INTRODUÇÃO
COM A CONCRETIZAÇÃO DO GOLPE POLÍTICO ENGENDRADO A PARTIR DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS DE 2014, O BRASIL VIVE UM CONTEXTO EM QUE SE ALARGOU O DISCURSO CONSERVADOR E NEGACIONISTA DESDE 2016. UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES DUVIDOSAS E NOTÍCIAS FALSAS VEM CIRCULANDO NAS REDES SOCIAIS DESDE ENTÃO, QUE NÃO COLABORAM PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA DA POPULAÇÃO (SANCHES NETO; VEN NCIO, 2020). ESSAS ASSIM DENOMINADAS FAKE NEWS FORAM O INVESTIMENTO PREDOMINANTE POR DEFENSORES/AS DE UM CAMPO AUTORITÁRIO E ALTERARAM O RUMO POLÍTICO, ECONÔMICO, SOCIAL E DE CORDIALIDADE HUMANA. SOBRETUDO, IMPULSIONARAM A ELEIÇÃO DE UM POLÍTICO QUE EXPLICITAMENTE USOU AS REDES SOCIAIS COM PALAVRAS QUE DESPEJARAM ÓDIO, MISOGINIA, PRECONCEITO ETC. ESSE DISCURSO DE ÓDIO SE ESTENDEU A PAULO FREIRE, COLOCANDO EM DÚVIDA SUA IMENSA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA E MUNDIAL.
CHARLOT (2021B), AO SITUAR O PORQUÊ DE PAULO FREIRE SER O FOCO DE ATAQUES CONSTANTES, AFIRMA QUE UMA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA, BASEADA NA LIBERDADE, ESPERANÇA E TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO, COMO DEFENDIA A MAIS RECONHECIDA REFERÊNCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA, É REJEITADA POR QUEM PROMOVE O NEGACIONISMO, O USO DE MEDICAMENTOS SEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA, AMEAÇA MULHERES E HOMOSSEXUAIS E DESUMANIZA AS POPULAÇÕES INDÍGENA E NEGRA. COVARDEMENTE, AS REDES SOCIAIS CONTINUAM SENDO O ESPAÇO PREDOMINANTE PARA AS DESQUALIFICAÇÕES FALACIOSAS SOBRE PAULO FREIRE. CRITICAMENTE, COMO PROFESSORES/AS PROGRESSISTAS, O NOSSO TRABALHO DOCENTE NÃO PODE SE CURVAR A ESSAS FALÁCIAS. A DIALOGICIDADE – COMO CONDUTA DE ABERTURA AO DIÁLOGO SINCERO E BASEADA EM (AUTO)CRÍTICA – REQUER IDENTIFICAR CONTRADIÇÕES E REFUTAR OS SIMPLISMOS INTELECTUAIS.
OBJETIVO
O OBJETIVO DESTA INVESTIGAÇÃO É EXPLICITAR COMO QUATRO PROFESSORES/AS-PESQUISADORES/AS REELABORAM SEUS PRÓPRIOS SABERES DOCENTES AO COMPARTILHAREM A ANÁLISE DAS PRÁTICAS QUE TÊM SIDO REALIZADAS EM TRÊS ESCOLAS-CAMPO – VINCULADAS AOS SUBPROJETOS INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) EM FORTALEZA. A ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA TEM O POTENCIAL DE REVELAR PREMISSAS QUE OS/AS PROFESSORES/AS TÊM SOBRE VALORES, EXPERIÊNCIAS, CONDIÇÕES E CONTEXTOS DE TRABALHO DOCENTE. CONTUDO, AO CONFRONTAR ESSAS PREMISSAS, CONTRADIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PODEM SER EVIDENCIADAS.
