A PROPOSTA DESENVOLVIDA NESTE TRABALHO VOLTA-SE PARA O ESTUDO EM ANDAMENTO ATRAVÉS DO TRABALHO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM ENSINO MÉDIO, COM RECURSOS DESTINADOS PELA PROPEX IFS E CNPQ, NO QUAL ESTUDANTES BOLSISTAS DO EM SE DEBRUÇARAM SOBRE AS ANÁLISES DAS TENDÊNCIAS ESTÉTICAS NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA EM SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS LINGUAGENS, A EXEMPLO DO CINEMA E DO PODCAST. A PESQUISA VISA A AMPLIAÇÃO DO HORIZONTE DE LEITURA DOS ESTUDANTES, AO MESMO TEMPO EM QUE POSSIBILITA A DISCUSSÃO DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELA CULTURA DE MASSA NA CONTEMPORANEIDADE. AS QUESTÕES QUE ABORDAM A NOÇÃO DE "ESPAÇO SERTÃO” NORDESTINO SÃO RESSIGNIFICADAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ENSINO PAUTADO NUMA ABORDAGEM INTERCULTURAL, NO QUAL TEMOS A LÍNGUA COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO E BUSCA DE COMPREENSÃO FUNDAMENTADA EM UM CONTEXTO SOCIOCULTURAL DEFINIDO, PRIORITARIAMENTE, POR CONTEÚDOS AUTÊNTICOS CUJAS ATIVIDADES FOCAM NA INTERAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COMUNICATIVAS QUE PERMITEM, ASSIM, A INTEGRAÇÃO, O DIÁLOGO E, PRINCIPALMENTE, A PROMOÇÃO DE VALORES QUE APROXIMAM AS CULTURAS. OS DIÁLOGOS ESTABELECIDOS COM TEÓRICOS COMO (ZAIDAN, 2003), (SOUZA, 2013), (HAAL, 2006), (ALBUQUERQUE JUNIOR, 2011), (SANTIAGO, 2000) PROPÕEM A AMPLIAÇÃO DAS DISCUSSÕES QUE ENVOLVEM A TEMÁTICA DA FORMAÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA NOS NOVOS ESPAÇOS TECNOLÓGICOS REGIONAIS. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE ESTÁ EM ANDAMENTO, CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS, QUE FAZEM PARTE DO CORPO DISCENTE DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFS - CAMPUS ITABAIANA-SE.