A PRESENTE PROPOSTA DE PESQUISA TEM COMO FOCO PRINCIPAL A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO ESTUDANTE DE PSICOLOGIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA. ESTE ESTUDO GANHA RELEVÂNCIA DEVIDO À EXPANSÃO DAS LICENCIATURAS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS, E PRINCIPALMENTE PELO RETORNO DAS LICENCIATURAS EM PSICOLOGIA NO BRASIL E A NECESSIDADE DE AVALIAR A FORMAÇÃO OFERECIDA. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É AVALIAR O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA DE UMA IES PRIVADA, NO QUE DIZ RESPEITO À PREPARAÇÃO ESPECÍFICA PARA UM PROFESSOR DE PSICOLOGIA E SUAS ARTICULAÇÕES COM AS LEGISLAÇÕES VIGENTES. ESSE ARTIGO ARTICULA AUTORES COMO ASSUNÇÃO (1999); MACEDO (2007); NÓVOA (1992); PIMENTA (1999); TARDIFF (2000; 2002); SUSTENTANDO ASPECTOS NECESSÁRIOS QUE ENVOLVEM A FORMAÇÃO DOCENTE. A RESOLUÇÃO DO MEC ENCORAJOU O RETORNO DAS LICENCIATURAS EM PSICOLOGIA, ENTRETANTO, SEM A REFLEXÃO APROFUNDADA SOBRE OS OBJETIVOS DO ENSINO E O CURRÍCULO PROPOSTO, REFLETINDO SOBRE OS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS OFERECIDAS PELO CURSO PARA A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROFISSIONAL DO PROFESSOR, ESPECIALMENTE O SEU PREPARO PARA A SALA DE AULA, BEM COMO UMA MELHOR DEFINIÇÃO DOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DO LICENCIADO EM PSICOLOGIA. HÁ UMA NECESSIDADE DE DEBATE SOBRE O PERFIL DA LICENCIATURA E DO EGRESSO, BEM COMO SEU CURRÍCULO E CAMPOS DE ATUAÇÃO, ENGLOBANDO OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA, QUE CONSERVAM E SE LIMITAM A UMA CAPACITAÇÃO MARCADAMENTE TÉCNICA, QUANDO DEVERIA SE ALIAR ESTRATEGICAMENTE A UMA FORMAÇÃO HUMANA E POLÍTICO-SOCIAL. ESTA PESQUISA TEVE COMO MÉTODO O ESTUDO DE CASO, FOI UTILIZADO TAMBÉM O MÉTODO DE PESQUISA DOCUMENTAL. FOI UTILIZADO PARA ESTA PESQUISA O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE PSICOLOGIA DE UMA FACULDADE DA CIDADE DE SALVADOR-BAHIA . FOI ANALISADO NO PPC APENAS A GRADE CURRICULAR DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA: SUA ESTRUTURA, SEU EMENTÁRIO, CARGA HORÁRIA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO. PARA A ANÁLISE FOI UTILIZADO OS PARÂMETROS NORTEADORES DA RESOLUÇÃO DO MEC EM QUESTÃO. ALÉM DISTO, COMO UM OUTRO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADO UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A PROFESSORA TITULAR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. ALGUNS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM IMPORTANTES PARA ANALISAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PSICÓLOGO EM UM CURSO DE LICENCIATURA. DE FORMA GERAL, O PPC DO CURSO DE PSICOLOGIA DESTA IES, ATENDENDO A RESOLUÇÃO PEDAGÓGICA DO MEC, VISA FORMAR PROFISSIONAIS QUE COMPREENDAM E RESOLVAM SITUAÇÕES COMPLEXAS E INTERDEPENDENTES EM UM CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO-ECONÔMICO, ATRAVÉS DE DINAMISMO, LIDERANÇA COMO ATITUDES BÁSICAS. A VISÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA PERMEIA TODA A METODOLOGIA ABORDADA NA EXECUÇÃO DO CURSO, A SABER, A IDEIA