Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DO INSTAGRAM E DO PADLET COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E AVALORIZAÇÃO DA LITERATURA CEARENSE NO ENSINO MÉDIO, EM TEMPOS REMOTOS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PIBID

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, PIBID, INSTAGRAM, PADLET, LITERATURA CEARENSE Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84902
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 771
    "inscrito_id" => 637
    "titulo" => "O USO DO INSTAGRAM E DO PADLET COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E AVALORIZAÇÃO DA LITERATURA CEARENSE NO ENSINO MÉDIO, EM TEMPOS REMOTOS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PIBID"
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO USO DE \r\n
      DUAS FERRAMENTAS DIGITAIS, O INSTAGRAM E O PADLET, NO ENSINO DA LITERATURA CEARENSE, NO CONTEXTO DE \r\n
      AULAS REMOTAS. TAL RELATO É ADVINDO DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À \r\n
      DOCÊNCIA (PIBID), APROVADO NO CURSO DE LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS UMIRIM, O QUE \r\n
      RESULTOU EM UM PROJETO APLICADO EM UMA ESCOLA LOCAL DE ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA TEM UM CUNHO \r\n
      DE PESQUISA-AÇÃO EDUCACIONAL (LEWIN, 1946), A PARTIR DA QUAL AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS SÃO MEDIADAS \r\n
      POR MEIO DE CONTRIBUIÇÕES LITERÁRIAS DE OUTROS AUTORES SOBRE O TEMA. DE ACORDO COM OS RESULTADOS \r\n
      OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM E DO PADLET COLABOROU, DE FORMA EFICIENTE, PARA A \r\n
      CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS EDUCATIVOS MAIS ATRAENTES, CAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A \r\n
      PARTICIPAÇÃO E A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA TEMÁTICA PROPOSTA, O QUE AMENIZOU O CENÁRIO DE \r\n
      DISTANCIAMENTO OCASIONADO PELO ENSINO REMOTO.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PIBID, INSTAGRAM, PADLET, LITERATURA CEARENSE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID637_18112021213628.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEOVANA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEO"
    "autor_email" => "jeovana.rodrigues.silva07"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84902
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 771
    "inscrito_id" => 637
    "titulo" => "O USO DO INSTAGRAM E DO PADLET COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E AVALORIZAÇÃO DA LITERATURA CEARENSE NO ENSINO MÉDIO, EM TEMPOS REMOTOS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PIBID"
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO USO DE \r\n
      DUAS FERRAMENTAS DIGITAIS, O INSTAGRAM E O PADLET, NO ENSINO DA LITERATURA CEARENSE, NO CONTEXTO DE \r\n
      AULAS REMOTAS. TAL RELATO É ADVINDO DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À \r\n
      DOCÊNCIA (PIBID), APROVADO NO CURSO DE LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS UMIRIM, O QUE \r\n
      RESULTOU EM UM PROJETO APLICADO EM UMA ESCOLA LOCAL DE ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA TEM UM CUNHO \r\n
      DE PESQUISA-AÇÃO EDUCACIONAL (LEWIN, 1946), A PARTIR DA QUAL AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS SÃO MEDIADAS \r\n
      POR MEIO DE CONTRIBUIÇÕES LITERÁRIAS DE OUTROS AUTORES SOBRE O TEMA. DE ACORDO COM OS RESULTADOS \r\n
      OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM E DO PADLET COLABOROU, DE FORMA EFICIENTE, PARA A \r\n
      CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS EDUCATIVOS MAIS ATRAENTES, CAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A \r\n
      PARTICIPAÇÃO E A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA TEMÁTICA PROPOSTA, O QUE AMENIZOU O CENÁRIO DE \r\n
      DISTANCIAMENTO OCASIONADO PELO ENSINO REMOTO.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PIBID, INSTAGRAM, PADLET, LITERATURA CEARENSE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID637_18112021213628.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEOVANA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEO"
    "autor_email" => "jeovana.rodrigues.silva07"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO USO DE DUAS FERRAMENTAS DIGITAIS, O INSTAGRAM E O PADLET, NO ENSINO DA LITERATURA CEARENSE, NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS. TAL RELATO É ADVINDO DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), APROVADO NO CURSO DE LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS UMIRIM, O QUE RESULTOU EM UM PROJETO APLICADO EM UMA ESCOLA LOCAL DE ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA TEM UM CUNHO DE PESQUISA-AÇÃO EDUCACIONAL (LEWIN, 1946), A PARTIR DA QUAL AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS SÃO MEDIADAS POR MEIO DE CONTRIBUIÇÕES LITERÁRIAS DE OUTROS AUTORES SOBRE O TEMA. DE ACORDO COM OS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM E DO PADLET COLABOROU, DE FORMA EFICIENTE, PARA A CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS EDUCATIVOS MAIS ATRAENTES, CAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A PARTICIPAÇÃO E A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA TEMÁTICA PROPOSTA, O QUE AMENIZOU O CENÁRIO DE DISTANCIAMENTO OCASIONADO PELO ENSINO REMOTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.