Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO HUMANA DE BEBÊS E PROFESSORES EM AÇÕES DE EXTENSÃO: ESTUDOS E APROPRIAÇÕES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO HUMANA DE PROFESSORES E BEBÊS, APROPRIAÇÃO TEÓRICO-CIENTÍFICA, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, AÇÕES DE EXTENSÃO Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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EM TEMPOS DE PANDEMIA, O DESAFIO FOI A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A EFETIVIDADE DOS ESTUDOS E REFLEXÕES PARA FOMENTAR CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À ATIVIDADE DOCENTE, PERSPECTIVANDO QUALIFICAR OS MODOS DE SENTIR, AGIR E PENSAR DOS PROFISSIONAIS TRABALHADORES EM ESCOLAS DE BEBÊS E AQUELES EM FORMAÇÃO INICIAL, NO CASO GRADUANDOS DE UM DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNESP. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS, DESTACAM-SE: COMPREENDER O VALOR DA EDUCAÇÃO INTENCIONALMENTE VOLTADA À FORMAÇÃO HUMANA NA INFÂNCIA E REVISITAR\u{AD} AÇÕES VIVIDAS EM SITUAÇÕES DE RELAÇÕES COM BEBÊS À LUZ DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. A PRESENTE EXPOSIÇÃO TRAZ ASPECTOS DO PERCURSO VIVIDO, PARTICULARMENTE EXPLICITANDO O EXERCÍCIO DESCRITIVO E ARGUMENTATIVO EVIDENCIADO A PARTIR DOS ENCONTROS FORMATIVOS REALIZADOS COM A EQUIPE ESCOLAR, DA APROPRIAÇÃO DE FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA ADVINDA DE PRINCÍPIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DE REFLEXÕES SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES PRESENCIAIS ANTERIORES E TAMBÉM BASEADAS EM PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS ENVIADAS ÀS FAMÍLIAS. AO LONGO DE ENCONTROS FORMATIVOS SEMANAIS, REALIZADOS ENTRE OS MESES DE MARÇO E SETEMBRO DE 2021, FOI POSSÍVEL COMPOR TEMPOS EM AMBIENTES VIRTUAIS PARA DIÁLOGOS DIRIGIDOS À REFLEXÃO SOBRE O PAPEL E O LUGAR DO PROFESSOR E DEMAIS EDUCADORES ATUANTES NA ESCOLA DE BEBÊS, CONSIDERANDO A ATIVIDADE DE ESTUDOS COMO ESSENCIAL PARA QUALIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE. NESSES MOMENTOS, AS AÇÕES DE LEITURA, DISCUSSÕES, REFLEXÕES E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS VIVIDOS FOMENTARAM NOVOS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO LUGAR AUTORAL E ATIVO DE PROFESSORES, BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENINAS E SE REVELARAM COMO ESSENCIAIS PARA PLANEJAMENTOS E ORGANIZAÇÕES SISTEMÁTICAS E INTENCIONAIS DE ESPAÇOS E TEMPOS PARA A GARANTIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS DA INFÂNCIA BRASILEIRA: BRINCAR; TER ATENÇÃO INDIVIDUAL; CONVIVER EM AMBIENTES ACONCHEGANTES,  SEGUROS E ESTIMULANTES;  TER CONTATO COM A NATUREZA;  DESENVOLVER CURIOSIDADE,  IMAGINAÇÃO E FORMAS DE EXPRESSÃO; EXPRESSAR SENTIMENTOS; VIVENCIAR ESPECIAL ATENÇÃO DURANTE O PERÍODO DE RETORNO PRESENCIAL ÀS ESCOLAS PÓS-PANDEMIA; PARTICIPAR DE SITUAÇÕES PROPÍCIAS À PROTEÇÃO,  AO AFETO E À AMIZADE, POR EXEMPLO. UM DOS ARGUMENTOS TEÓRICOS ORIENTADORES DOS TRABALHOS REALIZADOS É QUE A RELAÇÃO ATIVA DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENINAS COM AS PESSOAS DO ENTORNO E COM MATERIAIS DIVERSOS PARA MANIPULAÇÃO TORNA-SE POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DE MODOS DE EXPLORAÇÃO OBJETAL E RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS E DELAS COM OS ADULTOS DE SEU ENTORNO, CONTRIBUINDO, DECISIVA E EFICAZMENTE, PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA NO INÍCIO DA VIDA. ISSO SIGNIFICOU REVISITAR CONCEITOS, AÇÕES E CONDUTAS EDUCATIVAS ATENTANDO-SE PARA O VALOR ÚNICO E ESPECIAL DA EDUCAÇÃO DA PESSOA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA VIDA. NESTA LÓGICA, CONHECER DE QUE FORMA AS CRIANÇAS MENORES DE TRÊS ANOS APRENDEM E SE DESENVOLVEM PODE ORIENTAR AS ESCOLHAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA CRIAR CONDIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, CAPAZ DE TORNAR CADA UMA DELAS UM SUJEITO ATIVO NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS E VIVIDAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA. ESSE PROCESSO EDUCATIVO DIRIGIDO À HUMANIZAÇÃO NESSE MOMENTO DA VIDA, VOLTA-SE AO DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES TAIS COMO A FALA, FORMAS CADA VEZ MAIS SOFISTICADAS DE ATENÇÃO, PERCEPÇÃO E MEMÓRIA, A CONCENTRAÇÃO, AS EMOÇÕES, FORMANDO, ASSIM, A INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS PEQUENININHAS. OS ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS TRADUZIRAM-SE EM AÇÕES PERIÓDICAS FUNDAMENTADAS EM LEITURAS E REFLEXÕES INDIVIDUAIS DE TEXTOS FOCADOS EM ESPECIFICIDADES DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA E TAMBÉM NAQUELAS RELACIONADAS ÀS PARTICULARIDADES DA DOCÊNCIA NESSE MOMENTO DA INFÂNCIA. ESSAS AÇÕES FORAM SOMADAS E AMPLIADAS EM EVENTOS FORMATIVOS ORGANIZADOS EM SESSÕES REMOTAS SEMANAIS COM O GRUPO DE PROFISSIONAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR, PROFESSORA ORIENTADORA DA UNIVERSIDADE E PELAS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIAS DO NÚCLEO DE ENSINO E RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESSES MOMENTOS FORAM CONDUZIDOS PELA APROXIMAÇÃO E APROFUNDAMENTOS ACERCA DE PRINCÍPIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E EM DIREITOS FUNDAMENTAIS DA INFÂNCIA BRASILEIRA. VALE RESSALTAR TAMBÉM QUE AS VIVÊNCIAS DESENVOLVERAM-SE PAUTADAS EM POEMAS, IMAGENS E VÍDEOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM AS CRIANÇAS, DENTRE OUTRAS METÁFORAS SUBSTANCIAIS PARA REFLEXÕES DE CONCEITOS TAIS COMO DESENVOLVIMENTO HUMANO, FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES, AÇÕES MEDIADORAS, ACOLHIMENTO, ESCUTA, DOCÊNCIA, ATIVIDADE HUMANA. TODO O PERCURSO REVELOU-SE COMO POTENTE POSSIBILIDADE PARA TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PAPEL VITAL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE MARCAS DO HUMANO EM CADA PESSOA, CONSIDERANDO A ATIVIDADE DE QUEM EDUCA E QUEM APRENDE E A DIALETICIDADE DESSE COMPLEXO PROCESSO DIRIGIDO À FORMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE INFANTIL EM SUAS MÁXIMAS POSSIBILIDADES E A COMPOSIÇÃO DE CONTEXTOS PARA RELAÇÕES HUMANAS COM AS CRIANÇAS E DELAS COM OS OBJETOS DA CULTURA. EM ACRÉSCIMO, OS RESULTADOS APONTAM PARA UM TRAJETO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ORIENTADOR DE APROPRIAÇÕES E OBJETIVAÇÕES DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS CAPAZES DE ELEVAR AS CONDIÇÕES DE AUTORIA DOCENTE, TRADUZIDA EM SITUAÇÕES EDUCATIVAS MOBILIZADORAS DE PROCESSOS DE HUMANIZAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA. FIRMA-SE, PORTANTO, POR MEIO DESSAS AÇÕES, O EFETIVO VALOR DA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEDIANTE PROJETOS DE EXTENSÃO E DE ENSINO POSSÍVEIS PELO NÚCLEO DE ENSINO E PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

TRATA-SE DE ARTIGO BASEADO EM VIVÊNCIAS JUNTO AO NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP. AS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS E AQUELAS EM ANDAMENTO TÊM A PARCERIA DE PROFESSORES, EDUCADORES E EQUIPE GESTORA DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DEDICADA À EDUCAÇÃO DE BEBÊS DE ATÉ DOIS ANOS LOCALIZADA NA ZONA SUL DA CIDADE. O OBJETIVO DAS AÇÕES FOI CONSTITUIR TEMPOS E CONDIÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO TEÓRICA-CIENTÍFICA DOS ENVOLVIDOS, CONSIDERANDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE BOLSISTAS ATUANTES NO PROJETO, EM ANDAMENTO, INTITULADO: AMBIENTES ACONCHEGANTES E ESTIMULANTES COMO POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE CRIANÇAS DE ATÉ DOIS ANOS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 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UM DOS ARGUMENTOS TEÓRICOS ORIENTADORES DOS TRABALHOS