Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA VAI ÀS ESCOLAS: OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ)

Palavra-chaves: LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO REMOTO, MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR AS OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS, NO FORMATO REMOTO, COM ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ), USANDO RECURSOS DO LEM, NO DECORRER DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIFESSPA. PARA REALIZÁ-LA UTILIZOU-SE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA E PARA A COLETA DE DADOS USOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM FUNDAMENTAÇÃO DE MINAYO (2007). OBSERVAMOS DUAS TURMAS EM 2020 E OUTRAS DUAS TURMAS EM 2021, COMPOSTAS POR ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO SUPRACITADO. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS FORAM USADOS COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VÁRIOS AUTORES (D’AMBRÓSIO, 2004; DIAS, 2021; LORENZATO, 2006; SANTOS, 2020; VIEIRA E SILVA, 2020), QUE NOS DIZEM QUE O LEM DEVE SER MAIS QUE UM MERO DEPÓSITO DE MATERIAIS E, AO UTILIZÁ-LO, É IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES SE ESFORÇEM PARA TORNAR A MATEMÁTICA MAIS COMPREENSÍVEL PARA OS ALUNOS. A IMPORTÂNCIA DO LEM PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PODE SE DAR, PRINCIPALMENTE, NA TENTATIVA DE COLOCAR ESSES CONTEÚDOS NA REALIDADE DOS DISCENTES DE UMA FORMA MAIS ACESSÍVEL E PALPÁVEL, PODENDO FACILITAR A SUA EXPLICAÇÃO E COMPREENSÃO. PROFESSORES E ALUNOS PODEM INTERAGIR COM A MATEMÁTICA DE UMA FORMA MAIS PRÓXIMA, QUE OS AUXILIEM NESSE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NO FORMATO REMOTO, PERCEBE-SE A AMPLIAÇÃO DA NECESSIDADE DE INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, O QUE DENOTA QUE OS RECURSOS DO LEM, ALIADOS AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, PODEM AUXILIAR NESSE PROCESSO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES DESTACAM-SE: I) QUANTO AO PLANEJAMENTO DAS OFICINAS PELOS BOLSISTAS: OBSERVOU-SE QUE, EM 2020, FORAM PLANEJADAS VINTE E SEIS OFICINAS, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (NÚMEROS; ÁLGEBRA; GEOMETRIA; GRANDEZAS E MEDIDAS; E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA).  EM 2021, FORAM PLANEJADAS DEZOITO OFICINAS, TAMBÉM, EM CONFORMIDADE COM A BNCC, FAZENDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, A INSERÇÃO DOS RECURSOS DO LEM. PERCEBEU-SE QUE O APOIO DA EQUIPE GESTORA DA ESCOLA, ATUANDO COMO A PONTE DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS PAIS E ALUNOS COM A BOLSISTA E COORDENADORA DO PROJETO, E DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DISPONIBILIZANDO OS CADERNOS DE EXERCÍCIOS, CONTRIBUÍRAM PARA FORTALECER A PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. II) NO QUE SE REFERE À EXECUÇÃO: ACOMPANHOU-SE TODAS AS OFICINAS QUE FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, ATRAVÉS DO APLICATIVO GOOGLE MEET. OS BOLSISTAS USARAM RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÕES EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT E SUAS FERRAMENTAS PARA ESCRITA ONLINE, COMO A CANETA DIGITAL. ELES CRIARAM GRUPOS PARA AS TURMAS NO APLICATIVO WHATSAPP, PARA A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES E TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM, PARA DISPONIBILIZAR OS MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS E VIDEOAULAS. DURANTE AS OFICINAS FORAM ELABORADOS RECURSOS, SEMELHANTES AQUELES QUE COMPÕEM O ACERVO DO LEM. PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, OS BOLSISTAS UTILIZARAM OUTROS RECURSOS, COMO O QUIZ MATEMÁTICO E O BINGO COM TABUADA. NOTOU-SE QUE CONFORME AS OFICINAS IAM SENDO EXECUTADAS A INTERAÇÃO ENTRE BOLSISTAS/ALUNOS E ENTRE ALUNO/ALUNO FOI CRESCENDO, POIS NO INÍCIO OS ALUNOS DEMONSTRARAM DIFICULDADE PARA PERMANECER COM OS ÁUDIOS E CÂMERAS LIGADOS, O QUE FOI SENDO SUPERADO NO DECORRER DO PROJETO. VALE RESSALTAR QUE OS ALUNOS ERAM MAIS PARTICIPATIVOS QUANDO OS BOLSISTAS CONSEGUIAM TRABALHAR O CONTEÚDO RELACIONADO COM UM RECURSO DO LEM. