Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

REINVENTANDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO REMOTO EM UM CONTEXTO PANDÊMICO

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ESTA MODALIDADE DE ENSINO LEVANTOU VÁRIOS QUESTIONAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL, VISTO QUE, POR MEIO DELA, É PERCEPTÍVEL AS MAZELAS QUE AINDA SE TEM COM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS, DA QUAL FOI NOTÓRIO A CARÊNCIA DE DOMÍNIO TECNOLÓGICO TANTO DO EDUCADOR QUANTO DO EDUCANDO, E ALÉM DESTE DOMÍNIO, É IMPRESCINDÍVEL QUE AMBOS TENHAM EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, SEJAM ELES UM CELULAR, TABLETE OU COMPUTADOR, E AINDA, O MAIS ESSENCIAL QUE É O ACESSO À INTERNET, POIS O EQUIPAMENTO POR SI SÓ NÃO SATISFAZ TODAS AS NECESSIDADES QUE VEM COM O ENSINO REMOTO. O QUE SE TORNOU UM PROBLEMA, POIS, MUITOS DOS ALUNOS APRESENTARAM A DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET, A FALTA DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS BÁSICOS, VISTO QUE A IMPOSSIBILIDADE DE PRESENÇA NOS CAMPUS, GEROU A FALTA DE ACESSO A COMPUTADORES E IMPRESSORAS, TENDO EM VISTA OS AUMENTOS ABSURDOS DOS PREÇOS DOS EQUIPAMENTOS. FATOS QUE LEVAM EM MUITAS INSTITUIÇÕES, A EVASÃO DESSES ALUNOS DURANTE ESTE PERÍODO, O QUE DEVE REFLETIR POSTERIORMENTE AINDA MAIS NAS MAZELAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. ASSIM, POR MEIO DESTE TRABALHO VAMOS MOSTRAR ALGUNS PONTOS DESTE SISTEMA DE ENSINO QUE FOI DESENVOLVIDO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIANDOS EM NOSSO CURSO. DE INÍCIO, FORAM FEITAS LEITURAS E DISCUSSÕES DE DOIS TEXTOS: UM QUE TRATA DA PEDAGOGIA DE PROJETO DOS AUTORES MARTINS E PALAMAR (2018); E O OUTRO QUE FALA SOBRE MAPAS CONCEITUAIS DE SOUZA E BORUCHOVITCH (2018). AMBOS IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE POR SE TRATAR DE QUESTÕES DIDÁTICAS DIVERSIFICADAS PARA UMA NOVA PRÁXIS DE ENSINO. EM SEGUIDA FORAM ELABORADAS OFICINAS VOLTADAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II, QUE OPORTUNIZOU AOS DISCENTES EM ELABORAR UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O SISTEMA REMOTO, ONDE FOI NOTADO A NECESSIDADE DO DOCENTE DE SE REINVENTAR NESTE PERÍODO, POR LEVÁ-LO A ANALISAR QUAL A MELHOR FORMA DE SE ABORDAR UM CONTEÚDO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NESTE CONTEXTO ATUAL. EM SEQUÊNCIA FOI FEITA A APRESENTAÇÃO DE PONTOS IMPORTANTE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), MAIS PRECISAMENTE DOS ANOS FINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, DA QUAL FORAM DESTACADAS AS COMPETÊNCIAS (GERAIS E ESPECÍFICAS) E AS HABILIDADES DESTE DOCUMENTO, BEM COMO AS UNIDADES TEMÁTICAS (NÚMEROS, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS, ÁLGEBRA E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA), DA QUAL OPORTUNIZOU UM DIÁLOGO SOBRE ESTE DOCUMENTO, QUE É IMPORTANTE PARA A UNIFICAÇÃO DO ENSINO NO PAÍS. LOGO APÓS ESSES MOMENTOS DE DISCUSSÕES E APRESENTAÇÕES, DEU-SE INÍCIO AO ESTÁGIO NAS ESCOLAS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. AS PROPOSTAS PRESENTES NESTE TEXTO FORAM PLANEJADAS E APLICADAS EM UMA TURMA DO NONO ANO EM UMA ESCOLA DA CIDADE SUPRACITADA, ONDE PÔDE SER FEITA A OBSERVAÇÃO, A COPARTICIPAÇÃO E A REGÊNCIA. A OBSERVAÇÃO E A COPARTICIPAÇÃO FORAM FEITAS POR MEIO DE GRUPOS NO WHATSAPP, QUE CONTINHAM ALUNOS, PROFESSORES E A COORDENAÇÃO. NESSES