PERCURSO METODOLÓGICO
METODOLOGICAMENTE, A PARTIR DE PROCEDIMENTOS QUALITATIVOS DE AUTOCONFRONTAÇÃO, COTEJAMOS AS NARRATIVAS DE DOIS PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E DOIS/AS SUPERVISORES/AS DO PIBID NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
OS RESULTADOS INDICAM O PREDOMÍNIO DE SABERES EXPERIENCIAIS DOS/AS PROFESSORES/AS E ASPECTOS DIALÓGICOS CONVERGENTES, QUE REMETEM À PERSPECTIVA FREIREANA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. IDENTIFICAMOS QUE AO EXPLICITAR A ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA DOS/AS PROFESSORES/AS, O PROCESSO DE FORMAÇÃO É COMPARTILHADO E FOMENTA NOVAS REFLEXÕES. NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FERREIRA ET AL. (2021) ANCORAM-SE EM FREIRE (1996) E EXPLICAM QUE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR/A E ALUNOS/AS SÃO IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, COM BASE NOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. PARA FREIRE (1987, P. 97), O DIÁLOGO DO/A PROFESSOR/A COM SEUS/AS ALUNOS/AS SOBRE OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NA ESCOLARIZAÇÃO É UMA “DEVOLUÇÃO ORGANIZADA, SISTEMATIZADA E ACRESCENTADA AO POVO” DAQUELES ELEMENTOS QUE FORAM EXPLICITADOS DESORGANIZADAMENTE. PARA FERREIRA ET AL. (2021) HÁ UMA VINCULAÇÃO DESSE PRESSUPOSTO METODOLÓGICO FREIREANO À PERSPECTIVA TEÓRICA DA RELAÇÃO COM O SABER DEFENDIDA POR CHARLOT (2021B) PORQUE, AO APRENDER COM ESSA DEVOLUTIVA, HÁ EXPECTATIVA DE QUE CADA ALUNO/A ESTABELEÇA RELAÇÕES COM OS SABERES QUE TÊM DIMENSÕES IDENTITÁRIAS, SOCIAIS E EPISTÊMICAS.
A RELEITURA DOS RELATOS PELOS/AS PROFESSORES/AS APONTOU NOVAS FACETAS SOBRE A PRÓPRIA FORMAÇÃO PERMANENTE. AO LER OS RELATOS DOS/AS COLEGAS PRECEPTORES DA RP E SUPERVISORES/AS DO PIBID, POR EXEMPLO, FOI POSSÍVEL PARA OS/AS PRÓPRIOS/AS PROFESSORES/AS PERCEBER QUE HÁ COESÃO, HÁ UMA LINHA DE PENSAMENTO QUE SEGUE AFINADA E PRÓXIMA. OS/AS QUATRO DOCENTES PREOCUPAM-SE COM A FORMAÇÃO INTELECTUAL DOS/AS ALUNOS/AS E PROCURAM DESENVOLVER E APRIMORAR SUAS IDEIAS E PERCEPÇÕES ATRAVÉS DA REFLEXÃO, DA CRÍTICA CONSTRUTIVA E DO DIÁLOGO. HÁ UMA PREMISSA CONSISTENTE, BASEADA NA CRENÇA DE QUE O CONHECIMENTO É UMA FERRAMENTA CRUCIAL PARA A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO. ATRAVÉS DA AUTORREFLEXÃO E DA AUTOCRÍTICA, OS/AS PROFESSORES/AS PROCURAM AMPLIAR E APRIMORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA, NA TENTATIVA DE AFETAR POSITIVAMENTE E ADEQUADAMENTE OS/AS ALUNOS/AS E APROXIMANDO CADA VEZ MAIS O DISCURSO À PRÁTICA EDUCATIVA DE CADA UM/A. DESPERTAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS/AS ALUNOS/AS POR MEIO DE DISCUSSÕES E DE DIÁLOGOS, A FIM DE GERAR SABERES NOVOS, IMPLICA NA NECESSIDADE DE NOS APROXIMARMOS DA SUA REALIDADE E PERCEBÊ-LOS/AS COMO APRENDIZES VIVOS/AS.
CONCLUSÃO
CONSIDERAMOS QUE O PROCESSO FORMATIVO SE TORNA PERMANENTE, SENDO INCORPORADO À PERSPECTIVA DIALÓGICA DOS/AS PROFESSORES/AS, EMBORA OS SEUS VÍNCULOS COM OS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS SEJAM TRANSITÓRIOS E TEMPORÁRIOS. CONCLUÍMOS QUE ESSE É UM AVANÇO QUALITATIVO DECORRENTE DA COLABORAÇÃO NA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NOS DOIS PROGRAMAS. CADA PROFESSOR/A PRECISA SER REFLEXIVO/A, CRÍTICO/A E PESQUISADOR/A, PARA TER A CAPACIDADE DE ENSINAR DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA E COLABORATIVA, SENDO ATENTO/A ÀS DEMANDAS ATUAIS, DE MODO A POSSIBILITAR A EMANCIPAÇÃO DOS/AS ALUNOS/AS E A TRANSFORMAÇÃO DAS DEMANDAS DO AMBIENTE ESCOLAR QUE ESTÁ INSERIDO/A, COMO TAMBÉM IMPULSIONAR DE FORMA COLETIVA A READEQUAÇÃO DO CURRÍCULO E DO PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO, SENDO ORIENTADO AOS INTERESSES CENTRAIS DE VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR.