ATUALMENTE, EXISTEM INÚMEROS DEBATES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, ETC. TAIS DEBATES BUSCAM AGREGAR CONHECIMENTO PARA SANAR QUESTIONAMENTOS EXISTENTES ACERCA DE TEORIAS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. QUANDO FALAMOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, OBSERVA-SE QUE TAIS ASSUNTOS SE MESCLAM, SE SUPERPÕEM E FREQUENTEMENTE SE CONFUNDEM. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO DE CUNHO TEÓRICO BASEADO EM REFERENCIAIS TEÓRICOS, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO SEGUNDO AS IDEOLOGIAS DE PAULO FREIRE JUNTAMENTE COM OUTROS AUTORES. A PARTIR DESSA PESQUISA FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE AO COMPARARMOS REFERENCIAIS TEÓRICOS ACERCA DE AMBAS IDEOLOGIAS, OBSERVA-SE QUE OS AUTORES DEFENDEM UMA MESMA LINHA DE RACIOCÍNIO REFERENTE A ALFABETIZAÇÃO E AO LETRAMENTO, OU SEJA, A QUE A ALFABETIZAÇÃO É A AQUISIÇÃO/DOMÍNIO DA LÍNGUA ESCRITA E O LETRAMENTO É A COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO DA MESMA. ESPERA-SE QUE A PARTIR DESSA DISCUSSÃO POSSAMOS AMPLIAR AS DISCUSSÕES SOBRE A TEMÁTICA NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.