Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA - A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82530
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2667
    "inscrito_id" => 1278
    "titulo" => """
      RELATO DE EXPERIÊNCIA - A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O \r\n
      ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS \r\n
      PROFESSORES DE CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => """
      O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OPORTUNIZA, AOS ALUNOS EM FORMAÇÃO, AS SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS \r\n
      DIDÁTICAS, POR OUTRO LADO TAMBÉM É CAPAZ DE POSSIBILITAR AOS DOCENTES RESPONSÁVEIS POR ESSA \r\n
      DISCIPLINA IMPORTANTES REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES. CONTUDO, \r\n
      OBSERVA-SE QUE HÁ UM ENORME DISTANCIAMENTO ENTRE O DISCURSO ACADÊMICO, E A AÇÃO REALIZADA \r\n
      NA ESCOLA, ORIGINANDO UM OBSTÁCULO A SER ENFRENTADO PELO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO. DIANTE \r\n
      DISSO, SE FAZ NECESSÁRIO QUE INICIATIVAS INOVADORAS SEJAM IMPLANTADAS NAS UNIVERSIDADES, AFIM \r\n
      SE SUPERAR ESTAS DIFICULDADES, UMA DESSAS INICIATIVAS É O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA \r\n
      (PRP), QUE CONSISTE DA IMERSÃO PLANEJADA E SISTEMÁTICA DO ALUNO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM \r\n
      AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO À VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE SITUAÇÕES CONCRETAS DO COTIDIANO ESCOLAR \r\n
      E DA SALA DE AULA, QUE SERVIRÃO DE OBJETO DE REFLEXÃO SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. \r\n
      DURANTE E APÓS A IMERSÃO O RESIDENTE DEVE SER ESTIMULADO A REFLETIR E AVALIAR SOBRE SUA PRÁTICA \r\n
      E RELAÇÃO COM A PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE ESCOLAR, PARA REGISTRO EM RELATÓRIO E CONTRIBUIR \r\n
      PARA A AVALIAÇÃO DE SOCIALIZAÇÃO DE SUA EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM \r\n
      COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DO PONTO DE VISTA DO RESIDENTE, TODO O PROCESSO QUE INCLUI \r\n
      AS DISCIPLINAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO QUE COMPÕEM A GRADE CURRICULAR DO CURSO DE \r\n
      LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, \r\n
      SALIENTANDO A IMPORTÂNCIA DE UMA PREPARAÇÃO EFICAZ ANTES DO PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE \r\n
      AULA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO  SUPERVISIONADO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID1278_27102021223058.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "AFONSO JÚNIOR"
    "autor_email" => "afonso.junno@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82530
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2667
    "inscrito_id" => 1278
    "titulo" => """
      RELATO DE EXPERIÊNCIA - A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O \r\n
      ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS \r\n
      PROFESSORES DE CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => """
      O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OPORTUNIZA, AOS ALUNOS EM FORMAÇÃO, AS SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS \r\n
      DIDÁTICAS, POR OUTRO LADO TAMBÉM É CAPAZ DE POSSIBILITAR AOS DOCENTES RESPONSÁVEIS POR ESSA \r\n
      DISCIPLINA IMPORTANTES REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES. CONTUDO, \r\n
      OBSERVA-SE QUE HÁ UM ENORME DISTANCIAMENTO ENTRE O DISCURSO ACADÊMICO, E A AÇÃO REALIZADA \r\n
      NA ESCOLA, ORIGINANDO UM OBSTÁCULO A SER ENFRENTADO PELO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO. DIANTE \r\n
      DISSO, SE FAZ NECESSÁRIO QUE INICIATIVAS INOVADORAS SEJAM IMPLANTADAS NAS UNIVERSIDADES, AFIM \r\n
      SE SUPERAR ESTAS DIFICULDADES, UMA DESSAS INICIATIVAS É O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA \r\n
      (PRP), QUE CONSISTE DA IMERSÃO PLANEJADA E SISTEMÁTICA DO ALUNO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM \r\n
      AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO À VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE SITUAÇÕES CONCRETAS DO COTIDIANO ESCOLAR \r\n
      E DA SALA DE AULA, QUE SERVIRÃO DE OBJETO DE REFLEXÃO SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. \r\n
      DURANTE E APÓS A IMERSÃO O RESIDENTE DEVE SER ESTIMULADO A REFLETIR E AVALIAR SOBRE SUA PRÁTICA \r\n
      E RELAÇÃO COM A PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE ESCOLAR, PARA REGISTRO EM RELATÓRIO E CONTRIBUIR \r\n
      PARA A AVALIAÇÃO DE SOCIALIZAÇÃO DE SUA EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM \r\n
      COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DO PONTO DE VISTA DO RESIDENTE, TODO O PROCESSO QUE INCLUI \r\n
      AS DISCIPLINAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO QUE COMPÕEM A GRADE CURRICULAR DO CURSO DE \r\n
      LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, \r\n
      SALIENTANDO A IMPORTÂNCIA DE UMA PREPARAÇÃO EFICAZ ANTES DO PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE \r\n
      AULA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO  SUPERVISIONADO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID1278_27102021223058.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "AFONSO JÚNIOR"
    "autor_email" => "afonso.junno@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OPORTUNIZA, AOS ALUNOS EM FORMAÇÃO, AS SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS, POR OUTRO LADO TAMBÉM É CAPAZ DE POSSIBILITAR AOS DOCENTES RESPONSÁVEIS POR ESSA DISCIPLINA IMPORTANTES REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES. CONTUDO, OBSERVA-SE QUE HÁ UM ENORME DISTANCIAMENTO ENTRE O DISCURSO ACADÊMICO, E A AÇÃO REALIZADA NA ESCOLA, ORIGINANDO UM OBSTÁCULO A SER ENFRENTADO PELO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO. DIANTE DISSO, SE FAZ NECESSÁRIO QUE INICIATIVAS INOVADORAS SEJAM IMPLANTADAS NAS UNIVERSIDADES, AFIM SE SUPERAR ESTAS DIFICULDADES, UMA DESSAS INICIATIVAS É O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), QUE CONSISTE DA IMERSÃO PLANEJADA E SISTEMÁTICA DO ALUNO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO À VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE SITUAÇÕES CONCRETAS DO COTIDIANO ESCOLAR E DA SALA DE AULA, QUE SERVIRÃO DE OBJETO DE REFLEXÃO SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. DURANTE E APÓS A IMERSÃO O RESIDENTE DEVE SER ESTIMULADO A REFLETIR E AVALIAR SOBRE SUA PRÁTICA E RELAÇÃO COM A PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE ESCOLAR, PARA REGISTRO EM RELATÓRIO E CONTRIBUIR PARA A AVALIAÇÃO DE SOCIALIZAÇÃO DE SUA EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DO PONTO DE VISTA DO RESIDENTE, TODO O PROCESSO QUE INCLUI AS DISCIPLINAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO QUE COMPÕEM A GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SALIENTANDO A IMPORTÂNCIA DE UMA PREPARAÇÃO EFICAZ ANTES DO PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.