GRUPOS ERAM REALIZADOS OS “PLANTÕES PEDAGÓGICOS” ONDE CADA PROFESSOR TINHA UM MOMENTO PARA SOCIALIZAR SUAS ATIVIDADES E RESPONDER DÚVIDAS DOS ALUNOS. A PARTE PRÁTICA DO ESTÁGIO FOI FEITA ATRAVÉS DO GOOGLE MEET, ONDE FORAM FEITAS PROPOSTAS PARA O ENSINO REMOTO, DENTRE ELAS, CARDS INFORMATIVOS, SLIDES INTERATIVOS E VÍDEOS EDUCATIVOS, QUE OPORTUNIZARAM UMA MAIOR APROXIMAÇÃO COM O EDUCANDO. NESTE MOMENTO, NOTAMOS QUE A MODALIDADE REMOTA DE ENSINO É UMA PROPOSTA QUE NECESSITA DE APOIO DE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, POIS MEDIANTE ESTAS EXPERIÊNCIAS OBSERVAMOS HÁ GRANDE NECESSIDADE DE APOIO FINANCEIRO, TANTO PARA O EDUCADOR COMO PARA O EDUCANDO, NO QUE SE REFERE AO SUPORTE NECESSÁRIO PARA A PERMANÊNCIA EM SEUS ESTUDOS. ESTE TEXTO ESTÁ FUNDAMENTADO COM AUTORES COMO: CORTE E LEMKE (2015), FERRAZ E FERREIRA (2021), SOUZA E FERREIRA (2020) E RODRIGUES (2020), QUE DEFENDEM A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E TRAÇAM CRÍTICAS ACERCA DO ENSINO REMOTO. E, AINDA NESTE TEXTO CITAMOS DOIS DOCUMENTOS OFICIAS DO GOVERNO: UM DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP) (2010), QUE FALA SOBRE O LETRAMENTO MATEMÁTICO; E A BNCC, EM SEUS PONTOS JÁ CITADOS. DESTA FORMA, TEMOS COMO OBJETIVO DISCORRER NESTE TEXTO EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIOS DO QUAL INICIOU SUA PRÁTICA DOCENTE AINDA NO CONTEXTO PANDÊMICO, MOSTRANDO SUAS DIFICULDADES E REINVENÇÕES DAS QUAIS FORAM NECESSÁRIAS PARA PODER ATUAR POR MEIO DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA. ASSIM, AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS DURANTE O COMPONENTE CURRICULAR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO TROUXERAM PARA O LICENCIANDO A VIVÊNCIA DA PRÁTICA AINDA EM MEIO DE UMA PANDEMIA, DO QUAL OS MESMOS PUDERAM EXPERIENCIAR O QUE TANTO OS PROFESSORES QUESTIONAVAM SOBRE ESTA MODALIDADE. EM TEMPO, SALIENTAMOS QUE É FUNDAMENTAL REPENSAR SOBRE O ENSINO NO BRASIL, E, SOBRE COMO DESENVOLVER NOVOS MEIOS E ESTRATÉGIAS PARA INSTIGAR O EDUCANDO."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB - CAMPUS II, ALAGOINHAS - BA). O REFERIDO COMPONENTE CURRICULAR FOI OFERTADO POR MEIO DO SISTEMA REMOTO DE ENSINO, OCASIONADO PELA ATUAL CRISE SANITÁRIA DA QUAL OS PAÍSES VEM ENFRENTADO, POR CONTA DA DISSIPAÇÃO DA VARIANTE DO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2), MUNDIALMENTE CHAMADA DE COVID-19. ISTO OCASIONOU NA NECESSIDADE DE SE REPENSAR A RESPEITO DOS RISCOS DA MODALIDADE DE ENSINO PRESENCIAL, ASSIM MIGRANDO PARA A NOVA REALIDADE, OU SEJA, A DO ENSINO REMOTO. 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FATOS QUE LEVAM EM MUITAS INSTITUIÇÕES, A EVASÃO DESSES ALUNOS DURANTE ESTE PERÍODO, O QUE DEVE REFLETIR POSTERIORMENTE AINDA MAIS NAS MAZELAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. ASSIM, POR MEIO DESTE TRABALHO VAMOS MOSTRAR ALGUNS PONTOS DESTE SISTEMA DE ENSINO QUE FOI DESENVOLVIDO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIANDOS EM NOSSO CURSO. DE INÍCIO, FORAM FEITAS LEITURAS E DISCUSSÕES DE DOIS TEXTOS: UM QUE TRATA DA PEDAGOGIA DE PROJETO DOS AUTORES MARTINS E PALAMAR (2018); E O OUTRO QUE FALA SOBRE MAPAS CONCEITUAIS DE SOUZA E BORUCHOVITCH (2018). AMBOS IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE POR SE TRATAR DE QUESTÕES DIDÁTICAS DIVERSIFICADAS PARA UMA NOVA PRÁXIS DE ENSINO. 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