O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSISTE NA VIVÊNCIA DE BOLSISTAS, ESTUDANTES COLABORADORES E PROFESSORAS COORDENADORAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UNIDADE IBIRITÉ. COM AS MEDIDAS SANITÁRIAS DE PREVENÇÃO AO VÍRUS COVID-19 FOI PRECISO ADAPTAR AS PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO REALIZADAS NAS TURMAS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO O FOCO DO PROJETO É A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, TODA A EQUIPE DO PROGRAMA DESENVOLVEU ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR OS DESAFIOS IMPOSTOS PELO ISOLAMENTO SOCIAL E, COM ISSO, SURGIU A IDEIA DE REALIZAR OFICINAS SÍNCRONAS ONLINE. DURANTE AS OFICINAS, O PRINCIPAL OBJETIVO É PROPORCIONAR O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS. PARA ATINGIR OS RESULTADOS DAS PRÁTICAS REALIZADAS, AS AUTORAS BUSCARAM ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O IMAGINÁRIO INFANTIL. TAMBÉM FORAM ABORDADAS TEMÁTICAS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO SABER CIENTÍFICO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL ANALISAR QUE O CONTATO VIRTUAL NÃO SUBSTITUI AS ATIVIDADES REALIZADAS PRESENCIALMENTE, MAS COM O PLANEJAMENTO ADEQUADO E INTENSA TROCA DE SABERES É POSSÍVEL DESEMPENHAR UM TRABALHO POSITIVO. AS OFICINAS ONLINE TIRARAM TODOS DE UMA ZONA DE CONFORTO E FOI PRECISO UMA GRANDE UNIÃO E TRABALHO EM EQUIPE PARA QUE ESSA REINVENÇÃO FUNCIONASSE NA PRÁTICA.