O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OPORTUNIZA, AOS ALUNOS EM FORMAÇÃO, AS SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS
DIDÁTICAS, POR OUTRO LADO TAMBÉM É CAPAZ DE POSSIBILITAR AOS DOCENTES RESPONSÁVEIS POR ESSA
DISCIPLINA IMPORTANTES REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES. CONTUDO,
OBSERVA-SE QUE HÁ UM ENORME DISTANCIAMENTO ENTRE O DISCURSO ACADÊMICO, E A AÇÃO REALIZADA
NA ESCOLA, ORIGINANDO UM OBSTÁCULO A SER ENFRENTADO PELO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO. DIANTE
DISSO, SE FAZ NECESSÁRIO QUE INICIATIVAS INOVADORAS SEJAM IMPLANTADAS NAS UNIVERSIDADES, AFIM
SE SUPERAR ESTAS DIFICULDADES, UMA DESSAS INICIATIVAS É O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
(PRP), QUE CONSISTE DA IMERSÃO PLANEJADA E SISTEMÁTICA DO ALUNO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM
AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO À VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE SITUAÇÕES CONCRETAS DO COTIDIANO ESCOLAR
E DA SALA DE AULA, QUE SERVIRÃO DE OBJETO DE REFLEXÃO SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA.
DURANTE E APÓS A IMERSÃO O RESIDENTE DEVE SER ESTIMULADO A REFLETIR E AVALIAR SOBRE SUA PRÁTICA
E RELAÇÃO COM A PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE ESCOLAR, PARA REGISTRO EM RELATÓRIO E CONTRIBUIR
PARA A AVALIAÇÃO DE SOCIALIZAÇÃO DE SUA EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM
COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DO PONTO DE VISTA DO RESIDENTE, TODO O PROCESSO QUE INCLUI
AS DISCIPLINAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO QUE COMPÕEM A GRADE CURRICULAR DO CURSO DE
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SUA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA,
SALIENTANDO A IMPORTÂNCIA DE UMA PREPARAÇÃO EFICAZ ANTES DO PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE
AULA.