A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NEM SEMPRE FOI VALORIZADA E EXPLORADA COMO É POSSÍVEL DE SE OBSERVAR ATUALMENTE, FOI SOMENTE A PARTIR DA DÉCADA DE 1970 QUE PASSOU A SER OBRIGATÓRIA EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. MESMO QUE ESSE FATO SE CARACTERIZE COMO UM MARCO EVOLUTIVO NA EDUCAÇÃO, É INEGÁVEL O QUANTO ESSE PROCESSO FOI DEFASADO E LENTO. POR CONSEGUINTE, O DESENROLAR DESSA DISCIPLINA FOI, POR LONGOS ANOS, APLICADO DE MANEIRA TRADICIONAL, COM AULAS EXPOSITIVAS EM QUE PREDOMINAVA A MEMORIZAÇÃO DE TEORIAS. CONSEQUENTEMENTE, UMA IDEIA ERRÔNEA ASSOCIADA A ELA FOI DISSEMINADA, TORNANDO-SE AINDA MAIS COMPLICADA E DIFÍCIL NA VISÃO DOS ALUNOS. PARA TAL, EXISTE UM LONGO TRAJETO DE MUDANÇAS E MELHORIAS QUE BUSCAM ATENDER AO NOVO PERFIL DO ESTUDANTE E TRABALHAR O CONTEÚDO PRÁTICO DA FORMA MAIS DIDÁTICA POSSÍVEL. COM ISSO, É IMPORTANTE REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS, HAJA VISTA QUE ESSAS CONJECTURAS IRÃO REFLETIR DENTRO DE SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O PROPÓSITO DE INVESTIR EM PROGRAMAS FORMATIVOS É, DE CERTA FORMA, SE DISTANCIAR DA REALIDADE PASSADA E FORMAR PROFESSORES QUE SE PREOCUPAM EM CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS ATIVA E AGREGÁVEL. DESSE MODO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), É UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO QUE TEM COMO FINALIDADE INCENTIVAR O FAZER PEDAGÓGICO, BEM COMO, MOSTRAR O COTIDIANO DOCENTE POR MEIO DE VIVÊNCIAS REAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. OS GRADUANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA OBSERVAM O AMBIENTE EDUCACIONAL E DESENVOLVEM INÚMERAS ATIVIDADES DE ENSINO, PARTINDO DO PRINCÍPIO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A NÍVEL NACIONAL. LOGO, O PIBID TEM COMO PROPÓSITO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE PROMOVAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO E CONSIDERANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS, TRANSFORMANDO-O EM UM CIDADÃO MAIS AUTÔNOMO. ENTÃO, O PROFESSOR PRECISA DE UMA FORMAÇÃO IGUALMENTE SIGNIFICATIVA, SENDO ELE, O CONDUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TENDO QUE SUPERAR AS DIFICULDADES QUE O CONTEXTO SOCIAL PODE TRAZER. DENTRE ESSAS, PODE-SE APONTAR ATUALMENTE QUE O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO NECESSITOU ESTABELECER UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA CONSEGUIR SE ADAPTAR À REALIDADE PANDÊMICA COM O CORONAVÍRUS, O QUAL O ENSINO REMOTO TROUXE CONSIGO UMA GAMA DE DESAFIOS A ATIVIDADE DOCENTE. A AVALIAÇÃO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS É ESSENCIAL, AINDA MAIS NO CONTEXTO MODERNO. DIANTE DESSE FATO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA REFLEXÃO ACERCA DOS PERCALÇOS E PARTICULARIDADES QUE SE FAZEM PRESENTES NO ESPAÇO EDUCACIONAL REMOTO. A MESMA FOI REALIZADA NO CAMPUS CENTRAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) COM OS GRADUANDOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA FORMATIVO. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, UM QUESTIONÁRIO DE CARÁTER QUALITATIVO COMPOSTO POR CINCO QUESTÕES, FOI APLICADO AOS PIBIDIANOS NO ANO DE 2021 ATRAVÉS DA PLATAFORMA “GOOGLE FORMS”. A ANÁLISE DOS RESULTADOS MOSTROU QUE O ENSINO REMOTO REVELOU PONTOS NEGATIVOS, TAIS COMO: (1) FALTA DE INTERATIVIDADE POR PARTE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; (2) TEMPO REDUZIDO PARA APLICAR AS ATIVIDADES NO MOMENTO SÍNCRONO; (3) PROBLEMAS DE CONEXÃO E ACESSO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E (4) GRANDE ESFORÇO PARA PLANEJAR E MINISTRAR AS ATIVIDADES REMOTAS. POR OUTRO LADO, TAMBÉM FOI PERCEPTÍVEL PONTOS POSITIVOS, SENDO ELES: (1) APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS; (2) DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS COM BASE EM OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÕES PROPOSTAS NO ÂMBITO ESCOLAR; (3) APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS; (4) POSSIBILITOU APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E (5) A VISUALIZAÇÃO DO ENSINO DE MANEIRA MAIS LÚDICA, DIVERTIDA E DINÂMICA. DESTARTE, O PROGRAMA TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS PARTICIPANTES, ATINGINDO SEUS OBJETIVOS PROPOSTOS AO INSERIR OS FUTUROS DOCENTES NO ÂMBITO ESCOLAR, ASSIM, VISANDO O DESENVOLVER DE METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUE DINAMIZAM O PROCESSO DO ENSINAR. COM ISSO, INCENTIVANDO TANTO NO MOMENTO DE APRENDIZADO COMO NA REFLEXÃO SOBRE A CONJUNTURA SOCIAL E O FAZER DOCENTE. OUTROSSIM, APESAR DOS DESAFIOS SUPRACITADOS, O SUBPROJETO NA MODALIDADE REMOTA PERMITIU REVERBERAR A NECESSIDADE DE PENSAR O ENSINO EM UMA PERSPECTIVA HÍBRIDA, QUE BUSCA INTEGRAR ATIVIDADES EM MEIOS TECNOLÓGICOS ONLINE, PAUTADAS EM METODOLOGIAS ATIVAS. LOGO, A PESQUISA ATENDEU AOS OBJETIVOS PROPOSTOS, EVIDENCIANDO QUE A DOCÊNCIA É MUITO DESAFIADORA, POIS COLOCA O PROFISSIONAL E O ALUNO FRENTE A SITUAÇÕES, CONDIÇÕES E LIMITES DIVERSOS. MESMO NO REMOTO, O PIBID MOSTROU-SE EFETIVO EM EXPLORAR A AUTONOMIA, A CONFIANÇA E HABILIDADES DIVERSAS DE SEUS INTEGRANTES. NESSA CONJUNTURA, O PROGRAMA TEVE UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, POIS PERCEBEU-SE NECESSÁRIA A COLABORAÇÃO DESTE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL, AO PROPORCIONAR UM ENSINO CONTEXTUALIZADO, MENOS CONTEUDISTA QUE ACARRETA UM MELHOR APRENDIZADO. ESSE APONTAMENTO É RELEVANTE, TENDO EM VISTA QUE, A ESCOLA TEM COMO OBJETIVO PREPARAR OS ALUNOS PARA UMA SOCIEDADE PAUTADA NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES ÉTICOS.