Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA., Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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      RESUMO \r\n
      \r\n
      O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE SUPERVISORES E LICENCIANDOS BOLSISTAS DESSE PROGRAMA ENTRE 2018 E 2020 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE TEM SIDO ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DOS PROFESSORES, BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DA VISÃO DOS LICENCIANDOS, SE O PIBID TEM, DE FATO, INFLUENCIADO NESTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PONDERANDO QUE O PIBID  É UM PROGRAMA QUE CRIA UM ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCAMOS ANALISAR SE AS PARCERIAS COLABORATIVAS E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES ACONTECERAM NESSA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS. TENTAMOS TAMBÉM IDENTIFICAR SE ATRAVÉS DESSA PARTICIPAÇÃO TEM ACONTECIDO UM FORTALECIMENTO NA PROFISSÃO DOCENTE. ESTA NOS TRAZ DESAFIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM FORTALECER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OCASIONANDO A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. NESSA TEMÁTICA, DIALOGAMOS  COM CARLOS MARCELO ( 2009), JARDILINO & SAMPAIO (2019), JARDILINO E DINIZ (2019). E PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE A  UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA,  NOS APOIAMOS EM PIMENTA (2005), ALMEIDA E PIMENTA (2014), GATTI ET AL(2011),  DENTRE OUTROS, QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, EM ESPECIAL SE A CRIAÇÃO DESSAS PARCERIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. AS IDEIAS DE ALARCÃO E ROLDÃO (2014), SARAIVA & PONTE (2003), PEDRAS E SEABRA (2016) NOS REMETEM À UMA REFLEXÃO SOBRE AS PARCERIAS COLABORATIVAS QUE PODEM ACONTECER DE DIVERSAS FORMAS E  CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. APOIAMO-NOS NA TEORIA ATOR-REDE (TAR), DE LATOUR (2012), PARA TRAZER  CONCEITOS IMPORTANTES COMO TRANSLAÇÕES DE INTERESSES, QUE FORAM DESVIOS DE INTERESSES RELACIONADOS À DOCÊNCIA VERIFICADOS NAS ANÁLISES. ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O MÉTODO DA PESQUISA COMPREENDEU  UM ESTUDO DE CASO, SENDO A NATUREZA DAS FONTES UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 2019, E PARA ESTE RECORTE FORAM ANALISADOS DOIS GRUPOS FOCAIS, COM VINTE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO EM CIÊNCIAS. O MÉTODO DE ANÁLISE DOS DADOS FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS SUBSEQUENTES: A UNITARIZAÇÃO, A CATEGORIZAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS. NA UNITARIZAÇÃO FOI FEITA UMA LEITURA DOS DADOS COLETADOS PARA CONHECÊ-LOS DE FORMA MAIS AMPLA. A CATEGORIZAÇÃO CORRESPONDEU À ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM UNIDADES. FIZEMOS A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS ENVOLVENDO A ELUCIDAÇÃO DAS ANÁLISES DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS ENCONTRADAS NA PESQUISA PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS. CONSTRUÍMOS UMA EXPOSIÇÃO DA EXPLICAÇÃO, APRESENTANDO A TEORIA SOBRE OS FENÔMENOS INVESTIGADOS DO DIÁLOGO COM AUTORES REFERENCIADOS E OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS RELACIONAM-SE ÀS CATEGORIAS PRÉ-ESTABELECIDAS CORRESPONDENTES AOS MÓDULOS DO GRUPO FOCAL E ÀS CATEGORIAS EMERGENTES E SUBCATEGORIAS EMERGENTES DA TRANSCRIÇÃO. AS CATEGORIAS PRÉ- ESTABELECIDAS CORRESPONDEM À IMAGEM DA CARREIRA, ONDE FOI ANALISADA A  EXPECTATIVA PROFISSIONAL RELACIONADA E A NÃO RELACIONADA COM  A DOCÊNCIA. NA CATEGORIA CORRESPONDENTE AO INGRESSO E VIVÊNCIA NO PIBID FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE OS MOTIVARAM A INGRESSAR NO PIBID E AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O PROGRAMA. NA CATEGORIA SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, VERIFICAMOS OS ASPECTOS RELACIONADOS COM O CURRÍCULO DA LICENCIATURA E NO QUADRO PROFISSIONAL, ENFATIZANDO SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES. AO ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID NA EXPECTATIVA PROFISSIONAL VERIFICAMOS QUE HOUVE ESTÍMULOS E DESESTÍMULOS À DOCÊNCIA E QUANTO AOS IMPACTOS DO PIBID NA LICENCIATURA, ESTES FORAM VISUALIZADOS DE FORMA POSITIVA PARA A DOCÊNCIA E PARA A VIDA ESCOLAR ACADÊMICA. COM RELAÇÃO