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA ISSO FORAM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELO FORMATO REMOTO, TAIS COMO: DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET; FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS; LIMITAÇÕES QUANTO À CONSTRUÇÃO DOS RECURSOS DO LEM, POIS ALGUNS RECURSOS UTILIZADOS PARA EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDOS UM POUCO MAIS COMPLEXOS NÃO SÃO POSSÍVEIS DE SEREM RECRIADOS COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO, ENTRE OUTROS. III) EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO: OBSERVOU-SE QUE OS BOLSISTAS E A COORDENADORA DO PROJETO TINHAM O CUIDADO DE FAZEREM REUNIÕES SEMANAIS PARA DISCUTIR SOBRE A EXECUÇÃO DAS OFICINAS, AVALIAR SE OS MATERIAIS E CONTEÚDOS SELECIONADOS ERAM OS MAIS ADEQUADOS E PARA FAZEREM MUDANÇAS QUANDO NECESSÁRIO. NOTOU-SE QUE A AVALIAÇÃO DAS OFICINAS FOI SOB DUAS PERSPECTIVAS: A) SOB A ÓTICA DOS DISCENTES: OS BOLSISTAS ELABORARAM FORMULÁRIOS, NO APLICATIVO GOOGLE FORMS, CONTENDO ALGUMAS QUESTÕES SOBRE COMO OS ALUNOS AVALIAVAM AS OFICINAS, SE ELES TINHAM ALGUMA SUGESTÃO PARA MELHORÁ-LAS E SE OS RECURSOS DO LEM OS AJUDAVAM A TER UMA COMPREENSÃO MELHOR DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ENTRE OUTRAS. VALE FRISAR QUE ESSE ESPAÇO DE SUGESTÕES PODE TER CONTRIBUÍDO PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DURANTE AS OFICINAS, POIS NOTOU-SE QUE COM ISSO OS ALUNOS SE SENTIAM MAIS À VONTADE PARA SE EXPRESSAR E EXPOR SUAS DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS; B) SOB A ÓTICA DOS BOLSISTAS: ELES ELABORARAM ALGUNS FORMULÁRIOS COM QUESTÕES ABORDANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS PARA QUE OS ALUNOS RESPONDESSEM, POIS ASSIM PODIAM AVALIAR SE OS ESTUDANTES ESTAVAM COMPREENDENDO OS CONTEÚDOS. PORÉM, É IMPORTANTE FRISAR QUE O PRINCIPAL INDICADOR QUE OS BOLSISTAS UTILIZAVAM PARA FAZER ESSA AVALIAÇÃO ERA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POIS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELES SEMPRE TENTAVAM MANTER UM DIÁLOGO CONSTANTE COM OS DISCENTES E BUSCAVAM FERRAMENTAS NOVAS A FIM DE DESPERTAREM A ATENÇÃO E O INTERESSE DOS PARTICIPANTES NOS MOMENTOS SÍNCRONOS, POIS UMA DAS DIFICULDADES CONSTATADAS NO MEIO REMOTO É A FALTA DE CONCENTRAÇÃO DOS EDUCANDOS NO MOMENTO DAS AULAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS AÇÕES NO FORMATO REMOTO NÃO SUBSTITUEM O FORMATO PRESENCIAL E DEIXAM LACUNAS QUANTO AOS OBJETIVOS OBSERVADOS NA VERSÃO ORIGINAL DO PROJETO, POR IMPOSSIBILITAR A IDA ÀS ESCOLAS LEVANDO O LEM E A INSERÇÃO REAL NESSES ESPAÇOS. PORÉM, ELAS TÊM CONTRIBUÍDO PARA QUE MUITOS ALUNOS TENHAM ACESSO À APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DAS QUAIS SE DISTANCIARAM COM CONTEXTO PANDÊMICO, MESMO QUE SEJA POR MEIO VIRTUAL. 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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) OFERTOU NOS ANOS LETIVOS DE 2020 E 2021 A MAIORIA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NO FORMATO REMOTO, INCLUSIVE OS PROJETOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO QUE CONSEGUISSEM FAZER ADAPTAÇÕES PARA SEREM EXECUTADOS NESSE FORMATO. NESSE CONTEXTO ESTÁ O PROJETO DE EXTENSÃO “O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA VAI ÀS ESCOLAS: OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ”, QUE CONTA COM O APOIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PIBEX) DA UNIFESSPA, CUJA EQUIPE RESPONSÁVEL REORGANIZOU E EXECUTOU O PLANEJAMENTO DAS OFICINAS QUE SERIAM PRESENCIAIS PARA O FORMATO REMOTO, UTILIZANDO MATERIAIS DISPONÍVEIS EM SUAS RESIDÊNCIAS, NO INTUITO DE CONTRIBUIR PARA A CONTINUIDADE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS USANDO RECURSOS SEMELHANTES AOS ENCONTRADOS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM). ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR AS OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS, NO FORMATO REMOTO, COM ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ), USANDO RECURSOS DO LEM, NO DECORRER DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIFESSPA. PARA REALIZÁ-LA UTILIZOU-SE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA E PARA A COLETA DE DADOS USOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM FUNDAMENTAÇÃO DE MINAYO (2007). OBSERVAMOS DUAS TURMAS EM 2020 E OUTRAS DUAS TURMAS EM 2021, COMPOSTAS POR ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO SUPRACITADO. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS FORAM USADOS COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VÁRIOS AUTORES (D’AMBRÓSIO, 2004; DIAS, 2021; LORENZATO, 2006; SANTOS, 2020; VIEIRA E SILVA, 2020), QUE NOS DIZEM QUE O LEM DEVE SER MAIS QUE UM MERO DEPÓSITO DE MATERIAIS E, AO UTILIZÁ-LO, É IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES SE ESFORÇEM PARA TORNAR A MATEMÁTICA MAIS COMPREENSÍVEL PARA OS ALUNOS. A IMPORTÂNCIA DO LEM PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PODE SE DAR, PRINCIPALMENTE, NA TENTATIVA DE COLOCAR ESSES CONTEÚDOS NA REALIDADE DOS DISCENTES DE UMA FORMA MAIS ACESSÍVEL E PALPÁVEL, PODENDO FACILITAR A SUA EXPLICAÇÃO E COMPREENSÃO. PROFESSORES E ALUNOS PODEM INTERAGIR COM A MATEMÁTICA DE UMA FORMA MAIS PRÓXIMA, QUE OS AUXILIEM NESSE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NO FORMATO REMOTO, PERCEBE-SE A AMPLIAÇÃO DA NECESSIDADE DE INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, O QUE DENOTA QUE OS RECURSOS DO LEM, ALIADOS AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, PODEM AUXILIAR NESSE PROCESSO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES DESTACAM-SE: I) QUANTO AO PLANEJAMENTO DAS OFICINAS PELOS BOLSISTAS: OBSERVOU-SE QUE, EM 2020, FORAM PLANEJADAS VINTE E SEIS OFICINAS, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (NÚMEROS; ÁLGEBRA; GEOMETRIA; GRANDEZAS E MEDIDAS; E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA). EM 2021, FORAM PLANEJADAS DEZOITO OFICINAS, TAMBÉM, EM CONFORMIDADE COM A BNCC, FAZENDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, A INSERÇÃO DOS RECURSOS DO LEM. PERCEBEU-SE QUE O APOIO DA EQUIPE GESTORA DA ESCOLA, ATUANDO COMO A PONTE DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS PAIS E ALUNOS COM A BOLSISTA E COORDENADORA DO PROJETO, E DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DISPONIBILIZANDO OS CADERNOS DE EXERCÍCIOS, CONTRIBUÍRAM PARA FORTALECER A PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. II) NO QUE SE REFERE À EXECUÇÃO: ACOMPANHOU-SE TODAS AS OFICINAS QUE FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, ATRAVÉS DO APLICATIVO GOOGLE MEET. OS BOLSISTAS USARAM RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÕES EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT E SUAS FERRAMENTAS PARA ESCRITA ONLINE, COMO A CANETA DIGITAL. ELES CRIARAM GRUPOS PARA AS TURMAS NO APLICATIVO WHATSAPP, PARA A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES E TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM, PARA DISPONIBILIZAR OS MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS E VIDEOAULAS. DURANTE