Artigo E-book VIII ENALIC

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ISBN: 978-65-86901-58-0

INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, AFETIVIDADE, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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IMPRESCIND?VEL PARA O SUCESSO NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OBJETIVAMOS ANALISAR A INTERA??O PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS EM FORMATO REMOTO EM UMA ESCOLA DE ENSINO M?DIO NO CONTEXTO DO PRP. A INTERA??O POSSIBILITA E D? SENTIDO AO PROCESSO EDUCATIVO, ELA ? O CERNE DO PROCESSO PEDAG?GICO. ? NESTA RELA??O COLETIVA QUE OS SUJEITOS CONSTROEM CONHECIMENTOS. A ESCOLA, LOCUS ESPECIAL DE TROCA DE VIV?NCIAS, POSSIBILITA A CONEX?O ENTRE A VIV?NCIA DOS ALUNOS COM A REALIDADE ESCOLAR. A INTERA??O PROFESSOR-ALUNO DEVE SER PERMEADA POR TROCAS DE EXPERI?NCIAS E CONHECIMENTOS PARA QUE PROFESSOR E ALUNO APRENDAM COM A REALIDADE DO OUTRO (SILVA; NAVARRO, 2012). O PROFESSOR PRECISA CRIAR UM AMBIENTE PEDAG?GICO FAVOR?VEL, POIS A APROXIMA??O AFETIVA ENTRE PROFESSOR-ALUNO FAVORECE A SATISFA??O COM A EXPERI?NCIA ESCOLAR E A INTERA??O FAVORECE A ADAPTA??O ACAD?MICA (OLIVEIRA ET. AL., 2014). PARA INVESTIGAR A INTERA??O PROFESSOR-ALUNO NO FORMATO REMOTO ADOTAMOS A PERSPECTIVA QUALITATIVA (MINAYO, 1994). PARA OBTEN??O DOS DADOS EMPREGAMOS UM QUESTION?RIO, ELABORADO E PREENCHIDO ONLINE, NA PLATAFORMA DO GOOGLE FORMS. A PRODU??O DOS DADOS OCORREU ENTRE ABRIL A JUNHO DE 2021. OS DADOS, TABULADOS, FORAM ANALISADOS COM BASE EM T?CNICAS DA AN?LISE DE CONTE?DO (OLIVEIRA; MOTA NETO, 2011). PARTICIPARAM DA PESQUISA QUATRO DISCENTES (RESIDENTES) DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA E CINCO PROFESSORES DE MATEM?TICA DA REFERIDA ESCOLA. AS PRIMEIRAS PERGUNTAS DO QUESTION?RIO REFERIAM-SE AO PERFIL E ATUA??O DOS PARTICIPANTES. TODOS OS PROFESSORES S?O GRADUADOS, A MAIORIA TEM MAIS DE 10 ANOS DE PROFISS?O, TODOS ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO. TODOS OS RESIDENTES TINHAM EXPERI?NCIA EM REG?NCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO, METADE CURSAVA O QUINTO PER?ODO DO CURSO DE MATEM?TICA. ACERCA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARA ACOMPANHAR AS AULAS REMOTAS, A MAIORIA DOS PROFESSORES AFIRMOU QUE OS MAIORES PROBLEMAS S?O DE ACESSO ? INTERNET E FALTA DE ACESSO A COMPUTADOR OU CELULAR. TODOS OS RESIDENTES APONTARAM A FALTA DE ACESSO A INTERNET COMO MAIOR PROBLEMA DOS ALUNOS. OLIVEIRA E J?NIOR (2020), AFIRMAM QUE A OFERTA DE EDUCA??O REMOTA ? DESIGUAL NOS SISTEMAS ESCOLARES POR FALTA DE ACESSO AOS RECURSOS TECNOL?GICOS E