VILARDAGA, Anita Franco et al.. Gênero na formação de professores de educação física. E-book VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/85152>. Acesso em: 21/11/2024 14:52
AS QUESTÕES E DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO REPRESENTAM DISCUSSÕES QUE TÊM GANHADO CADA VEZ MAIS ESPAÇO NA SOCIEDADE, AINDA QUE MARCADAS PELO PRECONCEITO E PELA DESINFORMAÇÃO. ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE UM PROJETO EM DESENVOLVIMENTO COM A FINALIDADE DE DISCUTIR E ENTENDER COMO A TEMÁTICA SE ARTICULA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, E PRETENDE RELATAR E ANALISAR PARTE DAS AÇÕES REALIZADAS DURANTE O ANO DE 2021. O PROJETO FAZ PARTE DOS CONSÓRCIOS ACADÊMICOS PARA A EXCELÊNCIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO (CAEG), DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), BRASIL, E TEM APROVAÇÃO NO COMITÊ DE ÉTICA 51517421.0.0000.5391. CONFIGURA-SE COMO UMA AÇÃO INOVADORA DENTRO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, QUE BUSCA ARTICULAR OS CONHECIMENTOS DE MANEIRA TRANSDISCIPLINAR, ENVOLVENDO OS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE. AS INTERVENÇÕES NAS TRÊS DISCIPLINAS SEGUEM UM PERCURSO EM COMUM: A) SONDAGEM DAS DIFICULDADES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS; B) IDENTIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA E SUAS DEFINIÇÕES; C) CONCEITUAÇÕES, HISTÓRICO E DISCUSSÕES SOBRE A SUPOSTA “IDEOLOGIA DE GÊNERO”; D) ESTUDOS DE CASO (LEVANTAMENTO DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS, E ANÁLISES SITUACIONAIS); E E) PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO (ORGANIZAÇÃO DE UM PLANO DE AULA). PARA ESTE RECORTE, SERÁ RELATADO MAIS ESPECIFICAMENTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. COMO UMA PRIMEIRA ATIVIDADE, APUROU-SE AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS E AS EXPERIÊNCIAS COM A TEMÁTICA, NA FORMAÇÃO SUPERIOR E NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, COMPOSTO POR PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. COM BASE NOS DADOS COLETADOS, EVIDENCIOU-SE A INSEGURANÇA DOS ALUNOS QUANTO À ABORDAGEM E AO DOMÍNIO DO TEMA, AO MESMO TEMPO EM QUE DEMONSTRARAM INTERESSE PELO ASSUNTO E CONSIDERARAM COMO UM TÓPICO IMPORTANTE DE SER DEBATIDO NA FORMAÇÃO SUPERIOR, ESPECIALMENTE, POIS GRANDE PARTE DOS PARTICIPANTES TIVERAM POUCA OU NENHUMA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA. AS EXPECTATIVAS QUANTO AO PROJETO FORAM DIRECIONADAS PRINCIPALMENTE AO APRENDIZADO DE TERMOS E CONCEITOS E DE ESTRATÉGIAS PARA ABORDAR O TEMA NO AMBIENTE ESCOLAR, A FIM DE TORNÁ-LO MAIS ACOLHEDOR E INCLUSIVO PARA TODOS OS ALUNOS. A PARTIR DESTE QUESTIONÁRIO, AS INTERVENÇÕES VISARAM PROPICIAR E GERAR DEBATES E DISCUSSÕES ACERCA DO ASSUNTO. CONTOU-SE COM MOMENTOS INICIAIS, CONDUZIDOS PELO DOCENTE DAS DISCIPLINAS, COM SENSIBILIZAÇÕES A RESPEITO DO TEMA E DISCUSSÕES SOBRE AS INTERVENÇÕES A SEREM REALIZADAS. A PRIMEIRA ATIVIDADE SOLICITADA FOI QUE OS ALUNOS RESPONDESSEM EM POUCAS PALAVRAS À PERGUNTA “O QUE É GÊNERO?”, FORMANDO UM MAPA DE PALAVRAS. FORAM REALIZADAS, EM DIFERENTES AULAS, DISCUSSÕES MOTIVADAS POR CHARGES OU SITUAÇÕES QUE SURGIAM EM SALA. ESSAS SENSIBILIZAÇÕES MOSTRARAM-SE DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, À MEDIDA EM QUE PROPORCIONARAM MOMENTOS NOS QUAIS OS DISCENTES PUDERAM TER UM CONTATO CONTÍNUO COM O TEMA, REALIZANDO ANÁLISES E INICIANDO CONVERSAS A RESPEITO DOS TÓPICOS LEVANTADOS. NA PRIMEIRA INTERVENÇÃO FOI SOLICITADO QUE OS ALUNOS RESPONDESSEM INDIVIDUALMENTE À PERGUNTA “O QUE É GÊNERO?”, TENDO COMO OBJETIVO CRIAR UM ESPAÇO NO QUAL SE SENTISSEM À VONTADE PARA TRAZEREM SUAS NOÇÕES PRÉVIAS ACERCA DO CONCEITO. DEPOIS FOI SOLICITADO QUE CONSTRUÍSSEM UMA RESPOSTA COLETIVA, EM GRUPOS, VISANDO A TROCA DE IDEIAS E REFLEXÕES COM OS DEMAIS ALUNOS, MONTADOS DE MODO ALEATÓRIO, PARA QUE, ENTÃO, COMPARTILHASSEM COM A TURMA AS IDEIAS DISCORRIDAS. AS CONVERSAS FORAM MARCADAS POR POUCAS DIVERGÊNCIAS E RELATOS DE DIFICULDADES COM DIFERENÇAS GERACIONAIS, ENTRETANTO