O ÍNDICE DE DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS É CADA VEZ CRESCENTE AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS EM NOSSO PLANETA. AS PERDAS OCORREM PORQUE OS PRODUTOS ESTÃO FORA DO PRAZO DE VALIDADE, OU POR SEREM IDENTIFICADOS COMO MALFORMADOS. PARA AGRAVAR, O DESPERDÍCIO ALIMENTAR ESTÁ AGREGADO À CULTURA BRASILEIRA: RESTOS ALIMENTARES GERALMENTE NÃO SÃO APROVEITADOS PARA A PRODUÇÃO DE NOVOS PRODUTOS. DIANTE DESSAS AFIRMATIVAS, TORNAM-SE IMPRESCINDÍVEIS A CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE A AQUISIÇÃO DE NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO, DE FORMA A MINIMIZAR A PERDA DOMÉSTICA DE ALIMENTOS. A EDUCAÇÃO É O CAMINHO MAIS ADEQUADO PARA ESTE PROCESSO. A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA QUE NECESSITA DE ESTRATÉGIAS ADEQUADAS PARA SER TRABALHADA. ATRAVÉS DO ESTUDO DA QUÍMICA DOS ALIMENTOS É POSSÍVEL ABORDA CONCEITOS, QUE PERMITEM A COMPREENSÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA, DA PRODUÇÃO DE ENERGIA E DOS PROCESSOS QUE OCORREM NO ORGANISMO. ASSIM, O OBJETIVO DESSA TRABALHO FOI REALIZAR UMA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE “QUÍMICA DOS ALIMENTOS” UTILIZANDO O APROVEITAMENTO DA CASCA DE BANANA, MELANCIA E JENIPAPO PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE COARI-AM. FOI REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA ALMEIDA DO NASCIMENTO E O PÚBLICO ALVO FORAM ALUNOS DO 1° ANO DO E.M. OCORREU UMA ABORDAGEM QUALIQUANTITATIVA, EM CINCO ETAPAS CONSECUTIVAS: APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO; AULAS EXPOSITIVAS; PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PELOS ALUNOS; EXPOSIÇÃO EM SALA DE AULA E QUESTIONÁRIO FINAL. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM QUE O APRENDIZADO DOS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO ABORDADO TEVE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO E PROMOVEU O PENSAMENTO SUSTENTÁVEL EM CONJUNTO COM A MELHORIA DO APRENDIZADO DE QUÍMICA.