Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

JOÃO DO RIO NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: JOÃO DO RIO, RELIGIÕES, INCLUSÃO, ENSINO DE HISTÓRIA, Comunicação Oral (CO) ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
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      RESUMO\r\n
      NESTE PROJETO, BUSCAREMOS TRABALHAR O AUTOR JO?O DO RIO EM ESPECIAL SUA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO EM SALA DE AULA, COM O INTUITO DE APRESENTAR UM POUCO SOBRE AS RELIGI?ES COMO POR EXEMPLO, A EXECU??O DOS CULTOS E SEUS FREQUENTADORES, NO ENSINO DE HIST?RIA. A OBRA AS RELIGI?ES NO RIO ? UMA COMPILA??O DE REPORTAGENS PUBLICADO INICIALMENTE COMO UMA S?RIE DE REPORTAGENS NO GAZETA DE NOT?CIAS DO RIO DE JANEIRO, DE JANEIRO A MAR?O DE 1904, GANHOU VOLUME ?NICO NO MESMO ANO, PUBLICADO PELA EDITORA DA GAZETA DE NOT?CIAS. NOS ANOS QUE SE SEGUIRAM, RECEBEU A V?RIAS EDI??ES PELA LIVRARIA GARNIER, E LOGO FOI CONSIDERADO UM BEST-SELLER. ? DIVIDIDA EM  CAP?TULOS: ? NO MUNDO DOS FEITI?OS?, ? A IGREJA POSITIVISTA? , ?OS MARONITAS?, ?OS FIS?LATRAS?, ?O MOVIMENTO EVANG?LICO?, ?A ACM?, ?O SATANISMO?, ?OS EXORCISMOS?, ?AS SACERDOTISAS DO FUTURO?, ?A NOVA JERUSAL?M?, ?O CULTO DO MAR?, ?O ESPIRITISMO? E ?AS SINAGOGAS?. AS RELIGI?ES NO RIO ? A FONTE DE UMA INICIA??O CIENTIFICA E O FRUTO DESSA PESQUISA INCENTIVOU ESSA APRESENTA??O SOBRE O JO?O DO RIO COM OBJETIVO DE INCENTIVAR A DISCUSS?O EM SALA DE AULA DAS RELIGI?ES, VISTO QUE ATRAV?S DAS DIVERSIDADES RELIGIOSAS PODEMOS ALCAN?AR A INCLUS?O. EM CADA CAP?TULO O AUTOR DISCUTE UM POUCO SOBRE A RELIGI?O DENOMINADA NO CAPITULO. ? DE MUITA RELEV?NCIA UTILIZAR ESSA OBRA EM SALA DE AULA POIS, ELA TRAZ MUITAS RELIGI?ES AS VEZES DESCONHECIDAS OU MESMO SATIRIZADAS PELOS ALUNOS, COMO POR EXEMPLO AS RELIGI?ES AFRO-BRASILEIRAS. TRATANDO-SE O DOCUMENTO HIST?RICO DE UM DISCURSO JORNAL?STICO, PARTIU-SE DOS SEGUINTES APORTES METODOL?GICOS PARA CONSEGUIR ESTUDAR A OBRA AS RELIGI?ES DO RIO: JACKSON RONIE S?-SILVA, CRIST?V?O DOMINGOS DE ALMEIDA E JOEL FELIPE GUINDANI (2009) NO ARTIGO ?PESQUISA DOCUMENTAL: PISTAS TE?RICAS E METODOL?GICAS?, JACQUES LE GOFF (2003) EM SUA OBRA HIST?RIA E MEM?RIA E O ARTIGO ?PARA QUEM E O QUE TESTEMUNHAM AS FONTES DA HIST?RIA DA EDUCA??O??  DO DARIO RAGAZZINI (2001). POR TRATAR-SE DE UMA PESQUISA NO CAMPO DA HIST?RIA, CULTURA E NARRATIVAS, PRIVILEGIA-SE AS DISCUSS?ES PRESENTES EM CULTURA E REPRESENTA??ES, UMA TRAJET?RIA, DA HISTORIADORA SANDRA J. PESAVENTO (2006) E O CAP?TULO DE JACQUELINE HERMANN (1997) INTITULADO HIST?RIA DAS RELIGI?ES E RELIGIOSIDADES. O M?TODO DESSA APRESENTA??O ? UM ESTUDO APROFUNDADO DA OBRA EM QUEST?O E ESTE ESTUDO FOI FRUTO DE UM PROJETO DE INICIA??O CIENTIFICA QUE PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO DA OBRA E TAMB?M PARA PODER SER REALIZADA A PESQUISA, FOI NECESS?RIO FAZER UM FICHAMENTO DA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO. TENTANDO FRISAR O PROBLEMA, A TESE E O RACIOC?NIO DO AUTOR EM CADA CAP?TULO. TENHO INTUITO DE CONTA A EXPERIENCIA DA PESQUISA E INCENTIVAR OS PROFESSORES A LEVAR ESSE CONTE?DO PARA A SALA DE AULA, MAS PARA LEVAR PARA A SALA DE AULA ? NECESS?RIO FAZER UMA ABORDAGEM DID?TICO-PEDAG?GICA APROPRIADA PARA A FASE/IDADE/S?RIE OU ANO A QUE SE DESTINA. O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE, PRINCIPALMENTE