QUE DESCENTRALIZA O PROFESSOR E HORIZONTALIZA AS RELAÇÕES. ISTO FAZ COM QUE O ESTUDANTE POSSA DESENVOLVER AUTONOMIA E PROTAGONIZE SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NA GRADE COMPLEMENTAR DA LICENCIATURA E NO PPC FOI ENCONTRADO O QUE PIMENTA (1999) SALIENTA, QUE A FORMAÇÃO DOCENTE ABARCA A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DIVERSOS, SÃO ELES: SABERES DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA, SABERES DE UMA TEORIA ESPECIALIZADA E SABERES DE UMA MILITÂNCIA PEDAGÓGICA. ESTES NÃO SÃO FECHADOS EM SI MESMOS, MAS, ENVOLVEM UMA DINÂMICA E MOVIMENTO, COMPLEXIDADE, CONTRADIÇÕES, SINGULARIDADES E INCERTEZAS. A GRADE DA LICENCIATURA É INTEGRADA NO BACHARELADO. O TOTAL DE CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS SÃO DE 800. ESSE ÚLTIMO DADO É CONSONANTE COM A PROPOSTA DA FORMAÇÃO DE PROFESSOR, SEGUNDO A RESOLUÇÃO DE Nº 5 DO MEC, COMPREENDE QUATRO NÚCLEOS: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCACIONAIS; PSICOLOGIA E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS; FILOSOFIA, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO; DISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE. SENDO ESSES CONTEÚDOS DISTRIBUÍDOS EM 500 HORAS, E OS DE ESTÁGIO, EM 300 HORAS, SOMANDO NO MÍNIMO 800 HORAS (BRASIL, 2011). CADA PARTÍCULA DOS NÚCLEOS PARA OS COMPONENTES CURRICULARES CORRESPONDEM A CONTEÚDOS ATRIBUÍDOS ÀS DISCIPLINAS A PARTIR DO EMENTÁRIO. O ESTUDANTE SE INSERE NO CONTEXTO ESCOLAR PARA A OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO DESDE O INÍCIO DO CURSO. AS DISCIPLINAS PERMITEM, ATRAVÉS DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES E DA CULTURA DO CURSO DE PSICOLOGIA, A IDA DESSES ESTUDANTES À CAMPO. PRINCIPALMENTE NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, QUE SE INICIAM NO SEGUNDO SEMESTRE (1) E VÃO AO QUARTO. ENTÃO ANTES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, A PRÁTICA É OBSERVADA E VIVIDA DESDE O INÍCIO DO CURSO. ROSA ET AL (2012) NOS CONTRIBUI COM SUA VISÃO QUANDO POSTULA EM SEUS ACHADOS QUE A OBSERVAÇÃO NÃO CAUSA DOCÊNCIA, MAS SIM A IMERSÃO DO ESTUDANTE NO CAMPO DE ATUAÇÃO, DOTADO DE SABERES TÉCNICOS, METODOLÓGICOS, SUBJETIVOS E IDEOLÓGICOS NA SALA DE AULA. INSERIR O ESTUDANTE NO CAMPO DESDE OS SEMESTRES INICIAIS O APROXIMA MAIS DESTE LUGAR DA DOCÊNCIA, PARA QUE QUANDO ESTE ESTEJA NO MOMENTO DO ESTÁGIO ELE SEJA INSERIDO VERDADEIRAMENTE NA EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA, REDUZINDO O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E DIRECIONANDO SEU TEMPO NAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO. A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DA INSTITUIÇÃO INVESTIGADA É OUSADA E PIONEIRA, COMO UM PROJETO LANÇADO, AINDA PRECISA DE MELHORAR EM RELAÇÃO AO ENTENDIMENTO ENTRE OS SUJEITOS SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE A ATUAÇÃO E DOCÊNCIA DO PSICÓLOGO, ESPECIALMENTE NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO QUE PROMOVE NO CURRÍCULO A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, VIABILIZADOS PELO PPC DESSE CURSO EM QUESTÃO.