Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, LICENCIATURA, SABERES, FORMAÇÃO DOCENTE, PANDEMIA Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS BOLSISTAS NAS DIFERENTES ÁREAS DOS SUBPROJETOS: EDUCAÇÃO FÍSICA, HISTÓRIA, LETRAS INGLÊS E PEDAGOGIA DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES PAUTAR-SE-Á A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA BÁSICA É A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. NESSE SENTIDO, PROPORCIONAR AO INDIVÍDUO CONDIÇÕES DE CONHECER, VIVENCIAR, INTERPRETAR E RESSIGNIFICAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS.  FICA EVIDENCIADO QUE AO UTILIZAR-SE DE LEITURAS DIFERENCIADAS DE MUNDO DE FORMA CRIATIVA E REFLEXIVA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONTRIBUI-SE PARA TORNAR ESSE ESPAÇO DE VIVÊNCIAS PRAZEROSAS. ESSE CONTATO DA UNIVERSIDADE COM O COTIDIANO ESCOLAR BUSCA DIAGNOSTICAR OS POSSÍVEIS EQUÍVOCOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA, NAS RELAÇÕES INTER PESSOAIS E PRINCIPALMENTE NO QUE DE FATO ALMEJA-SE ENQUANTO EDUCADORES – FORMAR CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM OS ANSEIOS DA SOCIEDADE. A AVALIAÇÃO QUE SE FAZ DO CONJUNTO DE AÇÕES REALIZADAS É BASTANTE POSITIVA POR PERMITIR A INSERÇÃO DOS BOLSISTAS NA REALIDADE ESCOLAR E PELA RELEVÂNCIA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PARA O DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO COLETIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR. TEM-SE OBSERVADO NAS ESCOLAS QUE AINDA É COMUM A PRÁTICA EDUCATIVA CENTRADA NA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS COM ÊNFASE NA MEMORIZAÇÃO E NA REPETIÇÃO DE FATOS HISTÓRICOS. ESSA PRÁTICA DOCENTE EXIGE DO ALUNO UMA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS COMO SE FOSSE VERDADES ABSOLUTAS E COM O TEMPO FOI-SE OBSERVANDO QUE ESSA PRÁTICA ATENDE APENAS A UMA CAMADA DA SOCIEDADE PRIVILEGIADA E SENDO ASSIM, NÃO CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM EM SUA PLENITUDE. ACREDITA-SE QUE A INICIAÇÃO DOS LICENCIANDOS NA ESCOLA TORNA-SE RELEVANTE COMO FUNDAMENTO DA PRÁTICA NOS SABERES DA DOCÊNCIA, OS QUAIS, EM DIÁLOGO COM OS DESAFIOS DO COTIDIANO, SUSTENTAM E POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DE UM PROFISSIONAL REFLEXIVO E PESQUISADOR, AO ARTICULAR CONTEXTOS MAIS AMPLOS, POR EXEMPLO, O ENSINO COMO PRÁTICA SOCIAL. DESSA FORMA, AS ESCOLAS PARCEIRAS  AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TERÃO QUE REVISITAR SUAS ESTRUTURAS CURRICULARES E AS METODOLOGIAS APLICADAS ATUALMENTE, TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL, QUANTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORS, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO ATUAL DE PANDEMIA. E ASSIM, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SURGE COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE, FAVORECE A PARCERIA COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, AO INSERIR OS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS LICENCIATURA NO ÂMBITO ESCOLAR, PROPORCIONANDO UM PAPEL MAIS ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. FORAM ANALISADOS DECRETOS, PORTARIAS E RESOLUÇÕES PARA COMPREENDER O PANORAMA, SENDO ASSIM, O ENSINO PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES, COMO A ESTRUTURA HÍBRIDA, RODÍZIOS EM SALA DE AULA, ATIVIDADES ASSÍNCRONAS E AULAS ON-LINE. SABENDO DISSO, OS AGENTES SOCIAIS QUE SOFREM COM ESSAS MUDANÇAS INCORPORAM ALÉM DOS ALUNOS DAS ESCOLAS REGULARES, COMO TAMBÉM OS DISCENTES QUE ESTÃO CURSANDO A GRADUAÇÃO, UMA VEZ QUE SE TÊM OBRIGATORIAMENTE O ESTÁGIO, AO LADO DISSO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. EM RESUMO, O QUE SE PRETENDE É IDENTIFICAR, CARACTERIZAR E ANALISAR AS DIFERENTES ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, BEM COMO, ANALISAR O DESEMPENHO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO ATIVIDADES PEDAGÓGICAS VOLTADA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA. NESSE SENTIDO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUI NÃO SÓ PARA O GRADUANDO COMO TAMBÉM PARA OS PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA OS GRADUANDOS TEM-SE A OPORTUNIDADE DE ELABORAR E APLICAR DIFERENTES PROJETOS PEDAGÓGICOS, O QUE POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO DE FORMA A ARTICULAR TEORIA COM A PRÁTICA, FAVORECENDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO, BEM COMO, O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS E DISCUSSÕES DOS FAZERES DOCENTES, CONTEMPLANDO A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. JÁ PARA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS, ESTES, TERÃO CONTATO COMO NOVAS METODOLOGIAS DE TRABALHO EM SALA DE AULA. ENQUANTO PARA OS ALUNOS, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO TAMBÉM FAVORECE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OBSERVA-SE QUE SÃO INÚMEROS OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ACADÊMICOS E PROFESSORES PARA QUE SE CONSIGA DESENVOLVER UM TRABALHO QUE PROPORCIONE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO. LONGE DAS SALAS, O MOMENTO DE REINVENÇÃO MOSTROU-SE CURIOSO A PESQUISA, DE MANEIRA QUE SE BUSCOU INVESTIGAR A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO PANDÊMICO, A REALIDADE DOS PROFESSORES ATUANTES E RECEPÇÃO DOS ALUNOS."
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
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                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
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                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
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                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR OS NOVOS CONTORNOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM DECORRÊNCIA DAS MODIFICAÇÕES NO CENÁRIO A PARTIR DAS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, ONDE DIVERSAS ÁREAS DA SOCIEDADE TIVERAM QUE SE ADAPTAR, ENTRE ELAS: A EDUCAÇÃO. A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, DE CADA ÁREA DO CONHECIMENTO, DESENVOLVE NO ALUNO A CAPACIDADE DE ORGANIZAR OS PENSAMENTOS DE MANEIRA LÓGICA E AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA MAIS CRÍTICA EM RELAÇÃO AO MUNDO QUE O CERCA. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BUSCA OPORTUNIZAR ESSE APRENDIZADO, BEM COMO, PROMOVER A AJUDA AO BOLSISTA A EXERCER A CIDADANIA E DESENVOLVER A REFLEXÃO CRÍTICA QUE, SÃO FATORES NECESSÁRIOS À METODOLOGIA DINÂMICA NAS ESCOLAS PRÁTICA E CONTEXTUALIZADA O QUE CONTRIBUI PARA UM CARÁTER CONSTRUTOR DE CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O FUTURO PROFISSIONAL. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS BOLSISTAS NAS DIFERENTES ÁREAS DOS SUBPROJETOS: EDUCAÇÃO FÍSICA, HISTÓRIA, LETRAS INGLÊS E PEDAGOGIA DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES PAUTAR-SE-Á A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA BÁSICA É A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. NESSE SENTIDO, PROPORCIONAR AO INDIVÍDUO CONDIÇÕES DE CONHECER, VIVENCIAR, INTERPRETAR E RESSIGNIFICAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. FICA EVIDENCIADO QUE AO UTILIZAR-SE DE LEITURAS DIFERENCIADAS DE MUNDO DE FORMA CRIATIVA E REFLEXIVA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONTRIBUI-SE PARA TORNAR ESSE ESPAÇO DE VIVÊNCIAS PRAZEROSAS. ESSE CONTATO DA UNIVERSIDADE COM O COTIDIANO ESCOLAR BUSCA DIAGNOSTICAR OS POSSÍVEIS EQUÍVOCOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA, NAS RELAÇÕES INTER PESSOAIS E PRINCIPALMENTE NO QUE DE FATO ALMEJA-SE ENQUANTO EDUCADORES – FORMAR CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM OS ANSEIOS DA SOCIEDADE. A AVALIAÇÃO QUE SE FAZ DO CONJUNTO DE AÇÕES REALIZADAS É BASTANTE POSITIVA POR PERMITIR A INSERÇÃO DOS BOLSISTAS NA REALIDADE ESCOLAR E PELA RELEVÂNCIA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PARA O DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO COLETIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR. TEM-SE OBSERVADO NAS ESCOLAS QUE AINDA É COMUM A PRÁTICA EDUCATIVA CENTRADA NA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS COM ÊNFASE NA MEMORIZAÇÃO E NA REPETIÇÃO DE FATOS HISTÓRICOS. ESSA PRÁTICA DOCENTE EXIGE DO ALUNO UMA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS COMO SE FOSSE VERDADES ABSOLUTAS E COM O TEMPO FOI-SE OBSERVANDO QUE ESSA PRÁTICA ATENDE APENAS A UMA CAMADA DA SOCIEDADE PRIVILEGIADA E SENDO ASSIM, NÃO CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM EM SUA PLENITUDE. ACREDITA-SE QUE A INICIAÇÃO DOS LICENCIANDOS NA ESCOLA TORNA-SE RELEVANTE COMO FUNDAMENTO DA PRÁTICA NOS SABERES DA DOCÊNCIA, OS QUAIS, EM DIÁLOGO COM OS DESAFIOS DO COTIDIANO, SUSTENTAM E POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DE UM PROFISSIONAL REFLEXIVO E PESQUISADOR, AO ARTICULAR CONTEXTOS MAIS AMPLOS, POR EXEMPLO, O ENSINO COMO PRÁTICA SOCIAL. DESSA FORMA, AS ESCOLAS PARCEIRAS AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TERÃO QUE REVISITAR SUAS ESTRUTURAS CURRICULARES E AS METODOLOGIAS APLICADAS ATUALMENTE, TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL, QUANTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORS, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO ATUAL DE PANDEMIA. 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