PARA GERAR INCLUS?O E DIMINUIR O PRECONCEITO RELIGIOSO, POIS, POR MAIS QUE VIVEMOS EM UM PA?S LAICO PERCEBEMOS UM COSTUME CAT?LICO OU PROTESTANTE T?O VIGENTE QUE MUITAS VEZES PODEM ANULAR OU DIMINUIR AS OUTRAS RELIGI?ES EXISTENTES NO BRASIL. EM SALA DE AULA PERCEBEMOS QUE NEM TODOS OS ALUNOS SE ENQUADRA NO CATOLICISMO OU NO PROTESTANTISMO E QUE MESMO NA AULA DE ENSINO RELIGIOSO SUA RELIGI?O N?O ? NEM CITADA, POR ISSO A IMPORT?NCIA DE TRAZER UM AUTOR COMO O JO?O DO RIO QUE TRATA DE PELO MENOS 14 RELIGI?ES. ? NO ESPA?O ESCOLAR QUE EST?O AS MAIORES POSSIBILIDADES DE DISCUSS?O E CONSTATA??O DA DIVERSIDADE CULTURAL/RELIGIOSA. AO OMITIR OS CONTE?DOS DAS RELIGI?ES, COMO POR EXEMPLO, DE MATRIZES AFRICANAS NAS ESCOLAS, ESTAMOS DE CERTA FORMA REFOR?ANDO PRECONCEITOS E, MUITAS VEZES, ALIMENTANDO A INTOLER?NCIA RELIGIOSA. NA SALA DE AULA, O ENSINO RELIGIOSO SE CONCRETIZA A PARTIR DE SEU OBJETO DE CONHECIMENTO: O CONHECIMENTO RELIGIOSO, DEFINIDO PELA BNCC (BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM). AO SE TRABALHAR A DIVERSIDADE, ESTAMOS INSERINDO NO CONTEXTO DO DI?LOGO, A INCLUS?O. O ENSINO RELIGIOSO VIVE UM PER?ODO LONGO DE TRANSI??O E DEVER? TORNAR-SE A PONTA DE LAN?A DA DIVERSIDADE RELIGIOSA NA FORMA??O DO CIDAD?O NO BRASIL. H? MUITO DEIXOU DE SER, PELA LEI, O ENSINO DA PREGA??O RELIGIOSA.
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
                  &nbsp;
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
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                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
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                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
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                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
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                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
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                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
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                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

RESUMO NESTE PROJETO, BUSCAREMOS TRABALHAR O AUTOR JO?O DO RIO EM ESPECIAL SUA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO EM SALA DE AULA, COM O INTUITO DE APRESENTAR UM POUCO SOBRE AS RELIGI?ES COMO POR EXEMPLO, A EXECU??O DOS CULTOS E SEUS FREQUENTADORES, NO ENSINO DE HIST?RIA. A OBRA AS RELIGI?ES NO RIO ? UMA COMPILA??O DE REPORTAGENS PUBLICADO INICIALMENTE COMO UMA S?RIE DE REPORTAGENS NO GAZETA DE NOT?CIAS DO RIO DE JANEIRO, DE JANEIRO A MAR?O DE 1904, GANHOU VOLUME ?NICO NO MESMO ANO, PUBLICADO PELA EDITORA DA GAZETA DE NOT?CIAS. NOS ANOS QUE SE SEGUIRAM, RECEBEU A V?RIAS EDI??ES PELA LIVRARIA GARNIER, E LOGO FOI CONSIDERADO UM BEST-SELLER. ? DIVIDIDA EM CAP?TULOS: ? NO MUNDO DOS FEITI?OS?, ? A IGREJA POSITIVISTA? , ?OS MARONITAS?, ?OS FIS?LATRAS?, ?O MOVIMENTO EVANG?LICO?, ?A ACM?, ?O SATANISMO?, ?OS EXORCISMOS?, ?AS SACERDOTISAS DO FUTURO?, ?A NOVA JERUSAL?M?, ?O CULTO DO MAR?, ?O ESPIRITISMO? E ?AS SINAGOGAS?. AS RELIGI?ES NO RIO ? A FONTE DE UMA INICIA??O CIENTIFICA E O FRUTO DESSA PESQUISA INCENTIVOU ESSA APRESENTA??O SOBRE O JO?O DO RIO COM