PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA (PIBID) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID- 19:
UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84972 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 2322 "titulo" => """ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À\r\n DOCÊNCIA (PIBID) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID- 19:\r\n UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ESCRITO POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA- LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS), E TEM COMO OBJETIVO EXPOR EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DURANTE O PERÍODO DE OUTUBRO DE 2020 A OUTUBRO DE 2021 JUNTO A UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, NA BAHIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. A VIVÊNCIA DE UMA SALA DE AULA REAL ATRAVÉS DO PIBID PROPORCIONA UM SUPORTE SIGNIFICATIVO PARA A FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS E ENRIQUECE A FORMAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS E METODOLOGIAS DIDÁTICAS A FIM DE SUPERAR OS DESAFIOS DO SER PROFESSOR NA ATUALIDADE. PORÉM, DEVIDO A PANDEMIA, O ENSINO REMOTO É APRESENTADO PELO GOVERNO COMO A MELHOR POSSIBILIDADE DE CONTINUAÇÃO DAS AULAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS. O TRABALHO FOI ARTICULADO EM TÓPICOS, ABORDAMOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DO PIBID JUNTO AO ENSINO REMOTO E AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO ESCOLAR NO PERÍODO DA PANDEMIA. DURANTE ESTE ESTUDO, NARRAMOS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROGRAMA NO CONTEXTO ESCOLAR, COMO A POSSIBILIDADE DE NOS APROXIMARMOS DO NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO E A EXPOSIÇÃO DE PROBLEMÁTICAS RELACIONADAS A QUESTÕES FINANCEIRAS, COMO POR EXEMPLO A DEFICIÊNCIA DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ENTRE OS ALUNOS QUE DIFICULTAM A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS ONLINE." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, PANDEMIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO REMOTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2322_18112021132435.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS SENA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheussena2.0.ms@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84972 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 2322 "titulo" => """ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À\r\n DOCÊNCIA (PIBID) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID- 19:\r\n UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ESCRITO POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA- LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS), E TEM COMO OBJETIVO EXPOR EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DURANTE O PERÍODO DE OUTUBRO DE 2020 A OUTUBRO DE 2021 JUNTO A UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, NA BAHIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. A VIVÊNCIA DE UMA SALA DE AULA REAL ATRAVÉS DO PIBID PROPORCIONA UM SUPORTE SIGNIFICATIVO PARA A FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS E ENRIQUECE A FORMAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS E METODOLOGIAS DIDÁTICAS A FIM DE SUPERAR OS DESAFIOS DO SER PROFESSOR NA ATUALIDADE. PORÉM, DEVIDO A PANDEMIA, O ENSINO REMOTO É APRESENTADO PELO GOVERNO COMO A MELHOR POSSIBILIDADE DE CONTINUAÇÃO DAS AULAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS. O TRABALHO FOI ARTICULADO EM TÓPICOS, ABORDAMOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DO PIBID JUNTO AO ENSINO REMOTO E AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO ESCOLAR NO PERÍODO DA PANDEMIA. DURANTE ESTE ESTUDO, NARRAMOS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROGRAMA NO CONTEXTO ESCOLAR, COMO A POSSIBILIDADE DE NOS APROXIMARMOS DO NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO E A EXPOSIÇÃO DE PROBLEMÁTICAS RELACIONADAS A QUESTÕES FINANCEIRAS, COMO POR EXEMPLO A DEFICIÊNCIA DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ENTRE OS ALUNOS QUE DIFICULTAM A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS ONLINE." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, PANDEMIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO REMOTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2322_18112021132435.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS SENA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheussena2.0.ms@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }