Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

DIZERES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESTA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA E FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, TOMANDO POR BASE AS CONCEPÇÕES DE MINAYO (2007). PARTICIPARAM DA PESQUISA QUATRO PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA DE ESCOLAS DA ZONA URBANA, DA REDE PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS DE MARABÁ, NOVA IPIXUNA E GOIANÉSIA, LOCALIZADOS NO ESTADO DO PARÁ. OS DADOS FORAM COLETADOS NO MÊS DE JUNHO DE 2021, POR MEIO DO APLICATIVOS WHATSAPP E GOOGLE MEET. TODOS OS PARTICIPANTES ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E SÃO IDENTIFICADOS NESTE TEXTO POR NÚMEROS. APÓS AS ENTREVISTAS, REALIZARAM-SE AS TRANSCRIÇÕES E ANÁLISES DOS DIZERES DOS PROFESSORES, FUNDAMENTANDO-SE TEORICAMENTE EM AUTORES QUE TÊM SE DEDICADO AO ESTUDO DESTA TEMÁTICA, TAIS COMO: CAZAL (2021), CORRÊA E BRANDEMBERG (2021), DIAS (2021), VIEIRA E SILVA (2020). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES, DESTACA-SE: A) NO QUE SE REFERE A REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA DECIDIR COMO DEVERIAM SER MINISTRADAS AS AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES AO AFIRMAR QUE ACONTECERAM REUNIÕES PRÉVIAS ENVOLVENDO DOCENTES, DIREÇÃO E COORDENAÇÕES DA ESCOLA PARA RECEBEREM INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES, VIA GOOGLE MEET, VINDAS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (SEDUC-PA), SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO, VISTO QUE SERIA UMA NOVIDADE QUANDO COMPARADAS ÀS PRÁTICAS NAS QUAIS OS PROFESSORES ESTAVAM HABITUADOS. B) OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA AS AULAS REMOTAS FORAM: WHATSAPP, GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE MEET, YOUTUBE, GOOGLE FORMS, MESA DIGITALIZADORA, KAHOOT, E-MAIL INSTITUCIONAL E MICROSOFT POWERPOINT; E O COMPÊNDIO DE ATIVIDADES QUE FOI UTILIZADO PARA ESCOLAS EM QUE OS ALUNOS NÃO POSSUÍAM OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA PARTICIPAREM DAS REUNIÕES ONLINE E/OU QUANDO NÃO ERA POSSÍVEL FAZÊ-LAS POR PROBLEMAS DE ACESSO À INTERNET. C) QUANTO AO USO DE APLICATIVO DE VIDEOCONFERÊNCIA PARA MINISTRAR AULAS DE MATEMÁTICA, OS PROFESSORES 2, 3 E 4 RELATARAM QUE UTILIZARAM A FERRAMENTA DE VIDEOCONFERÊNCIA GOOGLE MEET PARA MINISTRAREM AS AULAS DE MATEMÁTICA OU, EM CASOS MAIS EXTREMOS, HOUVE ESCOLAS QUE NEM CHEGARAM A REALIZAR NENHUM TIPO DE VIDEOCONFERÊNCIA ONLINE. SOBRE ISSO, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1, A ESCOLA NÃO DISPONIBILIZAVA