Artigo E-book VIII ENALIC

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ISBN: 978-65-86901-58-0

ASPECTOS CONSTITUTIVOS DO TEXTO DE RPG E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA

Palavra-chaves: ROLE PLAYING GAME, HABILIDADES DE LEITURA, INTERAÇÃO SOCIAL, TEORIA ERGÓDICA, Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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METODOLOGICAMENTE, FOI FEITO UM RECORTE DENTRE AS TRAJETÓRIAS POSSÍVEIS DA AVENTURA E SELECIONADO UM PERCURSO DE LEITURA ATRAVÉS DE CENAS DO LIVRO-JOGO, O QUE CONDUZIU A UM RESULTADO ESPECÍFICO, EM TERMOS FICCIONAIS E INFORMACIONAIS. O QUADRO TEÓRICO QUE ORIENTOU A PESQUISA CENTROU-SE, PRINCIPALMENTE, EM APORTES DA TEORIA ERGÓDICA DA LITERATURA, DE AARSETH (1997) BEM COMO, QUANDO NECESSÁRIO, EM CONTRIBUIÇÕES DE HUIZINGA (2005), KOCH (2002; 2005) E MAINGUENEAU (1997; 2002). DENTRE OS RESULTADOS, A EXPLICITAÇÃO DE ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICAS ERGÓDICAS DO JOGO DE AVENTURA LEVA A REDISCUTIR O COMPONENTE PEDAGÓGICO QUE SE VEM ASSOCIANDO AO ROLE PLAYING GAME, PARA MUITO ALÉM DE SEU CONTEÚDO INFORMACIONAL OU DE SUA ESFERA LÚDICA. NITIDAMENTE, A AVENTURA ANALISADA FOI ESCRITA COM O INTUITO DE ASSOCIAR AS DIMENSÕES LÚDICA E PEDAGÓGICA AO JOGO, TENDO SIDO DIVULGADA SOB ESSA PERSPECTIVA NO TERCEIRO SIMPÓSIO DE ROLE PLAYING GAME (2004), QUE REUNIU CURIOSOS, JOGADORES E EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O ASPECTO LÚDICO ESTARIA ORIENTADO PARA O ENREDO DA AVENTURA – A BUSCA PELA TELA DESAPARECIDA E PELO AUTOR DO AUDACIOSO ROUBO. JÁ A PERSPECTIVA PEDAGÓGICA ESTARIA FOCALIZADA NO TRABALHO EM SALA DE AULA, EXPLORANDO ASPECTOS BIOGRÁFICOS E ARTÍSTICOS DO PINTOR BRASILEIRO. INCLUSIVE, NO CONJUNTO DE TEXTOS ACESSÓRIOS QUE COMPÕEM O LIVRO-JOGO, HÁ REFERÊNCIAS COMPLETAS DOS TEXTOS CONSULTADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AVENTURA E, AINDA, OUTRAS INDICAÇÕES PARA PESQUISA, COM A CLARA FUNÇÃO DE DAR CREDIBILIDADE ÀS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS PELA AVENTURA E DESPERTAR, NO EDUCADOR, O INTERESSE PELO USO PEDAGÓGICO DO JOGO. NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO DO JOGO EM AULA, OBSERVOU-SE UMA MUDANÇA DE POSTURA DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NA INTERAÇÃO: DE TÍMIDOS OU DISPERSOS, PASSARAM A SE CONCENTRAR NA ATIVIDADE, ESPECIALMENTE AO ASSUMIREM A FUNÇÃO DE NARRADORES, COMANDANDO AS AÇÕES DOS AMIGOS, VALENDO-SE DE UMA ARGUMENTAÇÃO FUNDADA EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE O UNIVERSO DO JOGO, A FIM DE DIRECIONAR O MELHOR DESENVOLVIMENTO POSSÍVEL DA PARTIDA. AS CONCLUSÕES REVELAM QUE A INOVAÇÃO DESSA FERRAMENTA É PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE HABILIDADES DE LEITURA, INCLUINDO A COMPETÊNCIA DISCURSIVA, AMBAS MOBILIZADAS PELO TRABALHO DOS JOGADORES COM OS TEXTOS DO LIVRO-JOGO. AO MANUSEAREM O MATERIAL, ELES TOMAM CONTATO COM O TEXTO PRINCIPAL – O DA AVENTURA – E COM TEXTOS ACESSÓRIOS