Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

APONTAMENTOS PARA UMA PERSPECTIVA FREIREANA A PARTIR DA ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E NO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS, COMPLEXIDADE, CRITICIDADE Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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      INTRODUÇÃO\r\n
      COM A CONCRETIZAÇÃO DO GOLPE POLÍTICO ENGENDRADO A PARTIR DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS DE 2014, O BRASIL VIVE UM CONTEXTO EM QUE SE ALARGOU O DISCURSO CONSERVADOR E NEGACIONISTA DESDE 2016. UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES DUVIDOSAS E NOTÍCIAS FALSAS VEM CIRCULANDO NAS REDES SOCIAIS DESDE ENTÃO, QUE NÃO COLABORAM PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA DA POPULAÇÃO (SANCHES NETO; VEN NCIO, 2020). ESSAS ASSIM DENOMINADAS FAKE NEWS FORAM O INVESTIMENTO PREDOMINANTE POR DEFENSORES/AS DE UM CAMPO AUTORITÁRIO E ALTERARAM O RUMO POLÍTICO, ECONÔMICO, SOCIAL E DE CORDIALIDADE HUMANA. SOBRETUDO, IMPULSIONARAM A ELEIÇÃO DE UM POLÍTICO QUE EXPLICITAMENTE USOU AS REDES SOCIAIS COM PALAVRAS QUE DESPEJARAM ÓDIO, MISOGINIA, PRECONCEITO ETC. ESSE DISCURSO DE ÓDIO SE ESTENDEU A PAULO FREIRE, COLOCANDO EM DÚVIDA SUA IMENSA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA E MUNDIAL.\r\n
      CHARLOT (2021B), AO SITUAR O PORQUÊ DE PAULO FREIRE SER O FOCO DE ATAQUES CONSTANTES, AFIRMA QUE UMA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA, BASEADA NA LIBERDADE, ESPERANÇA E TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO, COMO DEFENDIA A MAIS RECONHECIDA REFERÊNCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA, É REJEITADA POR QUEM PROMOVE O NEGACIONISMO, O USO DE MEDICAMENTOS SEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA, AMEAÇA MULHERES E HOMOSSEXUAIS E DESUMANIZA AS POPULAÇÕES INDÍGENA E NEGRA. COVARDEMENTE, AS REDES SOCIAIS CONTINUAM SENDO O ESPAÇO PREDOMINANTE PARA AS DESQUALIFICAÇÕES FALACIOSAS SOBRE PAULO FREIRE. CRITICAMENTE, COMO PROFESSORES/AS PROGRESSISTAS, O NOSSO TRABALHO DOCENTE NÃO PODE SE CURVAR A ESSAS FALÁCIAS. A DIALOGICIDADE – COMO CONDUTA DE ABERTURA AO DIÁLOGO SINCERO E BASEADA EM (AUTO)CRÍTICA – REQUER IDENTIFICAR CONTRADIÇÕES E REFUTAR OS SIMPLISMOS INTELECTUAIS. \r\n
      OBJETIVO\r\n
