ESTE TRABALHO APRESENTA UM PROJETO DESENVOLVIDO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, (PIBID), DO CURSO DE LETRAS DA (UFRPEUAST), NA TURMA DO 1° ANO NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO CORNÉLIO SOARES,
LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA (PE). NESSE SENTIDO, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DO
LETRAMENTO LITERÁRIO, ESTE PROJETO OBJETIVOU-SE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES NECESSÁRIAS
PARA A PRODUÇÃO DE POEMAS AUTORAIS DOS ESTUDANTES A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE A POESIA LOCAL, E A
POESIA TROVADORESCA, BEM COMO, ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO, INTERAÇÃO E ESTUDO DE CANTOS JÁ
EXISTENTES, AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO ATIVA E O ENGAJAMENTO NO SEU PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. DURANTE ESSE DIÁLOGO, FORAM UTILIZADAS POESIAS DE AUTORES REGIONAIS
NORDESTINOS, (PATATIVA DO ASSARÉ, BRÁULIO BESSA) E DE TROVADORES MEDIEVAIS, (PAIO SOARES DE
TAVEIRÓS, DOM DINIZ). ALÉM DISSO, PARTIMOS DE RELEVANTES PRECEITOS, COMO OS DE LETRAMENTO
LITERÁRIO E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E TOMAMOS COMO NORTE TEÓRICO OBRAS COMO AS DE COSSON
(2014), DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY (2004), LIBÂNEO (2006) E BARBOSA (2011). ADEMAIS,
MEDIANTE O CONTEXTO DE PANDEMIA IMPOSTO PELA COVID-19 ESTE PROJETO FOI DESENVOLVIDO DE
FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, EM QUE, A UTILIZAÇÃO DE IMPORTANTES FERRAMENTAS FORAM ESSENCIAIS
PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO TAIS COMO: GOOGLE MEET E WHATSAPP. ENTRE OS RESULTADOS DO
PROJETO VERIFICOU-SE QUE A PARTICIPAÇÃO DE ALGUNS ESTUDANTES DIANTE DESSE CONTEXTO DESAFIADOR
PASSA POR LIMITAÇÕES.