DUARTE, Márcia Maria et al.. Biologia por investigação através de aulas remotas. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84645>. Acesso em: 02/11/2024 19:06
RESUMO A DIDÁTICA BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO PROPICIA AULAS MAIS DINÂMICA, POIS É CAPAZ DE DESPERTAR MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS PELAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, ESSE TIPO DE DIDÁTICA TEM UM CARÁTER DISCURSIVO E INVESTIGATIVO QUE PERMITE AO ALUNO SER PROTAGONISTA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E DEIXAR DE ATUAR COMO UM SIMPLES OUVINTE E PASSAR A PARTICIPAR DE FATO DO PROCESSO. A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS PELAS CIÊNCIAS SE JUSTIFICA NA MAIORIA DAS VEZES POR UMA AULA PAUTADA NA MEMORIZAÇÃO E CENTRADA NO PROFESSOR COMO DETENTOR DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO DO TRABALHO É UTILIZAR A DIDÁTICA BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO E VERIFICAR SE REALMENTE HÁ POTENCIAL DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. A DIDÁTICA BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO FOI EXECUTADA DE FORMA REMOTA COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL ANDRÉ. UMA SEQUÊNCIA CUJO TERMA FOI VÍRUS E SUAS VERDADES E MENTIRAS SOBRE OS REMÉDIOS FOCADO SEMPRE A VACINA COMO A PRINCIPAL SOLUÇÃO PARA COMBATE OS VÍRUS. A DIDÁTICA DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO POSSIBILITOU DE FATO A INSERÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS, FATO QUE INSTIGOU O SEU SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS E A CAPACIDADE DE REVER, CORRELACIONAR E COMPREENDER NOVOS CONCEITOS. A DIDÁTICA NOS FORNECEU ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A INTERAÇÃO, DINÂMICA E QUALIDADE DA AULA POIS PERMITIU UM MAIOR APROFUNDAMENTO NOS CONTEÚDOS RELATIVOS À CIÊNCIA ALÉM DE UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA E REFLEXIVA POR PARTE DOA ALUNOS.