Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

METODOLOGIAS ATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, PANDEMIA COVID-19, ENSINO REMOTO, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85129
    "edicao_id" => 205
    "trabalho_id" => 381
    "inscrito_id" => 846
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) ADOTADO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 PELO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, ASSIM COMO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DE QUÍMICA DA UECE/CCT. O ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, EM QUE SE FOI ANALISADO AS REFLEXÕES LITERÁRIAS ELABORADAS POR OUTROS AUTORES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS QUE ESTÃO SENDO APLICADAS NO ENSINO REMOTO. O ENSINO TRADICIONAL, CARACTERIZADO PELA TRANSMISSÃO DE SABERES CONCEITUAIS ESTABELECIDOS SEM O DINAMISMO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, AINDA AMPLAMENTE UTILIZADO PELA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRECISOU SOFRER GRANDES REFORMULAÇÕES PARA SE ADEQUAR AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS PARA CONTER A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS, SENDO UMA DELAS O ISOLAMENTO SOCIAL, O QUE CONSEQUENTEMENTE GEROU A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS; PORTANTO, DE ACORDO COM ESSE CENÁRIO, A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA FOI ESSENCIAL PARA A INSTAURAÇÃO DE OUTROS MÉTODOS DIDÁTICOS. O ENSINO REMOTO PODE SER CONSIDERADO COMO TODO CONTEÚDO EDUCACIONAL QUE É FEITO DE MODO ONLINE, COM ISSO, A PRÁTICA PEDAGÓGICA ADERIU ESSENCIALMENTE AO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS QUE AUXILIARAM NOS MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM. AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM SER DESCRITAS COMO UM MEIO DE AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO, ONDE A PRIORIDADE É A AUTONOMIA DO DISCENTE E O SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; DIANTE DISTO, O PROFESSOR É VISTO COMO ORIENTADOR DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS, ASSIM, NÃO É MAIS A ÚNICA FONTE QUE DETÉM O CONHECIMENTO. ESSAS NOVAS METODOLOGIAS QUE ESTÃO SENDO APLICADAS PODEM SER CLASSIFICADAS EM: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA, EM QUE A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO É CONCEBIDA ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS A UMA SITUAÇÃO PROBLEMA E POR MEIO DE UM GRUPO TENTAM SOLUCIONAR E IDENTIFICAR A RESPOSTA PARA A INCÓGNITA PROPOSTA, ADEMAIS, NA FINALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DO QUESTIONAMENTO, OS ESTUDANTES AVALIAM O SEU DESEMPENHO NO PROCESSO DE APRENDIZADO; PROBLEMATIZAÇÃO, SENDO COMPARÁVEL AO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, PORÉM NESSE RECURSO OS ALUNOS IDENTIFICAM AS SITUAÇÕES POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE NA QUAL AS QUESTÕES DO ESTUDO ESTÃO INSERIDAS; APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, NO QUAL O ALUNO POSSUI A LIBERDADE DE ESCOLHER UM TEMA DE ESTUDO PARA REALIZAR UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ASSUNTO, ENTRETANTO, MAIS UTILIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, POR CONSEGUINTE MUITOS DOS MODELOS ENCONTRADOS ENVOLVEM UMA OU AMBAS ÁREAS CURRICULARES; INSTRUÇÃO POR PARES, QUE TEM POR OBJETIVO PROMOVER TAREFAS EM QUE OS CONCEITOS APREENDIDOS SÃO DISCUTIDOS ENTRE OS ALUNOS E OS PARES AGEM COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; SALA DE AULA INVERTIDA, MÉTODO EDUCACIONAL ELETRÔNICO EM QUE AS AULAS SÃO GRAVADAS PELOS DOCENTES E OS ESTUDANTES ASSISTEM DE FORMA ASSÍNCRONA OU DE MODO SÍNCRONO, ONDE A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS ACONTECE DE MANEIRA SIMULTÂNEA, ALÉM DISSO AS AULAS ONLINE OFERECEM A OPORTUNIDADE DE UTILIZAR JOGOS E MATERIAIS INTERATIVOS DE FERRAMENTAS DIGITAIS, COMO POR EXEMPLO O USO DA PLATAFORMA DE VIDEOCHAMADAS GOOGLE MEET. DESSA FORMA, AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM A IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) PROVOCARAM UMA ALTERAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PANDEMIA COVID-19, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID84603012022122425.pdf"
    "created_at" => "2022-04-11 11:23:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN STEPHANIE MOREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELLENZINHA"
    "autor_email" => "ellenstephaniems@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-viii-enalic"
    "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13"
    "publicacao_id" => 97
    "publicacao_nome" => "E-book ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85129
    "edicao_id" => 205
    "trabalho_id" => 381
    "inscrito_id" => 846