REALIZADOS É QUE A RELAÇÃO ATIVA DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENINAS COM AS PESSOAS DO ENTORNO E COM MATERIAIS DIVERSOS PARA MANIPULAÇÃO TORNA-SE POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DE MODOS DE EXPLORAÇÃO OBJETAL E RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS E DELAS COM OS ADULTOS DE SEU ENTORNO, CONTRIBUINDO, DECISIVA E EFICAZMENTE, PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA NO INÍCIO DA VIDA. ISSO SIGNIFICOU REVISITAR CONCEITOS, AÇÕES E CONDUTAS EDUCATIVAS ATENTANDO-SE PARA O VALOR ÚNICO E ESPECIAL DA EDUCAÇÃO DA PESSOA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA VIDA. NESTA LÓGICA, CONHECER DE QUE FORMA AS CRIANÇAS MENORES DE TRÊS ANOS APRENDEM E SE DESENVOLVEM PODE ORIENTAR AS ESCOLHAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA CRIAR CONDIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, CAPAZ DE TORNAR CADA UMA DELAS UM SUJEITO ATIVO NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS E VIVIDAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA. ESSE PROCESSO EDUCATIVO DIRIGIDO À HUMANIZAÇÃO NESSE MOMENTO DA VIDA, VOLTA-SE AO DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES TAIS COMO A FALA, FORMAS CADA VEZ MAIS SOFISTICADAS DE ATENÇÃO, PERCEPÇÃO E MEMÓRIA, A CONCENTRAÇÃO, AS EMOÇÕES, FORMANDO, ASSIM, A INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS PEQUENININHAS. OS ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS TRADUZIRAM-SE EM AÇÕES PERIÓDICAS FUNDAMENTADAS EM LEITURAS E REFLEXÕES INDIVIDUAIS DE TEXTOS FOCADOS EM ESPECIFICIDADES DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA E TAMBÉM NAQUELAS RELACIONADAS ÀS PARTICULARIDADES DA DOCÊNCIA NESSE MOMENTO DA INFÂNCIA. ESSAS AÇÕES FORAM SOMADAS E AMPLIADAS EM EVENTOS FORMATIVOS ORGANIZADOS EM SESSÕES REMOTAS SEMANAIS COM O GRUPO DE PROFISSIONAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR, PROFESSORA ORIENTADORA DA UNIVERSIDADE E PELAS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIAS DO NÚCLEO DE ENSINO E RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESSES MOMENTOS FORAM CONDUZIDOS PELA APROXIMAÇÃO E APROFUNDAMENTOS ACERCA DE PRINCÍPIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E EM DIREITOS FUNDAMENTAIS DA INFÂNCIA BRASILEIRA. VALE RESSALTAR TAMBÉM QUE AS VIVÊNCIAS DESENVOLVERAM-SE PAUTADAS EM POEMAS, IMAGENS E VÍDEOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM AS CRIANÇAS, DENTRE OUTRAS METÁFORAS SUBSTANCIAIS PARA REFLEXÕES DE CONCEITOS TAIS COMO DESENVOLVIMENTO HUMANO, FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES, AÇÕES MEDIADORAS, ACOLHIMENTO, ESCUTA, DOCÊNCIA, ATIVIDADE HUMANA. TODO O PERCURSO REVELOU-SE COMO POTENTE POSSIBILIDADE PARA TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PAPEL VITAL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE MARCAS DO HUMANO EM CADA PESSOA, CONSIDERANDO A ATIVIDADE DE QUEM EDUCA E QUEM APRENDE E A DIALETICIDADE DESSE COMPLEXO PROCESSO DIRIGIDO À FORMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA E PERSONALIDADE INFANTIL EM SUAS MÁXIMAS POSSIBILIDADES E A COMPOSIÇÃO DE CONTEXTOS PARA RELAÇÕES HUMANAS COM AS CRIANÇAS E DELAS COM OS OBJETOS DA CULTURA. EM ACRÉSCIMO, OS RESULTADOS APONTAM PARA UM TRAJETO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ORIENTADOR DE APROPRIAÇÕES E OBJETIVAÇÕES DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS CAPAZES DE ELEVAR AS CONDIÇÕES DE AUTORIA DOCENTE, TRADUZIDA EM SITUAÇÕES EDUCATIVAS MOBILIZADORAS DE PROCESSOS DE HUMANIZAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA. FIRMA-SE, PORTANTO, POR MEIO DESSAS AÇÕES, O EFETIVO VALOR DA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEDIANTE PROJETOS DE EXTENSÃO E DE ENSINO POSSÍVEIS PELO NÚCLEO DE ENSINO E PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

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