Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

DEBATES E DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO, O QUE A MATEMÁTICA TEM A VER COM ISSO?

Palavra-chaves: GÊNERO, MATEMÁTICA, FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO CURRICULAR, Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO “A QUESTÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR”, QUE INTEGRA OS CONSÓRCIOS ACADÊMICOS PARA A EXCELÊNCIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO (CAEG) DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. O PROJETO VISA DISCUTIR E PROBLEMATIZAR A TEMÁTICA DE GÊNERO, DE FORMA PIONEIRA E TRANSDISCIPLINAR, EM TRÊS CURSOS DE LICENCIATURA DA USP: EDUCAÇÃO FÍSICA, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA. É DESENVOLVIDO POR TRÊS DOCENTES DA UNIVERSIDADE, UMA BOLSISTA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E TRÊS BOLSISTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO, QUE AO LONGO DO ANO DE 2021 DESENVOLVERAM ATIVIDADES EM QUATRO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, SENDO DUAS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A OUTRA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. NAS DISCIPLINAS FORAM PROPOSTAS ATIVIDADES REMOTAS CUJO OBJETIVO PRINCIPAL FOI SUSCITAR DISCUSSÕES E AÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADE, COM FOCO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, RESPEITANDO AS ESPECIFICIDADES DE CADA ÁREA. INICIALMENTE FOI DISPONIBILIZADO UM QUESTIONÁRIO, COMPOSTO DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS CUJO OBJETIVO FOI APURAR AS PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DOS LICENCIANDOS E LICENCIANDAS SOBRE A TEMÁTICA DE GÊNERO, BEM COMO SUAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, SEJA NA EDUCAÇÃO BÁSICA OU NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. ANALISANDO AS RESPOSTAS OBTIDAS, VERIFICOU-SE UM GRANDE INTERESSE EM DEBATER A TEMÁTICA E INSEGURANÇA E FALTA DE DOMÍNIO EM TRABALHAR O ASSUNTO EM SALA DE AULA. QUANTO ÀS EXPECTATIVAS AO PROJETO, ELAS FORAM DIRECIONADAS DE MODO GERAL AO APRENDIZADO DE TERMOS E CONCEITOS, ALÉM DE ESTRATÉGIAS PARA ABORDAR O TEMA NO AMBIENTE ESCOLAR, A FIM DE TORNÁ-LO MAIS ACOLHEDOR E INCLUSIVO PARA TODOS E TODAS. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS UM RECORTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA, DESCREVENDO E ANALISANDO AS ATIVIDADES REALIZADAS NA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. NESTE CURSO, O PROJETO FOI DESENVOLVIDO EM UMA DAS TURMAS DA DISCIPLINA DE MAT1500 - PROJETOS DE ESTÁGIO, DISCIPLINA ANUAL QUE PREVÊ A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO. O PROJETO CONTOU COM MOMENTOS INICIAIS, CONDUZIDOS PELA DOCENTE DA DISCIPLINA, E MOMENTOS DE SENSIBILIZAÇÃO IN LOCO DIRIGIDOS PELAS BOLSISTAS COM TEMÁTICAS ESPECÍFICAS COM BASE NAS NECESSIDADES E DEMANDAS DA TURMA. VALE RESSALTAR QUE AS QUATRO BOLSISTAS DO PROJETO ESTIVERAM PRESENTES EM TODAS AS ATIVIDADES E INTERVENÇÕES REALIZADAS NAS QUATRO TURMAS, CONTRIBUINDO COM SUAS EXPERIÊNCIAS E SEUS OLHARES DIFERENCIADOS, TANTO NA ELABORAÇÃO QUANTO NA APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES. AS