NO ANO DE 2019 SURGIU O NOVO CORONAV?RUS, CAUSADOR DA DOEN?A COVID-19, PROVOCANDO UMA PANDEMIA MUNDIAL. EM 2020, PARA CONTER A PANDEMIA, ADOTARAM-SE MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL QUE AFETARAM O FUNCIONAMENTO PRESENCIAL DAS ESCOLAS. POR ESSE MOTIVO, O MINIST?RIO DA EDUCA??O AUTORIZOU A REALIZA??O DE ATIVIDADES ACAD?MICAS DE FORMA REMOTA, ASSIM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PAR? (UNIFESSPA), PERMITIU, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020, O TRABALHO REMOTO. NESSE PER?ODO, A CAPES AUTORIZOU A REALIZA??O DO PROGRAMA DE RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) EM FORMATO REMOTO, COM ISSO, A FACULDADE DE MATEM?TICA (FAMAT) INICIOU AS ATIVIDADES DO PRP EM DUAS ESCOLAS P?BLICAS DO MUNIC?PIO DE MARAB?, UMA MUNICIPAL E OUTRA ESTADUAL. NAQUELE PER?ODO, SOMENTE AS ESCOLAS ESTADUAIS TINHAM AULAS REMOTAS, ASSIM OS RESIDENTES PARTICIPARAM DAS AULAS DOS PROFESSORES DE MATEM?TICA DESSA REDE. PARTINDO-SE DO PRESSUPOSTO QUE A INTERA??O PROFESSOR-ALUNO ? IMPRESCIND?VEL PARA O SUCESSO NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OBJETIVAMOS ANALISAR A INTERA??O PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS EM FORMATO REMOTO EM UMA ESCOLA DE ENSINO M?DIO NO CONTEXTO DO PRP. A INTERA??O POSSIBILITA E D? SENTIDO AO PROCESSO EDUCATIVO, ELA ? O CERNE DO PROCESSO PEDAG?GICO. ? NESTA RELA??O COLETIVA QUE OS SUJEITOS CONSTROEM CONHECIMENTOS. A ESCOLA, LOCUS ESPECIAL DE TROCA DE VIV?NCIAS, POSSIBILITA A CONEX?O ENTRE A VIV?NCIA DOS ALUNOS COM A REALIDADE ESCOLAR. A INTERA??O PROFESSOR-ALUNO DEVE SER PERMEADA POR TROCAS DE EXPERI?NCIAS E CONHECIMENTOS PARA QUE PROFESSOR E ALUNO APRENDAM COM A REALIDADE DO OUTRO (SILVA; NAVARRO, 2012). O PROFESSOR PRECISA CRIAR UM AMBIENTE PEDAG?GICO FAVOR?VEL, POIS A APROXIMA??O AFETIVA ENTRE PROFESSOR-ALUNO FAVORECE A SATISFA??O COM A EXPERI?NCIA ESCOLAR E A INTERA??O FAVORECE A ADAPTA??O ACAD?MICA (OLIVEIRA ET. AL., 2014). PARA INVESTIGAR A INTERA??O PROFESSOR-ALUNO NO FORMATO REMOTO ADOTAMOS A PERSPECTIVA QUALITATIVA (MINAYO, 1994). PARA OBTEN??O DOS DADOS EMPREGAMOS UM QUESTION?RIO, ELABORADO E PREENCHIDO ONLINE, NA PLATAFORMA DO GOOGLE FORMS. A PRODU??O DOS DADOS OCORREU ENTRE ABRIL A JUNHO DE 2021. OS DADOS, TABULADOS, FORAM ANALISADOS COM BASE EM T?CNICAS DA AN?LISE DE CONTE?DO (OLIVEIRA; MOTA NETO, 2011). PARTICIPARAM DA PESQUISA QUATRO DISCENTES (RESIDENTES) DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA E CINCO PROFESSORES DE MATEM?TICA DA REFERIDA ESCOLA. AS PRIMEIRAS PERGUNTAS DO QUESTION?RIO REFERIAM-SE AO PERFIL E ATUA??O DOS PARTICIPANTES. TODOS OS PROFESSORES S?O GRADUADOS, A MAIORIA TEM MAIS DE 10 ANOS DE PROFISS?O, TODOS ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO. TODOS OS RESIDENTES TINHAM EXPERI?NCIA EM REG?NCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO, METADE CURSAVA O QUINTO PER?ODO DO CURSO DE MATEM?TICA. ACERCA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARA ACOMPANHAR AS AULAS REMOTAS, A MAIORIA DOS PROFESSORES AFIRMOU QUE OS MAIORES PROBLEMAS S?O DE ACESSO ? INTERNET E FALTA DE ACESSO A COMPUTADOR OU CELULAR. TODOS OS RESIDENTES APONTARAM A FALTA DE ACESSO A INTERNET COMO MAIOR PROBLEMA DOS ALUNOS. OLIVEIRA E J?NIOR (2020), AFIRMAM QUE A OFERTA DE EDUCA??O REMOTA ? DESIGUAL NOS SISTEMAS ESCOLARES POR FALTA DE ACESSO AOS RECURSOS TECNOL?GICOS E APOIO PEDAG?GICO. ESTAS LIMITA??ES DIFICULTAM A COMUNICA??O ENTRE O PROFESSOR E ALUNO. SOBRE RECURSOS/MEIOS USADOS PARA FAVORECER INTERA??O NAS AULAS S?NCRONAS, OS PROFESSORES CITARAM WHATSAPP E YOUTUBE, RELATANDO DIFICULDADES NESTE PROCESSO. PARA OS RESIDENTES, OS PROFESSORES TENTAM INTERAGIR COM OS ALUNOS COM FERRAMENTAS DIGITAIS, MAS A FORMA DE ENSINAR PARECE TRADICIONAL. INFERIMOS QUE OS PROFESSORES TENTAM UTILIZAR FERRAMENTAS PARA ESTABELECER INTERA??O, MAS, SEGUNDO OS RESIDENTES, A FORMA ?TRADICIONAL? DELES DIFICULTA ESSA INTERA??O. SOBRE AS INTERA??ES COM OS ALUNOS NAS AULAS ASS?NCRONAS OS PROFESSORES AFIRMARAM QUE TENTAM ESTABELECER DI?LOGO, ATRAV?S DE V?DEOS, REDES SOCIAIS, ENTRE OUTROS. A PARTICIPA??O NAS AULAS S?NCRONAS PELOS ALUNOS, SEGUNDO OS RESIDENTES, OCORRE COM USO DO MICROFONE OU CHAT. MAIS DA METADE DOS PROFESSORES PREFEREM QUE ELES USEM O MICROFONE. TODOS CONCORDAM QUE A PARTICIPA??O ? IMPORTANTE, INDEPENDENTEMENTE DA FORMA. KRONBAUER (2020) ALERTA PARA A IMPORT?NCIA DE SE VALORIZAR O DI?LOGO E SABERES DOS ALUNOS, PARA QUE SE SINTAM IMERSOS NA DIN?MICA DA AULA. PERGUNTAMOS SE OS ALUNOS LIGAM AS C?MERAS, 60% DOS PROFESSORES DISSERAM QUE AS VEZES, 20% ASSEGURARAM QUE OS ALUNOS LIGAM SEMPRE E 20% AFIRMARAM QUE N?O. PARA OS RESIDENTES, OS ALUNOS LIGAM ?S VEZES OU NUNCA AS C?MERAS, 50% AFIRMOU QUE NUNCA. PARA MELO, FABBRO E LEITE (2020), FECHAR A C?MERA PODE SER PROTE??O E PRESERVA??O DO ESPA?O ?NTIMO. ENTRETANTO, PARA ELES A C?MERA FECHADA DESUMANIZA A RELA??O NA VIRTUALIDADE, N?O VER A OUTRA PESSOA NOS DISTANCIA, A TROCA SE PERDE EM MON?LOGOS. SOMADAS AS RESPOSTAS DOS PROFESSORES E RESIDENTES, POUCOS INDICAM QUE OS ALUNOS LIGAM AS C?MARAS FREQUENTEMENTE. ENTRETANTO, PARA AMBOS OS GRUPOS AS C?MERAS LIGADAS S?O IMPORTANTES E FACILITAM A INTERA??O. NA RELA??O ENTRE O PROFESSOR E ALUNOS, QUASE TODOS OS PROFESSORES AFIRMARAM QUE CONHECIAM SEUS ALUNOS DAS AULAS PRESENCIAIS OU PASSARAM A CONHECER NAS AULAS REMOTAS. DESTES PROFESSORES, ALGUNS NUNCA VIRAM SEUS ALUNOS, NEM ONLINE. ISTO ? PREOCUPANTE, SEGUNDO GOLDANE (2010) (APUD FRANCISCO; ARA?JO, 2016), A APRENDIZAGEM SE D? PELAS INTERA??ES SOCIAIS QUE NASCEM DOS V?NCULOS ESTABELECIDOS COM OS OUTROS. QUANTO A INTERA??O NAS AULAS ASS?NCRONAS, 80% DOS PROFESSORES DISSERAM QUE ?S VEZES OS ALUNOS OS PROCURAVAM PELO WHATSAPP. OS RESIDENTES N?O RESPONDERAM PORQUE ACOMPANHAVAM SOMENTE AULAS S?NCRONAS. SEGUNDO SILVA (2020) O WHATSAPP CONTRIBUI PARA APROXIMAR ALUNO E PROFESSOR EM SITUA??ES EXTERIORES ? ESCOLA, FACILITANDO O ACOMPANHAMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM. COMPARANDO A PARTICIPA??O DOS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS COM AS AULAS PRESENCIAIS, 60% DOS PROFESSORES E 25% DOS RESIDENTES AVALIARAM COMO REGULAR, O RESTANTE DOS RESIDENTES E 20% DOS PROFESSORES CLASSIFICARAM COMO BOA, OS DEMAIS PROFESSORES DISSEREM SER RUIM. INFERIMOS QUE A PARTICIPA??O NAS AULAS PRESENCIAIS ? MELHOR QUE NAS REMOTAS. ENTRETANTO, ADVERTIMOS QUE ESTA BAIXA PARTICIPA??O PODE ADVIR DE PROBLEMAS COM AS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS. SOBRE O PAPEL DA AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR-ALUNO PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, TODOS OS PROFESSORES E METADE DOS RESIDENTES CONSIDERAM IMPORTANTE, ENQUANTO OS DEMAIS RESIDENTES N?O ACHAM T?O IMPORTANTE. FRANCISCO E ARA?JO (2016), DESTACAM A AFETIVIDADE COMO FATOR IMPRESCIND?VEL NAS RELA??ES HUMANAS SENDO A ENERGIA QUE OPERA A ESTRUTURA COGNITIVA. CONSIDERAMOS QUE NOSSA PESQUISA EVIDENCIOU QUE MUITOS FATORES INTERV?M NA INTERA??O PROFESSOR-ALUNO, PRINCIPALMENTE, O MEIO VIRTUAL E DIFICULDADES DE ACESSO A INTERNET E APARELHOS TECNOL?GICOS. CONTUDO, OS PROFESSORES ACREDITAM QUE A RELA??O CONSTRU?DA COM OS ALUNOS, SEJA NA INTERA??O PELO CHAT, MICROFONE, OUTROS MEIOS, ? FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OUTRO ASPECTO RELEVANTE ? A POUCA INTERA??O VISUAL, OS PROFESSORES CONSIDERAM IMPORTANTE QUE OS ALUNOS LIGUEM AS C?MERAS PARA VERIFICAREM QUE EST?O ATENTOS E PARTICIPANDO. MAS OS RESULTADOS INDICARAM QUE POUCOS ALUNOS LIGAM A C?MERA CONSTANTEMENTE. CONSIDERAMOS QUE A REALIDADE IMPOSTA PELA PANDEMIA, ASPECTOS SOCIAIS E ECON?MICOS DOS ESTUDANTES, IMPACTARAM NO ACESSO E USO DE RECURSOS TECNOL?GICOS NECESS?RIOS PARA A PARTICIPA??O DAS AULAS REMOTAS, PREJUDICANDO A INTERA??O EFETIVA E POSITIVA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS.