Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

VERTENTES DOS FEMINISMOS CONTEMPORÂNEOS SOB A LUZ DA ESCOLHA RACIONAL UMA ANÁLISE DO MULHERISMO E DO CIBERFEMINISMO

Palavra-chaves: FEMINISMOS CONTEMPORÂNEOS, ESCOLHA RACIONAL, MULHERISMO, CIBERFEMINISMO, Comunicação Oral (CO) ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
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JÁ NO ASPECTO DA ESCOLHA RACIONAL, FOI SELECIONADO A INFORMAÇÃO PERFEITA (SEQUENCIAL) E IMPERFEITA (SIMULTÂNEA), NA QUAL CONSISTE NO CONHECIMENTO SOBRE O QUE OCORREU ANTERIORMENTE, SOBRE A TRAJETÓRIA DESSE MOVIMENTO, COMO INFLUÊNCIA PARA TOMADA DE DECISÃO DO AGORA. AMBOS OS LADOS, QUE ESTÃO EM UM MESMO PLANO, CONHECEM SUA TRAJETÓRIA, OS EMBATES OCORRIDOS ENTRE SI E COM OUTROS, PARA ASSIM TOMAR A DECISÃO NO MOMENTO ATUAL. ESSA LINHA DE INFORMAÇÃO PERFEITA, POR EXEMPLO, É BUSCADA PELO MULHERISMO QUE VOLTA ÀS SUAS ORIGENS PARA SELECIONAR SUAS DECISÕES NOS DIAS DE HOJE. TRANSPORTANDO ASSIM, SUA CULTURA, RAÍZES E LEGADOS ATRAVÉS DAS CONSTRUÇÕES DE SEU MOVIMENTO. O CIBERFEMINISMO SURGE NESSE SÉCULO, PORTANTO SUA TRAJETÓRIA AINDA É CURTA, NECESSITANDO AINDA CONSTRUIR REGISTROS DE DECISÕES E DE EMBATES NA SUA EXISTÊNCIA. COM ISSO, A RELEVÂNCIA ACADÊMICA, DESSA PESQUISA, DEFINE-SE POR COMPREENDER QUE OCORRE A EXISTÊNCIA DE UM VÁCUO NA ACADEMIA RELACIONANDO O MOVIMENTO FEMINISTA E UMA ANÁLISE SOBRE SUAS ESCOLHAS. LOGO, JUSTIFICA-SE A RELEVÂNCIA PROFISSIONAL, JÁ QUE NOS ESPAÇOS ONDE A EDUCAÇÃO OCORRE, SEJAM ELES FORMAIS, INFORMAIS E NÃO-FORMAIS OS MOVIMENTOS SOCIAIS POSSUEM UMA CRESCENTE NOS DEBATES. ALÉM, DA RELEVÂNCIA SOCIAL DE UM DEBATE QUE DIZ RESPEITO A UM MOVIMENTO DE AMPLITUDE MUNDIAL, BUSCANDO APROFUNDAR A COMPREENSÃO DE SUAS ESCOLHAS NA ATUALIDADE, COMO FORMA DE RESPALDO PARA TODES QUE SE INTERESSAM PELA TEMÁTICA. DESSA FORMA, ASSOCIANDO COM A LACUNA ACADÊMICA QUE OCORRE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE COM A NECESSIDADE DE ACOMPANHAR OS TÓPICOS POSTOS EM SALA DE AULA E NO MEIO SOCIAL, SURGIU A NECESSIDADE DE APROFUNDAR A COMPREENSÃO SOBRE AS ESCOLHAS DOS FEMINISMOS CONTEMPORÂNEOS. PORTANTO, DETERMINOU-SE, ENQUANTO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS ESCOLHAS RACIONAIS QUE ESSAS DUAS VERTENTES DO FEMINISMO POSSUEM, ATRAVÉS DA INFORMAÇÃO PERFEITA E IMPERFEITA, COMO EXPLANAÇÃO DECISÓRIA DESSA FRAÇÃO DO MOVIMENTO. A METODOLOGIA SEGUIU PELO VIÉS DA ABORDAGEM QUALITATIVA COM NATUREZA BÁSICA, SEGUINDO-SE OS OBJETIVOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, COMPREENDENDO, QUE