O TEXTO APRESENTA O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDAS EM PEDAGOGIA NO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES NO ANO DE 2020-2021, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. O OBJETIVO GERAL É APRESENTAR OS DESAFIOS, E AS POSSIBILIDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS RESIDENTES AO DESENVOLVEREM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA MODALIDADE REMOTA, DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19, JUNTO A ALUNOS DO 5. ° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. DESTACA-SE QUE OS SENTIMENTOS E AS REFLEXÕES QUE ESSA EXPERIÊNCIA DESENCADEOU NOS RESIDENTES TAMBÉM CARACTERIZAM O RELATO. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE CONDUZIRAM AS REFLEXÕES FORAM NÓVOA, LIBÂNEO E ROLDÃO. OS DADOS SÃO PRODUZIDOS A PARTIR DE DEPOIMENTOS ORAIS E REFLEXÕES DE DEZ ALUNAS RESIDENTES E DE OBSERVAÇÕES FEITAS DAS TURMAS (WHATSAPP E VIDEOCONFERÊNCIAS), ALÉM DOS REGISTROS NOS RELATÓRIOS DE ATIVIDADES DE DUAS RESIDENTES. O RELATO SE ESTRUTURA EM TORNO DE QUATRO IDEIAS NORTEADORAS: ENTRE DESEJOS E O CONTEXTO DO REAL: O INÍCIO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA; ENTRE OS LIMITES DE INTERAÇÃO E A REINVENÇÃO DE POSSIBILIDADES; INQUIETAÇÃO QUE NOS MOVE: “COMO ESTAR COM A ESCOLA, SEM ESTAR NA ESCOLA?”; O LUGAR DA INFÂNCIA: ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA. CONCLUI-SE IDENTIFICANDO QUE AS EXPERIÊNCIAS CONCRETIZADAS PELOS RESIDENTES OPORTUNIZARAM A ARTICULAÇÃO DAS TEORIAS E AS METODOLOGIAS APRENDIDAS NO DECORRER DO CURSO COM A PRÁTICA DO COTIDIANO ESCOLAR.