A MAIORIA DAS RESPOSTAS CONVERGIRAM PARA A IDEIA DE GÊNERO COMO UMA “CONSTRUÇÃO SOCIAL”, COM DEFINIÇÕES E PAPÉIS SOCIAIS DE HOMENS E MULHERES. NA REALIZAÇÃO DAS ETAPAS ANTERIORES, FOI NOTADA A NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM INICIAL MAIS CONCEITUAL. PARA TAL, FOI UTILIZADO, PRINCIPALMENTE, O REFERENCIAL DE JOAN SCOTT (1989) E RACHEL SOIHET E JOANA MARIA PEDRO (2007). COMO CONTINUAÇÃO DA CONSTRUÇÃO COLETIVA SOBRE O QUE É GÊNERO, REALIZOU-SE: A) A CONCEITUAÇÃO DE TERMOS COMO GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL, SEXO BIOLÓGICO E SEXUALIDADE; B) UM BREVE HISTÓRICO DA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E HISTÓRIA DAS MULHERES; E C) DISCUSSÃO SOBRE O TEMA DA “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E SUA RELAÇÃO COM AS REDES SOCIAIS. FORAM SUSCITADAS QUESTÕES COMO: A) O QUE É A IDEOLOGIA DE GÊNERO E DISCURSOS ANTI-GÊNERO; B) O DISCURSO DE ÓDIO PRESENTE DENTRO E FORA DAS REDES SOCIAIS; C) A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE E A UTILIZAÇÃO DAS PAUTAS LGBTQIA+ PELAS EMPRESAS; E D) A INFLUÊNCIA DESTES DISCURSOS E A DIFICULDADE DE LIDAR COM A PAUTA DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR. AO FIM DESSA DISCUSSÃO, FOI SOLICITADO QUE REFLETISSEM E ENVIASSEM SITUAÇÕES VIVENCIADAS NA VIDA ESCOLAR QUE ENVOLVESSEM AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE, COM SITUAÇÕES DIRETAMENTE RELACIONADAS COM AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. NA INTERVENÇÃO SEGUINTE, OS LICENCIANDOS REALIZARAM, EM GRUPOS, A ANÁLISE DE ALGUNS DOS CASOS (DISPONIBILIZADOS DE MANEIRA ANÔNIMA) PARA QUE ELABORASSEM QUAIS SERIAM SEUS MEIOS DE AÇÃO E INTERVENÇÕES PERANTE AS SITUAÇÕES APRESENTADAS. A CONTINUAÇÃO DESSA ATIVIDADE FOI FEITA POR MEIO DA APRESENTAÇÃO DE DOIS CASOS, UM DE ASSÉDIO E OUTRO COM A TEMÁTICA MULHERES, FUTEBOL E PRECONCEITO, ENVOLVENDO A LEITURA E ANÁLISE DE AMBOS E SUGERINDO, DE FORMA INDIVIDUAL, INTERVENÇÕES POSSÍVEIS E MEIOS DE AÇÃO ESTANDO NO PAPEL DE PROFESSOR DOS CASOS APRESENTADOS. MUITAS DAS PROPOSTAS E INTERVENÇÕES TRAZIDAS PELOS DISCENTES RELACIONARAM-SE, PRINCIPALMENTE, COM AS ATITUDES DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS PARA A ORGANIZAÇÃO DE DINÂMICAS DE AULA E ATIVIDADES INCLUSIVAS, RODAS DE CONVERSAS (COM ALUNOS, FAMILIARES E COMUNIDADE), ABERTURA DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AÇÕES PONTUAIS E A LONGO PRAZO, ALÉM DE CONVERSAS COM OUTROS PROFESSORES, COORDENAÇÃO, DIREÇÃO E ATÉ MEIOS LEGAIS PARA DENUNCIAR TAIS ATITUDES, SOBRETUDO EM CASOS DE ASSÉDIO. OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DAS ATIVIDADES DO PROJETO E, EM ESPECIAL DOS ESTUDOS DE CASO, SÃO IDENTIFICAR A MANEIRA COMO AS QUESTÕES DE GÊNERO SE APRESENTAM NA SOCIEDADE E NO CONTEXTO ESCOLAR E PENSAR EM POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PERANTE ESSAS SITUAÇÕES. DESSA MANEIRA, NA PERSPECTIVA DE APROXIMAR OS CONTEÚDOS DISCUTIDOS COM SITUAÇÕES DE INTERVENÇÃO E CONSIDERANDO O CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL, A PRÓXIMA ETAPA DO TRABALHO CONSISTIRÁ NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA NOS QUAIS AS SITUAÇÕES DE GÊNERO SE FAÇAM PRESENTES. DENTRO DA COMPREENSÃO DE QUE ESSAS QUESTÕES APARECEM COMO CONTEÚDO DE AULA, MAS PRINCIPALMENTE DE MANEIRA TRANSVERSAL EM DINÂMICAS ESCOLARES, PENSAR EM ESTRATÉGIAS PARA ABORDAR O TEMA DENTRO DE AULA SÃO AÇÕES URGENTES. JUNTO À ELABORAÇÃO DO PLANO, OS ALUNOS DEVERÃO GRAVAR, TAMBÉM, UM VÍDEO EXPLICANDO ESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO (ESTRATÉGIAS, JUSTIFICATIVA DAS ESCOLHAS, DIFICULDADES ENCONTRADAS) E OUTRO COM UM PEQUENO RECORTE DO QUE FOI PLANEJADO, SIMULANDO UMA SITUAÇÃO DE AULA. A DISCUSSÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE SE MOSTRA NECESSÁRIA NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE ELA PERPASSA O COTIDIANO ESCOLAR, ALGO QUE FICOU BASTANTE EVIDENTE DURANTE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS A PARTIR DAS DIVERSAS EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS.