DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, EM ATEN??O ?S EXIG?NCIAS SANIT?RIAS DE NECESSIDADE DE
DISTANCIAMENTO SOCIAL, AS ESCOLAS P?BLICAS DE EDUCA??O B?SICA DO ESTADO DO PARAN? TIVERAM QUE RECORRER
AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. UMA ESTRAT?GIA ADOTADA PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCA??O E DO
ESPORTE DO PARAN? PARA ATENDER ESTA NOVA REALIDADE FOI A CRIA??O DO AULA PARAN?, OU SEJA, A OFERTA DE
AULAS PELA TELEVIS?O, CELULAR E COMPUTADOR. NESTA PLATAFORMA, OS ESTUDANTES T?M A SUA DISPOSI??O UM
CONJUNTO DE VIDEOAULAS GRAVADAS POR PROFESSORES DA REDE P?BLICA DE ENSINO DO ESTADO, DE FORMA GRATUITA,
DE MODO QUE POSSAM ACESSAR OS CONTE?DOS DE DISTINTAS ?REAS DO CONHECIMENTO. O PRESENTE TRABALHO
EMERGE EM UMA ATIVIDADE PROPOSTA A UM GRUPO DE ALUNOS VINCULADOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA
DE INICIA??O ? DOC?NCIA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QU?MICA, DA UNIVERSIDADE TECNOL?GICA FEDERAL
DO PARAN? ? CAMPUS LONDRINA, QUE TEVE POR OBJETIVO IDENTIFICAR EVID?NCIAS DE FOCOS DE APRENDIZAGEM
CIENT?FICA QUE UMA AULA REMOTA DE QU?MICA SOBRE SUBST?NCIAS PURAS E MISTURAS DISPON?VEIS NA PLATAFORMA
DO AULA PARAN? POSSIBILITA DESENVOLVER. VALE RESSALTAR QUE OS FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA FORAM
PUBLICADOS EM UM RELAT?RIO, EM 2009, PELO CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA DOS ESTADOS UNIDOS DA
AM?RICA COM O INTUITO DE EXAMINAR AS POSSIBILIDADES PARA O APRENDIZADO DE CI?NCIAS EM SITUA??ES DE
APRENDIZAGEM EM AMBIENTES N?O FORMAIS. DE ACORDO COM ESTE RELAT?RIO, OS SEGUINTES FOCOS DE
APRENDIZAGEM CIENT?FICA S?O INTERLIGADOS DE TAL FORMA QUE O PROGRESSO EM UM DELES CONTRIBUI PARA O
DESENVOLVIMENTO DOS OUTROS: FOCO 1 [DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE PELA CI?NCIA]: REFERE-SE ?QUILO QUE
MOTIVA O INTERESSE, ENVOLVIMENTO EMOCIONAL, CURIOSIDADE E MOTIVA??O PARA APRENDER SOBRE FEN?MENOS
DO MUNDO; FOCO 2 [COMPREENS?O DO CONHECIMENTO CIENT?FICO]: ATRIBU?DO AOS PRINCIPAIS CONCEITOS,
EXPLICA??ES, ARGUMENTOS, MODELOS, TEORIAS E FATOS CIENT?FICOS CRIADOS PARA A COMPREENS?O DO MUNDO
NATURAL; FOCO 3 [ENVOLVIMENTO COM O RACIOC?NIO CIENT?FICO]: ENVOLVE PERGUNTAR E RESPONDER QUEST?ES E
AVALIAR QUE AS EVID?NCIAS S?O ATIVIDADES CENTRAIS NO FAZER CIENT?FICO; FOCO 4 [REFLEX?O SOBRE A NATUREZA DA
CI?NCIA]: FOCA NO APRENDIZADO DA CI?NCIA COMO UM MODO DE CONHECER E COMO UM EMPREENDIMENTO
SOCIAL; FOCO 5 [ENVOLVIMENTO COM A PR?TICA CIENT?FICA]: DIZ RESPEITO A COMO OS CIENTISTAS SE COMUNICAM,
AS FERRAMENTAS E AS NORMAS CIENT?FICAS; FOCO 6 [IDENTIFICA??O COM O EMPREENDIMENTO CIENT?FICO]: EST?
RELACIONADO ? IDENTIFICA??O COM A CI?NCIA. EM TERMOS METODOL?GICOS, ESTA PESQUISA, DE ABORDAGEM
QUALITATIVA, ENVOLVEU A ESCOLHA DE UMA DAS AULAS DISPON?VEIS NA PLATAFORMA AULA PARAN?. OPTAMOS PELA
PRIMEIRA AULA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO M?DIO ENVOLVENDO A TEM?TICA DE SUBST?NCIAS PURAS E MISTURAS,
DISPONIBILIZADA NO DIA 7 DE ABRIL DE 2020. A REFERIDA AULA FOI ASSISTIDA, TRANSCRITA E DESCRITA. ESTE MATERIAL FOI ANALISADO COM BASE NOS ENSINAMENTOS DA AN?LISE DE CONTE?DO PROPOSTA POR LAURENCE BARDIN E SEGUIU
AS SEGUINTES ETAPAS: I) PR?-AN?LISE, QUE CONSISTE NA CONSTRU??O DO MATERIAL ANAL?TICO, LEITURA FLUTUANTE,
FORMULA??O DE HIP?TESES E ELABORA??O DO MATERIAL; II) EXPLORA??O DO MATERIAL, QUE ENVOLVE A OPERA??O
DE CODIFICA??O DE PALAVRAS/FRASES REPRESENTATIVAS DENOMINADAS UNIDADES DE REGISTRO E FORMA??O DE
CATEGORIAS UTILIZANDO OS FOCOS DE APRENDIZAGEM COMO EIXOS CLASSIFICADORES; E III) TRATAMENTO DE DADOS,
EM QUE OCORRE A JUSTAPOSI??O DE CATEGORIAS RESSALTANDO SUAS DIFEREN?AS E SEMELHAN?AS, INTERPRETA??ES E
INFER?NCIAS DOS RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSS?ES DOS ELEMENTOS BIBLIOGR?FICOS PARA A ELABORA??O DO
TRABALHO. A AN?LISE EMPREENDIDA PROCUROU IDENTIFICAR E DISCUTIR EVID?NCIAS DE FOCOS DE APRENDIZAGEM
CIENT?FICA QUE A REFERIDA AULA POSSIBILITA DESENVOLVER A PARTIR DE SEIS CATEGORIAS A PRIORI: FOCO 1 -
DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE PELA CI?NCIA; FOCO 2 - COMPREENS?O DO CONHECIMENTO CIENT?FICO; FOCO 3 -
ENVOLVIMENTO COM O RACIOC?NIO CIENT?FICO; FOCO 4 - REFLEX?O SOBRE A NATUREZA DA CI?NCIA; FOCO 5 -
ENVOLVIMENTO COM A PR?TICA CIENT?FICA; FOCO 6 - IDENTIFICA??O COM O EMPREENDIMENTO CIENT?FICO. AO
ANALISARMOS E DISCUTIRMOS A AULA EM QUEST?O NA PLATAFORMA DIGITAL, ? POSS?VEL NOTAR QUE ALGUNS FOCOS DE
APRENDIZAGEM CIENT?FICA SURGEM COM MAIOR FREQU?NCIA, ENQUANTO OUTROS, COM MENOR OU NENHUMA
FREQU?NCIA. O FOCO DE APRENDIZAGEM 1, POR EXEMPLO, ? MANIFESTADO NOS MOMENTOS EM QUE O PROFESSOR
PEDE PARA QUE OS ALUNOS OLHEM O EXERC?CIO NO QUADRO E IDENTIFIQUEM AS SUBST?NCIAS SIMPLES E COMPOSTAS.
OUTRA SITUA??O ? QUANDO O PROFESSOR DESAFIA OS ALUNOS A RESPONDER UMA QUEST?O, NA QUAL DEVERIAM
IDENTIFICAR O TIPO DE SISTEMA (HOMOG?NEO OU HETEROG?NEO). ? POSS?VEL ENCONTRAR NESTES EXEMPLOS
EVID?NCIAS DE QUE ESTE FOCO SURGE A PARTIR DE SITUA??ES QUE O PROFESSOR APRESENTA AO ALUNO E QUE O
INSTIGAM A PESAR NOS DESAFIOS PROPOSTOS. O FOCO DE APRENDIZAGEM 2 ? UM DOS FOCOS QUE SE MANIFESTA
COM MAIOR FREQU?NCIA NO DECORRER DA AULA. DURANTE A CONDU??O DA PR?TICA PEDAG?GICA, O PROFESSOR
EXPRESSA ESSE FOCO AO EXPLICAR, POR EXEMPLO, A TEMPERATURA NECESS?RIA PARA QUE A ?GUA ENTRE EM ESTADO
DE EBULI??O E DE SOLIDIFICA??O; AO DIFERENCIAR QUE MISTURAS HOMOG?NEAS APRESENTAM APENAS UMA FASE
ENQUANTO MISTURAS HETEROG?NEAS APRESENTAM DUAS FASES OU MAIS. OU SEJA, O CONHECIMENTO CIENT?FICO
SOBRE O ASSUNTO ? OPORTUNIZADO AOS ALUNOS POR MEIO DA APRESENTA??O DE TEORIAS CIENT?FICAS DA ?REA DA
QU?MICA E F?SICA. OUTRO FOCO, QUE ? A REFLEX?O SOBRE A NATUREZA DA CI?NCIA, MANIFESTA-SE, POR EXEMPLO,
QUANDO O PROFESSOR UTILIZA DE UMA GARRAFA DE ?GUA PARA DEMONSTRAR QUE DENTRO DO SISTEMA DA GARRAFA
EXISTEM MOL?CULAS APENAS DE ?GUA, CARACTERIZANDO-O COMO UMA SUBST?NCIA PURA. OUTRO EXEMPLO ?
QUANDO O PROFESSOR CRIA UM CONTEXTO IMAGIN?RIO DIZENDO QUE SE ELE ESTIVESSE NERVOSO IRIA PRECISAR DE
?GUA COM A??CAR. NESTE CASO, A ?GUA DEIXARIA DE SER UMA SUBST?NCIA PURA E PASSARIA A SER UMA MISTURA,
SEGUNDO ELE. EM RELA??O AO FOCO DE IDENTIFICA??O COM O EMPREENDIMENTO CIENT?FICO, O PROFESSOR PERGUNTA
SE OS ALUNOS CONCORDAM COM O RACIOC?NIO DE RESOLU??O DE EXERC?CIO PROPOSTO, LEVANDO O ALUNO A
PROBLEMATIZAR A QUEST?O E BUSCANDO SUA CRITICIDADE. NESTE SENTIDO, ? POSS?VEL CONCLUIR QUE A MENSURA??O
DE FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA ENVOLVE IN?MEROS FATORES. NA AN?LISE REALIZADA CONSEGUIMOS
IDENTIFICAR QUE ALGUNS IND?CIOS DE ALGUMAS DIMENS?ES DA APRENDIZAGEM CIENT?FICA S?O POSSIBILITADOS NO
AULA PARAN? E PODEM CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE EM DIFERENTES MOMENTOS COMO AS
FALAS DO PROFESSOR, NAS INTERA??ES IMAGIN?RIAS COM O COTIDIANO DO ALUNO, NO DESENVOLVIMENTO DE INTERESSE
PELO CONTE?DO POR MEIO DE METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS, NA REPRESENTA??O DE UMA COMUNIDADE MESMO
QUE VIRTUAL E NA UTILIZA??O DE RECURSOS QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AL?M DISSO,
DEFENDEMOS QUE OS FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA S?O UM INSTRUMENTO POTENTE PARA ANALISAR O ENSINO
REMOTO EMERGENCIAL PARANAENSE, POIS PODEMOS VERIFICAR IND?CIOS DE SUA EXIST?NCIA EM V?RIAS DIMENS?ES.