NOSSO OBJETO DE ESTUDO TRATA-SE DA ANÁLISE DOS DEPOIMENTOS DE RESIDENTES DO SUBPROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. TRÊS ASPECTOS FORAM ABARCADOS NO QUESTIONÁRIO: A) DESAFIOS VIVENCIADOS; B) PONTOS POSITIVOS DESSA VIVÊNCIA; C) PONTOS NEGATIVOS DESSA VIVÊNCIA. A EXECUÇÃO DO SUBPROJETO TEVE INÍCIO EM OUTUBRO DE 2020 E OS DEPOIMENTOS FORAM REALIZADOS COMO FINALIZAÇÃO DO SEGUNDO MÓDULO (SETEMBRO DE 2021), CONTEMPLANDO QUASE 1 ANO DE VIVÊNCIAS. TAL PESQUISA MOSTRA-SE RELEVANTE QUANDO CONSIDERAMOS COMO A EMERGÊNCIA DE USO DE TDIC PELAS ESCOLAS É UMA QUESTÃO AINDA PROBLEMÁTICA, UMA VEZ QUE A UBIQUIDADE TECNOLÓGICA NÃO É ALGO PONDERADO PELA MAIORIA DOS PROFESSORES (ALMEIDA, 2018), BEM COMO O PREPARO E A FORMAÇÃO PARA O USO PEDAGÓGICO SÃO INCIPIENTES (RIBEIRO, 2020; PEIXOTO E VIEIRA, 2020). OS RESULTADOS ANALISADOS APONTAM PARA AS SEGUINTES PERSPECTIVAS: A) OS DESAFIOS RELACIONAM-SE À ADAPTAÇÃO NECESSÁRIA AO VIRTUAL, SEJA PARA O ESTUDO DE TEXTOS TEÓRICOS NA PLATAFORMA UTILIZADA PELA IES OU ATÉ MESMO PARA AS AULAS NAS ESCOLAS, SEM UM CONTATO PRESENCIAL COM OS ALUNOS; B) OS PONTOS NEGATIVOS RELACIONAM-SE À DIFICULDADE DE ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DOS ALUNOS, JUNTAMENTE COM A FALTA DE LIBERDADE PARA UM PLANEJAMENTO FORA DO PREVISTO PELO PET (PLANO DE ESTUDO TUTORADO), UTILIZADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS; C) OS PONTOS POSITIVOS REFEREM-SE AOS TEXTOS SELECIONADOS PARA AS LEITURAS SEMANAIS, ENFATIZANDO A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, A BUSCA POR NOVAS FORMAS DE ENSINAR NO ENSINO REMOTO, ALÉM DA ORIENTAÇÃO DAS PRECEPTORAS E DA DOCENTE ORIENTADORA.