ESTEVES, Maria Izabel Salvador et al.. João do rio na sala de aula. E-book VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/85127>. Acesso em: 24/11/2024 00:40
RESUMO NESTE PROJETO, BUSCAREMOS TRABALHAR O AUTOR JO?O DO RIO EM ESPECIAL SUA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO EM SALA DE AULA, COM O INTUITO DE APRESENTAR UM POUCO SOBRE AS RELIGI?ES COMO POR EXEMPLO, A EXECU??O DOS CULTOS E SEUS FREQUENTADORES, NO ENSINO DE HIST?RIA. A OBRA AS RELIGI?ES NO RIO ? UMA COMPILA??O DE REPORTAGENS PUBLICADO INICIALMENTE COMO UMA S?RIE DE REPORTAGENS NO GAZETA DE NOT?CIAS DO RIO DE JANEIRO, DE JANEIRO A MAR?O DE 1904, GANHOU VOLUME ?NICO NO MESMO ANO, PUBLICADO PELA EDITORA DA GAZETA DE NOT?CIAS. NOS ANOS QUE SE SEGUIRAM, RECEBEU A V?RIAS EDI??ES PELA LIVRARIA GARNIER, E LOGO FOI CONSIDERADO UM BEST-SELLER. ? DIVIDIDA EM CAP?TULOS: ? NO MUNDO DOS FEITI?OS?, ? A IGREJA POSITIVISTA? , ?OS MARONITAS?, ?OS FIS?LATRAS?, ?O MOVIMENTO EVANG?LICO?, ?A ACM?, ?O SATANISMO?, ?OS EXORCISMOS?, ?AS SACERDOTISAS DO FUTURO?, ?A NOVA JERUSAL?M?, ?O CULTO DO MAR?, ?O ESPIRITISMO? E ?AS SINAGOGAS?. AS RELIGI?ES NO RIO ? A FONTE DE UMA INICIA??O CIENTIFICA E O FRUTO DESSA PESQUISA INCENTIVOU ESSA APRESENTA??O SOBRE O JO?O DO RIO COM OBJETIVO DE INCENTIVAR A DISCUSS?O EM SALA DE AULA DAS RELIGI?ES, VISTO QUE ATRAV?S DAS DIVERSIDADES RELIGIOSAS PODEMOS ALCAN?AR A INCLUS?O. EM CADA CAP?TULO O AUTOR DISCUTE UM POUCO SOBRE A RELIGI?O DENOMINADA NO CAPITULO. ? DE MUITA RELEV?NCIA UTILIZAR ESSA OBRA EM SALA DE AULA POIS, ELA TRAZ MUITAS RELIGI?ES AS VEZES DESCONHECIDAS OU MESMO SATIRIZADAS PELOS ALUNOS, COMO POR EXEMPLO AS RELIGI?ES AFRO-BRASILEIRAS. TRATANDO-SE O DOCUMENTO HIST?RICO DE UM DISCURSO JORNAL?STICO, PARTIU-SE DOS SEGUINTES APORTES METODOL?GICOS PARA CONSEGUIR ESTUDAR A OBRA AS RELIGI?ES DO RIO: JACKSON RONIE S?-SILVA, CRIST?V?O DOMINGOS DE ALMEIDA E JOEL FELIPE GUINDANI (2009) NO ARTIGO ?PESQUISA DOCUMENTAL: PISTAS TE?RICAS E METODOL?GICAS?, JACQUES LE GOFF (2003) EM SUA OBRA HIST?RIA E MEM?RIA E O ARTIGO ?PARA QUEM E O QUE TESTEMUNHAM AS FONTES DA HIST?RIA DA EDUCA??O?? DO DARIO RAGAZZINI (2001). POR TRATAR-SE DE UMA PESQUISA NO CAMPO DA HIST?RIA, CULTURA E NARRATIVAS, PRIVILEGIA-SE AS DISCUSS?ES PRESENTES EM CULTURA E REPRESENTA??ES, UMA TRAJET?RIA, DA HISTORIADORA SANDRA J. PESAVENTO (2006) E O CAP?TULO DE JACQUELINE HERMANN (1997) INTITULADO HIST?RIA DAS RELIGI?ES E RELIGIOSIDADES. O M?TODO DESSA APRESENTA??O ? UM ESTUDO APROFUNDADO DA OBRA EM QUEST?O E ESTE ESTUDO FOI FRUTO DE UM PROJETO DE INICIA??O CIENTIFICA QUE PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO DA OBRA E TAMB?M PARA PODER SER REALIZADA A PESQUISA, FOI NECESS?RIO FAZER UM FICHAMENTO DA OBRA AS RELIGI?ES DO RIO. TENTANDO FRISAR O PROBLEMA, A TESE E O RACIOC?NIO DO AUTOR EM CADA CAP?TULO. TENHO INTUITO DE CONTA A EXPERIENCIA DA PESQUISA E INCENTIVAR OS PROFESSORES A LEVAR ESSE CONTE?DO PARA A SALA DE AULA, MAS PARA LEVAR PARA A SALA DE AULA ? NECESS?RIO FAZER UMA ABORDAGEM DID?TICO-PEDAG?GICA APROPRIADA PARA A FASE/IDADE/S?RIE OU ANO A QUE SE DESTINA. O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE, PRINCIPALMENTE PARA GERAR INCLUS?O E DIMINUIR O PRECONCEITO RELIGIOSO, POIS, POR MAIS QUE VIVEMOS EM UM PA?S LAICO PERCEBEMOS UM COSTUME CAT?LICO OU PROTESTANTE T?O VIGENTE QUE MUITAS VEZES PODEM ANULAR OU DIMINUIR AS OUTRAS RELIGI?ES EXISTENTES NO BRASIL. EM SALA DE AULA PERCEBEMOS QUE NEM TODOS OS ALUNOS SE ENQUADRA NO CATOLICISMO OU NO PROTESTANTISMO E QUE MESMO NA AULA DE ENSINO RELIGIOSO SUA RELIGI?O N?O ? NEM CITADA, POR ISSO A IMPORT?NCIA DE TRAZER UM AUTOR COMO O JO?O DO RIO QUE TRATA DE PELO MENOS 14 RELIGI?ES. ? NO ESPA?O ESCOLAR QUE EST?O AS MAIORES POSSIBILIDADES DE DISCUSS?O E CONSTATA??O DA DIVERSIDADE CULTURAL/RELIGIOSA. AO OMITIR OS CONTE?DOS DAS RELIGI?ES, COMO POR EXEMPLO, DE MATRIZES AFRICANAS NAS ESCOLAS, ESTAMOS DE CERTA FORMA REFOR?ANDO PRECONCEITOS E, MUITAS VEZES, ALIMENTANDO A INTOLER?NCIA RELIGIOSA. NA SALA DE AULA, O ENSINO RELIGIOSO SE CONCRETIZA A PARTIR DE SEU OBJETO DE CONHECIMENTO: O CONHECIMENTO RELIGIOSO, DEFINIDO PELA BNCC (BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM). AO SE TRABALHAR A DIVERSIDADE, ESTAMOS INSERINDO NO CONTEXTO DO DI?LOGO, A INCLUS?O. O ENSINO RELIGIOSO VIVE UM PER?ODO LONGO DE TRANSI??O E DEVER? TORNAR-SE A PONTA DE LAN?A DA DIVERSIDADE RELIGIOSA NA FORMA??O DO CIDAD?O NO BRASIL. H? MUITO DEIXOU DE SER, PELA LEI, O ENSINO DA PREGA??O RELIGIOSA.