A GEOGRAFIA ? VISTA, EM MUITOS MOMENTOS, COMO UMA DISCIPLINA MON?TONA, POIS CARREGA O PESO DO ENSINO TRADICIONAL, ESSA VIS?O ACONTECE DEVIDO GRANDE PARTE DOS DOCENTES USAR METODOLOGIAS ULTRAPASSADAS EM SUAS AULAS, TORNANDO OS CONTE?DOS COMO UMA FORMA DECORATIVA. ESSE FATO CONTRIBUI PARA O DESINTERESSE DOS DISCENTES EM RELA??O AOS CONTE?DOS GEOGR?FICOS. A MERA REPRODU??O DOS CONTE?DOS EM SALA DE AULA N?O PRODUZ A REFLEX?O SOBRE O ESPA?O GEOGR?FICO, POR ISSO ? NECESS?RIO QUE O PROFESSOR BUSQUE NOVAS FORMAS DE METODOLOGIAS. ENT?O COMO USO DE NOVOS RECURSOS DID?TICOS ENFATIZA-SE O USO DAS CHARGES PARA AUXILIAR NO ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. DESTACANDO QUE O PROFESSOR TEM COMO PAPEL PRINCIPAL PLANEJAR ESTRAT?GIAS QUE POSSAM PERMITIR OS DISCENTES DE PENSAR CRITICAMENTE SOBRE TAIS FEN?MENOS QUE OS RODEIAM. O PROFESSOR, EM SALA DE AULA, NECESSITA IR MUITO AL?M DO LIVRO DID?TICO, RECORTES DECORATIVOS OU A IMAGEM DO PROFESSOR COMO CENTRO DAS ATEN??ES NO AMBIENTE DE ENSINO. E ? PENSANDO NESSA PERSPECTIVA, DA UTILIZA??O DE NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO E NOVOS RECURSOS DID?TICOS, QUE A CHARGE SURGE COMO ALIADA, SENDO UM RECURSO DE F?CIL ACESSO TANTO PARA OS DOCENTES, COMO PARA OS ALUNOS. A CONTRIBUI??O DA CHARGE COMO INSTRUMENTO DID?TICO ? DE SUMA IMPORT?NCIA, POIS POSSIBILITA MELHOR ENTENDIMENTO DO ESPA?O GEOGR?FICO TORNANDO POSS?VEL QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM SUA CAPACIDADE CR?TICA E TRANSFORMADORA, NA MEDIDA EM QUE INTERPRETAM ESSE RECURSO. DESPERTANDO NOS ALUNOS SUAS HABILIDADES ART?STICAS, J? QUE A CHARGE SE CLASSIFICA COMO HIST?RIAS EM QUADRINHOS, PROVOCANDO A ATRATIVIDADE NOS ALUNOS. ESSA ALTERNATIVA ESTIMULA DIVERSOS SENTIDOS, NOS ALUNOS, TAIS COMO: INFLUENCIAR O IMAGIN?RIO DO LEITOR, MOSTRANDO A CRITICIDADE SOBRE ASSUNTOS POL?TICOS, DE ESCALA GLOBAL E REGIONAL; QUEST?ES GEOGR?FICAS; REFLEX?O SOBRE DIVERSOS TEMAS, POR MEIO DE INTERPRETA??O DE IMAGENS. NA GEOGRAFIA, TRABALHAMOS COM DIFERENTES IMAGENS, RECORTES, PERSPECTIVAS, POR ISSO A UTILIZA??O DA CHARGE ENQUANTO RECURSO DID?TICO MOTIVA OS ALUNOS SOBRE TAIS CONTE?DOS. DESSE MODO, O ARTIGO APLICA COMO REFER?NCIAS OBRAS RELACIONADAS AO TEMA EM QUEST?O: ALVES (2013), CALLAI (2021), CAVALCANTI (2002, 2012), MENDES (2012), TARDIF (2012), ZABALA (1998), AL?M DE OUTROS AUTORES QUE DISCUTEM OU RELATAM SOBRE O TEMA. DESTE MODO, A PARTIR DOS CONCEITOS E CONSIDERA??ES DOS AUTORES, O M?TODO A APLICA??O DA DID?TICA OCORREU EM TR?S MOMENTOS, NO PRIMEIRO ATRAV?S DE UMA AULA, NA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL MATIAS DUARTE ROLIM, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB, ? IMPORTANTE DESTACAR QUE TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE REALIZAR ESSE