      O OBJETIVO DESTA INVESTIGAÇÃO É EXPLICITAR COMO QUATRO PROFESSORES/AS-PESQUISADORES/AS REELABORAM SEUS PRÓPRIOS SABERES DOCENTES AO COMPARTILHAREM A ANÁLISE DAS PRÁTICAS QUE TÊM SIDO REALIZADAS EM TRÊS ESCOLAS-CAMPO – VINCULADAS AOS SUBPROJETOS INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) EM FORTALEZA. A ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA TEM O POTENCIAL DE REVELAR PREMISSAS QUE OS/AS PROFESSORES/AS TÊM SOBRE VALORES, EXPERIÊNCIAS, CONDIÇÕES E CONTEXTOS DE TRABALHO DOCENTE. CONTUDO, AO CONFRONTAR ESSAS PREMISSAS, CONTRADIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PODEM SER EVIDENCIADAS. \r\n
      PERCURSO METODOLÓGICO\r\n
      METODOLOGICAMENTE, A PARTIR DE PROCEDIMENTOS QUALITATIVOS DE AUTOCONFRONTAÇÃO, COTEJAMOS AS NARRATIVAS DE DOIS PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E DOIS/AS SUPERVISORES/AS DO PIBID NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. \r\n
      RESULTADOS E DISCUSSÃO\r\n
      OS RESULTADOS INDICAM O PREDOMÍNIO DE SABERES EXPERIENCIAIS DOS/AS PROFESSORES/AS E ASPECTOS DIALÓGICOS CONVERGENTES, QUE REMETEM À PERSPECTIVA FREIREANA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. IDENTIFICAMOS QUE AO EXPLICITAR A ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA DOS/AS PROFESSORES/AS, O PROCESSO DE FORMAÇÃO É COMPARTILHADO E FOMENTA NOVAS REFLEXÕES. NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FERREIRA ET AL. (2021) ANCORAM-SE EM FREIRE (1996) E EXPLICAM QUE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR/A E ALUNOS/AS SÃO IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, COM BASE NOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. PARA FREIRE (1987, P. 97), O DIÁLOGO DO/A PROFESSOR/A COM SEUS/AS ALUNOS/AS SOBRE OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NA ESCOLARIZAÇÃO É UMA “DEVOLUÇÃO ORGANIZADA, SISTEMATIZADA E ACRESCENTADA AO POVO” DAQUELES ELEMENTOS QUE FORAM EXPLICITADOS DESORGANIZADAMENTE. PARA FERREIRA ET AL. (2021) HÁ UMA VINCULAÇÃO DESSE PRESSUPOSTO METODOLÓGICO FREIREANO À PERSPECTIVA TEÓRICA DA RELAÇÃO COM O SABER DEFENDIDA POR CHARLOT (2021B) PORQUE, AO APRENDER COM ESSA DEVOLUTIVA, HÁ EXPECTATIVA DE QUE CADA ALUNO/A ESTABELEÇA RELAÇÕES COM OS SABERES QUE TÊM DIMENSÕES IDENTITÁRIAS, SOCIAIS E EPISTÊMICAS.\r\n
      A RELEITURA DOS RELATOS PELOS/AS PROFESSORES/AS APONTOU NOVAS FACETAS SOBRE A PRÓPRIA FORMAÇÃO PERMANENTE. AO LER OS RELATOS DOS/AS COLEGAS PRECEPTORES DA RP E SUPERVISORES/AS DO PIBID, POR EXEMPLO, FOI POSSÍVEL PARA OS/AS PRÓPRIOS/AS PROFESSORES/AS PERCEBER QUE HÁ COESÃO, HÁ UMA LINHA DE PENSAMENTO QUE SEGUE AFINADA E PRÓXIMA. OS/AS QUATRO DOCENTES PREOCUPAM-SE COM A FORMAÇÃO INTELECTUAL DOS/AS ALUNOS/AS E PROCURAM DESENVOLVER E APRIMORAR SUAS IDEIAS E PERCEPÇÕES ATRAVÉS DA REFLEXÃO, DA CRÍTICA CONSTRUTIVA E DO DIÁLOGO. HÁ UMA PREMISSA CONSISTENTE, BASEADA NA CRENÇA DE QUE O CONHECIMENTO É UMA