A DISCIPLINA DE ESTÁGIO É UM MOMENTO FUNDAMENTAL PARA OS LICENCIANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, UMA VEZ QUE VISA PREPARÁ-LOS PARA O EFETIVO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE. O ESTÁGIO É UMA PRÁTICA REALIZADA POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR (BACHARELADO E LICENCIATURA), ONDE OS MESMOS COLOCAM EM PRÁTICA O QUE FOI APRENDIDO DURANTE O CURSO. NORMALMENTE OS ESTÁGIOS SE INICIAM NOS SEMESTRES FINAIS E ESSES ESTUDANTES SÃO DIRECIONADOS A EMPRESAS, INDUSTRIAS, ESCOLAS, DENTRE OUTROS CAMPOS. O ESTUDANTE DEVE CUMPRIR UMA SÉRIE DE REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO COMO: SEGUIR UMA CARGA HORÁRIA MÍNIMA ESTIPULADA PELA INSTITUIÇÃO NA QUAL ELE ESTÁ INSERIDO, ESTAR SENDO ACOMPANHADO POR UM PROFESSOR ORIENTADOR E DESENVOLVER RELATÓRIOS/ROTEIROS SOBRE O QUE ESTÁ SENDO APLICADO NO CAMPO DE ESTÁGIO. NAS LICENCIATURAS OS ESTUDANTES SÃO MANDADOS PARA ESCOLAS PARA OBSERVAREM A PRÁTICA DOCENTE, PARTICIPANDO TAMBÉM DO PLANEJAMENTO DAS AULAS. VENDO QUE OS ESTUDANTES DO 6º SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS BOA VIAGEM IRIAM COMEÇAR SEU PRIMEIRO ESTÁGIO, FORAM ELABORADAS ALGUMAS ATIVIDADES ANTES DO INÍCIO DESSES ESTÁGIOS NAS ESCOLAS EM QUE OS MESMOS SERIAM REALIZADOS, PARA QUE OS DISCENTES CONHECESSEM AS ESCOLAS QUE IRIAM ATUAR E VER COMO AS MESMAS FUNCIONAVAM. AO FINAL REALIZOU-SE UMA AULA UTILIZANDO-SE DE EXPERIMENTOS, A PARTIR DE ELEMENTOS CONHECIDOS E UTILIZADOS NO DIA A DIA DOS ESTUDANTES, E UM JOGO DIDÁTICO. PÔDE-SE PERCEBER A PRESENÇA DE CURIOSIDADE, INCENTIVO A PARTICIPAÇÃO, COMPREENSÃO E SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES PRESENTES. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. ESTE ESTUDO PODE SER CONSIDERADO UMA PESQUISAVA QUALITATIVA, POIS MOSTRA DADOS OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS APLICADO PARA 3 PROFESSORES E 15 ALUNOS (10 DO ENSINO FUNDAMENTAL E 5 DO ENSINO MÉDIO), TANTO DA PARTE DOS PROFESSORES QUANTO DOS ESTUDANTES, MOSTRARAM SEUS PONTOS DE VISTA ACERCA DO QUE DIZ RESPEITO A SUA FORMAÇÃO, O TRABALHO QUE OS MESMOS EXERCEM NA INSTITUIÇÃO E OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE OS MESMOS ENFRENTAM MINISTRANDO AS DISCIPLINAS NAS ÁREAS DA NATUREZA E QUÍMICA QUE TENDEM A TER UMA CERTA REJEIÇÃO DA PARTE DOS ALUNOS.. REFERENTE ÀS OBSERVAÇÕES DA PRATICA DOCENTE E A REGÊNCIA NA ESCOLA, DESENVOLVEU-SE EM DUAS TURMAS DE 9º ANO, SENDO UMA NO TURNO VESPERTINO E OUTRA NO TURNO NOTURNO. O ESTÁGIO MOSTRA UMA PERSPECTIVA ALÉM DO QUE É VISTO EM SALA DE AULA, MOSTRA COMO OS DISCENTES DA LICENCIATURA DEVE SE PORTAR E VER TAMBÉM COMO MINISTRAR AULAS EM AMBIENTES COM UMA GRANDE DIVERSIDADE DE ALUNOS. PORTANTO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É ESSENCIAL PARA A AQUISIÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL, POIS DURANTE ESSE PERÍODO PODE-SE COLOCAR EM PRÁTICA TODO O CONHECIMENTO TEÓRICO ADQUIRIDO DURANTE O CURSO. COM