ESTE ESTUDO APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS NAS ATIVIDADES DO PROJETO DE INTERVENÇÃO: CONTOS DA CIBERCULTURA: DA TELA À PÁGINA, ELABORADO PELOS ACADÊMICOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS COM OS ALUNOS DA TURMA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL CAIO MARTINS EM JANUÁRIA - MG DURANTE O 3º BIMESTRE LETIVO DE 2021. NO CONTEXTO PANDÊMICO, O GOVERNO ESTADUAL DE MINAS GERAIS, EM PARCERIA COM A SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (SEE/MG), ADOTOU COMO RECURSOS PARA AS AULAS REMOTAS OS PLANOS TUTORADOS DE ENSINOS (PETS) - VIRTUAIS E IMPRESSOS - ALÉM DOS APLICATIVOS DIGITAIS E AULAS TELEVISIONADAS. DESTE MODO, O PROJETO DE INTERVENÇÃO SURGE COMO UMA FERRAMENTA AUXILIAR, UTILIZANDO O GÊNERO DISCURSIVO CONTO PARA A EFETIVAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA. SUA ELABORAÇÃO FEZ USO DE CONTOS AUTORAIS, ADAPTADOS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES DESENVOLVIDAS PELOS ACADÊMICOS. O PROJETO FUNDAMENTOU-SE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS PROPOSTA POR ROXANE ROJO (2012), QUE UTILIZA A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS, MÍDIAS E TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA, VISANDO À DIVERSIDADE CULTURAL E SOCIAL E TENDO COMO BASE A COMPOSIÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS QUE NECESSITEM DE UMA DIDÁTICA INTERPRETATIVA E CRÍTICA FEITA PELOS ALUNOS.