ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO TEXTUAL: PANFLETO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD). IREMOS ANALISAR E REFLETIR, DE MODO GERAL, ASPECTOS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DESSE GÊNERO NO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO TAMBÉM NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ESCRITA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVA, PELO FATO DE PROCURA ANALISAR, ENTENDER, INTERPRETAR E REFLETIR SOBRE FATORES SOCIAIS INSERIDOS EM UM CONTEXTO (STELLA, 2008). AS DISCUSSÕES PRESENTES AQUI NESTE TRABALHO SERÃO A PARTIR DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MINISTRADAS COM O A SD COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER NOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA, AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL: PANFLETO ELEITORAL. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO, TIVEMOS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS: STELLA, 2008, OS PCNS (BRASIL, 1998) E MARCUSCHI (2008). UTILIZAMOS A SD POR ACREDITAR QUE É UMA FERRAMENTA QUE VEM PARA PROPORCIONAR UM DIRECIONAMENTO EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO; PERCEBEMOS QUE NO DECORRER DAS AULAS, A EXPOSIÇÃO DOS PANFLETOS, AS ANALISES, AS DISCUSSÕES SOBRE A AS FUNÇÕES E INTENÇÕES DOS PANFLETOS ELEITORAIS, FORAM REALIZADAS DE MANEIRA SATISFATÓRIA PELOS DISCENTES. AO FINAL DESSE TRABALHO, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DE NÓS PROFESSORES MINISTRARMOS AS AULAS A PARTIR DE SD, POIS PERCEBEMOS O QUANTO A SD CONTRIBUI E NOS AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA INTERPRETATIVA E ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS DISCENTES.