DO LIVRO-JOGO – PARATEXTOS, INTERTEXTOS E HIPERTEXTOS – QUE AJUDAM A DESENVOLVÊ-LA. ASSIM, A EXPLICITAÇÃO DE ALGUMAS DESSAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS, CUJO RELEVO É ESPECIALMENTE DADO PELA TEORIA ERGÓDICA DA LITERATURA, PERMITE COMPREENDER A SINGULARIDADE ESTRUTURAL DOS JOGOS-TEXTO. PELA SUA PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO, NÃO SÃO TEXTOS QUE SE BASTAM. ELES SE ASSEMELHAM A UM QUEBRA-CABEÇA: CADA INFORMAÇÃO É COMO UMA PEÇA QUE DEVE SER SELECIONADA DENTRE OUTRAS E PODE ENCAIXAR-SE PERFEITAMENTE OU SER DESCARTADA. PARA AARSETH, O LEITOR DE UM TEXTO ERGÓDICO É UM “FALSO” LEITOR, POIS ELE NÃO POSSUI ESCOLHA: É ARREBATADO PARA DENTRO DA “HISTÓRIA”, MUITAS VEZES COMO SEU PROTAGONISTA. PARA CUMPRIR ESSA TAREFA, O LEITOR NECESSITA DE UMA ENERGIA ADICIONAL, QUE GASTA COM OS PROCESSOS MENTAIS E FÍSICOS NECESSÁRIOS À LEITURA. O TEXTO “FICCIONAL” ERGÓDICO CASTIGA UM LEITOR DESATENTO DE VÁRIAS FORMAS: PODE OBRIGÁ-LO A PERMANECER EM UM DETERMINADO ESTÁGIO DO ENREDO OU FAZÊ-LO REGRESSAR COMO PENA PELA AVIDEZ INADEQUADA: NAS DUAS SITUAÇÕES É PRECISO AGIR E ENCONTRAR UMA SAÍDA. OUTRA MÁXIMA DO JOGO DE AVENTURA: QUERER NÃO É PODER. NÃO RARO, O LEITOR DESEJA PRATICAR DETERMINADA AÇÃO, MAS AS “REGRAS” DO JOGO O IMPEDEM, COM POUCAS CHANCES DE RECURSO. ESSE RISCO DE REJEIÇÃO ENFRENTADO PELO LEITOR ERGÓDICO É RADICALMENTE OPOSTO À POSTURA TRANQUILA DO LEITOR TRADICIONAL; POR MAIS QUE ESTE SE ENVOLVA COM A HISTÓRIA E ASPIRE A OUTROS DESDOBRAMENTOS, NÃO LHE É FACULTADO INTERVIR OU ALTERAR SEUS RUMOS. O TEXTO TRADICIONAL PERMITE UMA ATITUDE BEM MAIS DISTENSA DO LEITOR NO ATO DE LEITURA, INTERROMPIDA APENAS PELO EXCESSO DE CURIOSIDADE OU DE TÉDIO. A OPOSIÇÃO “TENSÃO” VERSUS “RELAXAMENTO” CARACTERIZA A DIVERSIDADE DOS MODOS DE PENSAR E AGIR DE AMBOS OS LEITORES, POIS LER E INTERPRETAR UM TEXTO ERGÓDICO ESBARRA SEMPRE NA NECESSIDADE DE UMA INTERVENÇÃO ORIENTADA, DA QUAL O LEITOR JAMAIS PODE ESQUIVAR-SE, A MENOS QUE DESISTA DO TEXTO, OU MELHOR, DO JOGO. FRENTE A ESSAS CONSTATAÇÕES, OS USOS DO ROLE PLAYING GAME EM SALA DE AULA MERECEM AINDA REFLEXÕES COMPLEMENTARES, A FIM DE SISTEMATIZAR POSSÍVEIS APLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA DE DOCENTES, INSTRUMENTALIZANDO-OS PARA UMA ABORDAGEM REALMENTE PRODUTIVA DO JOGO-TEXTO. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: AARSETH, ESPEN J. CYBERTEXT: PERSPECTIVES ON ERGODIC LITERATURE. BALTIMORE: THE JOHNS  HOPKINS UNIVERSITY PRESS, 1997. HUIZINGA, JOHAN. HOMO LUDENS: O JOGO COMO ELEMENTO DE CULTURA. TRAD. JOÃO PAULO MONTEIRO. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2005. (COLEÇÃO ESTUDOS). KOCH, INGEDORE G. V.. O TEXTO E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS. 6. ED. REV. E AMPL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2002. ____. DESVENDANDO OS SEGREDOS DO TEXTO. 4. ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2005. LOURENÇO, CARLOS E. O RESGATE DE RETIRANTES: UMA AVENTURA DE RPG PELA VIDA DE CÂNDIDO PORTINARI. SÃO PAULO: DEVIR, 2003.(SÉRIE MINI-GURPS). MAINGUENEAU, DOMINIQUE. NOVAS TENDÊNCIAS EM ANÁLISE DO DISCURSO. TRAD. FREDA INDURSKY. 3. ED. 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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          &nbsp;
