ESTE TRABALHO INVESTIGA COMO AS DIFICULDADES COM O C?DIGO MATEM?TICO INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES UNIVERSIT?RIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QU?MICA DO IFCE-CAMPUS IGUATU. A PESQUISA BUSCOU DESTACAR E ANALISAR OS PRINCIPAIS OBST?CULOS ENFRENTADOS COM OS CONTE?DOS MATEM?TICOS E COMO ELES INFLUENCIAM NO DECORRER DO PROCESSO FORMATIVO DOS ALUNOS. A PRINC?PIO COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA COM PROCEDIMENTOS DE AN?LISE DOCUMENTAL E DE CONTE?DO. TRANSITAMOS PARA UMA INVESTIGA??O ACERCA DESSAS QUEST?ES. EM CONJUNTO COM UMA PESQUISA EXPLORAT?RIA BUSCOU-SE OS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE NORTEIAM OS ?NDICES DE APROVA??O E REPROVA??O DO CURSO, EM BUSCA DE DADOS PARA FUNDAMENTA??O DA PROBLEM?TICA. FORAM ENCONTRADOS FATORES QUE, SEGUNDO OS ESTUDANTES, INTERV?M TANTO EM SUA APRENDIZAGEM QUANTO EM SEU DESEMPENHO ACAD?MICO NO QUAL S?O RELACIONADOS ?S: DIFICULDADES MATEM?TICAS QUE ADV?M DE ETAPAS ANTERIORES DE ENSINO E COMPLICA??ES COM CONTE?DOS QUE APRESENTAM UMA CORRELA??O ENTRE QU?MICA E MATEM?TICA. AL?M DISSO, O DIAGN?STICO ACERCA DOS DOCUMENTOS QUE APRESENTAM O DESEMPENHO DOS DISCENTES NAS UNIDADES DE QU?MICA GERAL 1 E FUNDAMENTOS DA MATEM?TICA INDICA UM SIGNIFICATIVO ?NDICE DE REPROVA??ES AO LONGO DOS ANOS. CONSTATOU-SE QUE AS DIFICULDADES COM O C?DIGO MATEM?TICO S?O PROBLEMAS ADVINDOS DO ENSINO B?SICO QUE CONTINUAM A REPERCUTIR NO AMBIENTE UNIVERSIT?RIO E ESSAS COMPLICA??ES SE INTENSIFICAM QUANDO S?O RELACIONADAS COM CONTE?DOS DE QU?MICA INFLUENCIANDO NO RENDIMENTO FRENTE A TAREFAS ACAD?MICAS.