TRABALHO DEVIDO SERMOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA ? PIBID, E POR ISSO TEMOS ACESSO NA PARTICIPA??O DAS AULAS DO FUNDAMENTAL II, AULAS DA ESCOLA ONDE O PROGRAMA ATUA. A AULA OCORREU DE FORMA ON-LINE PELA PLATAFORMA DIGITAL GOOGLE MEET DEVIDO O ATUAL PER?ODO DE PANDEMIA DO COVID-19, A AULA SE INICIOU COM UMA DISCUSS?O JUNTAMENTE COM OS ESTUDANTES, SOBRE A DEFINI??O DE CHARGE, EM SEGUIDA OS ALUNOS OBSERVARAM ALGUNS EXEMPLOS DO RECURSO E COMO SEQU?NCIA CADA ESTUDANTE ELABOROU UMA DESCRI??O DAS CHARGES, NO ?LTIMO MOMENTO DA AULA FOI SOLICITADO QUE OS ALUNOS PRODUZISSEM SUAS PR?PRIAS CHARGES COM TEMA LIVRE, PARA SER ENVIADA POR MEIO DO GOOGLE FORMUL?RIO. RESSALTANDO QUE ANTES DE EXPOR A CHARGE COMO RECURSO DID?TICO ? NECESS?RIO QUE O DOCENTE REALIZE TODA UMA EXPOSI??O TE?RICA ACERCA DOS TEMAS TRABALHADOS NAS CHARGES, PARA EM SEGUIDA DESTACAR EXEMPLOS DESSE RECURSO AOS ALUNOS. MEDIANTE A DISCUSS?O EM AULA E A PROPOSTA DA ATIVIDADE OS ALUNOS APRESENTARAM UMA POSTURA POSITIVA, APESAR DE ESTARMOS EM UM ENSINO REMOTO. MESMO COM TODO ESSE CONTEXTO DE NOVOS RECURSOS TECNOL?GICOS OS ALUNOS SE SENTIRAM CONFORT?VEIS EM EXPRESSAR SUAS INTERPRETA??ES E REALIZAR A ATIVIDADE PROPOSTA, TRABALHANDO ASSIM SEU LADO ART?STICO DIANTE A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. E COMO CONSEQU?NCIA DO MOMENTO PAND?MICO QUE VIVENCIAMOS, AS AULAS AS VEZES SE TORNA DESESTIMULANTE AOS ALUNOS, POIS FICAM RETIDOS EM APENAS OUVIR A FALA DO PROFESSOR. ENT?O FAZENDO USO DE NOVAS METODOLOGIAS OBSERVAMOS QUE AS MESMAS ESTINGAM OS ALUNOS A SE CONCENTRAREM NA AULA E PARTICIPAREM, QUESTIONANDO E INTERAGINDO. ? NOT?RIO QUE ESSE RECURSO N?O ? NOVO NO AMBIENTE DE ENSINO, MAS SALIENTAMOS A SUA DEVIDA IMPORT?NCIA E DIN?MICA ENTRE PROFESSOR ? ALUNO. ENT?O, TAL OCORR?NCIA RESSALTA DAR ?NFASE AO ENTENDIMENTO E AUTONOMIA DO ALUNO, MOTIVANDO QUE OS DISCENTES COMECEM A PRODUZIR SEU MATERIAL DE ENSINO, COME?ANDO A TER SEU PR?PRIO ENTENDIMENTO E QUESTIONAMENTO DOS FATOS QUE ACONTECEM NO SEU COTIDIANO E QUE LEVEM SUAS PERCEP??ES PARA A SALA DE AULA, POSSIBILITANDO UMA APRESENTA??O PARA O PROFESSOR E ALUNOS. AS CHARGES RETRATARAM DE FORMA SUCINTA A PERCEP??O QUE OS ALUNOS POSSUEM DE TUDO QUE OS RODEIAM, SEJA DAS A??ES HUMANAS, SEJA SOBRE O MEIO AMBIENTE, OU QUAISQUER OUTROS, ELA ? UMA FORMA A QUAL OS ALUNOS SE EXPRESSAM DA MANEIRA LIMPA E SECA SEUS ENTENDIMENTOS. PORTANTO, A UTILIZA??O DA CHARGE SURGE COMO MEDIADORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, ARTICULANDO OS CONTE?DOS TE?RICOS COM A PR?TICA, A FIM DE TORNAR AS AULAS MAIS DIN?MICAS E INTERATIVAS, AMPLIANDO AINDA SUA CAPACIDADE DE OBSERVAR, CONHECER, EXPLICAR, CRIAR E CARACTERIZAR O LUGAR DE ORIGEM, OU QUE VIVE, SE PROMOVENDO COMO AGENTE TRANSFORMADOR DO ESPA?O.