ESSA TRATA-SE DE UM LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES. O PROCEDIMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES FOI O DE AMPLA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DE ARTIGOS, LIVROS, REVISTAS, SITES E PERIÓDICOS, ENTRE OS MESES DE JUNHO E AGOSTO DE 2021. FORAM SELECIONADOS, PARA ESTUDO DA ARTE, DOCUMENTOS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, EM ESPECÍFICO ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2021, QUE ABORDASSEM O DEBATE SOBRE OS FEMINISMOS CONTEMPORÂNEOS E SUAS ATUAIS VERTENTES. PARA O PROCESSO DE ANÁLISE FOI UTILIZADO O MÉTODO INDUTIVO, QUE BUSCA PARTIR DE UM OLHAR SOB UMA PARCELA PARA DESENVOLVER UMA HIPÓTESE, TEORIA OU REGRAS GERAIS. ALÉM DISSO, DIVIDIU-SE EM ANÁLISE DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM OS TEXTOS ENCONTRADOS SOBRE A TEMÁTICA E SUA PERTINÊNCIA, GERANDO UMA ANÁLISE DE RELEVÂNCIA PARA UTILIZAÇÃO NA PESQUISA, COM O PROCEDIMENTO ANALÍTICO DE INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DO CONTEÚDO. A ESCOLHA PELA INCLUSÃO DESSA TÉCNICA DEVE-SE AO FATO DE QUE, CATEGORIZAR EM ANÁLISE POR VALORES, RESIDE NA FRAGMENTAÇÃO DO ARGUMENTO EM CATEGORIAS AGRUPADAS IGUALMENTE, COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS E UMA OTIMIZAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS. OS RESULTADOS OBTIDOS,  EXPLANARAM UMA LIGAÇÃO ENTRE MULHERISMO E A INFORMAÇÃO PERFEITA, DAS ESCOLHAS RACIONAIS, QUANDO ESSA VERTENTE BUSCA CONHECER AO MÁXIMO SUA ORIGEM E ANCESTRALIDADE PARA TOMADA DE DECISÕES NO PRESENTE. A INFORMAÇÃO PERFEITA É CARACTERIZADA PELO CONHECIMENTO PRÉVIO DA HISTÓRIA E CONHECIMENTO DAS DECISÕES TOMADAS POR AQUELE GRUPO ANTERIORMENTE. JÁ O CIBERFEMINISMO, POR SER UM SEGMENTO RECENTE PREDOMINANTEMENTE COMPOSTO PELA GERAÇÃO Z, SE MOSTROU COMO INFORMAÇÃO IMPERFEITA. SUA HISTÓRIA CONSTRÓI-SE A CADA MOMENTO, PORTANTO, A ESCOLHA IDEAL NÃO TEM COMO POSSIBILIDADE A CONSULTA AO PASSADO PARA O PRESENTE E FUTURO. ALGO QUE A INFORMAÇÃO IMPERFEITA DESCREVE, A AUSÊNCIA DE INFORMAÇÃO SOBRE AS HISTÓRIAS OU A INEXISTÊNCIA DA MESMA PARA UMA TOMADA DE DECISÃO NO MOMENTO ATUAL. POR FIM, CONCLUI-SE QUE A GLOBALIZAÇÃO ACABA POR SER PARTE DA CONSTRUÇÃO DO FEMINISMO HOJE, SEJA PELA FACILIDADE DA BUSCA POR DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES, COMO NO MULHERISMO. OU ENQUANTO FRUTO DE COMUNICAÇÃO RÁPIDA E FLUIDA COM MULHERES DE DIVERSOS LOCAIS NO MUNDO, ESTRUTURANDO UM FEMINISMO EM UNIDADE NESSA NOVA QUARTA ONDA."