APOIO PEDAG?GICO. ESTAS LIMITA??ES DIFICULTAM A COMUNICA??O ENTRE O PROFESSOR E ALUNO. SOBRE RECURSOS/MEIOS USADOS PARA FAVORECER INTERA??O NAS AULAS S?NCRONAS, OS PROFESSORES CITARAM WHATSAPP E YOUTUBE, RELATANDO DIFICULDADES NESTE PROCESSO. PARA OS RESIDENTES, OS PROFESSORES TENTAM INTERAGIR COM OS ALUNOS COM FERRAMENTAS DIGITAIS, MAS A FORMA DE ENSINAR PARECE TRADICIONAL. INFERIMOS QUE OS PROFESSORES TENTAM UTILIZAR FERRAMENTAS PARA ESTABELECER INTERA??O, MAS, SEGUNDO OS RESIDENTES, A FORMA ?TRADICIONAL? DELES DIFICULTA ESSA INTERA??O. SOBRE AS INTERA??ES COM OS ALUNOS NAS AULAS ASS?NCRONAS OS PROFESSORES AFIRMARAM QUE TENTAM ESTABELECER DI?LOGO, ATRAV?S DE V?DEOS, REDES SOCIAIS, ENTRE OUTROS. 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ENTRETANTO, PARA AMBOS OS GRUPOS AS C?MERAS LIGADAS S?O IMPORTANTES E FACILITAM A INTERA??O. NA RELA??O ENTRE O PROFESSOR E ALUNOS, QUASE TODOS OS PROFESSORES AFIRMARAM QUE CONHECIAM SEUS ALUNOS DAS AULAS PRESENCIAIS OU PASSARAM A CONHECER NAS AULAS REMOTAS. DESTES PROFESSORES, ALGUNS NUNCA VIRAM SEUS ALUNOS, NEM ONLINE. ISTO ? PREOCUPANTE, SEGUNDO GOLDANE (2010) (APUD FRANCISCO; ARA?JO, 2016), A APRENDIZAGEM SE D? PELAS INTERA??ES SOCIAIS QUE NASCEM DOS V?NCULOS ESTABELECIDOS COM OS OUTROS. QUANTO A INTERA??O NAS AULAS ASS?NCRONAS, 80% DOS PROFESSORES DISSERAM QUE ?S VEZES OS ALUNOS OS PROCURAVAM PELO WHATSAPP. OS RESIDENTES N?O RESPONDERAM PORQUE ACOMPANHAVAM SOMENTE AULAS S?NCRONAS. SEGUNDO SILVA (2020) O WHATSAPP CONTRIBUI PARA APROXIMAR ALUNO E PROFESSOR EM SITUA??ES EXTERIORES ? ESCOLA, FACILITANDO O ACOMPANHAMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM.  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CONSIDERAMOS QUE NOSSA PESQUISA EVIDENCIOU QUE MUITOS FATORES INTERV?M NA INTERA??O PROFESSOR-ALUNO, PRINCIPALMENTE, O MEIO VIRTUAL E DIFICULDADES DE ACESSO A INTERNET E APARELHOS TECNOL?GICOS. CONTUDO, OS PROFESSORES ACREDITAM QUE A RELA??O CONSTRU?DA COM OS ALUNOS, SEJA NA INTERA??O PELO CHAT, MICROFONE, OUTROS MEIOS, ? FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OUTRO ASPECTO RELEVANTE ? A POUCA INTERA??O VISUAL, OS PROFESSORES CONSIDERAM IMPORTANTE QUE OS ALUNOS LIGUEM AS C?MERAS PARA VERIFICAREM QUE EST?O ATENTOS E PARTICIPANDO. MAS OS RESULTADOS INDICARAM QUE POUCOS ALUNOS LIGAM A C?MERA CONSTANTEMENTE. CONSIDERAMOS QUE A REALIDADE IMPOSTA PELA PANDEMIA, ASPECTOS SOCIAIS E ECON?MICOS DOS ESTUDANTES, IMPACTARAM NO ACESSO E USO DE RECURSOS TECNOL?GICOS NECESS?RIOS PARA A PARTICIPA??O DAS AULAS REMOTAS, PREJUDICANDO A INTERA??O EFETIVA E POSITIVA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS."