INTERVENÇÕES VARIARAM DESDE PRODUÇÕES INDIVIDUAIS ATÉ COLETIVAS SOBRE O CONCEITO DE GÊNERO, ONDE OS LICENCIANDOS E AS LICENCIANDAS COMPARTILHARAM NOÇÕES PRÉVIAS DO ASSUNTO, CONVERSARAM, FIZERAM REFLEXÕES EM PEQUENOS GRUPOS, ANTES DE APRESENTAR UM PEQUENO RECORTE DESSAS DISCUSSÕES, PARA TODA A TURMA. UTILIZANDO-SE PRINCIPALMENTE O REFERENCIAL DE JOAN SCOTT (1989), EM SEU ARTIGO “GÊNERO: UMA CATEGORIA ÚTIL DE ANÁLISE HISTÓRICA”, E RACHEL SOIHET E JOANA MARIA PEDRO, EM “A EMERGÊNCIA DA PESQUISA DA HISTÓRIA DAS MULHERES E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO”, FORAM APRESENTADAS ALGUMAS CONCEITUAÇÕES DE TERMOS COMO: GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL, SEXO BIOLÓGICO E SEXUALIDADE, VISANDO DIFERENCIAR TERMOS QUE MUITAS VEZES SÃO USADOS DE FORMA EQUIVOCADA OU CUJOS SIGNIFICADOS GERAM DÚVIDA. UM BREVE HISTÓRICO DA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E HISTÓRIA DAS MULHERES, FOI REALIZADO COM APOIO DO LIVRO “DIFERENTES, NÃO DESIGUAIS: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA” DE BEATRIZ ACCIOLY LINS, BERNARDO MACHADO E MICHELE ESCOURA. UMA PRODUÇÃO INDIVIDUAL, COM RELATOS QUE ENVOLVERAM SITUAÇÕES DE GÊNERO E/OU SEXUALIDADE NA ESCOLA, CULMINOU NUMA INTERVENÇÃO ONDE TRABALHAMOS A SENSIBILIZAÇÃO E MEIOS DE AÇÃO PARA DUAS TEMÁTICAS: O ASSÉDIO E ESTEREÓTIPO DAS MULHERES NA MATEMÁTICA. COMO UMA DEMANDA QUE APARECEU EM VÁRIOS QUESTIONÁRIOS DOS LICENCIANDOS E LICENCIANDAS EM MATEMÁTICA FOI O DESEJO DE APRENDER COMO ABORDAR A TEMÁTICA EM SALA DE AULA DE FORMA ADEQUADA E COMO INSERIR ESSAS DISCUSSÕES DENTRO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, FOI PROPOSTO COMO ATIVIDADE FINAL PARA A TURMA A ELABORAÇÃO, EM GRUPO, DE UM PLANO DE AULA COM A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADE COMO CONTEÚDO DE AULA OU CONTEÚDO TRANSVERSAL AO PLANO ELABORADO, PENSANDO EM ESTRATÉGIAS PARA ABORDAR O TEMA DENTRO DA AULA DE MATEMÁTICA. A APRESENTAÇÃO DOS PLANOS ELABORADOS E DA APLICAÇÃO DE ALGUNS DELES MOSTROU-SE OUTRO MOMENTO FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO JUNTO A TURMA. PERCEBEMOS AO LONGO DO PROJETO, QUE A TEMÁTICA DE GÊNERO ESTÁ MAIS PRESENTE NA SALA DE AULA DO QUE IMAGINAMOS, E ESSAS QUESTÕES PODEM SER TRABALHADAS ATRAVÉS DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS, EM EXERCÍCIOS E ATIVIDADES, E NA POSTURA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS FRENTE AOS ALUNOS E ALUNAS, POR EXEMPLO. APÓS ANÁLISE DE TODO MATERIAL PRODUZIDO AO LONGO DAS INTERVENÇÕES FICOU EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DESSA DISCUSSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS E LICENCIANDAS, FORNECENDO BASE E EXPERIÊNCIAS QUE POSSIBILITEM TRABALHAR ESSA TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, E EM QUALQUER DISCIPLINA, POR MEIO DE PROCESSOS CONTÍNUOS E RICOS EM SIGNIFICADOS, DE FORMA A DESNATURALIZAR E DESCONSTRUIR IDEIAS E JUSTIFICATIVAS PARA AS ESTRUTURAS HEGEMÔNICAS DE PODER, BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS ACOLHEDORA, EMPÁTICA, INCLUSIVA E IGUALITÁRIA A TODOS E TODAS. ESTE ESTUDO TEM APROVAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA CAAE 51517421.0.0000.5391."