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) ADOTADO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 PELO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, ASSIM COMO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DE QUÍMICA DA UECE/CCT. O ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, EM QUE SE FOI ANALISADO AS REFLEXÕES LITERÁRIAS ELABORADAS POR OUTROS AUTORES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS QUE ESTÃO SENDO APLICADAS NO ENSINO REMOTO. O ENSINO TRADICIONAL, CARACTERIZADO PELA TRANSMISSÃO DE SABERES CONCEITUAIS ESTABELECIDOS SEM O DINAMISMO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, AINDA AMPLAMENTE UTILIZADO PELA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRECISOU SOFRER GRANDES REFORMULAÇÕES PARA SE ADEQUAR AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS PARA CONTER A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS, SENDO UMA DELAS O ISOLAMENTO SOCIAL, O QUE CONSEQUENTEMENTE GEROU A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS; PORTANTO, DE ACORDO COM ESSE CENÁRIO, A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA FOI ESSENCIAL PARA A INSTAURAÇÃO DE OUTROS MÉTODOS DIDÁTICOS. O ENSINO REMOTO PODE SER CONSIDERADO COMO TODO CONTEÚDO EDUCACIONAL QUE É FEITO DE MODO ONLINE, COM ISSO, A PRÁTICA PEDAGÓGICA ADERIU ESSENCIALMENTE AO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS QUE AUXILIARAM NOS MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM. AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM SER DESCRITAS COMO UM MEIO DE AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO, ONDE A PRIORIDADE É A AUTONOMIA DO DISCENTE E O SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; DIANTE DISTO, O PROFESSOR É VISTO COMO ORIENTADOR DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS, ASSIM, NÃO É MAIS A ÚNICA FONTE QUE DETÉM O CONHECIMENTO. ESSAS NOVAS METODOLOGIAS QUE ESTÃO SENDO APLICADAS PODEM SER CLASSIFICADAS EM: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA, EM QUE A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO É CONCEBIDA ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS A UMA SITUAÇÃO PROBLEMA E POR MEIO DE UM GRUPO TENTAM SOLUCIONAR E IDENTIFICAR A RESPOSTA PARA A INCÓGNITA PROPOSTA, ADEMAIS, NA FINALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DO QUESTIONAMENTO, OS ESTUDANTES AVALIAM O SEU DESEMPENHO NO PROCESSO DE APRENDIZADO; PROBLEMATIZAÇÃO, SENDO COMPARÁVEL AO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, PORÉM NESSE RECURSO OS ALUNOS IDENTIFICAM AS SITUAÇÕES POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE NA QUAL AS QUESTÕES DO ESTUDO ESTÃO INSERIDAS; APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, NO QUAL O ALUNO POSSUI A LIBERDADE DE ESCOLHER UM TEMA DE ESTUDO PARA REALIZAR UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ASSUNTO, ENTRETANTO, MAIS UTILIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, POR CONSEGUINTE MUITOS DOS MODELOS ENCONTRADOS ENVOLVEM UMA OU AMBAS ÁREAS CURRICULARES; INSTRUÇÃO POR PARES, QUE TEM POR OBJETIVO PROMOVER TAREFAS EM QUE OS CONCEITOS APREENDIDOS SÃO DISCUTIDOS ENTRE OS ALUNOS E OS PARES AGEM COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; SALA DE AULA INVERTIDA, MÉTODO EDUCACIONAL ELETRÔNICO EM QUE AS AULAS SÃO GRAVADAS PELOS DOCENTES E OS ESTUDANTES ASSISTEM DE FORMA ASSÍNCRONA OU DE MODO SÍNCRONO, ONDE A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS ACONTECE DE MANEIRA SIMULTÂNEA, ALÉM DISSO AS AULAS ONLINE OFERECEM A OPORTUNIDADE DE UTILIZAR JOGOS E MATERIAIS INTERATIVOS DE FERRAMENTAS DIGITAIS, COMO POR EXEMPLO O USO DA PLATAFORMA DE VIDEOCHAMADAS GOOGLE MEET. DESSA FORMA, AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM A IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) PROVOCARAM UMA ALTERAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PANDEMIA COVID-19, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID84603012022122425.pdf"
    "created_at" => "2022-04-11 11:23:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN STEPHANIE MOREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELLENZINHA"
    "autor_email" => "ellenstephaniems@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-viii-enalic"
    "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13"
    "publicacao_id" => 97
    "publicacao_nome" => "E-book ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 205
        "publicacao_id" => 97
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-viii-enalic"
        "nome" => "E-book VIII ENALIC"
        "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
        "descricao" => """
          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          &nbsp;
          """
        "pasta" => "ebooks/enalic/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
        "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-07"
        "final_evento" => "2021-12-11"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
        "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 205
        "publicacao_id" => 97
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-viii-enalic"
        "nome" => "E-book VIII ENALIC"
        "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
        "descricao" => """
          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          &nbsp;
          """
        "pasta" => "ebooks/enalic/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg"
