, Rozildapereirabarbosa et al.. Ensino remoto e cotidiano das educadoras. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84735>. Acesso em: 04/11/2024 19:38
O TRABALHO: ENSINO REMOTO E COTIDIANO DAS EDUCADORAS, OBJETIVA REFLETIR A NOVA CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL EM VIRTUDE DO ALTO POTENCIAL DE CONTÁGIO DO NOVO CORONAVÍRUS. APRESENTA O TRABALHO DA MULHER PROFESSORA COMO FOCO PRINCIPAL DE ANÁLISE NA TENTATIVA DE COMPREENDER A ROTINA TRABALHISTA FEMININA DOCENTE ENREDADA PELAS OCUPAÇÕES DOMÉSTICAS HISTORICAMENTE FEMINIZADAS. A ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVO BASEADA EM UM PERCURSO PREDOMINANTE BIBLIOGRÁFICO INCORPORA O OLHAR SOBRE A REALIDADE DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, DIALOGANDO COM AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE ARAUJO E YANNOULAS (2020), MACÊDO (2020), DOTTA E TOMAZONI (2015) E AMPARADO PELOS DADOS DO RELATÓRIO TÉCNICO DO GESTRADO (2020). OS RESULTADOS APONTAM PARA PRECARIZAÇÃO, SOBRECARGA DE TRABALHO, EXAUSTÃO DAS MULHERES, MAS TAMBÉM PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E NOVAS APRENDIZAGENS EM CONTEXTO ESTRUTURAL INÓSPITO E LEVAM A CONCLUSÃO: A DESPEITO DOS CONFLITOS E TENSÕES, MESMO EM CONDIÇÕES EXTREMAS A MULHER PROFESSORA MANTÉM O COMPROMISSO IDENTITÁRIO COM A DOCÊNCIA, SEM NEGAR AS MÚLTIPLAS FACES ASSUMIDAS NO COTIDIANO.