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          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
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                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
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                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
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                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
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                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

AS VERTENTES DOS FEMININOS CONTEMPORÂNEOS SÃO RAMIFICAÇÕES DO QUE BUSCAM CONTEMPLAR AS PAUTAS SOCIAIS E MÚLTIPLAS DAS MULHERES, ALÉM DO OBJETIVO GERAL DO FEMINISMO QUE É A IGUALDADE DE GÊNERO. O MULHERISMO E O CIBERFEMINISMO SÃO EXEMPLOS DE VERTENTES QUE SÃO PARTE DESSE MOVIMENTO SOCIAL NA ATUALIDADE, COM ISSO, SURGIU UM INTERESSE NA ANÁLISE DAS ESCOLHAS RACIONAIS E AS TOMADAS DE DECISÕES REFERENTES A ESSAS VERTENTES. O MULHERISMO SURGIU DE UM OLHAR SOBRE A VERTENTE DO MOVIMENTO NEGRO, PAN-AFRICANISMO, QUE BUSCA A UNIÃO DO POVO PRETO, QUE SÃO FRUTOS DO CONTINENTE AFRICANO. O CIBERFEMINISMO, VINCULADO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E SEU RÁPIDO DESENVOLVIMENTO NO SÉCULO XXI, ESSA VERTENTE ATRELA O ÚTIL AO AGRADÁVEL. COM O NÚMERO DE DEMANDAS E SUAS VERTENTES, A COMUNICAÇÃO NOS DIAS ATUAIS É ATRAVÉS DE UM SMARTPHONE. A FACILIDADE DA GLOBALIZAÇÃO AJUDA EM ASPECTOS NO TRABALHO, ESCOLAR E NÃO SERIA DIFERENTE PARA O ÂMBITO DE ORGANIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. JÁ NO ASPECTO DA ESCOLHA RACIONAL, FOI SELECIONADO A INFORMAÇÃO PERFEITA (SEQUENCIAL) E IMPERFEITA (SIMULTÂNEA), NA QUAL CONSISTE NO CONHECIMENTO SOBRE O QUE OCORREU ANTERIORMENTE, SOBRE A TRAJETÓRIA DESSE MOVIMENTO, COMO INFLUÊNCIA PARA TOMADA DE DECISÃO DO AGORA. AMBOS OS LADOS, QUE ESTÃO EM UM MESMO PLANO, CONHECEM SUA TRAJETÓRIA, OS EMBATES OCORRIDOS ENTRE SI E COM OUTROS, PARA ASSIM TOMAR A DECISÃO NO MOMENTO ATUAL. ESSA LINHA DE INFORMAÇÃO PERFEITA, POR EXEMPLO, É BUSCADA PELO MULHERISMO QUE VOLTA ÀS SUAS ORIGENS PARA SELECIONAR SUAS DECISÕES NOS DIAS DE HOJE. TRANSPORTANDO ASSIM, SUA CULTURA, RAÍZES E LEGADOS ATRAVÉS DAS CONSTRUÇÕES DE SEU MOVIMENTO. O CIBERFEMINISMO SURGE NESSE SÉCULO, PORTANTO SUA TRAJETÓRIA AINDA É CURTA, NECESSITANDO AINDA CONSTRUIR REGISTROS DE DECISÕES E DE EMBATES NA SUA EXISTÊNCIA. COM ISSO, A RELEVÂNCIA ACADÊMICA, DESSA PESQUISA, DEFINE-SE POR COMPREENDER QUE OCORRE A EXISTÊNCIA DE UM VÁCUO NA ACADEMIA RELACIONANDO O MOVIMENTO FEMINISTA E UMA ANÁLISE SOBRE SUAS ESCOLHAS. LOGO, JUSTIFICA-SE A RELEVÂNCIA PROFISSIONAL, JÁ QUE NOS ESPAÇOS ONDE A EDUCAÇÃO OCORRE, SEJAM ELES FORMAIS, INFORMAIS E NÃO-FORMAIS OS MOVIMENTOS SOCIAIS POSSUEM UMA CRESCENTE NOS DEBATES. ALÉM, DA RELEVÂNCIA SOCIAL DE UM DEBATE QUE DIZ RESPEITO A UM MOVIMENTO DE AMPLITUDE MUNDIAL, BUSCANDO APROFUNDAR A COMPREENSÃO DE SUAS ESCOLHAS NA ATUALIDADE, COMO FORMA DE RESPALDO PARA TODES QUE SE INTERESSAM PELA TEMÁTICA. DESSA FORMA, ASSOCIANDO COM A LACUNA ACADÊMICA QUE OCORRE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE COM A NECESSIDADE DE ACOMPANHAR OS TÓPICOS POSTOS EM SALA DE AULA E NO MEIO SOCIAL, SURGIU A NECESSIDADE DE APROFUNDAR A COMPREENSÃO SOBRE AS ESCOLHAS DOS FEMINISMOS CONTEMPORÂNEOS. PORTANTO, DETERMINOU-SE, ENQUANTO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS ESCOLHAS RACIONAIS QUE ESSAS DUAS VERTENTES DO FEMINISMO POSSUEM, ATRAVÉS DA INFORMAÇÃO PERFEITA E IMPERFEITA, COMO EXPLANAÇÃO DECISÓRIA DESSA FRAÇÃO DO MOVIMENTO. A METODOLOGIA SEGUIU PELO VIÉS DA ABORDAGEM QUALITATIVA COM NATUREZA BÁSICA, SEGUINDO-SE OS OBJETIVOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, COMPREENDENDO, QUE ESSA TRATA-SE DE UM LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES. O PROCEDIMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES FOI O DE AMPLA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DE ARTIGOS, LIVROS, REVISTAS, SITES E PERIÓDICOS, ENTRE OS MESES DE JUNHO E AGOSTO DE 2021. FORAM SELECIONADOS, PARA ESTUDO DA ARTE, DOCUMENTOS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, EM ESPECÍFICO ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2021, QUE ABORDASSEM O DEBATE SOBRE OS FEMINISMOS CONTEMPORÂNEOS E SUAS ATUAIS VERTENTES. PARA O PROCESSO DE ANÁLISE FOI UTILIZADO O MÉTODO INDUTIVO, QUE BUSCA PARTIR DE UM OLHAR SOB UMA PARCELA PARA DESENVOLVER UMA HIPÓTESE, TEORIA OU REGRAS GERAIS. ALÉM DISSO, DIVIDIU-SE EM ANÁLISE DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM OS TEXTOS ENCONTRADOS SOBRE A TEMÁTICA E SUA PERTINÊNCIA, GERANDO UMA ANÁLISE DE RELEVÂNCIA PARA UTILIZAÇÃO NA PESQUISA, COM O PROCEDIMENTO ANALÍTICO DE INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DO CONTEÚDO. A ESCOLHA PELA INCLUSÃO DESSA TÉCNICA DEVE-SE AO FATO DE QUE, CATEGORIZAR EM ANÁLISE POR VALORES, RESIDE NA FRAGMENTAÇÃO DO ARGUMENTO EM CATEGORIAS AGRUPADAS IGUALMENTE, COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS E UMA OTIMIZAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS. OS RESULTADOS OBTIDOS, EXPLANARAM UMA LIGAÇÃO ENTRE MULHERISMO E A INFORMAÇÃO PERFEITA, DAS ESCOLHAS RACIONAIS, QUANDO ESSA VERTENTE BUSCA CONHECER AO MÁXIMO SUA ORIGEM E ANCESTRALIDADE PARA TOMADA DE DECISÕES NO PRESENTE. A INFORMAÇÃO PERFEITA É CARACTERIZADA PELO CONHECIMENTO PRÉVIO DA HISTÓRIA E CONHECIMENTO DAS DECISÕES TOMADAS POR AQUELE GRUPO ANTERIORMENTE. JÁ O CIBERFEMINISMO, POR SER UM SEGMENTO RECENTE PREDOMINANTEMENTE COMPOSTO PELA GERAÇÃO Z, SE MOSTROU COMO INFORMAÇÃO IMPERFEITA. SUA HISTÓRIA CONSTRÓI-SE A CADA MOMENTO, PORTANTO, A ESCOLHA IDEAL NÃO TEM COMO POSSIBILIDADE A CONSULTA AO PASSADO PARA O PRESENTE E FUTURO. ALGO QUE A INFORMAÇÃO IMPERFEITA DESCREVE, A AUSÊNCIA DE INFORMAÇÃO SOBRE AS HISTÓRIAS OU A INEXISTÊNCIA DA MESMA PARA UMA TOMADA DE DECISÃO NO MOMENTO ATUAL. POR FIM, CONCLUI-SE QUE A GLOBALIZAÇÃO ACABA POR SER PARTE DA CONSTRUÇÃO DO FEMINISMO HOJE, SEJA PELA FACILIDADE DA BUSCA POR DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES, COMO NO MULHERISMO. OU ENQUANTO FRUTO DE COMUNICAÇÃO RÁPIDA E FLUIDA COM MULHERES DE DIVERSOS LOCAIS NO MUNDO, ESTRUTURANDO UM FEMINISMO EM UNIDADE NESSA NOVA QUARTA ONDA.

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