À IMAGEM QUE OS LICENCIANDOS TINHAM SOBRE A CARREIRA DOCENTE AO INICIAREM O CURSO E  DURANTE O PIBID, PERCEBEMOS QUE O PROGRAMA ESTIMULOU ALGUNS E DESESTIMULOU OUTROS À DOCÊNCIA, OCASIONANDO TRANSLAÇÕES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À DOCÊNCIA. EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DO PIBID, VERIFICAMOS TAMBÉM QUE ESTA VIVÊNCIA CRIOU NOS LICENCIANDOS MAIOR SEGURANÇA PARA DESENVOLVEREM SEUS TRABALHOS ACADÊMICOS, O PLANEJAMENTO DE AULAS. ELES TAMBÉM SE SENTIRAM MAIS SEGUROS COMO ESTUDANTES, FORTALECENDO DESSA FORMA, A EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOCENTE E A VIDA ESTUDANTIL/ACADÊMICA,IMPACTANDO POSITIVAMENTE NO CURSO DE LICENCIATURA. NO ENTANTO, DEVIDO AOS DESLOCAMENTOS E TRANSLAÇÕES OCORRIDOS DURANTE O CONTATO E VIVÊNCIA COM O PIBID, TAMBÉM SURGIRAM DESMOTIVAÇÕES RELACIONADAS À DOCÊNCIA. AS PARCERIAS PODEM SER GRANDES ALIADAS NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E  TRABALHO EDUCACIONAL, DE FORMA INTEGRADA E COLABORATIVA. NESSE SENTIDO, COM FOCO NA  INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROCURAMOS ANALISAR SE ATRAVÉS DO PIBID  OCORREU PARCERIA COLABORATIVA ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS. ATRAVÉS DAS FALAS DOS PIBIDIANOS PERCEBEMOS CERTA INSATISFAÇÃO COM RELAÇÃO À FORMA COMO OCORREU A CONDUÇÃO DAS ORIENTAÇÕES NAS ATIVIDADES, POR PARTE DE UMA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. ESTE FATO  NOS LEVOU A CONCLUIR QUE AS PARCERIAS COLABORATIVAS DEIXARAM A DESEJAR, CORROBORANDO A NECESSIDADE DA COMPREENSÃO SOBRE OS PAPÉIS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES. APESAR DOS LIMITES E FRAGILIDADES ENCONTRADOS NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS E NO AMBIENTE ESCOLAR, O PIBID TEM FORTALECIDO A FORMAÇÃO DOCENTE, DESPERTANDO NOS LICENCIANDOS UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA DE REALIDADES QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS PARA A EFETIVA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL.\r\n
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      PALAVRAS-CHAVE: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA.\r\n
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      REFERÊNCIAS\r\n
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      ALARCÃO, I; ROLDÃO, M, C. UM PASSO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: O ANO DE INDUÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE, V. 6, N. 10, P. 109-124, 2014.\r\n
      ALMEIDA M. I; PIMENTA,S. G. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – VALORIZANDO O ENSINO E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2014, 27(2), PP. 7-31.\r\n
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      GATTI, B, A; BARRETTO, E, S, S; ANDRÉ, M, AFONSO, E. D.. POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. IN: POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. 2011. P. 295-295.\r\n
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      JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS, ACTA SCI. EDUC., V. 41, E 41958, 2019.\r\n
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      JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO, FORTALEZA, V. 4, N. 10, P. 180-194, JAN./ABR. 2019.\r\n
      \r\n
      LATOUR, BRUNO. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CÉSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012, 399P.\r\n
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      MARCELO, C, G. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PASSADO E FUTURO. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 8, 7-22, 2009.\r\n
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      MORAES, R; GALIAZZI, M. C. ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, V. 12, N. 1, P. 117-128, 2006.\r\n
      \r\n
      PEDRAS, S; SEABRA,F.  SUPERVISÃO E COLABORAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA RELAÇÃO. TRANSMUTARE, CURITIBA, V. 1, N. 2, P. 293-312, JUL./DEZ. 2016.\r\n
      \r\n
      PIMENTA, S, G. PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA: CONSTRUINDO SEU SIGNIFICADO A PARTIR DEXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 31, N. 3, P. 521-539, 2005.\r\n
      \r\n
      SARAIVA, M, J ; PONTE, J, P. O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, QUADRANTE, VOL. 12,N. 2, 2003.
