O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MORAIS, T. S.
RODRIGUES, A. C. O.
ALLAIN, L. R.
RESUMO
O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE SUPERVISORES E LICENCIANDOS BOLSISTAS DESSE PROGRAMA ENTRE 2018 E 2020 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE TEM SIDO ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DOS PROFESSORES, BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DA VISÃO DOS LICENCIANDOS, SE O PIBID TEM, DE FATO, INFLUENCIADO NESTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PONDERANDO QUE O PIBID É UM PROGRAMA QUE CRIA UM ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCAMOS ANALISAR SE AS PARCERIAS COLABORATIVAS E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES ACONTECERAM NESSA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS. TENTAMOS TAMBÉM IDENTIFICAR SE ATRAVÉS DESSA PARTICIPAÇÃO TEM ACONTECIDO UM FORTALECIMENTO NA PROFISSÃO DOCENTE. ESTA NOS TRAZ DESAFIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM FORTALECER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OCASIONANDO A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. NESSA TEMÁTICA, DIALOGAMOS COM CARLOS MARCELO ( 2009), JARDILINO & SAMPAIO (2019), JARDILINO E DINIZ (2019). E PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS APOIAMOS EM PIMENTA (2005), ALMEIDA E PIMENTA (2014), GATTI ET AL(2011), DENTRE OUTROS, QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, EM ESPECIAL SE A CRIAÇÃO DESSAS PARCERIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. AS IDEIAS DE ALARCÃO E ROLDÃO (2014), SARAIVA & PONTE (2003), PEDRAS E SEABRA (2016) NOS REMETEM À UMA REFLEXÃO SOBRE AS PARCERIAS COLABORATIVAS QUE PODEM ACONTECER DE DIVERSAS FORMAS E CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. APOIAMO-NOS NA TEORIA ATOR-REDE (TAR), DE LATOUR (2012), PARA TRAZER CONCEITOS IMPORTANTES COMO TRANSLAÇÕES DE INTERESSES, QUE FORAM DESVIOS DE INTERESSES RELACIONADOS À DOCÊNCIA VERIFICADOS NAS ANÁLISES. ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O MÉTODO DA PESQUISA COMPREENDEU UM ESTUDO DE CASO, SENDO A NATUREZA DAS FONTES UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 2019, E PARA ESTE RECORTE FORAM ANALISADOS DOIS GRUPOS FOCAIS, COM VINTE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO EM CIÊNCIAS. O MÉTODO DE ANÁLISE DOS DADOS FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS SUBSEQUENTES: A UNITARIZAÇÃO, A CATEGORIZAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS. NA UNITARIZAÇÃO FOI FEITA UMA LEITURA DOS DADOS COLETADOS PARA CONHECÊ-LOS DE FORMA MAIS AMPLA. A CATEGORIZAÇÃO CORRESPONDEU À ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM UNIDADES. FIZEMOS A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS ENVOLVENDO A ELUCIDAÇÃO DAS ANÁLISES DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS ENCONTRADAS NA PESQUISA PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS. CONSTRUÍMOS UMA EXPOSIÇÃO DA EXPLICAÇÃO, APRESENTANDO A TEORIA SOBRE OS FENÔMENOS INVESTIGADOS DO DIÁLOGO COM AUTORES REFERENCIADOS E OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS RELACIONAM-SE ÀS CATEGORIAS PRÉ-ESTABELECIDAS CORRESPONDENTES AOS MÓDULOS DO GRUPO FOCAL E ÀS CATEGORIAS EMERGENTES E SUBCATEGORIAS EMERGENTES DA TRANSCRIÇÃO. AS CATEGORIAS PRÉ- ESTABELECIDAS CORRESPONDEM À IMAGEM DA CARREIRA, ONDE FOI ANALISADA A EXPECTATIVA PROFISSIONAL RELACIONADA E A NÃO RELACIONADA COM A DOCÊNCIA. NA CATEGORIA CORRESPONDENTE AO INGRESSO E VIVÊNCIA NO PIBID FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE OS MOTIVARAM A INGRESSAR NO PIBID E AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O PROGRAMA. NA CATEGORIA SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, VERIFICAMOS OS ASPECTOS RELACIONADOS COM O CURRÍCULO DA LICENCIATURA E NO QUADRO PROFISSIONAL, ENFATIZANDO SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES. AO ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID NA EXPECTATIVA PROFISSIONAL VERIFICAMOS QUE HOUVE ESTÍMULOS E DESESTÍMULOS À DOCÊNCIA E QUANTO AOS IMPACTOS DO PIBID NA LICENCIATURA, ESTES FORAM VISUALIZADOS DE FORMA POSITIVA PARA A DOCÊNCIA E PARA A VIDA ESCOLAR ACADÊMICA. COM RELAÇÃO À IMAGEM QUE OS LICENCIANDOS TINHAM SOBRE A CARREIRA DOCENTE AO INICIAREM O CURSO E DURANTE O PIBID, PERCEBEMOS QUE O PROGRAMA ESTIMULOU ALGUNS E DESESTIMULOU OUTROS À DOCÊNCIA, OCASIONANDO TRANSLAÇÕES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À DOCÊNCIA. EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DO PIBID, VERIFICAMOS TAMBÉM QUE ESTA VIVÊNCIA CRIOU NOS LICENCIANDOS MAIOR SEGURANÇA PARA DESENVOLVEREM SEUS TRABALHOS ACADÊMICOS, O PLANEJAMENTO DE AULAS. ELES TAMBÉM SE SENTIRAM MAIS SEGUROS COMO ESTUDANTES, FORTALECENDO DESSA FORMA, A EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOCENTE E A VIDA ESTUDANTIL/ACADÊMICA,IMPACTANDO POSITIVAMENTE NO CURSO DE LICENCIATURA. NO ENTANTO, DEVIDO AOS DESLOCAMENTOS E TRANSLAÇÕES OCORRIDOS DURANTE O CONTATO E VIVÊNCIA COM O PIBID, TAMBÉM SURGIRAM DESMOTIVAÇÕES RELACIONADAS À DOCÊNCIA. AS PARCERIAS PODEM SER GRANDES ALIADAS NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E TRABALHO EDUCACIONAL, DE FORMA INTEGRADA E COLABORATIVA. NESSE SENTIDO, COM FOCO NA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROCURAMOS ANALISAR SE ATRAVÉS DO PIBID OCORREU PARCERIA COLABORATIVA ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS. ATRAVÉS DAS FALAS DOS PIBIDIANOS PERCEBEMOS CERTA INSATISFAÇÃO COM RELAÇÃO À FORMA COMO OCORREU A CONDUÇÃO DAS ORIENTAÇÕES NAS ATIVIDADES, POR PARTE DE UMA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. ESTE FATO NOS LEVOU A CONCLUIR QUE AS PARCERIAS COLABORATIVAS DEIXARAM A DESEJAR, CORROBORANDO A NECESSIDADE DA COMPREENSÃO SOBRE OS PAPÉIS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES. APESAR DOS LIMITES E FRAGILIDADES ENCONTRADOS NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS E NO AMBIENTE ESCOLAR, O PIBID TEM FORTALECIDO A FORMAÇÃO DOCENTE, DESPERTANDO NOS LICENCIANDOS UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA DE REALIDADES QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS PARA A EFETIVA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL.
PALAVRAS-CHAVE: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA.
REFERÊNCIAS
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JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO, FORTALEZA, V. 4, N. 10, P. 180-194, JAN./ABR. 2019.
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