O PRESENTE ESTUDO VISA DEBATER A IMPORT?NCIA DE ESTUDOS E DI?LOGOS REFERENTES A HIST?RIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA, PRIORIZANDO UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DO MESMO. TAL TEMA SE FAZ RELEVANTE LEVANDO EM CONSIDERA??O A NECESSIDADE DE CRIAR NOS ALUNOS UM RESPEITO ?S DIVERSIDADES SOCIAIS, ?TNICAS E CULTURAIS ENTRE OS DIFERENTES GRUPOS EXISTENTES, COMO PREVISTO NOS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS, EM VIGOR NO BRASIL. PARA O FEITO, SER?O UTILIZADAS DISCUSS?ES E AUTORES ESTUDADOS DURANTE AS REUNI?ES DO PROGRAMA DE RESID?NCIA PEDAG?GICA DA UEM, NO PER?ODO DE AGOSTO A OUTUBRO DO PRESENTE ANO (2021), AL?M DE OUTROS INDISPENS?VEIS PARA PENSAR A CAR?NCIA DE UM ESTUDO DECOLONIAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO DE ESCOLAS PRIVADAS E P?BLICAS. SABENDO QUE, O PENSAMENTO COLONIAL, SINTETIZA MUITOS GRUPOS A EXPLORADOS E ESCRAVIZADOS, EXCLUINDO TOTALMENTE SUA CULTURA, COSTUMES E VALORES, FATO RESULTANTE DE UMA L?GICA BASEADA NO EUROCENTRISMO COMO SER? OBSERVADO NA OBRA DE FRANCY SILVA.