INTERNET E NEM MATERIAIS TECNOLÓGICOS PARA MINISTRAR AS AULAS E OS ALUNOS, NA SUA MAIORIA, NÃO POSSUÍAM RECURSOS TECNOLÓGICOS NECESSÁRIOS PARA ASSISTIREM ESSAS AULAS OU RESIDIAM EM LOCAIS RURAIS NÃO SENDO POSSÍVEL O ACESSO À INTERNET. D) NO QUE DIZ RESPEITO À FORMA DE ENTREGA DAS ATIVIDADES REMOTAS AOS ALUNOS, OS PROFESSORES 2, 3 E 4 RESPONDERAM QUE OS ALUNOS RECEBEM AS ATIVIDADES ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM E EM CASO EXCEPCIONAL, ERAM ENVIADAS PELO WHATSAPP NOS GRUPOS DAS CLASSES, PORÉM, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1 (2021), FORAM ENTREGUES ATIVIDADES IMPRESSAS, ELABORADAS PELOS PROFESSORES, AOS ALUNOS, QUE VIAM A ESCOLA, EM HORÁRIO PRÉ-AGENDADO, PARA BUSCÁ-LAS E DEVOLVÊ-LAS RESPONDIDAS. 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G) QUANTO À ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES EM CASA PELA FAMÍLIA FOI PERCEBIDO, DE ACORDO COM OS PROFESSORES ENTREVISTADOS, DIFERENTES COMPORTAMENTOS: HOUVE SITUAÇÕES EM QUE OS PAIS SE DISPUSERAM A DAR MELHORES CONDIÇÕES DE ESTUDOS AOS FILHOS; HOUVE PAIS QUE SEQUER CORRIGIAM AS ATIVIDADES DOS FILHOS PARA VERIFICAREM SE ESTAVA TUDO CERTO; E AQUELES QUE COMPARECIAM A ESCOLA OU PARTICIPAVAM DAS REUNIÕES APENAS NOS MOMENTOS EM QUE ERAM SOLICITADOS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, CONSTATOU-SE, A PARTIR DESSES RESULTADOS, QUE O TRABALHO DURANTE O PERÍODO REMOTO NÃO FOI ALGO BEM PLANEJADO. FOI, DE CERTA FORMA, A "VÁLVULA DE ESCAPE" PARA QUE OS ALUNOS NÃO FICASSEM TÃO PREJUDICADOS DEVIDO AO LONGO PERÍODO QUE JÁ ESTAVAM SEM AULAS. COM ISSO, OS PROFESSORES TAMBÉM NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE SE PREPAREM PARA AS AULAS USANDO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. O QUE FICA DE ALERTA, NESTE MOMENTO PANDÊMICO, É A NECESSIDADE DE UMA PREPARAÇÃO FORMATIVA PARA OS PROFESSORES E, CONSEQUENTEMENTE, AOS ALUNOS, NO QUE DIZ RESPEITO AO MANUSEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS REMOTAS E A CESSÃO DE MATERIAIS BÁSICOS, TAIS COMO NOTEBOOK, TABLET OU CHROMEBOOK, ASSIM, CASO SEJA NECESSÁRIO RETORNAR A ESTE FORMATO DE AULAS EM ALGUM MOMENTO, AMBOS NÃO TERIAM TANTAS DIFICULDADES. CONTUDO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE TODOS ESTÃO SE ESFORÇANDO PARA SAÍREM DESTE MOMENTO COM O MÁXIMO DE APRENDIZADO POSSÍVEL, CONSIDERANDO QUE ESTE É UM MOMENTO QUE PODE SER CONSIDERADO COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS PARA OS ALUNOS QUE SE ENCONTRAM PRÓXIMOS DE REALIZAR O EXAME NACIONAL DE ENSINO DE MÉDIO (ENEM) E/OU DE INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO."
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
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                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
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                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
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                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACIONAL, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM TEM SIDO PERMEADO POR CONSTANTES REFLEXÕES. NO CONTEXTO DE ENSINO DA MATEMÁTICA, POR EXEMPLO, OS PROFESSORES TÊM SIDO EXPOSTOS A INÚMEROS DESAFIOS, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AO MANUSEIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE TENDEM A VIABILIZAR O ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO. DESSA FORMA, CABEM AOS PROFESSORES TORNAREM-SE PESQUISADORES E MEDIADORES DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, POSSIBILITANDO QUE OS ALUNOS SEJAM OS PROTAGONISTAS NESTE PROCESSO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS REALIDADES FAMILIARES E SOCIOECONÔMICAS DE CADA UM. POR ESTE VIÉS, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA QUANTO AS SUAS PRÁTICAS DE ENSINO NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESTA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA E FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, TOMANDO POR BASE AS CONCEPÇÕES DE MINAYO (2007). PARTICIPARAM DA PESQUISA QUATRO PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA DE ESCOLAS DA ZONA URBANA, DA REDE PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS DE MARABÁ, NOVA IPIXUNA E GOIANÉSIA, LOCALIZADOS NO ESTADO DO PARÁ. OS DADOS FORAM COLETADOS NO MÊS DE JUNHO DE 2021, POR MEIO DO APLICATIVOS WHATSAPP E GOOGLE MEET. TODOS OS PARTICIPANTES ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E SÃO IDENTIFICADOS NESTE TEXTO POR NÚMEROS. APÓS AS ENTREVISTAS, REALIZARAM-SE AS TRANSCRIÇÕES E ANÁLISES DOS DIZERES DOS PROFESSORES, FUNDAMENTANDO-SE TEORICAMENTE EM AUTORES QUE TÊM SE DEDICADO AO ESTUDO DESTA TEMÁTICA, TAIS COMO: CAZAL (2021), CORRÊA E BRANDEMBERG (2021), DIAS (2021), VIEIRA E SILVA (2020). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES, DESTACA-SE: A) NO QUE SE REFERE A REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA DECIDIR COMO DEVERIAM SER MINISTRADAS AS AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES AO AFIRMAR QUE ACONTECERAM REUNIÕES PRÉVIAS ENVOLVENDO DOCENTES, DIREÇÃO E COORDENAÇÕES DA ESCOLA PARA RECEBEREM INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES, VIA GOOGLE MEET, VINDAS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (SEDUC-PA), SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS AULAS NO FORMATO REMOTO, VISTO QUE SERIA UMA NOVIDADE QUANDO COMPARADAS ÀS PRÁTICAS NAS QUAIS OS PROFESSORES ESTAVAM HABITUADOS. B) OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA AS AULAS REMOTAS FORAM: WHATSAPP, GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE MEET, YOUTUBE, GOOGLE FORMS, MESA DIGITALIZADORA, KAHOOT, E-MAIL INSTITUCIONAL E MICROSOFT POWERPOINT; E O COMPÊNDIO DE ATIVIDADES QUE FOI UTILIZADO PARA ESCOLAS EM QUE OS ALUNOS NÃO POSSUÍAM OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA PARTICIPAREM DAS REUNIÕES ONLINE E/OU QUANDO NÃO ERA POSSÍVEL FAZÊ-LAS POR PROBLEMAS DE ACESSO À INTERNET. C) QUANTO AO USO DE APLICATIVO DE VIDEOCONFERÊNCIA PARA MINISTRAR AULAS DE MATEMÁTICA, OS PROFESSORES 2, 3 E 4 RELATARAM QUE UTILIZARAM A FERRAMENTA DE VIDEOCONFERÊNCIA GOOGLE MEET PARA MINISTRAREM AS AULAS DE MATEMÁTICA OU, EM CASOS MAIS EXTREMOS, HOUVE ESCOLAS QUE NEM CHEGARAM A REALIZAR NENHUM TIPO DE VIDEOCONFERÊNCIA ONLINE. SOBRE ISSO, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1, A ESCOLA NÃO DISPONIBILIZAVA INTERNET E NEM MATERIAIS TECNOLÓGICOS PARA MINISTRAR AS AULAS E OS ALUNOS, NA SUA MAIORIA, NÃO POSSUÍAM RECURSOS TECNOLÓGICOS NECESSÁRIOS PARA ASSISTIREM ESSAS AULAS OU RESIDIAM EM LOCAIS RURAIS NÃO SENDO POSSÍVEL O ACESSO À INTERNET. D) NO QUE DIZ RESPEITO À FORMA DE ENTREGA DAS ATIVIDADES REMOTAS AOS ALUNOS, OS PROFESSORES 2, 3 E 4 RESPONDERAM QUE OS ALUNOS RECEBEM AS ATIVIDADES ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM E EM CASO EXCEPCIONAL, ERAM ENVIADAS PELO WHATSAPP NOS GRUPOS DAS CLASSES, PORÉM, DE ACORDO COM O PROFESSOR 1 (2021), FORAM ENTREGUES ATIVIDADES IMPRESSAS, ELABORADAS PELOS PROFESSORES, AOS ALUNOS, QUE VIAM A ESCOLA, EM HORÁRIO PRÉ-AGENDADO, PARA BUSCÁ-LAS E DEVOLVÊ-LAS RESPONDIDAS. E) NO QUE CONCERNE AO RETORNO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS REMOTAS POR PARTE DOS ALUNOS, OS PROFESSORES FORAM COINCIDENTES AO AFIRMAR QUE A DEVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES ACONTECIA DE FORMA SIGNIFICATIVA, POIS OS ALUNOS ESTAVAM RESPONDENDO-AS E DEVOLVENDO-AS, NA GRANDE MAIORIA. PORÉM, UMA MINORIA DOS ALUNOS NÃO ESTAVA CONSEGUINDO SE DESENVOLVER DE FORMA SATISFATÓRIA. F) COM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES QUE PREJUDICAM A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS AULAS REMOTAS PODE-SE DESTACAR A FALTA DE ACESSO À INTERNET; A FALTA DE INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM O PROFESSOR DURANTE OS MOMENTOS SÍNCRONOS (AULAS REALIZADAS VIA GOOGLE MEET) E A AUSÊNCIA DE HABILIDADE NO MANUSEIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. G) QUANTO À ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES EM CASA PELA FAMÍLIA FOI PERCEBIDO, DE ACORDO COM OS PROFESSORES ENTREVISTADOS, DIFERENTES COMPORTAMENTOS: HOUVE SITUAÇÕES EM QUE OS PAIS SE DISPUSERAM A DAR MELHORES CONDIÇÕES DE ESTUDOS AOS FILHOS; HOUVE PAIS QUE SEQUER CORRIGIAM AS ATIVIDADES DOS FILHOS PARA VERIFICAREM SE ESTAVA TUDO CERTO; E AQUELES QUE COMPARECIAM A ESCOLA OU PARTICIPAVAM DAS REUNIÕES APENAS NOS MOMENTOS EM QUE ERAM SOLICITADOS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, CONSTATOU-SE, A PARTIR DESSES RESULTADOS, QUE O TRABALHO DURANTE O PERÍODO REMOTO NÃO FOI ALGO BEM PLANEJADO. FOI, DE CERTA FORMA, A "VÁLVULA DE ESCAPE" PARA QUE OS ALUNOS NÃO FICASSEM TÃO PREJUDICADOS DEVIDO AO LONGO PERÍODO QUE JÁ ESTAVAM SEM AULAS. COM ISSO, OS PROFESSORES TAMBÉM NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE SE PREPAREM PARA AS AULAS USANDO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. O QUE FICA DE ALERTA, NESTE MOMENTO PANDÊMICO, É A NECESSIDADE DE UMA PREPARAÇÃO FORMATIVA PARA OS PROFESSORES E, CONSEQUENTEMENTE, AOS ALUNOS, NO QUE DIZ RESPEITO AO MANUSEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS NAS AULAS REMOTAS E A CESSÃO DE MATERIAIS BÁSICOS, TAIS COMO NOTEBOOK, TABLET OU CHROMEBOOK, ASSIM, CASO SEJA NECESSÁRIO RETORNAR A ESTE FORMATO DE AULAS EM ALGUM MOMENTO, AMBOS NÃO TERIAM TANTAS DIFICULDADES. CONTUDO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE TODOS ESTÃO SE ESFORÇANDO PARA SAÍREM DESTE MOMENTO COM O MÁXIMO DE APRENDIZADO POSSÍVEL, CONSIDERANDO QUE ESTE É UM MOMENTO QUE PODE SER CONSIDERADO COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS PARA OS ALUNOS QUE SE ENCONTRAM PRÓXIMOS DE REALIZAR O EXAME NACIONAL DE ENSINO DE MÉDIO (ENEM) E/OU DE INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO.

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