAM PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. PORÉM, A FALTA DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, SEJA POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS, QUE ESTAVAM SE ADAPTANDO À NOVA FORMA DE ENSINO, OU DOS ALUNOS, QUE NUNCA HAVIAM TIDO OFICINAS NO FORMATO REMOTO, E A INSTABILIDADE DE CONEXÃO CONTRIBUÍRAM PARA IMPACTOS A TODOS EM ALGUM MOMENTO. ESSES FATORES INFLUENCIARAM PARA A VARIABILIDADE DE PERMANÊNCIA POR PARTE DOS ALUNOS NA SALA VIRTUAL, APESAR DAS REINVENÇÕES FEITAS PELOS ESTAGIÁRIOS QUANTO AO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS. ADEMAIS, NO ANDAMENTO DE CADA OFICINA, OS ESTAGIÁRIOS REALIZARAM ALGUMAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES REFERENTES ÀS TEMÁTICAS APRESENTADAS, PARA QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRASSEM SEU RENDIMENTO. ALÉM DISSO, OS ESTAGIÁRIOS, TAMBÉM, DISPONIBILIZARAM ALGUNS FEEDBACKS EM RELAÇÃO ÀS OFICINAS PROPOSTAS, A FORMA DE ENSINO E A METODOLOGIA APLICADA, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS DISCENTES MAIS LIBERDADE E SEGURANÇA AO EXPRESSAREM OPINIÕES E QUESTIONAMENTOS. CONCLUI-SE QUE NO DECORRER DAS OFICINAS PÔDE-SE CONSTATAR QUE AOS POUCOS, ALGUNS DISCENTES SENTIRAM-SE CONFORTÁVEIS PARA ATIVAREM A CÂMERA OU LIGAREM O MICROFONE, O QUE FACILITOU A VISUALIZAÇÃO DE ALGUNS ROSTOS ATENCIOSOS OU CURIOSOS EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS. ALÉM DO MAIS, AS TECNOLOGIAS FORAM UTILIZADAS COM O PROPÓSITO DE EXPLORAR E USUFRUIR DOS RECURSOS EDUCACIONAIS, CONVERTENDO-SE EM UM MEIO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. ESSAS EXPERIÊNCIAS TORNARAM-SE POSSÍVEIS, PORQUE HOUVE O ACOLHIMENTO POR PARTE DAS ESCOLAS, ALUNOS, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS, EM UM TRABALHO CONJUNTO, COM PLANEJAMENTOS, ORDENAÇÃO, ACOMPANHAMENTOS E OUTROS. PRESUMIVELMENTE, OS ESTAGIÁRIOS UTILIZARAM SUAS CRIATIVIDADES, INCORPORARAM NOVAS DINÂMICAS E SEMPRE ESTAVAM PERGUNTANDO AOS DISCENTES SE TINHAM DÚVIDAS OU QUESTIONAMENTOS, COM O OBJETIVO DE MELHORAR CADA VEZ MAIS A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E AS EXPLICAÇÕES. OUTROSSIM, AS OFICINAS MINISTRADAS PELOS ESTAGIÁRIOS APRESENTARAM ASPECTOS ESSENCIAIS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE INCORPORARAM EXEMPLOS DO COTIDIANO, COM EXPERIÊNCIAS DO MUNDO EXTERIOR E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. TAMBÉM, VALE RESSALTAR QUE O AMBIENTE VIRTUAL, POR INTERMÉDIO DE OFICINAS SIMULTÂNEAS, PREDISPÔS OPORTUNIDADES AOS ALUNOS DE LOCALIDADES DIFERENTES, ESTUDAREM CONTEÚDOS QUE SERIAM TRABALHADOS PRESENCIALMENTE."