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
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          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
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          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

NO ANO DE 2019 SURGIU O NOVO CORONAV?RUS, CAUSADOR DA DOEN?A COVID-19, PROVOCANDO UMA PANDEMIA MUNDIAL. EM 2020, PARA CONTER A PANDEMIA, ADOTARAM-SE MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL QUE AFETARAM O FUNCIONAMENTO PRESENCIAL DAS ESCOLAS. POR ESSE MOTIVO, O MINIST?RIO DA EDUCA??O AUTORIZOU A REALIZA??O DE ATIVIDADES ACAD?MICAS DE FORMA REMOTA, ASSIM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PAR? (UNIFESSPA), PERMITIU, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020, O TRABALHO REMOTO. NESSE PER?ODO, A CAPES AUTORIZOU A REALIZA??O DO PROGRAMA DE RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) EM FORMATO REMOTO, COM ISSO, A FACULDADE DE MATEM?TICA (FAMAT) INICIOU AS ATIVIDADES DO PRP EM DUAS ESCOLAS P?BLICAS DO MUNIC?PIO DE MARAB?, UMA MUNICIPAL E OUTRA ESTADUAL. NAQUELE PER?ODO, SOMENTE AS ESCOLAS ESTADUAIS TINHAM AULAS REMOTAS, ASSIM OS RESIDENTES PARTICIPARAM DAS AULAS DOS PROFESSORES DE MATEM?TICA DESSA REDE. PARTINDO-SE DO PRESSUPOSTO QUE A INTERA??O PROFESSOR-ALUNO ? IMPRESCIND?VEL PARA O SUCESSO NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OBJETIVAMOS ANALISAR A INTERA??O PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS EM FORMATO REMOTO EM UMA ESCOLA DE ENSINO M?DIO NO CONTEXTO DO PRP. A INTERA??O POSSIBILITA E D? SENTIDO AO PROCESSO EDUCATIVO, ELA ? O CERNE DO PROCESSO PEDAG?GICO. ? NESTA RELA??O COLETIVA QUE OS SUJEITOS CONSTROEM CONHECIMENTOS. A ESCOLA, LOCUS ESPECIAL DE TROCA DE VIV?NCIAS, POSSIBILITA A CONEX?O ENTRE A VIV?NCIA DOS ALUNOS COM A REALIDADE ESCOLAR. A INTERA??O PROFESSOR-ALUNO DEVE SER PERMEADA POR TROCAS DE EXPERI?NCIAS E CONHECIMENTOS PARA QUE PROFESSOR E ALUNO APRENDAM COM A REALIDADE DO OUTRO (SILVA; NAVARRO, 2012). O PROFESSOR PRECISA CRIAR UM AMBIENTE PEDAG?GICO FAVOR?VEL, POIS A APROXIMA??O AFETIVA ENTRE PROFESSOR-ALUNO FAVORECE A SATISFA??O COM A EXPERI?NCIA ESCOLAR E A INTERA??O FAVORECE A ADAPTA??O ACAD?MICA (OLIVEIRA ET. AL., 2014). PARA INVESTIGAR A INTERA??O PROFESSOR-ALUNO NO FORMATO REMOTO ADOTAMOS A PERSPECTIVA QUALITATIVA (MINAYO, 1994). PARA OBTEN??O DOS DADOS EMPREGAMOS UM QUESTION?RIO, ELABORADO E PREENCHIDO ONLINE, NA PLATAFORMA DO GOOGLE FORMS. A PRODU??O DOS DADOS OCORREU ENTRE ABRIL A JUNHO DE 2021. OS DADOS, TABULADOS, FORAM ANALISADOS COM BASE EM T?CNICAS DA AN?LISE DE CONTE?DO (OLIVEIRA; MOTA NETO, 2011). PARTICIPARAM DA PESQUISA QUATRO DISCENTES (RESIDENTES) DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA E CINCO PROFESSORES DE MATEM?TICA DA REFERIDA ESCOLA. AS PRIMEIRAS PERGUNTAS DO QUESTION?RIO REFERIAM-SE AO PERFIL E ATUA??O DOS PARTICIPANTES. TODOS OS PROFESSORES S?O GRADUADOS, A MAIORIA TEM MAIS DE 10 ANOS DE PROFISS?O, TODOS ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO. TODOS OS RESIDENTES TINHAM EXPERI?NCIA EM REG?NCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO, METADE CURSAVA O QUINTO PER?ODO DO CURSO DE MATEM?TICA. ACERCA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARA ACOMPANHAR AS AULAS REMOTAS, A MAIORIA DOS PROFESSORES AFIRMOU QUE OS MAIORES PROBLEMAS S?O DE ACESSO ? INTERNET E FALTA DE ACESSO A COMPUTADOR OU CELULAR. TODOS OS RESIDENTES APONTARAM A FALTA DE ACESSO A INTERNET COMO MAIOR PROBLEMA DOS ALUNOS. OLIVEIRA E J?NIOR (2020), AFIRMAM QUE A OFERTA DE EDUCA??O REMOTA ? DESIGUAL NOS SISTEMAS ESCOLARES POR FALTA DE ACESSO AOS RECURSOS TECNOL?GICOS E APOIO PEDAG?GICO. ESTAS LIMITA??ES DIFICULTAM A COMUNICA??O ENTRE O PROFESSOR E ALUNO. SOBRE RECURSOS/MEIOS USADOS PARA FAVORECER INTERA??O NAS AULAS S?NCRONAS, OS PROFESSORES CITARAM WHATSAPP E YOUTUBE, RELATANDO DIFICULDADES NESTE PROCESSO. PARA OS RESIDENTES, OS PROFESSORES TENTAM INTERAGIR COM OS ALUNOS COM FERRAMENTAS DIGITAIS, MAS A FORMA DE ENSINAR PARECE TRADICIONAL. INFERIMOS QUE OS PROFESSORES TENTAM UTILIZAR FERRAMENTAS PARA ESTABELECER INTERA??O, MAS, SEGUNDO OS RESIDENTES, A FORMA ?TRADICIONAL? DELES DIFICULTA ESSA INTERA??O. SOBRE AS INTERA??ES COM OS ALUNOS NAS AULAS ASS?NCRONAS OS PROFESSORES AFIRMARAM QUE TENTAM ESTABELECER DI?LOGO, ATRAV?S DE V?DEOS, REDES SOCIAIS, ENTRE OUTROS. A PARTICIPA??O NAS AULAS S?NCRONAS PELOS ALUNOS, SEGUNDO OS RESIDENTES, OCORRE COM USO DO MICROFONE OU CHAT. MAIS DA METADE DOS PROFESSORES PREFEREM QUE ELES USEM O MICROFONE. TODOS CONCORDAM QUE A PARTICIPA??O ? IMPORTANTE, INDEPENDENTEMENTE DA FORMA. KRONBAUER (2020) ALERTA PARA A IMPORT?NCIA DE SE VALORIZAR O DI?LOGO E SABERES DOS ALUNOS, PARA QUE SE SINTAM IMERSOS NA DIN?MICA DA AULA. PERGUNTAMOS SE OS ALUNOS LIGAM AS C?MERAS, 60% DOS PROFESSORES DISSERAM QUE AS VEZES, 20% ASSEGURARAM QUE OS ALUNOS LIGAM SEMPRE E 20% AFIRMARAM QUE N?O. PARA OS RESIDENTES, OS ALUNOS LIGAM ?S VEZES OU NUNCA AS C?MERAS, 50% AFIRMOU QUE NUNCA. PARA MELO, FABBRO E LEITE (2020), FECHAR A C?MERA PODE SER PROTE??O E PRESERVA??O DO ESPA?O ?NTIMO. ENTRETANTO, PARA ELES A C?MERA FECHADA DESUMANIZA A RELA??O NA VIRTUALIDADE, N?O VER A OUTRA PESSOA NOS DISTANCIA, A TROCA SE PERDE EM MON?LOGOS. SOMADAS AS RESPOSTAS DOS PROFESSORES E RESIDENTES, POUCOS INDICAM QUE OS ALUNOS LIGAM AS C?MARAS FREQUENTEMENTE. ENTRETANTO, PARA AMBOS OS GRUPOS AS C?MERAS LIGADAS S?O