NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES BRASILEIRAS QUE FORAM FECHADAS EM 2020 EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA OCASIONADA PELA COVID-19, VISANDO EVITAR A DISSEMINAÇÃO DO VIRUS, ESTÁ A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), QUE, ASSIM COMO A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, OPTOU POR DAR SEGUIMENTO ÀS AULAS DE FORMA REMOTA, USANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. UMA DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NESSE FORMATO FOI A DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, PERTENCENTE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT), PARA OS ALUNOS INGRESSANTES EM 2020. UMA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA DISCIPLINA JUSTIFICOU E DEU ORIGEM A ESTA PESQUISA, QUE OBJETIVOU ACOMPANHAR E DESCREVER AS AULAS REMOTAS, ENVOLVENDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, DESENVOLVIDAS POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA PARA ESTUDANTES DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). PARA O ESTUDO, BUSCOU-SE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EM AUTORES QUE ESTUDAM A TEMÁTICA, TAIS COMO: SANTOS, ROSA E SOUSA (2020), CAZAL (2021), DIAS (2021) E SANTANA E SALES (2021). O ESTUDO FOI REALIZADO EM UM ENFOQUE QUALITATIVO, E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, TOMANDO COMO BASE OS ESTUDOS DE MINAYO (2007), EM UMA TURMA FORMADA POR DEZ ALUNOS DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ, DOIS ESTAGIÁRIOS E UMA PROFESSORA ORIENTADORA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA FAMAT/UNIFESSPA. FORAM OBSERVADAS SETE AULAS DESENVOLVIDAS DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBSERVADOS, DESTACA-SE QUE A INTERAÇÃO ENTRE OS ESTAGIÁRIOS E OS ALUNOS OCORREU, ESPECIALMENTE, POR MEIO DA PLATAFORMA DE VIDEOCONFERÊNCIAS GOOGLE MEET, QUE FOI UTILIZADA PARA OS MOMENTOS SÍNCRONOS DAS AULAS (COMUNICAÇÃO EM TEMPO REAL UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS), JUNTAMENTE COM O WHITEBOARD PARA EXPLANAR OS CONTEÚDOS. PELO APLICATIVO DE MENSAGENS WHATSAPP ERAM ENCAMINHADOS OS VÍDEOS DE ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS DOS CONTEÚDOS E, ESPECIALMENTE, ERAM FEITOS INCENTIVOS PARA A REALIZAÇÃO DOS MOMENTOS ASSÍNCRONOS DAS AULAS (USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, PORÉM SEM NECESSIDADE DE OCORRER TRANSMISSÕES AO VIVO). O GOOGLE CLASSROOM, TAMBÉM, FOI USADO COMO UMA FERRAMENTA PARA OS MOMENTOS ASSÍNCRONOS DAS AULAS, ONDE ERAM DISPONIBILIZADOS OS EXERCÍCIOS, QUESTIONÁRIOS, VIDEOAULAS ETC. OS CONTEÚDOS FORAM ELABORADOS DE ACORDO COM AS UNIDADES TEMÁTICAS DA BNCC. QUANTO À UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS, OS PRINCIPAIS CONTEÚDOS TRABALHADOS PELOS ESTAGIÁRIOS FORAM AS OPERAÇÕES BÁSICAS, TAIS COMO: SOMA, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO. ASSIM COMO SISTEMAS DE NUMERAÇÕES DECIMAIS COM OPERAÇÕES DE BASE DEZ E FRAÇÕES, TRATANDO-SE DA DIVISÃO ENTRE DOIS NÚMEROS INTEIROS, ONDE O DIVISOR DEVE SER DIFERENTE DE ZERO. COM O INTUITO DE FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, OS ESTAGIÁRIOS PROCURARAM ADAPTAR AS AULAS ASSOCIANDO-AS A SITUAÇÕES DO COTIDIANO, ESFORÇANDO-SE PARA QUE A LINGUAGEM FOSSE SUFICIENTEMENTE CLARA PARA TODOS, SEMPRE SUGERINDO SITUAÇÕES EM QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM APLICAR O CONTEÚDO, O QUE OS AJUDOU A TER MAIS ATENÇÃO E APRENDIZAGEM NO QUE ESTAVA SENDO ESTUDADO. FORAM RESOLVIDAS VÁRIAS SITUAÇÕES-PROBLEMA NO GOOGLE MEET, VISANDO ESCLARECER DÚVIDAS. ALÉM DISSO, OCORREU APLICAÇÃO DE EXERCÍCIOS DIVERSOS COM INTUITO DE VERIFICAR A COMPREENSÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. É IMPORTANTE DESTACAR QUE A MATEMÁTICA É VISTA POR MUITOS COMO UMA DISCIPLINA DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. ASSIM, BUSCAR FORMAS DE DEIXÁ-LA MAIS ATRAENTE E COM UMA LINGUAGEM MAIS SIMPLES E ACESSÍVEL É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. QUANTO À UNIDADE TEMÁTICA GEOMETRIA, FORAM ESTUDADOS OS POLÍGONOS REGULARES, APONTANDO AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UM, COMO: QUANTIDADE DE LADOS E A CARACTERÍSTICA DOS ÂNGULOS EXISTENTES, DE ACORDO COM CADA FIGURA, ALÉM DE SEGUIMENTOS DE RETAS, PONTO, NOMENCLATURA DE ÂNGULOS, TRIÂNGULOS ISÓSCELES, FIGURAS PLANAS, PERÍMETRO E CÁLCULO DE SUAS ÁREAS. OS ESTAGIÁRIOS SEMPRE BUSCAVAM SER CRIATIVOS NAS AULAS, DIVERSIFICANDO AS FORMAS PARA A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS. ASSIM COMO NA TEMÁTICA DE NÚMEROS, A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA FOI UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NESTA TEMÁTICA. NOTOU-SE QUE À MEDIDA QUE OS CONTEÚDOS ERAM RELACIONADOS A SITUAÇÕES COTIDIANAS E OS EXERCÍCIOS ERAM CONTEXTUALIZADOS EM FORMA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA, TINHA-SE UM DIÁLOGO ESTABELECIDO ENTRE OS ESTAGIÁRIOS E OS ALUNOS, QUE INSTIGAVA-OS A PARTICIPAR DAS AULAS QUE NO INÍCIO DOS ENCONTROS OCORRIA DE FORMA BASTANTE TÍMIDA E NO FINAL JÁ ERA MAIS DESINIBIDA E DESCONTRAÍDA. OBSERVOU-SE, AINDA, O QUANTO O PLANEJAMENTO PRÉVIO E CUIDADOSO FEITO PELOS ESTAGIÁRIOS, ORIENTADOS PELA PROFESSORA DE ESTÁGIO, FOI CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS E A SELEÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE SERIAM USADAS. PORTANTO, É POSSÍVEL INFERIR QUE SE ELE JÁ NORTEAVA AS AÇÕES DO PROFESSOR ANTES DA PANDEMIA, QUANDO AS AULAS ERAM PRESENCIAIS, TORNOU-SE INDISPENSÁVEL NO MOMENTO EM QUE AS AULAS PASSARAM A SER DESENVOLVIDAS NO FORMATO REMOTO. POR FIM, MESMO DE FORMA REMOTA E COM OS PROBLEMAS DE CONEXÃO À INTERNET, ENCONTRADOS AO LONGO DAS AULAS, OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS, O QUE NOS LEVA ACREDITAR QUE O ENSINO REMOTO CONTRIBUIU PARA AMENIZAR A FALTA DE ACESSO DOS ALUNOS À APRENDIZAGEM EM UM CONTEXTO PANDÊMICO.