FERRAMENTA CRUCIAL PARA A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO. ATRAVÉS DA AUTORREFLEXÃO E DA AUTOCRÍTICA, OS/AS PROFESSORES/AS PROCURAM AMPLIAR E APRIMORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA, NA TENTATIVA DE AFETAR POSITIVAMENTE E ADEQUADAMENTE OS/AS ALUNOS/AS E APROXIMANDO CADA VEZ MAIS O DISCURSO À PRÁTICA EDUCATIVA DE CADA UM/A. DESPERTAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS/AS ALUNOS/AS POR MEIO DE DISCUSSÕES E DE DIÁLOGOS, A FIM DE GERAR SABERES NOVOS, IMPLICA NA NECESSIDADE DE NOS APROXIMARMOS DA SUA REALIDADE E PERCEBÊ-LOS/AS COMO APRENDIZES VIVOS/AS.\r\n
      CONCLUSÃO\r\n
      CONSIDERAMOS QUE O PROCESSO FORMATIVO SE TORNA PERMANENTE, SENDO INCORPORADO À PERSPECTIVA DIALÓGICA DOS/AS PROFESSORES/AS, EMBORA OS SEUS VÍNCULOS COM OS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS SEJAM TRANSITÓRIOS E TEMPORÁRIOS. CONCLUÍMOS QUE ESSE É UM AVANÇO QUALITATIVO DECORRENTE DA COLABORAÇÃO NA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NOS DOIS PROGRAMAS. CADA PROFESSOR/A PRECISA SER REFLEXIVO/A, CRÍTICO/A E PESQUISADOR/A, PARA TER A CAPACIDADE DE ENSINAR DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA E COLABORATIVA, SENDO ATENTO/A ÀS DEMANDAS ATUAIS, DE MODO A POSSIBILITAR A EMANCIPAÇÃO DOS/AS ALUNOS/AS E A TRANSFORMAÇÃO DAS DEMANDAS DO AMBIENTE ESCOLAR QUE ESTÁ INSERIDO/A, COMO TAMBÉM IMPULSIONAR DE FORMA COLETIVA A READEQUAÇÃO DO CURRÍCULO E DO PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO, SENDO ORIENTADO AOS INTERESSES CENTRAIS DE VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR.
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      CONSIDERAMOS QUE O PROCESSO FORMATIVO SE TORNA PERMANENTE, SENDO INCORPORADO À PERSPECTIVA DIALÓGICA DOS/AS PROFESSORES/AS, EMBORA OS SEUS VÍNCULOS COM OS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS SEJAM TRANSITÓRIOS E TEMPORÁRIOS. CONCLUÍMOS QUE ESSE É UM AVANÇO QUALITATIVO DECORRENTE DA COLABORAÇÃO NA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NOS DOIS PROGRAMAS. CADA PROFESSOR/A PRECISA SER REFLEXIVO/A, CRÍTICO/A E PESQUISADOR/A, PARA TER A CAPACIDADE DE ENSINAR DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA E COLABORATIVA, SENDO ATENTO/A ÀS DEMANDAS ATUAIS, DE MODO A POSSIBILITAR A EMANCIPAÇÃO DOS/AS ALUNOS/AS E A TRANSFORMAÇÃO DAS DEMANDAS DO AMBIENTE ESCOLAR QUE ESTÁ INSERIDO/A, COMO TAMBÉM IMPULSIONAR DE FORMA COLETIVA A READEQUAÇÃO DO CURRÍCULO E DO PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO, SENDO ORIENTADO AOS INTERESSES CENTRAIS DE VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR.