O OBJETIVO DE COMPREENDER A ESPECIFICIDADE DA FUNÇÃO DO PROFESSOR COMO ORIENTADOR DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO EDUCANDO, ASSIM COMO REALIZAR ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS DOCENTES, CONCILIANDO TEORIA E PRÁTICA E DESENVOLVENDO UMA VISÃO CRÍTICA E CONTEXTUALIZADA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. A METODOLOGIA QUE SUSTENTA ESTE RELATO ESTA PAUTADA NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, QUE DESCREVEM OS MOMENTOS DE OBSERVAÇÃO. RESSALTA-SE QUE, ALÉM DE SER UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É ESSENCIAL PARA QUE O ESTUDANTE NÃO SÓ CONFIRME A SUA OPÇÃO PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM ADQUIRA NOVOS CONHECIMENTOS ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ALÉM DISSO, APRENDE-SE A RESOLVER PROBLEMAS E ENTENDER A GRANDE IMPORTÂNCIA QUE TEM O EDUCADOR NA FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DE SEUS ESTUDANTES. ESSA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SE DEU EM DOIS MOMENTOS, PRIMEIRO HOUVE UM MOMENTO DE AMBIENTAÇÃO EM CADA UMA DAS ESCOLAS, SEGUIDA DE ENTREVISTAS A PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BUSCANDO CONHECER MELHOR SUAS FORMAS DE TRABALHO E PLANEJAMENTO, ASSIM COMO COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DIRETORES COM O OBJETIVO DE ENTENDER MELHOR O FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES E COMO É O SEU TRABALHO JUNTO AOS PROFESSORES, E TAMBÉM COM OS ESTUDANTES, BUSCANDO COMPREENDER SUAS DIFICULDADES E PONTOS DE VISTA DA EDUCAÇÃO OFERTADA. NO SEGUNDO MOMENTO INICIOU-SE A OBSERVAÇÃO DAS PRATICAS DE DOCENTES, DISPONDO DE ANOTAÇÕES, E POR FIM, A REALIZAÇÃO DA REGÊNCIA. A METODOLOGIA DA REGÊNCIA BASEOU – SE EM UMA AULA DINÂMICA COM EXPOSIÇÃO TEÓRICA, VÍDEOS E EXPERIMENTO E UM JOGO LÚDICO OS TEMAS TRABALHADOS FORAM (SEPARAÇÃO DE MISTURAS, MISTURA HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS E PH). APLICOU – SE ESSE TIPO DE METODOLOGIA NA REGÊNCIA COM OBJETIVO DE QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM ADQUIRIR CONHECIMENTO DE VÁRIAS FORMAS POSSÍVEIS. A RELAÇÃO QUE SE TEVE NA ESCOLA DURANTE O TEMPO DE ESTÁGIO SE DEU DE MANEIRA MAIS HUMANÍSTICA POSSÍVEL, SENDO ASSIM UM DESEMPENHO QUE NEM UM MOMENTO COMPROMETEU O APRENDIZADOS DOS ESTUDANTES. AO ESTAGIAR CRIA – SE LAÇOS COM A DOCÊNCIA, QUE É SEU OBJETO PRINCIPAL DO ESTÁGIO FAZER COM QUE O ESTUDANTE SE VEJA NA PROFISSÃO DISTINTA. CONCLUÍMOS QUE OBJETIVOS PROPOSTOS PELA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, REALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORAM ALCANÇADOS, UMA VEZ QUE A ESTAGIARIA, POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS DO COTIDIANO DE UM PROFESSOR, PERCEBEU AS DIFICULDADES QUE SURGEM POR PARTE DOS ESTUDANTES EM COMPREENDER O QUE ESTÁ SENDO ABORDADO, ASSIM COMO LIDAR COM AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO COTIDIANO E DA ROTINA ESCOLAR.