ESTE TRABALHO CONSISTE NO ESTUDO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE LITERATURA DE CORDEL APLICADA NUMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS E JUSTIFICA-SE PELA BUSCA DE METODOLOGIAS CAPAZ DE PROVOCAR E MOTIVAR OS ALUNOS PELA BUSCA DO SABER, BEM COMO, PELO FATO DOS CORDÉIS APRESENTAREM TEMÁTICAS QUE PERMEIAM O CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL NO QUAL ESTÃO INSERIDOS. O OBJETIVO FOI TORNAR O ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO E APROXIMÁ-LOS DO UNIVERSO DA LITERATURA. AS ATIVIDADES REALIZADAS VÃO DESDE A LEITURA SIMPLES À ANÁLISE LITERÁRIA POR MEIO DE DISCUSSÕES, DEBATES, COMPREENSÕES E INTERPRETAÇÕES TEXTUAIS. A PARTIR DESSE ESTUDO OS ALUNOS CONSEGUIRAM AMPLIAR SEU REPERTÓRIO E DESENVOLVER HABILIDADES REFERENTES AOS CONTEÚDOS PROPOSTOS. PARA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, UTILIZAMOS COMO REFERÊNCIA ALVES (2013), FREIRE (1989) E ZABALA (1998).