IMPORTANTES E FACILITAM A INTERA??O. NA RELA??O ENTRE O PROFESSOR E ALUNOS, QUASE TODOS OS PROFESSORES AFIRMARAM QUE CONHECIAM SEUS ALUNOS DAS AULAS PRESENCIAIS OU PASSARAM A CONHECER NAS AULAS REMOTAS. DESTES PROFESSORES, ALGUNS NUNCA VIRAM SEUS ALUNOS, NEM ONLINE. ISTO ? PREOCUPANTE, SEGUNDO GOLDANE (2010) (APUD FRANCISCO; ARA?JO, 2016), A APRENDIZAGEM SE D? PELAS INTERA??ES SOCIAIS QUE NASCEM DOS V?NCULOS ESTABELECIDOS COM OS OUTROS. QUANTO A INTERA??O NAS AULAS ASS?NCRONAS, 80% DOS PROFESSORES DISSERAM QUE ?S VEZES OS ALUNOS OS PROCURAVAM PELO WHATSAPP. OS RESIDENTES N?O RESPONDERAM PORQUE ACOMPANHAVAM SOMENTE AULAS S?NCRONAS. SEGUNDO SILVA (2020) O WHATSAPP CONTRIBUI PARA APROXIMAR ALUNO E PROFESSOR EM SITUA??ES EXTERIORES ? ESCOLA, FACILITANDO O ACOMPANHAMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM. COMPARANDO A PARTICIPA??O DOS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS COM AS AULAS PRESENCIAIS, 60% DOS PROFESSORES E 25% DOS RESIDENTES AVALIARAM COMO REGULAR, O RESTANTE DOS RESIDENTES E 20% DOS PROFESSORES CLASSIFICARAM COMO BOA, OS DEMAIS PROFESSORES DISSEREM SER RUIM. INFERIMOS QUE A PARTICIPA??O NAS AULAS PRESENCIAIS ? MELHOR QUE NAS REMOTAS. ENTRETANTO, ADVERTIMOS QUE ESTA BAIXA PARTICIPA??O PODE ADVIR DE PROBLEMAS COM AS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS. SOBRE O PAPEL DA AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR-ALUNO PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, TODOS OS PROFESSORES E METADE DOS RESIDENTES CONSIDERAM IMPORTANTE, ENQUANTO OS DEMAIS RESIDENTES N?O ACHAM T?O IMPORTANTE. FRANCISCO E ARA?JO (2016), DESTACAM A AFETIVIDADE COMO FATOR IMPRESCIND?VEL NAS RELA??ES HUMANAS SENDO A ENERGIA QUE OPERA A ESTRUTURA COGNITIVA. CONSIDERAMOS QUE NOSSA PESQUISA EVIDENCIOU QUE MUITOS FATORES INTERV?M NA INTERA??O PROFESSOR-ALUNO, PRINCIPALMENTE, O MEIO VIRTUAL E DIFICULDADES DE ACESSO A INTERNET E APARELHOS TECNOL?GICOS. CONTUDO, OS PROFESSORES ACREDITAM QUE A RELA??O CONSTRU?DA COM OS ALUNOS, SEJA NA INTERA??O PELO CHAT, MICROFONE, OUTROS MEIOS, ? FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OUTRO ASPECTO RELEVANTE ? A POUCA INTERA??O VISUAL, OS PROFESSORES CONSIDERAM IMPORTANTE QUE OS ALUNOS LIGUEM AS C?MERAS PARA VERIFICAREM QUE EST?O ATENTOS E PARTICIPANDO. MAS OS RESULTADOS INDICARAM QUE POUCOS ALUNOS LIGAM A C?MERA CONSTANTEMENTE. CONSIDERAMOS QUE A REALIDADE IMPOSTA PELA PANDEMIA, ASPECTOS SOCIAIS E ECON?MICOS DOS ESTUDANTES, IMPACTARAM NO ACESSO E USO DE RECURSOS TECNOL?GICOS NECESS?RIOS PARA A PARTICIPA??O DAS AULAS REMOTAS, PREJUDICANDO A INTERA??O EFETIVA E POSITIVA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS.

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