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO FOI CONCEBIDO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO INTERATIVA ENTRE ALUNOS, VIVENCIADA NO AMBIENTE DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FE-USP, DURANTE A “AULA DE LEITURA”, EM ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO TEXTO DE RPG COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA . COMO OBJETO DE ESTUDO, FORAM ANALISADOS ASPECTOS CONSTITUTIVOS DO TEXTO DO LIVRO-JOGO, O RESGATE DE “RETIRANTES”: UMA AVENTURA DE ROLE PLAYING GAME PELA VIDA DE CÂNDIDO PORTINARI, ESCRITO POR CARLOS EDUARDO LOURENÇO, COM A COLABORAÇÃO DE MARIA DO CARMO ZANINI. A AVENTURA TRATA DO ROUBO DA TELA “RETIRANTES” E ESTÁ DIVIDIDA EM DOZE CENAS. METODOLOGICAMENTE, FOI FEITO UM RECORTE DENTRE AS TRAJETÓRIAS POSSÍVEIS DA AVENTURA E SELECIONADO UM PERCURSO DE LEITURA ATRAVÉS DE CENAS DO LIVRO-JOGO, O QUE CONDUZIU A UM RESULTADO ESPECÍFICO, EM TERMOS FICCIONAIS E INFORMACIONAIS. O QUADRO TEÓRICO QUE ORIENTOU A PESQUISA CENTROU-SE, PRINCIPALMENTE, EM APORTES DA TEORIA ERGÓDICA DA LITERATURA, DE AARSETH (1997) BEM COMO, QUANDO NECESSÁRIO, EM CONTRIBUIÇÕES DE HUIZINGA (2005), KOCH (2002; 2005) E MAINGUENEAU (1997; 2002). DENTRE OS RESULTADOS, A EXPLICITAÇÃO DE ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICAS ERGÓDICAS DO JOGO DE AVENTURA LEVA A REDISCUTIR O COMPONENTE PEDAGÓGICO QUE SE VEM ASSOCIANDO AO ROLE PLAYING GAME, PARA MUITO ALÉM DE SEU CONTEÚDO INFORMACIONAL OU DE SUA ESFERA LÚDICA. NITIDAMENTE, A AVENTURA ANALISADA FOI ESCRITA COM O INTUITO DE ASSOCIAR AS DIMENSÕES LÚDICA E PEDAGÓGICA AO JOGO, TENDO SIDO DIVULGADA SOB ESSA PERSPECTIVA NO TERCEIRO SIMPÓSIO DE ROLE PLAYING GAME (2004), QUE REUNIU CURIOSOS, JOGADORES E EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O ASPECTO LÚDICO ESTARIA ORIENTADO PARA O ENREDO DA AVENTURA – A BUSCA PELA TELA DESAPARECIDA E PELO AUTOR DO AUDACIOSO ROUBO. JÁ A PERSPECTIVA PEDAGÓGICA ESTARIA FOCALIZADA NO TRABALHO EM SALA DE AULA, EXPLORANDO ASPECTOS BIOGRÁFICOS E ARTÍSTICOS DO PINTOR BRASILEIRO. INCLUSIVE, NO CONJUNTO DE TEXTOS ACESSÓRIOS QUE COMPÕEM O LIVRO-JOGO, HÁ REFERÊNCIAS COMPLETAS DOS TEXTOS CONSULTADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AVENTURA E, AINDA, OUTRAS INDICAÇÕES PARA PESQUISA, COM A CLARA FUNÇÃO DE DAR CREDIBILIDADE ÀS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS PELA AVENTURA E DESPERTAR, NO EDUCADOR, O INTERESSE PELO USO PEDAGÓGICO DO JOGO. NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO DO JOGO EM AULA, OBSERVOU-SE UMA MUDANÇA DE POSTURA DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NA INTERAÇÃO: DE TÍMIDOS OU DISPERSOS, PASSARAM A SE CONCENTRAR NA ATIVIDADE, ESPECIALMENTE