AS OFICINAS FORAM ELABORADOS RECURSOS, SEMELHANTES AQUELES QUE COMPÕEM O ACERVO DO LEM. PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, OS BOLSISTAS UTILIZARAM OUTROS RECURSOS, COMO O QUIZ MATEMÁTICO E O BINGO COM TABUADA. NOTOU-SE QUE CONFORME AS OFICINAS IAM SENDO EXECUTADAS A INTERAÇÃO ENTRE BOLSISTAS/ALUNOS E ENTRE ALUNO/ALUNO FOI CRESCENDO, POIS NO INÍCIO OS ALUNOS DEMONSTRARAM DIFICULDADE PARA PERMANECER COM OS ÁUDIOS E CÂMERAS LIGADOS, O QUE FOI SENDO SUPERADO NO DECORRER DO PROJETO. VALE RESSALTAR QUE OS ALUNOS ERAM MAIS PARTICIPATIVOS QUANDO OS BOLSISTAS CONSEGUIAM TRABALHAR O CONTEÚDO RELACIONADO COM UM RECURSO DO LEM. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA ISSO FORAM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELO FORMATO REMOTO, TAIS COMO: DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET; FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS; LIMITAÇÕES QUANTO À CONSTRUÇÃO DOS RECURSOS DO LEM, POIS ALGUNS RECURSOS UTILIZADOS PARA EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDOS UM POUCO MAIS COMPLEXOS NÃO SÃO POSSÍVEIS DE SEREM RECRIADOS COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO, ENTRE OUTROS. III) EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO: OBSERVOU-SE QUE OS BOLSISTAS E A COORDENADORA DO PROJETO TINHAM O CUIDADO DE FAZEREM REUNIÕES SEMANAIS PARA DISCUTIR SOBRE A EXECUÇÃO DAS OFICINAS, AVALIAR SE OS MATERIAIS E CONTEÚDOS SELECIONADOS ERAM OS MAIS ADEQUADOS E PARA FAZEREM MUDANÇAS QUANDO NECESSÁRIO. NOTOU-SE QUE A AVALIAÇÃO DAS OFICINAS FOI SOB DUAS PERSPECTIVAS: A) SOB A ÓTICA DOS DISCENTES: OS BOLSISTAS ELABORARAM FORMULÁRIOS, NO APLICATIVO GOOGLE FORMS, CONTENDO ALGUMAS QUESTÕES SOBRE COMO OS ALUNOS AVALIAVAM AS OFICINAS, SE ELES TINHAM ALGUMA SUGESTÃO PARA MELHORÁ-LAS E SE OS RECURSOS DO LEM OS AJUDAVAM A TER UMA COMPREENSÃO MELHOR DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ENTRE OUTRAS. VALE FRISAR QUE ESSE ESPAÇO DE SUGESTÕES PODE TER CONTRIBUÍDO PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DURANTE AS OFICINAS, POIS NOTOU-SE QUE COM ISSO OS ALUNOS SE SENTIAM MAIS À VONTADE PARA SE EXPRESSAR E EXPOR SUAS DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS; B) SOB A ÓTICA DOS BOLSISTAS: ELES ELABORARAM ALGUNS FORMULÁRIOS COM QUESTÕES ABORDANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS PARA QUE OS ALUNOS RESPONDESSEM, POIS ASSIM PODIAM AVALIAR SE OS ESTUDANTES ESTAVAM COMPREENDENDO OS CONTEÚDOS. PORÉM, É IMPORTANTE FRISAR QUE O PRINCIPAL INDICADOR QUE OS BOLSISTAS UTILIZAVAM PARA FAZER ESSA AVALIAÇÃO ERA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POIS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELES SEMPRE TENTAVAM MANTER UM DIÁLOGO CONSTANTE COM OS DISCENTES E BUSCAVAM FERRAMENTAS NOVAS A FIM DE DESPERTAREM A ATENÇÃO E O INTERESSE DOS PARTICIPANTES NOS MOMENTOS SÍNCRONOS, POIS UMA DAS DIFICULDADES CONSTATADAS NO MEIO REMOTO É A FALTA DE CONCENTRAÇÃO DOS EDUCANDOS NO MOMENTO DAS AULAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS AÇÕES NO FORMATO REMOTO NÃO SUBSTITUEM O FORMATO PRESENCIAL E DEIXAM LACUNAS QUANTO AOS OBJETIVOS OBSERVADOS NA VERSÃO ORIGINAL DO PROJETO, POR IMPOSSIBILITAR A IDA ÀS ESCOLAS LEVANDO O LEM E A INSERÇÃO REAL NESSES ESPAÇOS. PORÉM, ELAS TÊM CONTRIBUÍDO PARA QUE MUITOS ALUNOS TENHAM ACESSO À APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DAS QUAIS SE DISTANCIARAM COM CONTEXTO PANDÊMICO, MESMO QUE SEJA POR MEIO VIRTUAL. ALÉM DISSO, ALCANÇOU-SE ALUNOS DE ESCOLAS PERIFÉRICAS E DE OUTROS MUNICÍPIOS O QUE, TALVEZ, NÃO FOSSE POSSÍVEL FAZER DE FORMA PRESENCIAL, O QUE PODE SER MANTIDO NO FORMATO REMOTO MESMO QUANDO DO RETORNO AO PRESENCIAL.

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