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          &nbsp;
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

AS QUESTÕES DE GÊNERO TÊM GANHADO CADA VEZ MAIS VISIBILIDADE E ESPAÇO NA SOCIEDADE, SENDO FOCO DE EXTENSOS ESTUDOS E DEBATES NA ACADEMIA. PORÉM ESSA CONSTRUÇÃO CULTURAL, ENXERGADA PELO VIÉS TEÓRICO CRÍTICO, TEM SIDO UTILIZADA DE FORMA INDEVIDA OU COM SEU SENTIDO DETURPADO, REFORÇANDO ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS QUE JUSTIFICAM E CONSERVAM AS ESTRUTURAS HIERÁRQUICAS DE PODER. NA ÁREA DE EDUCAÇÃO TAMBÉM OBSERVA-SE O CRESCIMENTO DESSAS DISCUSSÕES E OS PROFESSORES E PROFESSORAS, DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, TÊM SE DEPARADO EM SALA DE AULA CADA VEZ MAIS COM QUESTÕES RELACIONADAS AO ASSUNTO, TEMÁTICA ESTÁ GERALMENTE NÃO CONTEMPLADA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL, E QUE É ATRAVESSADA POR OUTROS FATORES, COMO CULTURA E RAÇA. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO “A QUESTÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR”, QUE INTEGRA OS CONSÓRCIOS ACADÊMICOS PARA A EXCELÊNCIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO (CAEG) DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. O PROJETO VISA DISCUTIR E PROBLEMATIZAR A TEMÁTICA DE GÊNERO, DE FORMA PIONEIRA E TRANSDISCIPLINAR, EM TRÊS CURSOS DE LICENCIATURA DA USP: EDUCAÇÃO FÍSICA, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA. É DESENVOLVIDO POR TRÊS DOCENTES DA UNIVERSIDADE, UMA BOLSISTA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E TRÊS BOLSISTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO, QUE AO LONGO DO ANO DE 2021 DESENVOLVERAM ATIVIDADES EM QUATRO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, SENDO DUAS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A OUTRA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. NAS DISCIPLINAS FORAM PROPOSTAS ATIVIDADES REMOTAS CUJO OBJETIVO PRINCIPAL FOI SUSCITAR DISCUSSÕES E AÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADE, COM FOCO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, RESPEITANDO AS ESPECIFICIDADES DE CADA ÁREA. INICIALMENTE FOI DISPONIBILIZADO UM QUESTIONÁRIO, COMPOSTO DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS CUJO OBJETIVO FOI APURAR AS PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DOS LICENCIANDOS E LICENCIANDAS SOBRE A TEMÁTICA DE GÊNERO, BEM COMO SUAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, SEJA NA EDUCAÇÃO BÁSICA OU NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. ANALISANDO AS RESPOSTAS OBTIDAS, VERIFICOU-SE UM GRANDE INTERESSE EM DEBATER A TEMÁTICA E INSEGURANÇA E FALTA DE DOMÍNIO EM TRABALHAR O ASSUNTO EM SALA DE AULA. QUANTO ÀS EXPECTATIVAS AO PROJETO, ELAS FORAM DIRECIONADAS DE MODO GERAL AO APRENDIZADO DE TERMOS E CONCEITOS, ALÉM DE ESTRATÉGIAS PARA ABORDAR O TEMA NO AMBIENTE ESCOLAR, A FIM DE TORNÁ-LO MAIS ACOLHEDOR E INCLUSIVO PARA TODOS E TODAS. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS UM RECORTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA, DESCREVENDO E ANALISANDO AS ATIVIDADES REALIZADAS NA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. NESTE CURSO, O PROJETO FOI DESENVOLVIDO EM UMA DAS TURMAS DA DISCIPLINA DE MAT1500 - PROJETOS DE ESTÁGIO, DISCIPLINA ANUAL QUE PREVÊ A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO. O PROJETO CONTOU COM MOMENTOS INICIAIS, CONDUZIDOS PELA DOCENTE DA DISCIPLINA, E MOMENTOS DE SENSIBILIZAÇÃO IN LOCO DIRIGIDOS PELAS BOLSISTAS COM TEMÁTICAS ESPECÍFICAS COM BASE NAS NECESSIDADES E DEMANDAS