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      RESUMO \r\n
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      O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE SUPERVISORES E LICENCIANDOS BOLSISTAS DESSE PROGRAMA ENTRE 2018 E 2020 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE TEM SIDO ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DOS PROFESSORES, BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DA VISÃO DOS LICENCIANDOS, SE O PIBID TEM, DE FATO, INFLUENCIADO NESTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PONDERANDO QUE O PIBID  É UM PROGRAMA QUE CRIA UM ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCAMOS ANALISAR SE AS PARCERIAS COLABORATIVAS E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES ACONTECERAM NESSA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS. TENTAMOS TAMBÉM IDENTIFICAR SE ATRAVÉS DESSA PARTICIPAÇÃO TEM ACONTECIDO UM FORTALECIMENTO NA PROFISSÃO DOCENTE. ESTA NOS TRAZ DESAFIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM FORTALECER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OCASIONANDO A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. NESSA TEMÁTICA, DIALOGAMOS  COM CARLOS MARCELO ( 2009), JARDILINO & SAMPAIO (2019), JARDILINO E DINIZ (2019). E PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE A  UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA,  NOS APOIAMOS EM PIMENTA (2005), ALMEIDA E PIMENTA (2014), GATTI ET AL(2011),  DENTRE OUTROS, QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, EM ESPECIAL SE A CRIAÇÃO DESSAS PARCERIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. AS IDEIAS DE ALARCÃO E ROLDÃO (2014), SARAIVA & PONTE (2003), PEDRAS E SEABRA (2016) NOS REMETEM À UMA REFLEXÃO SOBRE AS PARCERIAS COLABORATIVAS QUE PODEM ACONTECER DE DIVERSAS FORMAS E  CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. APOIAMO-NOS NA TEORIA ATOR-REDE (TAR), DE LATOUR (2012), PARA TRAZER  CONCEITOS IMPORTANTES COMO TRANSLAÇÕES DE INTERESSES, QUE FORAM DESVIOS DE INTERESSES RELACIONADOS À DOCÊNCIA VERIFICADOS NAS ANÁLISES. ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O MÉTODO DA PESQUISA COMPREENDEU  UM ESTUDO DE CASO, SENDO A NATUREZA DAS FONTES UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 2019, E PARA ESTE RECORTE FORAM ANALISADOS DOIS GRUPOS FOCAIS, COM VINTE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO EM CIÊNCIAS. O MÉTODO DE ANÁLISE DOS DADOS FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS SUBSEQUENTES: A UNITARIZAÇÃO, A CATEGORIZAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS. NA UNITARIZAÇÃO FOI FEITA UMA LEITURA DOS DADOS COLETADOS PARA CONHECÊ-LOS DE FORMA MAIS AMPLA. A CATEGORIZAÇÃO CORRESPONDEU À ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM UNIDADES. 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      REFERÊNCIAS\r\n
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      ALARCÃO, I; ROLDÃO, M, C. UM PASSO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: O ANO DE INDUÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE, V. 6, N. 10, P. 109-124, 2014.\r\n
      ALMEIDA M. I; PIMENTA,S. G. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – VALORIZANDO O ENSINO E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2014, 27(2), PP. 7-31.\r\n
      \r\n
      GATTI, B, A; BARRETTO, E, S, S; ANDRÉ, M, AFONSO, E. D.. POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. IN: POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. 2011. P. 295-295.\r\n
      \r\n
      JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS, ACTA SCI. EDUC., V. 41, E 41958, 2019.\r\n
      \r\n
      JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO, FORTALEZA, V. 4, N. 10, P. 180-194, JAN./ABR. 2019.\r\n
      \r\n
      LATOUR, BRUNO. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CÉSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012, 399P.\r\n
      \r\n
      MARCELO, C, G. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PASSADO E FUTURO. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 8, 7-22, 2009.\r\n
      \r\n
      MORAES, R; GALIAZZI, M. C. ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, V. 12, N. 1, P. 117-128, 2006.\r\n
      \r\n
      PEDRAS, S; SEABRA,F.  SUPERVISÃO E COLABORAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA RELAÇÃO. TRANSMUTARE, CURITIBA, V. 1, N. 2, P. 293-312, JUL./DEZ. 2016.\r\n
      \r\n
      PIMENTA, S, G. PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA: CONSTRUINDO SEU SIGNIFICADO A PARTIR DEXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 31, N. 3, P. 521-539, 2005.\r\n
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      SARAIVA, M, J ; PONTE, J, P. O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, QUADRANTE, VOL. 12,N. 2, 2003.