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          &nbsp;
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
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                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO COM A CONCRETIZAÇÃO DO GOLPE POLÍTICO ENGENDRADO A PARTIR DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS DE 2014, O BRASIL VIVE UM CONTEXTO EM QUE SE ALARGOU O DISCURSO CONSERVADOR E NEGACIONISTA DESDE 2016. UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES DUVIDOSAS E NOTÍCIAS FALSAS VEM CIRCULANDO NAS REDES SOCIAIS DESDE ENTÃO, QUE NÃO COLABORAM PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA DA POPULAÇÃO (SANCHES NETO; VEN NCIO, 2020). ESSAS ASSIM DENOMINADAS FAKE NEWS FORAM O INVESTIMENTO PREDOMINANTE POR DEFENSORES/AS DE UM CAMPO AUTORITÁRIO E ALTERARAM O RUMO POLÍTICO, ECONÔMICO, SOCIAL E DE CORDIALIDADE HUMANA. SOBRETUDO, IMPULSIONARAM A ELEIÇÃO DE UM POLÍTICO QUE EXPLICITAMENTE USOU AS REDES SOCIAIS COM PALAVRAS QUE DESPEJARAM ÓDIO, MISOGINIA, PRECONCEITO ETC. ESSE DISCURSO DE ÓDIO SE ESTENDEU A PAULO FREIRE, COLOCANDO EM DÚVIDA SUA IMENSA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA E MUNDIAL. CHARLOT (2021B), AO SITUAR O PORQUÊ DE PAULO FREIRE SER O FOCO DE ATAQUES CONSTANTES, AFIRMA QUE UMA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA, BASEADA NA LIBERDADE, ESPERANÇA E TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO, COMO DEFENDIA A MAIS RECONHECIDA REFERÊNCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA, É REJEITADA POR QUEM PROMOVE O NEGACIONISMO, O USO DE MEDICAMENTOS SEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA, AMEAÇA MULHERES E HOMOSSEXUAIS E DESUMANIZA AS POPULAÇÕES INDÍGENA E NEGRA. COVARDEMENTE, AS REDES SOCIAIS CONTINUAM SENDO O ESPAÇO PREDOMINANTE PARA AS DESQUALIFICAÇÕES FALACIOSAS SOBRE PAULO FREIRE. CRITICAMENTE, COMO PROFESSORES/AS PROGRESSISTAS, O NOSSO TRABALHO DOCENTE NÃO PODE SE CURVAR A ESSAS FALÁCIAS. A DIALOGICIDADE – COMO CONDUTA DE ABERTURA AO DIÁLOGO SINCERO E BASEADA EM (AUTO)CRÍTICA – REQUER IDENTIFICAR CONTRADIÇÕES E REFUTAR OS SIMPLISMOS INTELECTUAIS. OBJETIVO O OBJETIVO DESTA INVESTIGAÇÃO É EXPLICITAR COMO QUATRO PROFESSORES/AS-PESQUISADORES/AS REELABORAM SEUS PRÓPRIOS SABERES DOCENTES AO COMPARTILHAREM A ANÁLISE DAS PRÁTICAS QUE TÊM SIDO REALIZADAS EM TRÊS ESCOLAS-CAMPO – VINCULADAS AOS SUBPROJETOS INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) EM FORTALEZA. A ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA TEM O POTENCIAL DE REVELAR PREMISSAS QUE OS/AS PROFESSORES/AS TÊM SOBRE VALORES, EXPERIÊNCIAS, CONDIÇÕES E CONTEXTOS DE TRABALHO DOCENTE. CONTUDO, AO CONFRONTAR ESSAS PREMISSAS, CONTRADIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PODEM SER EVIDENCIADAS. PERCURSO METODOLÓGICO METODOLOGICAMENTE, A PARTIR DE PROCEDIMENTOS QUALITATIVOS DE AUTOCONFRONTAÇÃO, COTEJAMOS AS NARRATIVAS DE DOIS PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E DOIS/AS SUPERVISORES/AS DO PIBID NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. RESULTADOS E DISCUSSÃO OS RESULTADOS INDICAM O PREDOMÍNIO DE SABERES EXPERIENCIAIS DOS/AS PROFESSORES/AS E ASPECTOS DIALÓGICOS CONVERGENTES, QUE REMETEM À PERSPECTIVA FREIREANA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. IDENTIFICAMOS QUE AO