        "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-07"
        "final_evento" => "2021-12-11"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
        "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 100
                "edicao_id" => 205
                "codigo" => "978-65-86901-58-0"
                "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg"
                "titulo" => "E-book VIII ENALIC"
                "prefacio" => """
                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
                  """
                "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf"
                "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
                "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 100
                "edicao_id" => 205
                "codigo" => "978-65-86901-58-0"
                "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg"
                "titulo" => "E-book VIII ENALIC"
                "prefacio" => """
                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
                  """
                "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf"
                "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-05 08:32:13"
                "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) ADOTADO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 PELO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, ASSIM COMO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DE QUÍMICA DA UECE/CCT. O ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, EM QUE SE FOI ANALISADO AS REFLEXÕES LITERÁRIAS ELABORADAS POR OUTROS AUTORES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS QUE ESTÃO SENDO APLICADAS NO ENSINO REMOTO. O ENSINO TRADICIONAL, CARACTERIZADO PELA TRANSMISSÃO DE SABERES CONCEITUAIS ESTABELECIDOS SEM O DINAMISMO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, AINDA AMPLAMENTE UTILIZADO PELA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRECISOU SOFRER GRANDES REFORMULAÇÕES PARA SE ADEQUAR AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS PARA CONTER A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS, SENDO UMA DELAS O ISOLAMENTO SOCIAL, O QUE CONSEQUENTEMENTE GEROU A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS; PORTANTO, DE ACORDO COM ESSE CENÁRIO, A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA FOI ESSENCIAL PARA A INSTAURAÇÃO DE OUTROS MÉTODOS DIDÁTICOS. O ENSINO REMOTO PODE SER CONSIDERADO COMO TODO CONTEÚDO EDUCACIONAL QUE É FEITO DE MODO ONLINE, COM ISSO, A PRÁTICA PEDAGÓGICA ADERIU ESSENCIALMENTE AO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS QUE AUXILIARAM NOS MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM. AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM SER DESCRITAS COMO UM MEIO DE AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO, ONDE A PRIORIDADE É A AUTONOMIA DO DISCENTE E O SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; DIANTE DISTO, O PROFESSOR É VISTO COMO ORIENTADOR DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS, ASSIM, NÃO É MAIS A ÚNICA FONTE QUE DETÉM O CONHECIMENTO. ESSAS NOVAS METODOLOGIAS QUE ESTÃO SENDO APLICADAS PODEM SER CLASSIFICADAS EM: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA, EM QUE A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO É CONCEBIDA ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS A UMA SITUAÇÃO PROBLEMA E POR MEIO DE UM GRUPO TENTAM SOLUCIONAR E IDENTIFICAR A RESPOSTA PARA A INCÓGNITA PROPOSTA, ADEMAIS, NA FINALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DO QUESTIONAMENTO, OS ESTUDANTES AVALIAM O SEU DESEMPENHO NO PROCESSO DE APRENDIZADO; PROBLEMATIZAÇÃO, SENDO COMPARÁVEL AO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, PORÉM NESSE RECURSO OS ALUNOS IDENTIFICAM AS SITUAÇÕES POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE NA QUAL AS QUESTÕES DO ESTUDO ESTÃO INSERIDAS; APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, NO QUAL O ALUNO POSSUI A LIBERDADE DE ESCOLHER UM TEMA DE ESTUDO PARA REALIZAR UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ASSUNTO, ENTRETANTO, MAIS UTILIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, POR CONSEGUINTE MUITOS DOS MODELOS ENCONTRADOS ENVOLVEM UMA OU AMBAS ÁREAS CURRICULARES; INSTRUÇÃO POR PARES, QUE TEM POR OBJETIVO PROMOVER TAREFAS EM QUE OS CONCEITOS APREENDIDOS SÃO DISCUTIDOS ENTRE OS ALUNOS E OS PARES AGEM COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; SALA DE AULA INVERTIDA, MÉTODO EDUCACIONAL ELETRÔNICO EM QUE AS AULAS SÃO GRAVADAS PELOS DOCENTES E OS ESTUDANTES ASSISTEM DE FORMA ASSÍNCRONA OU DE MODO SÍNCRONO, ONDE A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS ACONTECE DE MANEIRA SIMULTÂNEA, ALÉM DISSO AS AULAS ONLINE OFERECEM A OPORTUNIDADE DE UTILIZAR JOGOS E MATERIAIS INTERATIVOS DE FERRAMENTAS DIGITAIS, COMO POR EXEMPLO O USO DA PLATAFORMA DE VIDEOCHAMADAS GOOGLE MEET. DESSA FORMA, AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM A IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) PROVOCARAM UMA ALTERAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.