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
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          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
                  &nbsp;
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORAIS, T. S. RODRIGUES, A. C. O. ALLAIN, L. R. RESUMO O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE SUPERVISORES E LICENCIANDOS BOLSISTAS DESSE PROGRAMA ENTRE 2018 E 2020 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE TEM SIDO ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DOS PROFESSORES, BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DA VISÃO DOS LICENCIANDOS, SE O PIBID TEM, DE FATO, INFLUENCIADO NESTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PONDERANDO QUE O PIBID É UM PROGRAMA QUE CRIA UM ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCAMOS ANALISAR SE AS PARCERIAS COLABORATIVAS E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES ACONTECERAM NESSA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS. TENTAMOS TAMBÉM IDENTIFICAR SE ATRAVÉS DESSA PARTICIPAÇÃO TEM ACONTECIDO UM FORTALECIMENTO NA PROFISSÃO DOCENTE. ESTA NOS TRAZ DESAFIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM FORTALECER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OCASIONANDO A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. NESSA TEMÁTICA, DIALOGAMOS COM CARLOS MARCELO ( 2009), JARDILINO & SAMPAIO (2019), JARDILINO E DINIZ (2019). E PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS APOIAMOS EM PIMENTA (2005), ALMEIDA E PIMENTA (2014), GATTI ET AL(2011), DENTRE OUTROS, QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, EM ESPECIAL SE A CRIAÇÃO DESSAS PARCERIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. AS IDEIAS DE ALARCÃO E ROLDÃO (2014), SARAIVA & PONTE (2003), PEDRAS E SEABRA (2016) NOS REMETEM À UMA REFLEXÃO SOBRE AS PARCERIAS COLABORATIVAS QUE PODEM ACONTECER DE DIVERSAS FORMAS E CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. APOIAMO-NOS NA TEORIA ATOR-REDE (TAR), DE LATOUR (2012), PARA TRAZER CONCEITOS IMPORTANTES COMO TRANSLAÇÕES DE INTERESSES, QUE FORAM DESVIOS DE INTERESSES RELACIONADOS À DOCÊNCIA VERIFICADOS NAS ANÁLISES. ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O MÉTODO DA PESQUISA COMPREENDEU UM ESTUDO DE CASO, SENDO A NATUREZA DAS FONTES UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 2019, E PARA ESTE RECORTE FORAM ANALISADOS DOIS GRUPOS FOCAIS, COM VINTE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO EM CIÊNCIAS. O MÉTODO DE ANÁLISE DOS DADOS FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS SUBSEQUENTES: A UNITARIZAÇÃO, A CATEGORIZAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS. NA UNITARIZAÇÃO FOI FEITA UMA LEITURA DOS DADOS COLETADOS PARA CONHECÊ-LOS DE FORMA MAIS AMPLA. A CATEGORIZAÇÃO CORRESPONDEU À ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM UNIDADES. FIZEMOS A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS ENVOLVENDO A ELUCIDAÇÃO DAS ANÁLISES DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS ENCONTRADAS NA PESQUISA PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS. CONSTRUÍMOS UMA EXPOSIÇÃO DA EXPLICAÇÃO, APRESENTANDO A TEORIA SOBRE OS FENÔMENOS INVESTIGADOS DO DIÁLOGO COM AUTORES REFERENCIADOS E OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS RELACIONAM-SE ÀS CATEGORIAS PRÉ-ESTABELECIDAS CORRESPONDENTES AOS MÓDULOS DO GRUPO FOCAL E ÀS CATEGORIAS EMERGENTES E SUBCATEGORIAS EMERGENTES DA TRANSCRIÇÃO. AS CATEGORIAS PRÉ- ESTABELECIDAS CORRESPONDEM À IMAGEM DA CARREIRA, ONDE FOI ANALISADA A EXPECTATIVA PROFISSIONAL RELACIONADA E A NÃO RELACIONADA COM A DOCÊNCIA. NA CATEGORIA CORRESPONDENTE AO INGRESSO E VIVÊNCIA NO PIBID FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE OS MOTIVARAM A INGRESSAR NO PIBID E AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O PROGRAMA. NA CATEGORIA SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, VERIFICAMOS OS ASPECTOS RELACIONADOS COM O CURRÍCULO DA LICENCIATURA E NO QUADRO PROFISSIONAL, ENFATIZANDO SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES. AO ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID NA EXPECTATIVA PROFISSIONAL VERIFICAMOS QUE HOUVE ESTÍMULOS E DESESTÍMULOS À DOCÊNCIA E QUANTO AOS IMPACTOS DO PIBID NA LICENCIATURA, ESTES FORAM VISUALIZADOS DE FORMA POSITIVA PARA A DOCÊNCIA E PARA A VIDA ESCOLAR ACADÊMICA. COM RELAÇÃO À IMAGEM QUE OS LICENCIANDOS TINHAM SOBRE A CARREIRA DOCENTE AO INICIAREM O CURSO E DURANTE O PIBID, PERCEBEMOS QUE O PROGRAMA ESTIMULOU ALGUNS E DESESTIMULOU OUTROS À DOCÊNCIA, OCASIONANDO TRANSLAÇÕES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À DOCÊNCIA. EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DO PIBID, VERIFICAMOS TAMBÉM QUE ESTA VIVÊNCIA CRIOU NOS LICENCIANDOS MAIOR SEGURANÇA PARA DESENVOLVEREM SEUS TRABALHOS ACADÊMICOS, O PLANEJAMENTO DE AULAS. ELES TAMBÉM SE SENTIRAM MAIS SEGUROS COMO ESTUDANTES, FORTALECENDO DESSA FORMA, A EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOCENTE E A VIDA ESTUDANTIL/ACADÊMICA,IMPACTANDO POSITIVAMENTE NO CURSO DE LICENCIATURA. NO ENTANTO, DEVIDO AOS DESLOCAMENTOS E TRANSLAÇÕES OCORRIDOS DURANTE O CONTATO E VIVÊNCIA COM O PIBID, TAMBÉM SURGIRAM DESMOTIVAÇÕES RELACIONADAS À DOCÊNCIA. AS PARCERIAS PODEM SER GRANDES ALIADAS NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E TRABALHO EDUCACIONAL, DE FORMA INTEGRADA E COLABORATIVA. NESSE SENTIDO, COM FOCO NA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROCURAMOS ANALISAR SE ATRAVÉS DO PIBID OCORREU PARCERIA COLABORATIVA ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS. ATRAVÉS DAS FALAS DOS PIBIDIANOS PERCEBEMOS CERTA INSATISFAÇÃO COM RELAÇÃO À FORMA COMO OCORREU A CONDUÇÃO DAS ORIENTAÇÕES NAS ATIVIDADES, POR PARTE DE UMA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. ESTE FATO NOS LEVOU A CONCLUIR QUE AS PARCERIAS COLABORATIVAS DEIXARAM A DESEJAR, CORROBORANDO A NECESSIDADE DA COMPREENSÃO SOBRE OS PAPÉIS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES. APESAR DOS LIMITES E FRAGILIDADES ENCONTRADOS NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS E NO AMBIENTE ESCOLAR, O PIBID TEM FORTALECIDO A FORMAÇÃO DOCENTE, DESPERTANDO NOS LICENCIANDOS UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA DE REALIDADES QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS PARA A EFETIVA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL. PALAVRAS-CHAVE: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA. REFERÊNCIAS ALARCÃO, I; ROLDÃO, M, C. UM PASSO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: O ANO DE INDUÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE, V. 6, N. 10, P. 109-124, 2014. ALMEIDA M. I; PIMENTA,S. G. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – VALORIZANDO O ENSINO E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2014, 27(2), PP. 7-31. GATTI, B, A; BARRETTO, E, S, S; ANDRÉ, M, AFONSO, E. D.. POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. IN: POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. 2011. P. 295-295. JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS, ACTA SCI. EDUC., V. 41, E 41958, 2019. JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO, FORTALEZA, V. 4, N. 10, P. 180-194, JAN./ABR. 2019. LATOUR, BRUNO. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CÉSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012, 399P. MARCELO, C, G. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PASSADO E FUTURO. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 8, 7-22, 2009. MORAES, R; GALIAZZI, M. C. ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, V. 12, N. 1, P. 117-128, 2006. PEDRAS, S; SEABRA,F. SUPERVISÃO E COLABORAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA RELAÇÃO. TRANSMUTARE, CURITIBA, V. 1, N. 2, P. 293-312, JUL./DEZ. 2016. PIMENTA, S, G. PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA: CONSTRUINDO SEU SIGNIFICADO A PARTIR DEXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 31, N. 3, P. 521-539, 2005. SARAIVA, M, J ; PONTE, J, P. O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, QUADRANTE, VOL. 12,N. 2, 2003.

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