EXPLICITAR A ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA DOS/AS PROFESSORES/AS, O PROCESSO DE FORMAÇÃO É COMPARTILHADO E FOMENTA NOVAS REFLEXÕES. NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FERREIRA ET AL. (2021) ANCORAM-SE EM FREIRE (1996) E EXPLICAM QUE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR/A E ALUNOS/AS SÃO IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, COM BASE NOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. PARA FREIRE (1987, P. 97), O DIÁLOGO DO/A PROFESSOR/A COM SEUS/AS ALUNOS/AS SOBRE OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NA ESCOLARIZAÇÃO É UMA “DEVOLUÇÃO ORGANIZADA, SISTEMATIZADA E ACRESCENTADA AO POVO” DAQUELES ELEMENTOS QUE FORAM EXPLICITADOS DESORGANIZADAMENTE. PARA FERREIRA ET AL. (2021) HÁ UMA VINCULAÇÃO DESSE PRESSUPOSTO METODOLÓGICO FREIREANO À PERSPECTIVA TEÓRICA DA RELAÇÃO COM O SABER DEFENDIDA POR CHARLOT (2021B) PORQUE, AO APRENDER COM ESSA DEVOLUTIVA, HÁ EXPECTATIVA DE QUE CADA ALUNO/A ESTABELEÇA RELAÇÕES COM OS SABERES QUE TÊM DIMENSÕES IDENTITÁRIAS, SOCIAIS E EPISTÊMICAS. A RELEITURA DOS RELATOS PELOS/AS PROFESSORES/AS APONTOU NOVAS FACETAS SOBRE A PRÓPRIA FORMAÇÃO PERMANENTE. AO LER OS RELATOS DOS/AS COLEGAS PRECEPTORES DA RP E SUPERVISORES/AS DO PIBID, POR EXEMPLO, FOI POSSÍVEL PARA OS/AS PRÓPRIOS/AS PROFESSORES/AS PERCEBER QUE HÁ COESÃO, HÁ UMA LINHA DE PENSAMENTO QUE SEGUE AFINADA E PRÓXIMA. OS/AS QUATRO DOCENTES PREOCUPAM-SE COM A FORMAÇÃO INTELECTUAL DOS/AS ALUNOS/AS E PROCURAM DESENVOLVER E APRIMORAR SUAS IDEIAS E PERCEPÇÕES ATRAVÉS DA REFLEXÃO, DA CRÍTICA CONSTRUTIVA E DO DIÁLOGO. HÁ UMA PREMISSA CONSISTENTE, BASEADA NA CRENÇA DE QUE O CONHECIMENTO É UMA FERRAMENTA CRUCIAL PARA A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO. ATRAVÉS DA AUTORREFLEXÃO E DA AUTOCRÍTICA, OS/AS PROFESSORES/AS PROCURAM AMPLIAR E APRIMORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA, NA TENTATIVA DE AFETAR POSITIVAMENTE E ADEQUADAMENTE OS/AS ALUNOS/AS E APROXIMANDO CADA VEZ MAIS O DISCURSO À PRÁTICA EDUCATIVA DE CADA UM/A. DESPERTAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS/AS ALUNOS/AS POR MEIO DE DISCUSSÕES E DE DIÁLOGOS, A FIM DE GERAR SABERES NOVOS, IMPLICA NA NECESSIDADE DE NOS APROXIMARMOS DA SUA REALIDADE E PERCEBÊ-LOS/AS COMO APRENDIZES VIVOS/AS. CONCLUSÃO CONSIDERAMOS QUE O PROCESSO FORMATIVO SE TORNA PERMANENTE, SENDO INCORPORADO À PERSPECTIVA DIALÓGICA DOS/AS PROFESSORES/AS, EMBORA OS SEUS VÍNCULOS COM OS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS SEJAM TRANSITÓRIOS E TEMPORÁRIOS. CONCLUÍMOS QUE ESSE É UM AVANÇO QUALITATIVO DECORRENTE DA COLABORAÇÃO NA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NOS DOIS PROGRAMAS. CADA PROFESSOR/A PRECISA SER REFLEXIVO/A, CRÍTICO/A E PESQUISADOR/A, PARA TER A CAPACIDADE DE ENSINAR DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA E COLABORATIVA, SENDO ATENTO/A ÀS DEMANDAS ATUAIS, DE MODO A POSSIBILITAR A EMANCIPAÇÃO DOS/AS ALUNOS/AS E A TRANSFORMAÇÃO DAS DEMANDAS DO AMBIENTE ESCOLAR QUE ESTÁ INSERIDO/A, COMO TAMBÉM IMPULSIONAR DE FORMA COLETIVA A READEQUAÇÃO DO CURRÍCULO E DO PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO, SENDO ORIENTADO AOS INTERESSES CENTRAIS DE VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR.

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