NAS SALAS DE AULA TRADICIONAIS, AS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NÃO COSTUMAM POSSIBILITAR UMA ATITUDE ATIVA DO ALUNO, DEIXANDO A CARGO DELE APENAS A REPRODUÇÃO DOS ENTENDIMENTOS E QUESTÕES EXPOSTAS PELO PROFESSOR, O QUE PODE RESULTAR EM UMA VISÃO DETURPADA DA CIÊNCIA E DE SEUS CONCEITOS. DIVERSOS DOCENTES IMERSOS NESTE CONTEXTO PROCURAM FORMAS DE ROMPER COM AS METODOLOGIAS TRADICIONAIS, CONTUDO, NEM SEMPRE CONSEGUEM ELABORAR ATIVIDADES QUE CONTRIBUAM PARA ISSO, OU NÃO DOMINAM AS BASES PARA CONDUZIR TAIS ATIVIDADES. NESTE SENTIDO ESTE TRABALHO APRESENTA, A PARTIR DE UM EXPERIMENTO DE BIOMASSA CASEIRO E DE BAIXO CUSTO, UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO (SEI), UTILIZANDO DAS BASES E FUNDAMENTOS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIDOS POR CARVALHO, E DO CONCEITO DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA ELABORADO POR SASSERON. AS CONCEPÇÕES MENCIONADAS SE MOSTRAM NECESSÁRIAS PARA A CONFECÇÃO DE UMA ATIVIDADE QUE PERMITA A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COLOCANDO-O COMO PROTAGONISTA NESSE PROCESSO E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUINDO NA SUA CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA. POR SER UM EXPERIMENTO QUE ENVOLVE FENÔMENOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS, E POR ESTAR LIGADO A DIVERSAS QUESTÕES SOCIOECONÔMICAS, A PROPOSTA DESSE TRABALHO SE APRESENTA COMO EXCELENTE MECANISMO DE AUXÍLIO PARA O PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEI INTERDISCIPLINAR E AMPLA, E COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS ESTUDANTES NO ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FORMA INTERLIGADA, FUGINDO DA VISÃO FRAGMENTADA DA CIÊNCIA FREQUENTEMENTE ESTIMULADA PELAS METODOLOGIAS DE ENSINO TRADICIONAIS.