O IMPACTO POSITIVO DO TRABALHO COM O DOMÍNIO EMOCIONAL É CRUCIAL NAS PRIMEIRAS IDADES DAS CRIANÇAS DEVIDO A ESSE PERÍODO, ELES TÊM A TRANSIÇÃO DO CONTEXTO FAMILIAR PARA O CONTEXTO ESCOLAR. PORTANTO, O PROFESSOR ENCARREGADO DA CLASSE E A PESSOA RESPONSÁVEL DOS ALUNOS TEM UM PAPEL CRUCIAL PORQUE ELE / ELA DEVE PROPORCIONAR CARINHO AOS SEUS ALUNOS POR FAZÊ-LOS SENTIR-SE SEGUROS E RELAXADOS NA SALA DE AULA. EMBORA, ESTE TEMA SEJA RELEVANTE E SIGNIFICATIVO PARA OS EDUCADORES, NÃO FOI INVESTIGADO EM PROFUNDIDADE E AINDA HÁ FALTA DE RECURSOS EM RELAÇÃO À ÁREA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO DE PESQUISA É ANALISAR DE QUE FORMA A AFETIVIDADE AFETA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DAS CRIANÇAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO DA BIBLIOGRAFIA QUE TRATA DO TEMA, POR MEIO DE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS OBTIDOS DE DIFERENTES BASES DE DADOS, UTILIZADO COMO FORMA DE CONFRONTAR A OPINIÃO DOS AUTORES A RESPEITO DO TEMA.