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

O SURGIMENTO DA COVID-19 OCASIONOU UMA PANDEMIA MUNDIAL QUE CONSEQUENTEMENTE AFETOU DIVERSAS ÁREAS, DENTRE ELAS, A EDUCAÇÃO. ISSO FEZ COM QUE DOCENTES UTILIZASSEM MÚLTIPLOS SUPORTES DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO PARA PROPORCIONAR AOS ALUNOS CONTINUIDADE AOS ESTUDOS. ASSIM, UM DOS DESAFIOS QUE O EDUCADOR PRECISOU ENFRENTAR, FOI QUEBRAR OS PARADIGMAS DO ENSINO PRESENCIAL, QUANDO NA MAIORIA DAS VEZES CONTAVA COM A UTILIZAÇÃO DA LOUSA E DOS LIVROS FÍSICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS OFICINAS, PASSANDO A FAZER USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM O INTUITO DE FAVORECER A APRENDIZAGEM. NESSE CONTEXTO, ESTÁ INSERIDO O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), QUE PASSOU A OFERTAR AS DISCIPLINAS NO FORMATO REMOTO, INCLUINDO O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. ISSO JUSTIFICA O ESTUDO, QUE TEVE COMO OBJETIVO GERAL: OBSERVAR E ANALISAR AS ATIVIDADES COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ, NO FORMATO REMOTO, POR ESTAGIÁRIOS DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIFESSPA. DENTRE OS AUTORES QUE ESTUDAM A TEMÁTICA QUE FORAM UTILIZADOS PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO, DESTACAM-SE: CALLEJA (2008), POMPEU (2013), PONTES (2018), VIEIRA E SILVA (2020), SANTOS ET AL. (2020), CAZAL (2021), DIAS (2021) E SANTANA E SALES (2021). É IMPORTANTE FRISAR QUE O FORMATO REMOTO SE TORNOU DESAFIADOR TANTO PARA ALUNOS COMO PARA PROFESSORES QUE FORAM DESAFIADOS A APRENDER OS CONTEÚDOS E A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARALELAMENTE. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA NA QUAL A COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM BASE EM MINAYO (2007), POR MEIO DE REGISTROS EM DIÁRIOS DE BORDO. FORAM ACOMPANHADAS OITO OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DESTINADOS A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, REALIZADAS PELOS ESTAGIÁRIOS, NO DECORRER DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, NO CURSO E NA UNIVERSIDADE SUPRACITADOS. AS OFICINAS OBSERVADAS ABRANGERAM AS UNIDADES TEMÁTICAS DE NÚMEROS E ÁLGEBRA, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE FORAM REALIZADAS COM VINTE ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, SENDO ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO E PELO PROFESSOR DE UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE ESTÁGIO. DENTRE OS PRECÍPUOS RESULTADOS E DISCUSSÕES, EVIDENCIA-SE QUE TODAS AS OFICINAS FORAM REALIZADAS POR MEIO DE ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS EM DIVERSAS PLATAFORMAS ONLINE, COM OS APLICATIVOS: WHATSAPP, GOOGLE MEET, GOOGLE CLASSROOM, ADOBE READER, E O PACOTE OFFICE (WORD E ONENOTE DA MICROSOFT). ASSIM, EM ALGUMAS OFICINAS, PÔDE-SE OBSERVAR A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS, COM OS CONTEÚDOS: A NOÇÃO DE CONJUNTO; PROPRIEDADES, CONDIÇÕES E CONJUNTOS; IGUALDADE DE CONJUNTOS; CONJUNTO VAZIO, UNITÁRIO E UNIVERSO; SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO; CONJUNTO DAS PARTES E COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO. EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS: CONJUNTOS, SUBCONJUNTOS E A RELAÇÃO DE INCLUSÃO, UMA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS FOI A EXEMPLIFICAÇÃO DA LOCALIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS OS ALUNOS, OU SEJA, A CIDADE DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). ALÉM