OBJETIVO DE INCENTIVAR A DISCUSS?O EM SALA DE AULA DAS RELIGI?ES, VISTO QUE ATRAV?S DAS DIVERSIDADES RELIGIOSAS PODEMOS ALCAN?AR A INCLUS?O. EM CADA CAP?TULO O AUTOR DISCUTE UM POUCO SOBRE A RELIGI?O DENOMINADA NO CAPITULO. ? DE MUITA RELEV?NCIA UTILIZAR ESSA OBRA EM SALA DE AULA POIS, ELA TRAZ MUITAS RELIGI?ES AS VEZES DESCONHECIDAS OU MESMO SATIRIZADAS PELOS ALUNOS, COMO POR EXEMPLO AS RELIGI?ES AFRO-BRASILEIRAS. TRATANDO-SE O DOCUMENTO HIST?RICO DE UM DISCURSO JORNAL?STICO, PARTIU-SE DOS SEGUINTES APORTES METODOL?GICOS PARA CONSEGUIR ESTUDAR A OBRA AS RELIGI?ES DO RIO: JACKSON RONIE S?-SILVA, CRIST?V?O DOMINGOS DE ALMEIDA E JOEL FELIPE GUINDANI (2009) NO ARTIGO ?PESQUISA DOCUMENTAL: PISTAS TE?RICAS E METODOL?GICAS?, JACQUES LE GOFF (2003) EM SUA OBRA HIST?RIA E MEM?RIA E O ARTIGO ?PARA QUEM E O QUE TESTEMUNHAM AS FONTES DA HIST?RIA DA EDUCA??O?? DO DARIO RAGAZZINI (2001). POR TRATAR-SE DE UMA PESQUISA NO CAMPO DA HIST?RIA, CULTURA E NARRATIVAS, PRIVILEGIA-SE AS DISCUSS?ES PRESENTES EM CULTURA E REPRESENTA??ES, UMA TRAJET?RIA, DA HISTORIADORA SANDRA J. PESAVENTO (2006) E O CAP?TULO DE JACQUELINE HERMANN (1997) INTITULADO HIST?RIA DAS RELIGI?ES E RELIGIOSIDADES. O M?TODO DESSA APRESENTA??O ? UM ESTUDO APROFUNDADO DA OBRA EM QUEST?O E ESTE ESTUDO FOI FRUTO DE UM PROJETO DE INICIA??O CIENTIFICA QUE PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO DA OBRA E TAMB?M PARA PODER SER REALIZADA A PESQUISA, FOI NECESS?RIO FAZER UM FICHAMENTO DA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO. TENTANDO FRISAR O PROBLEMA, A TESE E O RACIOC?NIO DO AUTOR EM CADA CAP?TULO. TENHO INTUITO DE CONTA A EXPERIENCIA DA PESQUISA E INCENTIVAR OS PROFESSORES A LEVAR ESSE CONTE?DO PARA A SALA DE AULA, MAS PARA LEVAR PARA A SALA DE AULA ? NECESS?RIO FAZER UMA ABORDAGEM DID?TICO-PEDAG?GICA APROPRIADA PARA A FASE/IDADE/S?RIE OU ANO A QUE SE DESTINA. O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE, PRINCIPALMENTE PARA GERAR INCLUS?O E DIMINUIR O PRECONCEITO RELIGIOSO, POIS, POR MAIS QUE VIVEMOS EM UM PA?S LAICO PERCEBEMOS UM COSTUME CAT?LICO OU PROTESTANTE T?O VIGENTE QUE MUITAS VEZES PODEM ANULAR OU DIMINUIR AS OUTRAS RELIGI?ES EXISTENTES NO BRASIL. EM SALA DE AULA PERCEBEMOS QUE NEM TODOS OS ALUNOS SE ENQUADRA NO CATOLICISMO OU NO PROTESTANTISMO E QUE MESMO NA AULA DE ENSINO RELIGIOSO SUA RELIGI?O N?O ? NEM CITADA, POR ISSO A IMPORT?NCIA DE TRAZER UM AUTOR COMO O JO?O DO RIO QUE TRATA DE PELO MENOS 14 RELIGI?ES. ? NO ESPA?O ESCOLAR QUE EST?O AS MAIORES POSSIBILIDADES DE DISCUSS?O E CONSTATA??O DA DIVERSIDADE CULTURAL/RELIGIOSA. AO OMITIR OS CONTE?DOS DAS RELIGI?ES, COMO POR EXEMPLO, DE MATRIZES AFRICANAS NAS ESCOLAS, ESTAMOS DE CERTA FORMA REFOR?ANDO PRECONCEITOS E, MUITAS VEZES, ALIMENTANDO A INTOLER?NCIA RELIGIOSA. NA SALA DE AULA, O ENSINO RELIGIOSO SE CONCRETIZA A PARTIR DE SEU OBJETO DE CONHECIMENTO: O CONHECIMENTO RELIGIOSO, DEFINIDO PELA BNCC (BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM). AO SE TRABALHAR A DIVERSIDADE, ESTAMOS INSERINDO NO CONTEXTO DO DI?LOGO, A INCLUS?O. O ENSINO RELIGIOSO VIVE UM PER?ODO LONGO DE TRANSI??O E DEVER? TORNAR-SE A PONTA DE LAN?A DA DIVERSIDADE RELIGIOSA NA FORMA??O DO CIDAD?O NO BRASIL. H? MUITO DEIXOU DE SER, PELA LEI, O ENSINO DA PREGA??O RELIGIOSA.

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