AO ASSUMIREM A FUNÇÃO DE NARRADORES, COMANDANDO AS AÇÕES DOS AMIGOS, VALENDO-SE DE UMA ARGUMENTAÇÃO FUNDADA EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE O UNIVERSO DO JOGO, A FIM DE DIRECIONAR O MELHOR DESENVOLVIMENTO POSSÍVEL DA PARTIDA. AS CONCLUSÕES REVELAM QUE A INOVAÇÃO DESSA FERRAMENTA É PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE HABILIDADES DE LEITURA, INCLUINDO A COMPETÊNCIA DISCURSIVA, AMBAS MOBILIZADAS PELO TRABALHO DOS JOGADORES COM OS TEXTOS DO LIVRO-JOGO. AO MANUSEAREM O MATERIAL, ELES TOMAM CONTATO COM O TEXTO PRINCIPAL – O DA AVENTURA – E COM TEXTOS ACESSÓRIOS DO LIVRO-JOGO – PARATEXTOS, INTERTEXTOS E HIPERTEXTOS – QUE AJUDAM A DESENVOLVÊ-LA. ASSIM, A EXPLICITAÇÃO DE ALGUMAS DESSAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS, CUJO RELEVO É ESPECIALMENTE DADO PELA TEORIA ERGÓDICA DA LITERATURA, PERMITE COMPREENDER A SINGULARIDADE ESTRUTURAL DOS JOGOS-TEXTO. PELA SUA PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO, NÃO SÃO TEXTOS QUE SE BASTAM. ELES SE ASSEMELHAM A UM QUEBRA-CABEÇA: CADA INFORMAÇÃO É COMO UMA PEÇA QUE DEVE SER SELECIONADA DENTRE OUTRAS E PODE ENCAIXAR-SE PERFEITAMENTE OU SER DESCARTADA. PARA AARSETH, O LEITOR DE UM TEXTO ERGÓDICO É UM “FALSO” LEITOR, POIS ELE NÃO POSSUI ESCOLHA: É ARREBATADO PARA DENTRO DA “HISTÓRIA”, MUITAS VEZES COMO SEU PROTAGONISTA. PARA CUMPRIR ESSA TAREFA, O LEITOR NECESSITA DE UMA ENERGIA ADICIONAL, QUE GASTA COM OS PROCESSOS MENTAIS E FÍSICOS NECESSÁRIOS À LEITURA. O TEXTO “FICCIONAL” ERGÓDICO CASTIGA UM LEITOR DESATENTO DE VÁRIAS FORMAS: PODE OBRIGÁ-LO A PERMANECER EM UM DETERMINADO ESTÁGIO DO ENREDO OU FAZÊ-LO REGRESSAR COMO PENA PELA AVIDEZ INADEQUADA: NAS DUAS SITUAÇÕES É PRECISO AGIR E ENCONTRAR UMA SAÍDA. OUTRA MÁXIMA DO JOGO DE AVENTURA: QUERER NÃO É PODER. NÃO RARO, O LEITOR DESEJA PRATICAR DETERMINADA AÇÃO, MAS AS “REGRAS” DO JOGO O IMPEDEM, COM POUCAS CHANCES DE RECURSO. ESSE RISCO DE REJEIÇÃO ENFRENTADO PELO LEITOR ERGÓDICO É RADICALMENTE OPOSTO À POSTURA TRANQUILA DO LEITOR TRADICIONAL; POR MAIS QUE ESTE SE ENVOLVA COM A HISTÓRIA E ASPIRE A OUTROS DESDOBRAMENTOS, NÃO LHE É FACULTADO INTERVIR OU ALTERAR SEUS RUMOS. 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SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2005. (COLEÇÃO ESTUDOS). KOCH, INGEDORE G. V.. O TEXTO E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS. 6. ED. REV. E AMPL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2002. ____. DESVENDANDO OS SEGREDOS DO TEXTO. 4. ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2005. LOURENÇO, CARLOS E. O RESGATE DE RETIRANTES: UMA AVENTURA DE RPG PELA VIDA DE CÂNDIDO PORTINARI. SÃO PAULO: DEVIR, 2003.(SÉRIE MINI-GURPS). MAINGUENEAU, DOMINIQUE. NOVAS TENDÊNCIAS EM ANÁLISE DO DISCURSO. TRAD. FREDA INDURSKY. 3. ED. SÃO PAULO: PONTES, 1997. ___. ANÁLISE DE TEXTOS DE COMUNICAÇÃO. 2. ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2002.

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