ESTE TRABALHO PROBLEMATIZA AS EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA E A ESCRITA DE CRIANÇAS PEQUENAS. PARTE-SE DE UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA (A) A FIM DE COMPREENDER A ELABORAÇÃO ACERCA DA CULTURA ESCRITA PELAS CRIANÇAS PEQUENAS. O ENFOQUE DO ESTUDO PAUTOU-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASOS REFERENCIADO A PARTIR DE FERREIRO E TEBEROSKY (1987), DCNEI (2009) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC (2017). ENTENDE-SE NESTE TRABALHO A CRIANÇA COMO SUJEITO CULTURAL E NESSE SENTIDO, PARTICIPANTE DE UMA SOCIEDADE LETRADA DESDE SEU NASCIMENTO, SENDO INDISSOCIÁVEL ESSE UNIVERSO DE SUA INFÂNCIA. AO MESMO TEMPO, COMPREENDE-SE A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ESPAÇO QUE ACOLHE AS MANIFESTAÇÕES DAS CRIANÇAS A FIM DE CONSTRUIR SIGNIFICADOS MAIS AMPLOS AS SUAS EXPERIÊNCIAS, GARANTINDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS EM ACORDO COM SEUS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E SEUS EIXOS ESTRUTURANTES: BRINCAR E INTERAGIR, MANTENDO O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.