DA TURMA. VALE RESSALTAR QUE AS QUATRO BOLSISTAS DO PROJETO ESTIVERAM PRESENTES EM TODAS AS ATIVIDADES E INTERVENÇÕES REALIZADAS NAS QUATRO TURMAS, CONTRIBUINDO COM SUAS EXPERIÊNCIAS E SEUS OLHARES DIFERENCIADOS, TANTO NA ELABORAÇÃO QUANTO NA APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES. AS INTERVENÇÕES VARIARAM DESDE PRODUÇÕES INDIVIDUAIS ATÉ COLETIVAS SOBRE O CONCEITO DE GÊNERO, ONDE OS LICENCIANDOS E AS LICENCIANDAS COMPARTILHARAM NOÇÕES PRÉVIAS DO ASSUNTO, CONVERSARAM, FIZERAM REFLEXÕES EM PEQUENOS GRUPOS, ANTES DE APRESENTAR UM PEQUENO RECORTE DESSAS DISCUSSÕES, PARA TODA A TURMA. UTILIZANDO-SE PRINCIPALMENTE O REFERENCIAL DE JOAN SCOTT (1989), EM SEU ARTIGO “GÊNERO: UMA CATEGORIA ÚTIL DE ANÁLISE HISTÓRICA”, E RACHEL SOIHET E JOANA MARIA PEDRO, EM “A EMERGÊNCIA DA PESQUISA DA HISTÓRIA DAS MULHERES E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO”, FORAM APRESENTADAS ALGUMAS CONCEITUAÇÕES DE TERMOS COMO: GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL, SEXO BIOLÓGICO E SEXUALIDADE, VISANDO DIFERENCIAR TERMOS QUE MUITAS VEZES SÃO USADOS DE FORMA EQUIVOCADA OU CUJOS SIGNIFICADOS GERAM DÚVIDA. UM BREVE HISTÓRICO DA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E HISTÓRIA DAS MULHERES, FOI REALIZADO COM APOIO DO LIVRO “DIFERENTES, NÃO DESIGUAIS: A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA” DE BEATRIZ ACCIOLY LINS, BERNARDO MACHADO E MICHELE ESCOURA. UMA PRODUÇÃO INDIVIDUAL, COM RELATOS QUE ENVOLVERAM SITUAÇÕES DE GÊNERO E/OU SEXUALIDADE NA ESCOLA, CULMINOU NUMA INTERVENÇÃO ONDE TRABALHAMOS A SENSIBILIZAÇÃO E MEIOS DE AÇÃO PARA DUAS TEMÁTICAS: O ASSÉDIO E ESTEREÓTIPO DAS MULHERES NA MATEMÁTICA. COMO UMA DEMANDA QUE APARECEU EM VÁRIOS QUESTIONÁRIOS DOS LICENCIANDOS E LICENCIANDAS EM MATEMÁTICA FOI O DESEJO DE APRENDER COMO ABORDAR A TEMÁTICA EM SALA DE AULA DE FORMA ADEQUADA E COMO INSERIR ESSAS DISCUSSÕES DENTRO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, FOI PROPOSTO COMO ATIVIDADE FINAL PARA A TURMA A ELABORAÇÃO, EM GRUPO, DE UM PLANO DE AULA COM A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADE COMO CONTEÚDO DE AULA OU CONTEÚDO TRANSVERSAL AO PLANO ELABORADO, PENSANDO EM ESTRATÉGIAS PARA ABORDAR O TEMA DENTRO DA AULA DE MATEMÁTICA. A APRESENTAÇÃO DOS PLANOS ELABORADOS E DA APLICAÇÃO DE ALGUNS DELES MOSTROU-SE OUTRO MOMENTO FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO JUNTO A TURMA. PERCEBEMOS AO LONGO DO PROJETO, QUE A TEMÁTICA DE GÊNERO ESTÁ MAIS PRESENTE NA SALA DE AULA DO QUE IMAGINAMOS, E ESSAS QUESTÕES PODEM SER TRABALHADAS ATRAVÉS DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS, EM EXERCÍCIOS E ATIVIDADES, E NA POSTURA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS FRENTE AOS ALUNOS E ALUNAS, POR EXEMPLO. APÓS ANÁLISE DE TODO MATERIAL PRODUZIDO AO LONGO DAS INTERVENÇÕES FICOU EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DESSA DISCUSSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS E LICENCIANDAS, FORNECENDO BASE E EXPERIÊNCIAS QUE POSSIBILITEM TRABALHAR ESSA TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, E EM QUALQUER DISCIPLINA, POR MEIO DE PROCESSOS CONTÍNUOS E RICOS EM SIGNIFICADOS, DE FORMA A DESNATURALIZAR E DESCONSTRUIR IDEIAS E JUSTIFICATIVAS PARA AS ESTRUTURAS HEGEMÔNICAS DE PODER, BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS ACOLHEDORA, EMPÁTICA, INCLUSIVA E IGUALITÁRIA A TODOS E TODAS. ESTE ESTUDO TEM APROVAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA CAAE 51517421.0.0000.5391.

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