ESTE ARTIGO FAZ UMA RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO SURGIMENTO E ESTABELECIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DO CARGO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. ADEMAIS, PROBLEMATIZA O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) E SUAS RELAÇÕES DE RESULTADO JUNTO À NATUREZA DO TRABALHO DESTE PROFISSIONAL DOCENTE, COM ENFOQUE NO AVANÇO DO ENSINO BÁSICO NO BRASIL. A PESQUISA DELINEOU-SE COM ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE REVISÃO DA LITERATURA ESPECIALIZADA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS À AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DESDE 2007, O IDEB TEM RANQUEADO SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES POR TODO O BRASIL, FORTALECENDO-SE COMO UM MECANISMO DE DESCENTRALIZAÇÃO DE RESPONSABILIDADE QUE ACABA POR FATIAR OS RESULTADOS NEGATIVOS COM TODOS QUE COMPÕEM O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, ATINGINDO DIRETAMENTE O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. POR ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIA A DISCUSSÃO SOBRE O TRABALHO DESTE PROFISSIONAL FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELO IDEB, PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CONFIGURAÇÃO, QUE PERMITA SUBSTITUIR O ASPECTO SUPERFICIAL E PUNITIVO DESTE INSTRUMENTO, PELA ATIVIDADE REFLEXIVA SOBRE AS ESPECIFICIDADES QUE DEVEM SER RESPEITADAS NA INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS E NA CONSTITUIÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EFICIENTES, QUE PERMITAM A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS, APTOS E QUALIFICADOS PARA O MERCADO DE TRABALHO E PARA O PLENO EXERCÍCIO DA CIDADANIA.