DISSO, COMO DINÂMICA DE INTERAÇÃO, OS ESTAGIÁRIOS SOLICITARAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POR MEIO DA LEITURA DE ALGUNS ASSUNTOS, REFERENTES AOS CONTEÚDOS PROPOSTOS. SEGUIDAMENTE, OS ASSUNTOS QUE FIZERAM PARTE DA UNIDADE TEMÁTICA ÁLGEBRA FORAM: PRINCÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO OU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, PERMUTAÇÕES SIMPLES E FATORIAL DE UM NÚMERO, ARRANJO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. DENTRE OS ASSUNTOS SUPRAMENCIONADOS, ALGUNS ELEMENTOS: UMA CANETA, UM LÁPIS E UMA RÉGUA, FORAM UTILIZADOS COMO EXEMPLOS PARA AS EXPLICAÇÕES SOBRE ARRANJO SIMPLES, COMBINAÇÃO SIMPLES E PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO. A CRIATIVIDADE, COMO FORMA DE SUPRIR AS EXIGÊNCIAS DO ENSINO REMOTO CONTRIBUÍRAM PARA AMENIZAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. PORÉM, A FALTA DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, SEJA POR PARTE DOS ESTAGIÁRIOS, QUE ESTAVAM SE ADAPTANDO À NOVA FORMA DE ENSINO, OU DOS ALUNOS, QUE NUNCA HAVIAM TIDO OFICINAS NO FORMATO REMOTO, E A INSTABILIDADE DE CONEXÃO CONTRIBUÍRAM PARA IMPACTOS A TODOS EM ALGUM MOMENTO. ESSES FATORES INFLUENCIARAM PARA A VARIABILIDADE DE PERMANÊNCIA POR PARTE DOS ALUNOS NA SALA VIRTUAL, APESAR DAS REINVENÇÕES FEITAS PELOS ESTAGIÁRIOS QUANTO AO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS. ADEMAIS, NO ANDAMENTO DE CADA OFICINA, OS ESTAGIÁRIOS REALIZARAM ALGUMAS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES REFERENTES ÀS TEMÁTICAS APRESENTADAS, PARA QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRASSEM SEU RENDIMENTO. ALÉM DISSO, OS ESTAGIÁRIOS, TAMBÉM, DISPONIBILIZARAM ALGUNS FEEDBACKS EM RELAÇÃO ÀS OFICINAS PROPOSTAS, A FORMA DE ENSINO E A METODOLOGIA APLICADA, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS DISCENTES MAIS LIBERDADE E SEGURANÇA AO EXPRESSAREM OPINIÕES E QUESTIONAMENTOS. CONCLUI-SE QUE NO DECORRER DAS OFICINAS PÔDE-SE CONSTATAR QUE AOS POUCOS, ALGUNS DISCENTES SENTIRAM-SE CONFORTÁVEIS PARA ATIVAREM A CÂMERA OU LIGAREM O MICROFONE, O QUE FACILITOU A VISUALIZAÇÃO DE ALGUNS ROSTOS ATENCIOSOS OU CURIOSOS EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS. ALÉM DO MAIS, AS TECNOLOGIAS FORAM UTILIZADAS COM O PROPÓSITO DE EXPLORAR E USUFRUIR DOS RECURSOS EDUCACIONAIS, CONVERTENDO-SE EM UM MEIO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. ESSAS EXPERIÊNCIAS TORNARAM-SE POSSÍVEIS, PORQUE HOUVE O ACOLHIMENTO POR PARTE DAS ESCOLAS, ALUNOS, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS, EM UM TRABALHO CONJUNTO, COM PLANEJAMENTOS, ORDENAÇÃO, ACOMPANHAMENTOS E OUTROS. PRESUMIVELMENTE, OS ESTAGIÁRIOS UTILIZARAM SUAS CRIATIVIDADES, INCORPORARAM NOVAS DINÂMICAS E SEMPRE ESTAVAM PERGUNTANDO AOS DISCENTES SE TINHAM DÚVIDAS OU QUESTIONAMENTOS, COM O OBJETIVO DE MELHORAR CADA VEZ MAIS A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS E AS EXPLICAÇÕES. OUTROSSIM, AS OFICINAS MINISTRADAS PELOS ESTAGIÁRIOS APRESENTARAM ASPECTOS ESSENCIAIS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE INCORPORARAM EXEMPLOS DO COTIDIANO, COM EXPERIÊNCIAS DO MUNDO EXTERIOR E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. TAMBÉM, VALE RESSALTAR QUE O AMBIENTE VIRTUAL, POR INTERMÉDIO DE OFICINAS SIMULTÂNEAS, PREDISPÔS OPORTUNIDADES AOS ALUNOS DE LOCALIDADES DIFERENTES, ESTUDAREM CONTEÚDOS QUE SERIAM TRABALHADOS PRESENCIALMENTE.

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